Problemas de marketing: como eliminar da sua contabilidade

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Saiba como eliminar de uma vez por todas os problemas de marketing da sua contabilidade

Conheça o melhor caminho para garantir um marketing digital de excelência para o seu escritório contábil

Olá, querido amigo contador!

Você não sabe o tamanho da minha satisfação em estar aqui uma vez por semana para batermos um papo sobre o marketing digital aplicado nos escritórios de contabilidade como o seu.

Eu e a minha equipe passamos a semana inteira realizando pesquisas e buscando temas que, realmente, representem a realidade do mercado, seja sobre as maiores dores dos contadores, seja sobre os seus grandes desejos.

Bom, caso você ainda não me conheça, o meu nome é Marta Giove, sou CEO do Grupo DPG, uma agência de marketing digital especializada em escritórios contábeis e, inclusive, não me canso de dizer para o mundo inteiro que o nosso lema é o marketing além da conta.

Sim, caro contador, estou falando de ir além do básico e do óbvio, para garantir a melhor experiência e os melhores resultados para os meus clientes que buscam os serviços da DPG para se tornarem contadores com representatividade no mercado, tornando os seus negócios conhecidos não apenas no mundo digital, mas no ambiente convencional, que é fora da internet.

Pois bem…

Costumo me alongar na apresentação, pois acho importante ter essa conversa prévia com você, antes de ir direto ao tema do artigo que, hoje, em específico é sobre os problemas de marketing.

Obviamente, não falarei apenas dos problemas e, apesar de citar os mais comuns, falarei sobre meios de como resolvê-los, que é o que realmente importa para você.

Então, introdução concluída, preciso agradecer pela sua visita aqui no blog e aproveito para desejar uma excelente experiência com o conteúdo que está por vir.

Vamos lá!

Problemas de marketing: quais são?

Bom, antes mesmo de falar quais são os problemas de marketing, preciso dizer o que são esses problemas.

Não há um conceito definido acerca do tema, mas eu posso te ajudar com a minha experiência de longos anos nesse mercado tão amplo e complexo, com transformações a todo instante.

No meu ponto de vista, os problemas de marketing consistem na má utilização dos recursos disponíveis para a divulgação de produtos ou de serviços, assim como para a própria concretização das vendas.

Geralmente, quando há problemas de marketing na sua contabilidade, por exemplo, existe uma interferência direta nos resultados que você pretendia alcançar.

Vou dar um exemplo muito básico, antes de comentar sobre quais são os problemas de marketing mais comuns….

O contador faz um post no Instagram divulgando determinado serviço, como o “planejamento tributário”, almeja conseguir fechar 5 clientes a partir dessa publicação e não consegue absolutamente nenhum.

Temos um problema de marketing bem evidente, concorda?

Pois bem, como eu disse que daria um exemplo e logo partiria para os problemas de marketing mais comuns nos escritórios de contabilidade, irei elencar, abaixo, os principais e, a partir disso, explicarei cada um deles.

  • Falta de planejamento estratégico;
  • Indefinição de um público-alvo;
  • Amadorismo;
  • Falta de conhecimento dos recursos e das ferramentas disponíveis;
  • O não alinhamento da empresa com a comunicação;
  • A não utilização de métricas de avaliação de desempenho;
  • A falta de um suporte de marketing especializado.

Convenhamos que 7 problemas de marketing é um número expressivo, contudo são muito comuns na vida do contador que, em muitos casos, mal sabem conduzir a comunicação do seu negócio.

No tópico a seguir, irei te ajudar a entender um pouco melhor sobre cada um desses problemas de marketing que acabei de listar.

Identificando os problemas de marketing

Até mesmo para que o tópico anterior não ficasse tão longo e cansativo, decidi abrir mais um para que eu possa fazer uma verdadeira imersão acerca dos 7 problemas de marketing que eu citei agora a pouco.

Obviamente, contador, a sua especialidade é, de fato, a contabilidade – e eu sei muito bem que a maioria dos profissionais contábeis cai de paraquedas no empreendedorismo, sem ao menos conhecer algumas premissas básicas, que têm a ver com o lado empresário e, também, com os meios de divulgação do negócio, porque você também precisa saber como prospectar e como reter os seus clientes.

Ou seja, se você imaginou que bastava aprender tudo sobre contabilidade e disponibilizar os serviços para as pessoas e para as empresas, precisou sentir na pele a experiência de ter de lidar com uma série de aspectos que foge da sua expertise e do know how.

