Como fazer marketing de diferenciação no seu escritório contábil

Escrito por:

Marta Giove

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O marketing de diferenciação não se refere diretamente ao produto, isso é um pouco mais complexo. A diferenciação consiste em como esse produto é apresentado ao mercado.

Você quer saber mais sobre isso e descobrir como essa ferramenta pode transformar o seu negócio? Continue conosco!

Quando falamos de Marketing de Diferenciação, estamos indo muito além, estamos ligando as sensações, lembranças e sentimentos que o consumidor tem em relação ao nosso produto/serviço. Isso é uma coisa única.

Então entra o questionamento: em que o seu escritório é diferenciado? Qual sensação o consumidor dos seus serviços sente ao lembrar-se da sua empresa? São sentimentos bons ou ruins que te conectam a ele?

Para demonstrar-se diferente em um mercado tão competitivo, é preciso ter em mente que existem duas vertentes de posicionamento, ou seja, posso me posicionar como especialista em um determinado nicho (público específico) ou por core business, quais produtos ou pacotes de serviços eu tenho hoje e que realmente não existem em nenhum outro concorrente. Segundo o CRC, hoje no Brasil existem cerca de 82 mil escritórios de contabilidade ativos, como ser único em meio a essa concorrência toda?

A pergunta que não quer calar, mas que traz silêncio

Quando questionados sobre em qual nicho são especialistas, é muito comum contadores responderem “PME’s, prestadores de serviços, indústrias e comércio”.

Notou algo estranho? Talvez não… Mas, calma. Nós te explicaremos!

No parágrafo acima a nossa percepção de nicho é um público específico. Com respostas assim, simplesmente estamos dizendo que atendemos a todos os segmentos. É abrangente demais e pouco eficaz. De maneira prática, a contabilidade, enquanto ciência, é aplicada para todas as frentes de mercado, mas se atendemos todas as dores somos clínicos gerais. E isso remove a unicidade, a especialização por parte do médico.

Porém, o paciente que sente uma dor no peito e tem um histórico de problemas cardíacos sem dúvidas irá procurar um cardiologista (especialista) e não um clínico geral. Ficou mais fácil entender né?

No caso, você, como contador, não pode perder a sua especialidade. É preciso comunicá-la aos sete ventos e aos quatro cantos do planeta!

Vamos em frente.

Um exemplo prático do Marketing de Diferenciação

Para que você entenda melhor onde o marketing de diferenciação se aplica, temos um exemplo prático: o meu escritório é especialista em atender a corretoras de seguros, redes de fast food e startups. Esses sim são nichos de mercado!  Fica nítido o posicionamento de autoridade na prestação de serviço pra essa parcela do mercado.

O medo da limitação no alcance do escritório devido à segmentação de público-alvo é comum, mas não pode ser considerada como algo natural e positivo para o seu negócio.

Você deve estar se perguntando: como você se posiciona, então? Por core business, no qual direciono toda minha divulgação naquilo que é meu ponto forte em relação ao meu serviço. Ou seja, a minha especialidade é a contabilidade para empresas que desejam reduzir a sua tributação, e para isso tenho o pacote A, B e C, criando assim produtos personalizados.

O que passa na mente de um empreendedor ao contratar serviços contábeis?
Contrato o mais perto? Contrato o mais barato? Contrato o mais prático? Ou opto por um especialista na minha dor?

A resposta é uma só: para que ele te contrate, ele precisa te encontrar e reconhecer em você a solução para o negócio dele.

Bem verdade é que o acesso aos meios de comunicação hoje é muito mais amplo, de maneira a fazer com que o perfil do consumidor/empreendedor se transforme a cada dia, o que é um ponto positivo para quem se posiciona no mercado de maneira diferenciada (core business/nicho) e consegue transmitir isso de modo simples e eficiente, assim como temos e cuidamos de nossa sede física, devemos ter e manter bem estruturada nossa sede digital.

Sabe aquelas pergunta do início do artigo?

Em que o seu escritório é diferenciado? Qual sensação o consumidor dos seus serviços sente ao lembrar-se da sua empresa? São sentimentos bons ou ruins que te conectam a ele?

Agora, você pode começar a respondê-las. Reflita! A chave para mudar a sua realidade está em suas mãos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Grupo DPG. Nós somos especialistas no Marketing Contábil e podemos te ajudar com o que você precisa para transformar o seu negócio.

Sucesso e até a próxima.

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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