Você conhece a advocacia online e suas vantagens? Confira o que pode, o que não é permitido, como criar e como impulsionar os resultados de um escritório digital!
A advocacia comum é algo que está ficando, cada vez mais, no passado. Com a evolução da tecnologia, o Direito brasileiro começa, ainda que a passos lentos, a acompanhar as mudanças e se adaptar aos novos hábitos do cidadão.
A ADVOCACIA ONLINE E O SEU PAPEL PARA O CIDADÃO
Em uma era onde a maioria dos serviços pode ser realizada através do computador ou celular, o consumidor muitas vezes prioriza o conforto e a conveniência sobre o custo de algum serviço ou produto. Para se ter uma ideia, boa parte da população faz uma pesquisa no Google antes de ir a um estabelecimento ou adquirir um produto.
Ora, se estamos falando de uma pessoa com dúvidas relacionadas a algum assunto específico, relacionado ao meio jurídico, por que não atendê-la de forma rápida, sem que saia de casa e sem a necessidade do deslocamento do advogado até o escritório?
É uma prática que, até certo tempo, era considerada incabível pela Ordem dos Advogados do Brasil. Porém, com o passar dos anos, novas regras foram criadas e a tolerância do uso da tecnologia como meio de oferta de serviços jurídicos passou a ser autorizada pela OAB.
Com isso, surgiu a advocacia online, criada para atender as necessidades básicas do cidadão quando este procura pelo Direito.
CRIE FORMULÁRIOS PARA SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ONLINE
No seu site, insira um formulário de contato em algum local visível. Assim, o visitante poderá entrar em contato com você e se tornar um lead.
Mas o que é um lead?
O lead é aquele visitante que se tornou uma oportunidade de venda ao realizar uma conversão; isto é, compartilhar seus dados ou realizar um contato direto com a empresa.
Um bom formulário para captação de leads deve ter:
- Nome;
- Endereço de email;
- Mensagem.
Este é o formato ideal para o visitante que ainda não entrou em contato com o seu escritório o faça. Inserir muitos campos como idade, endereço, CPF, e similares pode afastá-lo. Inicialmente, opte pelo simples.
QUE SERVIÇOS PODEM SER OFERECIDOS PELO ADVOGADO DIGITAL?
Um advogado online pode oferecer um leque de serviços para o seu cliente, porém, é necessário ter cuidado com os requisitos para cada um deles.
Existem dois caminhos que podem ser seguidos pelo advogado que deseja tornar seus serviços virtuais; tudo depende do objetivo do profissional.
CONQUISTANDO CLIENTES ATRAVÉS DE SERVIÇOS GRATUITOS
É possível trabalhar na captação de clientes através da oferta de serviços gratuitos, como a solução de dúvidas através de respostas curtas e simples, além de recomendações para possíveis ações por parte do cliente.
Nem todas as causas precisam da presença de um advogado. Nesses casos, a simples instrução de um advogado pode colaborar com o andamento do processo e facilitar a vida do cliente. Acredite, neste caso, a pessoa que procurou o escritório e obteve sucesso irá se lembrar disso e, caso precise, retornará em busca de seus serviços.
Trata-se de um processo de geração de confiança, onde o advogado deverá atender o cliente da melhor forma possível e providenciar informações relevantes, respondendo às expectativas e necessidades de quem buscou ajuda.
A ADVOCACIA ONLINE COMO RENDA COMPLEMENTAR
O profissional que já atende clientes pessoalmente pode, em horários de sua escolha, se disponibilizar para oferecer consultas personalizadas através de softwares de chamadas de vídeo, respondendo perguntas e prestando consultoria.
A modalidade é ideal, principalmente, para clientes corporativos que, por conta de uma agenda apertada e rotina acelerada, não possuem tempo para dedicar às consultas presenciais, que podem durar várias horas.
Assim, o advogado pode estabelecer preços para seus serviços de consulta e, diante da possibilidade de uma eventual contratação para uma causa, agendar uma visita com o cliente, examinando cada detalhe do caso e realizando um orçamento de todos os serviços.