Bom, então vou deixar de conversa e partir para os 7 problemas de marketing mais comuns em escritórios de contabilidade.

A falta de um planejamento estratégico

O planejamento estratégico, certamente, é um recurso de que você já ouviu falar e é capaz de ter utilizado em determinado momento no seu negócio, não necessariamente aplicado ao marketing contábil.

Esse recurso, como o próprio nome já diz, está ligado à utilização de estratégias que têm metas e objetivos estabelecidos previamente.

Quando o assunto é marketing, essa ferramenta, obrigatoriamente, precisa ser utilizada de maneira que você alinhe o seu propósito de negócio ao que for necessário ser dito para as pessoas, ou seja, à sua comunicação.

Então, se em algum momento você precisar criar um conteúdo mais institucional, apenas para reforçar o posicionamento do seu negócio, isso precisa ser feito de acordo com o que foi planejado previamente.

Da mesma forma funciona com uma comunicação mais voltada para a venda dos seus serviços contábeis.

Sendo assim, contador, a falta desse planejamento estratégico ou até mesmo quando ele é feito de maneira equivocada, sem dúvidas, acaba representando um problema de marketing significativo para o seu negócio e, consequentemente, para os seus resultados.

Indefinição de um público-alvo

Você pode ter um milhão de coisas para falar, mas se direcionar para o público errado de nada vai adiantar.

É perder tempo e dinheiro, que – por sinal – é um fator que você deve evitar ao máximo, principalmente em um momento de crise econômica como o atual.

Já imaginou você fazer uma comunicação toda direcionada para gestores de comércio e esse conteúdo vai para uma lista de e-mail de médicos, por exemplo?

Por mais que os seus serviços sejam espetaculares e resolva o problema das pessoas, ninguém se interessará em ler e, muito menos, em entrar em contato com você.

Você precisa saber qual é o público-alvo da sua contabilidade, meu amigo.

Inclusive, é muito importante fugir dessa ideia de ser uma contabilidade generalista, que atue com todos os segmentos de negócios disponíveis.

As premissas do marketing atual são bem claras quanto a isso: dizem que quanto mais você for especialista em nichos específicos, mais se torna uma autoridade e referência para os envolvidos e, com isso, tem muito mais clareza com o seu público-alvo.

Não ter um público definido, no fim das contas, é um atraso para o desenvolvimento do seu negócio.

Com isso, fica evidente que, no rol de problemas de marketing, estamos aqui diante de uma situação clara: quando não há uma definição concreta de público-alvo.

Amadorismo

A grande maioria dos contadores – e imagino que você também – preza pela excelência em seus serviços e pela total profissionalização em cada processo realizado em prol dos clientes.

Isso é fantástico e prova que há o devido cuidado e o respeito com as demandas desses clientes, que, ao procurarem pelos seus serviços, esperam que eles, efetivamente, resolvam os seus problemas.

Até aí, tudo bem!

O problema é que os gestores contábeis não enxergam da mesma forma a profissionalização do marketing em seus negócios.

A maior prova disso é quando eu observo sites completamente amadores e que – preciso confessar – me deixam envergonhada.

Contador, o site da sua contabilidade é o seu cartão de visitas!

Não dá mais para fazer de qualquer jeito, ainda mais em tempos em que o mundo inteiro está cada vez mais digital, sendo que as pessoas passam boa parte do dia acessando a internet.

Pedir para qualquer pessoa fazer o seu site ou até mesmo você fazer sozinho, me perdoe, mas é um grande desrespeito com os seus futuros clientes – e até com os atuais.

Outra questão de amadorismo que eu vejo muito no marketing é a forma como os gestores de escritórios contábeis utilizam as redes sociais, como o Instagram e o Facebook.

Não há nenhum sinal de profissionalismo.

São postagens sem sentido, visivelmente amadoras, textos que não direcionam para lugar nenhum, assim como a constante desatualização de posts.

Olha, contador, eu vejo acontecer muito de o contador fazer um post, por exemplo, no dia 15/01/21 e o outro no dia 30/07/21.

Não há frequência, regularidade e muito menos estratégias de marketing.

Em outras palavras, há problemas de marketing.

Desconhecimento dos recursos de marketing

A falta de conhecimento acerca de uma série de recursos e de ferramentas, sem dúvidas, é um fator que potencializa os problemas de marketing.

A conta é simples…

Se o contador não conhece as amplas possibilidades, de que forma irá aplicar de forma profissional para garantir uma comunicação assertiva e impecável?

