O que a Blockbuster e a Kodak tem em comum? E o seu escritório contábil?

Escrito por:

Marta Giove

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O que a Blockbuster e a Kodak tem em comum? Elas foram gigantes do mundo business, líderes em seus ramos de atuação. Surgiram com uma proposta inovadora para o mercado, porém, cometeram um erro fatal no mundo dos negócios: pararam no tempo, se acomodaram e passaram a pensar que somente sua marca era o suficiente para manter as vendas e a manutenção de liderança. É a máxima de que camisa não ganha jogo nunca foi tão bem empregada!

Como proceder para não cometer a mesma falha no seu escritório contábil? Não é porque a Netflix é líder de mercado hoje, que eles têm que parar a promoção/divulgação do seu serviço. Pelo contrário, o investimento é cada vez maior, tanto em compras de conteúdo, quanto em produção dos mesmos. Sabemos que quem não é visto não é lembrado, nada, absolutamente nada, se vende sozinho.

A evolução de serviços/produtos é vital para a sustentabilidade de uma organização, com o empoderamento do consumidor a exigência na entrega de produtos novos e serviços atualizados se fazem cada vez mais necessária.

Mais do que falar, melhor é entender na prática. Vou listar para 4 dicas básicas de como não parar no tempo e ser ultrapassado a passos largos pela concorrência.

  • Personalização de produto.

Ter pacotes de serviços definidos conforme a necessidade do cliente é o primeiro passo, transforme seu produto em algo único, tanto em uso, quanto em percepção de valor. Ninguém entra no Mc Donald’s e pede por um X-Burguer ou X-Salada, os produtos deles são nomeados de maneira singular, de modo que seus clientes têm seus nomes na ponta da língua e um dos produtos mais famosos é o Big Mac.
Pensando dessa maneira, você consegue trabalhar pensando em valor agregado, pois o seu produto não é uma commodity (algo comum em todas as empresas do segmento).

  • Benchmarking

Analisar minuciosamente o que seus concorrentes estão fazendo, como estão atendendo, como o cliente reage ao serviço deles, se a Blockbuster fizesse uma investigação semelhante, jamais teria chegado à falência, pois essa foi uma marca que chegou a ter um valor de mercado de US$ 6 bilhões.

Sua principal concorrente, a Netflix, em sua fundação chegou a oferecer para a Blockbuster participações majoritárias em suas ações, que prontamente foram rejeitadas, ou seja, não enxergavam um potencial concorrente! Se nos anos 2000 alguém dissesse que a Netflix se tornaria a maior empresa do mundo no ramo de streaming ninguém acreditaria, portanto tome lição de que é muito importante acompanhar a concorrência e se manter atualizado.

 

Seja diferente, inove e evolua tecnologicamente hoje mesmo!

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  • Tecnologia

A tecnologia pode ser tanto a maior aliada, como a principal vilã do seu escritório contábil.

Há mais ou menos cinco anos surgiram empresas contábeis que atuam de maneira online em sua prestação de serviço, com um custo operacional infinitamente inferior aos moldes tradicionais, proporcionando assim uma precificação muito abaixo do praticado pela concorrência tradicional. Quando questionados sobre esse tipo de serviço, analisamos somente a rentabilidade dele (que é ótima por sinal), é necessário desligarmos a ideia que associa o preço competitivo a desvalorização da classe, afinal é a tecnologia que permite esse embate.

Hoje contamos com diversas ferramentas, como a plataforma de contabilidade colaborativa Wabbi, que permite que os escritórios tradicionais escolham como querem se posicionar no mercado, competição por preço ou engajamento com o negócio de seu cliente, ou os dois. Precisamos estar atualizados com o que há de mais novo e tecnológico possível para um melhor atendimento, otimização de processos internos e redução de custos, afinal, reclamar não trará mais clientes para sua empresa de contabilidade.

  • Ouvir o cliente

Esse é o principal dos quatro pontos! A partir do momento que ouvimos e entendemos o que o cliente busca, fechamos um ciclo. Se o meu cliente é super antenado, esta em todas as redes sociais e deseja um atendimento moderno, porque não atendê-lo de maneira online por um preço competitivo?  Assim, alio a tecnologia à minha prestação de serviço, vou passar a ser acompanhado pela concorrência ao invés de acompanhar, vou ditar o ritmo de trabalho, tudo porque ouvi meu cliente e entendi o perfil dele. Simples, não?!

E se o perfil do meu cliente for mais conservador? Atendimento presencial é a resposta. Faça uma análise de relatórios em conjunto, apontamentos assertivos e acompanhamento próximo à gestão desse empreendedor. Fornecer serviços conforme a necessidade do cliente é muito mais eficiente do que montar um pacote geral de serviços e querer que todos se enquadrem nele. a excelência do atendimento tem que ser a mesma, independente das ferramentas ou mecanismos usados.

O que a sua empresa contábil tem em comum com as gigantes ali citadas? Se for o auge, então te digo que você está caminho certo. Mas isso não significa que é hora de parar! Continue analisando todo o cenário e todos os concorrentes!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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