Chamado de exame do CRC, também considerado como exame do CFC, ou como exame de suficiência contábil, esse tipo de teste se trata de uma prova em que o profissional, que se formou como técnico em ciências contábeis, ou como Bacharel de ciências contábeis, deve prestar, de modo a comprovar seus conhecimentos mínimos necessários para poder atuar na profissão.
Em 1999, o exame foi criado, de modo a constatar se realmente os profissionais poderiam fazer jus ao tempo em que estiveram estudando, para atuar na profissão contábil.
Quem deve fazer a prova e quando se deve fazer o exame do CRC?
Todo aluno de ciências contábeis tem a obrigação de realizar a prova. Portanto, todos os alunos que estejam em seu último ano já podem se inscrever para fazer a prova do CRC.
Quando acontecem as provas do CRC e onde podem ser realizadas as inscrições?
Geralmente, até o presente momento, as provas acontecem duas vezes por ano. Mais comumente a primeira sendo realizada em abril, e a outra em setembro. As inscrições podem ser realizadas via internet no site da www.fbc.org.br
Quais são as matérias que caem no exame do CRC?
Vejamos:
- Contabilidade geral.
- Contabilidade de custos.
- Contabilidade aplicada ao setor público.
- Contabilidade gerencial.
- Controladoria.
- Noções de direito e legislação aplicada.
- Matemática financeira e estatística.
- Teoria da contabilidade.
- Legislação e ética profissional.
- Princípios da contabilidade.
- Normas brasileiras da contabilidade.
- Auditoria contábil.
- Perícia contábil.
- Língua portuguesa aplicada.
- Entre outros.
Durante a prova do CRC, é permitido uso de calculadora?
Sim, a calculadora HP 12C é permitida, desde que a mesma não possua espaço para armazenamento de pescas (colas, textos).
Quantas questões existem na prova do CRC?
- São 50 questões objetivas, onde cada uma vale uma pontuação.
- Cada questão possui 4 opções de escolhas, sendo elas: Letra A, B, C ou D. Só existe 1 questão correta.
- É preciso acertar, ao menos, 25 questões para poder ser aprovado no exame do CRC.
Depois da aprovação do CRC, o que acontece?
O Diário Oficial da União costuma divulgar uma lista dos aprovados, de modo que o candidato pode saber se passou ou não.
Assim, o profissional da área contábil, sendo ele Bacharel ou técnico, tem o limite de 2 anos para se inscrever no CRC do seu devido estado.
Portanto, respondendo à pergunta do título desse artigo, “por que o contador, depois de formado, precisa fazer a prova do CRC?”
É simples, porque somente há como validar os conhecimentos práticos e técnicos do profissional através desse teste.
Portanto, é preciso se preparar bem e, depois disso, definir que tipo de atuação você vai querer, seja com um escritório de contabilidade, por meio de trabalho público ou em formato CLT.
De todo modo, se sua necessidade é mostrar para o mercado todas as suas habilidades, não se esqueça de começar com um excelente planejamento de marketing digital para contadores, ele será essencial para o desenvolver de forma forte e eficaz!