Torna-se inviável, e o que eu observo bastante é o contador fazendo tudo de forma intuitiva: eu não recomendo que algo seja feito desse jeito.

Não conhecer os recursos e as ferramentas do marketing faz com que aconteçam fatores que eu já citei anteriormente, como o amadorismo na construção do site e em todo o rol de relacionamento nas redes sociais.

Na seara de problemas de marketing, não posso negar que esse desconhecimento compromete, e muito, os resultados.

Falta de alinhamento da empresa com a comunicação

Outra coisa que acontece bastante é o contador delegar a um estagiário a função de cuidar da comunicação, principalmente na internet.

Coisas do tipo: “faça uns posts no Instagram” e “responda a uns e-mails para mim” são mais comuns do que parecem.

O que poucos param para pensar é com relação aos impactos que essa falta de alinhamento pode acarretar ao negócio.

Contador, uma comunicação bem-feita e alinhada com o seu propósito é o que faz você ser visto de forma adequada no mercado, ser lembrado pelas pessoas, o que também reflete nas suas vendas.

Quando há uma falta de alinhamento, você compromete o seu negócio e corre o risco até mesmo de perder clientes que já fazem parte da sua carteira.

A profissionalização é a chave de tudo isso que eu estou falando.

Falta de métricas de avaliação

Ora, se todos os processos que envolvem o marketing são feitos de forma amadora, obviamente não existe nenhum tipo de mensuração dos resultados em todo o seu contexto de comunicação.

Você faz uma postagem no Facebook sem critérios e sequer tem meios para avaliar se o post teve ou não um bom desempenho.

Com isso, mal sabe se valeu a pena dedicar o seu tempo para a exposição na internet e muito menos consegue avaliar se conseguiu fechar alguma venda por meio do digital.

De antemão, eu já digo que é muito pouco provável que você consiga uma venda sequer, atuando de forma totalmente amadora.

Se não há posicionamento, não tem público-alvo definido, não existe planejamento, entre outros tantos aspectos, como é que vai existir resultado?

A falta de métricas de avaliação de desempenho é, sim, um problema de marketing, mas que está sempre dependendo da implementação dos recursos e das ferramentas para que ele seja considerado.

É importante te dizer que o crescimento do digital e a utilização do marketing digital nesse universo permitem que você entenda e avalie como está o desempenho das suas publicações, dos anúncios que investiu e assim por diante.

Garanto que é uma ótima ferramenta e que é indispensável para as suas campanhas de comunicação.

A falta de um suporte de marketing especializado

Em todos os casos que eu citei sobre os problemas de marketing, creio que esse seja o principal e mais desafiador.

Quando você identifica que a sua rotina na gestão do escritório contábil é incompatível com o fato de ter de assumir mais tarefas e responsabilidades – com a profissionalização do seu marketing – fica evidente a necessidade de ter especialistas ao seu lado para cuidar de toda a sua comunicação.

A falta de um apoio em marketing representa a estagnação da sua contabilidade, que será deixada para trás pelos seus concorrentes que estão cada vez mais espertos e conscientes, sendo que, certamente, utilizam as estratégias de marketing em seus negócios de forma profissional.

É aqui que está a virada de chave para você eliminar de uma vez por todas os problemas de marketing da sua contabilidade.

Virando a chave no seu negócio contábil

Contador, é nesse momento que eu preciso que você tenha o máximo de sinceridade com você mesmo.

Responda para o “seu eu” se você identificou os aspectos que eu citei até aqui como sendo uma realidade do seu escritório de contabilidade.

É necessário validar que os problemas de marketing existem para que isso seja o motivador da real virada de chave que você irá dar de agora em diante.

Sim, caro gestor, o reconhecimento da situação atual faz parte do processo – e é o que eu chamo de “start” para uma nova era do seu negócio, sendo possível fazer todas as transformações necessárias possuindo o marketing digital como o motor que irá acelerar o modo como você é visto pelas pessoas e, consequentemente, gerar resultados financeiros, com mais captação de clientes e mais dinheiro no seu caixa.

Lembra que eu me identifiquei como especialista em marketing digital para contadores ainda na introdução deste artigo?

Pois é, eu tenho a chave de que você precisa para eliminar de uma vez por todas os seus problemas de marketing.

Bom, falei sobre a etapa de reconhecimento, que é muito importante e que abre a porta para o seguinte questionamento:

Você quer, de verdade, virar esse jogo e profissionalizar o marketing da sua contabilidade?

