Não, eu não quero “ensinar o padre a rezar a missa”, quero te mostrar como abrir um escritório de contabilidade da forma certa e ver o seu sucesso! VOA CONTADOR(A)!!! ❤️
Antes de mais nada, para você que não me conhece, eu me chamo Marta Giove. Sou CEO do Grupo DPG, uma agência de marketing digital para contadores.
Ao longo dos meus 15 anos de caminhada lado a lado com contadores de todo esse Brasilzão de meu Deus, aprendi uma lição muito clara e objetiva:
“Ninguém, absolutamente ninguém, sabe de tudo!”
Você, contador ou contadora, conhece muito bem os processos burocráticos e sabe, talvez, melhor do que eu como abrir um escritório contábil da forma certa partindo do ponto de vista jurídico e contábil, além de conhecer cada uma das necessidades e obrigações fiscais incidentes às empresas e sabe muito bem, também, a importância de estar alinhado a todas elas.
Entretanto, hoje, eu não quero falar com você apenas sobre as questões que envolvem a abertura de um escritório contábil olhando da perspectiva jurídica ou contábil – mas fica tranquilo, nós vamos falar disso também. Quero te mostrar que para ter sucesso não basta você ser sensacional na sua área de atuação, é necessário, também, ser conhecido! E é exatamente esse o meu papel:
Apresentar você ao mundo como a autoridade que sei que é!
E então, quer embarcar comigo e minha equipe nesta jornada que, sem dúvida alguma vai efetivar seus sonhos e fazer com que tenha os melhores resultados?
Então, vamos lá, amore!
É preciso saber onde você quer chegar e se especializar para alcançar os objetivos!
Você, contador, sabe muito sobre a importância de ter aquele plano de negócios top que apresente claramente os seus objetivos. Mas, antes mesmo de fazer o seu plano de negócios, você precisa pensar com clareza onde quer chegar.
Então, antes de mais nada, precisa ter em mente que a especialização é a melhor forma de conseguir definir esse objetivo. Afinal, no setor contábil – como você bem sabe – existem quatro principais vertentes que são de extrema importância para toda e qualquer empresa, ou seja, seu escritório precisa ser capaz de oferecer ao cliente ou potencial cliente os serviços das áreas:
- Contábil;
- Fiscal;
- Departamento Pessoal;
- Legalização.
Mas, como disse um sábio que eu não me lembro quem é 😂:
“Quem quer ser bom em tudo, acaba não se especializando em nada!”
Sendo assim, não adianta você, que está começando a viver agora o mercado contábil, tentar atingir todos os mesmos serviços de uma contabilidade com anos de experiência, ainda mais se quiser fazê-lo sozinho.
Mas… tudo tem solução, não é mesmo?
Uma boa ideia é fazer uma sociedade com outros contadores. Assim, além de podermos levar em conta que “várias cabeças pensam melhor que uma”, ainda terá a possibilidade de contar com a expertise dos seus sócios nas demais áreas.
Logo após reunir pessoas capazes de conseguir atender e entender os seus clientes partindo de todos os pontos de vista necessários para efetivar o seu sucesso e dos demais parceiros, é preciso definir o tipo de público ideal para o seu escritório de contabilidade. Ou seja, é o momento de definir a persona e nichar o seu atendimento.
Definindo a persona
Como abrir um escritório de contabilidade é uma tarefa que exige muita determinação e um pouco de conhecimento específico, vamos falar ponto a ponto do que é necessário fazer, para abrir o seu da maneira certa. E, acredite, a definição da persona é um dos pontos mais importantes. Afinal de contas, se você não sabe quem quer atender, vai acabar encontrando muitos problemas pelo caminho, principalmente em relação às suas especialidades.
O que é uma persona?
Antes de entender a fundo o que é uma persona ou buyer persona, lembre-se que há uma grande diferença entre ela e o público-alvo do seu escritório de contabilidade:
A persona representa o seu cliente ideal. Ela é criada a partir de dados demográficos, histórias pessoais de pessoas entrevistadas, dados comportamentais, aspirações, objetivos, sonhos, hábitos, desafios, dores, etc.
Já o público-alvo remete a um grupo específico de consumidores que compartilham de um perfil semelhante.
Sei que, muitas vezes, as pessoas acabam pensando que esse tipo de definição é utilizado somente em ações de marketing e publicidade, mas isso não é real.
É de extrema importância conhecer não somente quem você atende, mas quem quer atender. Assim, é muito mais simples definir uma comunicação assertiva para todos os tipos de abordagem, desde uma abordagem de vendas até uma ação de marketing.
Como definir a persona?
A definição, assim como as pesquisas para a composição de uma buyer persona tem de ser capazes de identificar a fundo todas as informações do seu cliente ideal. Afinal, se você quer saber como abrir um escritório de contabilidade, precisará destes dados a todo momento.