É impossível listar tudo que poderá ser realizado e o que não é permitido. Ainda assim, precisamos entender que um escritório de advocacia digital possui o papel de prestar auxílio a seus clientes, não assumindo uma posição realmente forte dentro de casos complexos. Na verdade, casos que exigem a comprovação de documentos não podem ser resolvidos no meio digital.
Com isso, a postura do escritório de advocacia online se torna preventiva.
Alguns tipos de serviços que podem ser oferecidos:
- Direito previdenciário;
- Direito internacional;
- Direito do trabalho;
- Direito imobiliário;
- Pequenas empresas;
- Direito do consumidor;
- Direito da família.
Com essas informações em mente, o advogado pode definir uma especialidade para seus serviços virtuais; essa especialidade será um dos meios para o cliente encontrar o serviço oferecido e, certamente, contribuirá para que o profissional seja considerado uma autoridade na área.
O advogado que deseja investir em um escritório virtual pode, ainda, optar por criar modalidades de serviços gratuitos, oferecendo consultas básicas para assuntos de baixa complexidade e oferecendo serviços pagos para outras modalidades.
Complementando essa informação, investir na produção de conteúdo é uma alternativa para oferecer serviços gratuitos e pagos em modalidades separadas.
Neste caso, amplia-se o horizonte e, com ele, as oportunidades.
A PESQUISA É FUNDAMENTAL
Pesquisar sobre a concorrência é uma forma eficaz de entender o que o concorrente está fazendo e como buscar o seu diferencial. É preciso desenvolver algo único, preferencialmente difícil de replicar.
Outra das vantagens de realizar pesquisas é entender alguns princípios básicos que outros escritórios de advocacia online proporcionam aos clientes e que serviços oferecem.
A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO É A CHAVE PARA CAPTAR MAIS CLIENTES
Quando o escritório de advocacia online possui um site dinâmico e possui, além da oferta de serviços pagos, um blog alimentado com conteúdo periódico, é criada uma máquina com grande potencial de captar mais clientes.
Porém, é preciso ter bastante cautela antes de começar a escrever textos e artigos na internet. O planejamento é fundamental antes de qualquer tentativa de aprimorar os resultados. Não esqueça que o seu conteúdo precisa ser relevante para o seu leitor!
Mais conteúdo relevante = Melhor posicionamento nos mecanismos de busca = mais leitores = mais leads = maior possibilidade de contratações!
Um conteúdo realmente atraente precisa ser relevante; isto é, atender uma necessidade observável em clientes.
Para isso, você pode utilizar casos passados como base. Busque entender a frequência de certas ocorrências e desenvolva conteúdo que possa ajudar a prevenir e resolvê-las!
Preze pela objetividade, clareza, linguagem de fácil compreensão, originalidade e por uma escrita impecável.
BUSQUE PARCERIAS
Se você tem um colega de trabalho, conhecido, amigo ou familiar que possui um escritório de advocacia com um site, busque também publicar seus textos lá.
Assim, seu site será referenciado através de links, que poderão auxiliar no posicionamento do seu site em mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
O mesmo pode acontecer com o escritório do seu parceiro. Se ele domina uma especialidade que você não atende ou não possui expertise, é possível indicá-lo, em troca das publicações.
DIRECIONE SEU CONTEÚDO
O segredo para qualquer provedor de serviços, seja sua área qual for, é um bom posicionamento de marca e o direcionamento do seu conteúdo.
Não adianta simplesmente atirar conteúdo para todos os lados. Pesquise e entenda quem serão os seus clientes principais. Características como idade, região e interesses contam bastante na hora de realizar a avaliação.
Mas por que precisamos entender esses fatores antes de produzirmos conteúdo?
É simples; conteúdo é uma forma de comunicação. É um meio do cliente interagir com o advogado sem a necessidade de ambos estarem no mesmo local.
Na teoria, as possibilidades são infinitas e benéficas, mas na prática, a infinidade pode causar problemas sérios e até mesmo queimar a imagem do escritório de advocacia online.
Entender sua região de atuação irá permitir que você entenda o público que está ao seu redor. É preciso compreender que aqueles que estão mais próximos da sua localização física serão mais propícios a se dirigirem até seu local de trabalho. Por isso, invista em uma boa comunicação com estas pessoas.