Se a resposta for sim, você está apto a seguir comigo, pois tenho muito a dizer sobre os meios de garantir um marketing de excelência para a sua contabilidade.

De antemão, digo com toda a sinceridade que será desafiador implementar, do zero, um novo modelo de marketing aplicado ao seu negócio, mas afirmo categoricamente que tudo valerá a pena.

Marketing digital do zero ao sucesso

Parabéns, contador!

Você deu um grande passo para eliminar definitivamente os problemas de marketing do seu escritório contábil.

Neste tópico, acabei de abrir para você uma porta que te levará ao conhecimento relacionado a soluções para o seu negócio, tendo o marketing digital como motor de transformação.

Preciso destacar que nada funciona sem uma quebra de paradigma, tendo a mentalidade vencedora como um aspecto importante.

Quando você se predispõe a se aprofundar sobre um tema tão importante e vislumbra a possibilidade de profissionalizar o seu marketing contábil, eu vibro e comemoro bastante, pois para mim isso representa o início de uma jornada vencedora.

Contador, não é de hoje que eu ajudo profissionais como você a iniciar do zero no marketing digital – e fico admirada com o crescimento e com os resultados alcançados pela grande maioria deles.

Uma boa orientação e um suporte de excelência são capazes de proporcionar o tão sonhado e merecido sucesso.

Bom…

Por mais que você tenha um site amador e utilize de maneira não adequada as redes sociais com a finalidade empresarial, não considero que esteja praticando os conceitos de marketing digital.

E é exatamente por conta disso que eu reafirmo que, a partir de hoje, você irá iniciar do zero.

Abaixo, irei listar os aspectos mais relevantes que fazem parte de todo o contexto de marketing digital aplicado a um escritório de contabilidade como o seu, mas também preciso ter a responsabilidade de dizer que cada caso é um caso e que as estratégias são distintas para cada contador.

Vamos lá!

  • Produção de uma nova logomarca (caso a sua seja avaliada como amadora);
  • Elaboração de um site profissional;
  • Espaço para blog no site;
  • Definição de público-alvo;
  • Elaboração de conteúdo direcionado para o público-alvo;
  • Criação de página de captura de leads (pessoas interessadas nos seus serviços, que disponibilizam informações de contato como telefone e e-mail);
  • Profissionalização das redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube são as mais utilizadas);
  • Publicação de posts relevantes, com consistência e constância;
  • Elaboração de e-mails marketing estratégicos;
  • Investimento em posts patrocinados;
  • Investimento em anúncios no Google;
  • Análise de desempenho dos anúncios.

Acredite, contador…

Tudo isso que eu listei acima é o básico, ou seja, é o dever de casa que precisa ser feito de maneira impecável!

O marketing digital para contadores vai muito além disso e tem uma série de nuances que só quem tem um bom tempo de estrada pode te dizer com propriedade.

Contudo, reafirmo que os 12 pontos citados são determinantes para a tal da “virada de chave” da sua contabilidade, tendo o marketing digital como via mais rápida e efetiva de proporcionar o seu sucesso.

Nessas horas você pode estar se perguntando:

“Mas eu trabalho muito, tenho os meus clientes para cuidar, como terei tempo para lidar com tantas questões que eu sequer domino bem?”

Essa é a hora em que a ficha cai e você percebe que ninguém vence sozinho.

Porém, caro contador, como eu estou aqui para propor soluções para o seu negócio, é sobre isso que irei tratar no tópico a seguir.

A importância de ter o suporte de especialistas em marketing digital

Contador, honestamente falando, você recomenda que os empresários lidem sozinhos com as demandas contábeis de suas empresas?

Certamente não, principalmente por você saber o nível de complexidade de uma gestão de contabilidade, como, por exemplo, as demandas tributárias e trabalhistas que dispõem de uma série de normas e de leis que você conhece bem.

Pois é!

No marketing digital funciona da mesma forma, e é exatamente por isso que o mais recomendável é que você conte com um suporte especializado para te auxiliar em tudo o que for necessário.

Inclusive, até mesmo para contextualizar sobre a ideia de “marketing especializado”, quando eu digo esse termo, logo você precisa entender que se trata de um apoio focado em escritórios de contabilidade.

Ou seja, são profissionais de marketing que já estão habituados a lidar com serviços destinados para o seu perfil de negócio – e não com algo mais generalista.