Para compor uma persona é preciso considerar as seguintes informações:
- Idade;
- Cargo;
- Hábitos;
- Frustrações;
- Desafios;
- Crenças;
- Hobbies;
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Hábitos pessoais;
- Quais mídias utiliza;
- Quem os influencia;
- Quais tecnologias prefere usar;
- Onde essa pessoa busca informação;
- Critérios de decisão no momento de compra.
Se quiser aprender mais a fundo como criar uma persona, leia o nosso artigo Passo a Passo para Definir uma Persona.
Nichando o seu campo de atuação
Para saber como abrir um escritório de contabilidade, saber nichar o mercado de atuação é tão importante quanto conhecer quem você atende e quem você quer atender.
Todos sabemos que diversos nichos de mercado têm legislações específicas e isso incide diretamente no seu trabalho, contador. Afinal, sem o conhecimento específico de cada uma das obrigações e possibilidades incidentes a determinado nicho de atuação, é possível que ocorram erros e o prejudiquem diretamente, fazendo, até mesmo, com que seja obrigado a responder por eles judicialmente.
Sendo assim, é ideal que você escolha campos de atuação os quais já conheça e tenha informações sobre os mínimos detalhes.
Atualmente, no Brasil, as contabilidades direcionam seus trabalhos para quatro campos de atuação. São eles:
- Prestação de Serviços;
- Terceiro Setor;
- Indústrias;
- Comércios.
Quer entender a melhor forma para nichar o seu campo de atuação e ter resultados assertivos? Então, leia o nosso artigo Segmentação de nichos para empresas de contabilidade.
Monte um time de campeões!
O bom líder é aquele que inspira pessoas!
Contratar funcionários é uma tarefa extremamente fácil, mas contratar verdadeiros colaboradores exige muito! Muito conhecimento, muita resiliência, muito escuta ativa e muita atenção para identificar potenciais destaques.
Não serão todas as vezes que você vai encontrar um “diamante bruto esperando para ser lapidado”, mas, quando encontrar, guarde como seu maior tesouro. Essa é peça fundamental para o sucesso de uma empresa contábil!
Pense grande, saiba avaliar perfis!
Currículos você vai receber aos montes – e, acredite, alguns serão inacreditáveis – mas é necessário entender o perfil da sua empresa contábil e alinhar esse dado ao perfil do seu colaborador. Assim será muito mais simples encontrar pessoas engajadas com seus propósitos, assim como com a missão, visão e valores do seu empreendimento.
Mas… se o seu orçamento for limitado…
Caso você tenha um budget baixo para iniciar o seu escritório contábil, pode pensar, também, na possibilidade de atuar sozinho no início. Atuar como MEI – Microempreendedor Individual – é uma boa opção, já que a sua atividade é permitida nessa modalidade pelo CNAE 6920-6/01.
Contudo, se você está aqui, é porque quer saber como abrir um escritório de contabilidade que entregue resultados expressivos. Sendo assim, quando o negócio começar a crescer da forma como espera, é ideal ter o apoio de um time de campeões para gerar valor aos seus serviços e, consequentemente, aos seus clientes.
Saiba como vender o seu “peixe”!
“Marta, já sei como abrir meu escritório de contabilidade. E agora?”
Bom, eu tenho que te dizer que ainda faltam algumas informações para você abrir o seu escritório de contabilidade do jeito certo e não precisar contar com a sorte…
Uma empresa não é uma empresa se não tiver clientes, certo?
Sendo assim, mesmo que você ainda não tenha um departamento comercial no seu escritório contábil, é necessário saber como abordar o seu cliente e, é claro, como convencê-lo de que os seus serviços vão fazer a diferença na realização dos sonhos dele.
Mas tem uma estratégia que vai mudar totalmente os resultados das suas vendas – e não importa se você atua sozinho ou com uma equipe.
O único problema é que sozinho vai ser difícil dar conta da quantidade de clientes que o Marketing Digital para Contabilidade vai trazer pra você… 😁
CLICA AQUI E MINHA EQUIPE TE EXPLICA MELHOR!
Invista em Marketing Digital e seja visto por seus potenciais clientes
O marketing digital é indispensável para todo e qualquer empreendedor contábil que queira alcançar o seu público e fazer valer o investimento de abrir um escritório de contabilidade. Afinal – como eu já disse – sem clientes, uma empresa não é uma empresa.
Através das estratégias que o marketing digital traz é possível atingir o seu público com maior assertividade e ter resultados espetaculares em todos os campos possíveis, ainda mais se formos pensar que o boca a boca está funcionando cada vez menos. As pessoas estão se alinhando às evoluções tecnológicas e exigindo que as empresas que contratam façam o mesmo.
Lembre-se:
“Quem não é visto, não é comprado!”
E então, como pretende efetivar suas estratégias em relação ao seu público? Eu e minha equipe de especialistas vamos te ajudar!
Me chama no “Zap”, vamos te mostrar na prática como abrir um escritório contábil e ter ótimos resultados sem precisar contar com a sorte!
Marta Giove
CEO – Grupo DPG