Comunicar-se parece simples, mas é, na verdade, algo complexo. Expressões regionais, vícios de linguagem, informalidade em demasia e textos que não geram identificação acabam se tornando armadilhas para o empreendedor.
Além disso, é preciso entender que a formalidade excessiva também adquire essa característica. Será que o seu cliente conhece todos os termos que você utiliza em uma conversa por telefone, e-mail ou em reuniões? Provavelmente não.
Nesse caso, vale a pena reduzir o “juridisquês” e investir em uma comunicação mais próxima daquela que o seu cliente ou leitor utiliza no dia a dia.
É claro que deve haver limitações; fazer uso de algo muito informal transpassa amadorismo e baixa qualidade. Ainda assim, o texto produzido precisa gerar identificação em qualquer pessoa do Brasil. Afinal, seu blog poderá ser acessado de qualquer lugar!
Encontre o equilíbrio. Isso só será possível ao conhecer bem a fundo o público que deseja atender e definir sua especialidade.
Mas não é só isso. O advogado digital precisa construir sua presença nas redes sociais!
Vamos descobrir o porquê?
FAZENDO USO DAS REDES SOCIAIS
Presentes na vida de quase todo brasileiro, as redes sociais são uma excelente ferramenta para a divulgação de serviços. É muito difícil não encontrar empresas de sucesso sem portos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Google + e outras.
É ainda mais fácil encontrar empresas que optam por realizar um trabalho básico e sem relevância nas redes sociais – compartilhar posts e não interagir com seus clientes.
Se existem outras empresas que já realizam serviços mais completos, por que optar por uma que mal realiza o básico?
Essa mesma mentalidade pode ser aplicada para um escritório de advocacia online. Um advogado com presença virtual de sucesso é aquele que busca entregar valor. A entrega de valor é, na prática, a mesma coisa que servir.
Para servir o cliente ou pessoas que tenham interesse em um assunto que você domina, basta atender as necessidades e ir além, entregando benefícios que não eram esperados pela pessoa atendida.
Portanto, no caso das redes sociais, interagir com o cliente e oferecer soluções rápidas que, muitas vezes, não possuem a necessidade de a pessoa comparecer ao escritório físico pode ser uma boa ideia, principalmente se você já tiver adquirido alguma causa dele.
O MARKETING DIGITAL É O SEU ALIADO
Quando falamos de Marketing, é fácil confundir sua finalidade com vendas e lembrar de propagandas, muitas vezes apelativas e típicas do comércio.
De fato, o Marketing inclui, como uma de suas principais finalidades, a venda. Mas vai muito além!
Philip Kotler, o pioneiro do Marketing, definiu o termo como:
“Marketing é a ciência e a arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles.”
Como já falamos, é preciso gerar valor para o visitante, lead e cliente. Isso é um conceito de Marketing.
Estratégias como a geração de conteúdo e criação de presença nas redes sociais também compõem o que engloba o Marketing Digital.
Mas, para um escritório de advocacia online obter sucesso e efetividade, é preciso que este recorra aos serviços de uma agência de Marketing Digital especializada na área jurídica.
Mas por quê? Não é possível aplicar os conteúdos aprendidos neste post?
Sim, é. Porém, é necessário analisar os resultados e criar estratégias a longo prazo, visando a maximização dos resultados e o retorno do capital investido.
O meio digital é completamente efetivo, porém, requer atenção, dedicação e muito trabalho. Também é preciso ter paciência, pois, na maioria dos casos, atrair clientes leva algum tempo.
Por isso, contate uma agência de Marketing Digital pronta para atender as necessidades do seu escritório de advocacia online. Só assim será possível definir a estratégia mais adequada para o seu escritório e criar um plano de ação eficiente!
O Grupo DPG atende as mais diversas necessidades do Marketing Digital. Conosco, você pode contar com todos os serviços que citamos neste guia e verá seus resultados alcançarem níveis que antes somente imaginava!
Uma de nossas especialidades é advocacia digital, portanto, se ainda restarem dúvidas ou se você estiver interessado em ampliar o alcance do seu escritório, não deixe de entrar em contato.
Conheça os 4 erros mais comuns que afetam a produtividade de escritórios de advocacia!
Até logo!