Ter especialistas ao seu lado garante:

  • Zero problemas de marketing;
  • Agilidade nos processos;
  • Comunicação mais clara com você;
  • Acesso a ações que já foram validadas em negócios similares ao seu.

Consegue perceber que uma equipe de marketing especializado em contabilidade faz toda a diferença para negócios como o seu?

Isso nos leva ao próximo tópico, justamente a fim de que eu possa te mostrar um pouco sobre as estratégias de marketing digital aplicadas ao universo contábil.

Estratégias de marketing digital para contadores

Essa é a parte que eu mais gosto de falar, não apenas por ser especialista no assunto, mas por ser um tema que considero prazeroso de ensinar.

Contador, você não imagina o quão satisfatório é para mim poder transformar a vida de profissionais contábeis, mostrando todos os caminhos do marketing digital.

Geralmente, são gestores que chegam até a mim sem a mínima noção do poder dos recursos e das ferramentas disponíveis e, pouco a pouco, eles vão se encantando com esse universo e ao mesmo tempo vivenciam os resultados concretos nas suas vendas.

Enfim…

Aplicar as estratégias de marketing é necessário para que os resultados apareçam – logo abaixo eu falarei sobre o que considero mais importante em termos de ações.

Website

O site é, sempre foi e sempre será o cartão de visitas das empresas, portanto precisa ser construído com todo o cuidado e com a atenção necessária.

A escolha das cores, a fonte, a organização, tudo isso impacta um bom resultado capaz de tornar o ambiente virtual atrativo para as pessoas que acessam o seu site.

Logo, é muito importante que o seu cartão de visitas na internet seja feito por quem entende do assunto, ou seja, por profissionais.

O seu site, necessariamente, precisa gerar impacto nas pessoas que acessarem – e esse impacto tem de ser positivo.

Redes sociais

O Brasil é um país que, de ano a ano, bate recordes de usuários que acessam as redes sociais.

Logo, se as pessoas estão conectadas e utilizando essas redes, isso significa que os seus potenciais clientes também estão lá.

Redes sociais são uma excelente oportunidade de construção de relacionamento da sua contabilidade com os possíveis clientes.

Sim, contador, muito gestor contábil prospecta e fideliza clientes pelas redes sociais – e você também precisa estar lá para garantir a sua fatia do bolo.

Hoje, tem uma infinidade de redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Tik Tok, dentre outras.

Confesso que as estratégias que eu elaboro para os meus clientes contábeis são mais voltadas para:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube.

Preciso dizer que vem dando muito certo, inclusive.

E-mail marketing

Tanto o seu site quanto as redes sociais são excelentes iscas digitais no sentido de “pescar” informações valiosas dos potenciais clientes.

Você publica conteúdo que gere o interesse das pessoas e elas preenchem fichas cadastrais no seu site, enviando os seus nomes, os telefones e os e-mails.

Assim, você passa a ter o bem mais valioso em suas mãos – no contexto digital – que é o e-mail.

Tendo essa informação, você consegue direcionar conteúdos de valor para essas pessoas e aos poucos construir relacionamento com elas.

Desse modo, a relação ganha confiança e você, no momento certo, direciona uma oferta dos seus serviços.

Pronto! O objetivo foi alcançado.

Contador, o e-mail marketing é um dos recursos mais poderosos do marketing digital e, com certeza, precisa estar no seu rol de ações estratégicas.

Ah, uma dica muito importante: jamais compre listas de e-mails na internet!

É perda de tempo e de dinheiro, pois você fica praticamente no escuro e não consegue direcionar os seus conteúdos com assertividade, sem saber absolutamente nada acerca dos interesses dessas pessoas que estão cadastradas nessas listas.

Então, fuja, porque é cilada!

Anúncios patrocinados

A internet é muito democrática até mesmo quando o assunto é anúncio patrocinado, pois você mesmo pode determinar o raio de ação dos anúncios, seja apenas voltados à sua região ou até mesmo em um ambiente macro, como para o Brasil inteiro.

É possível determinar a predominância da faixa etária, assim como gênero e interesses.

Como estamos falando de investimento, logo também é possível avaliar o retorno; e as métricas estão aí para isso.

Ter um suporte de marketing especializado garante muito mais assertividade nas ações, pois o profissional conhece bem os atalhos para maximizar os resultados de eventuais campanhas da sua contabilidade no digital.

Conte com o Grupo DPG!

Amigo contador, chegamos – juntos – ao fim deste artigo que eu tenho certeza que esclareceu muitas dúvidas que você tinha, tanto sobre os problemas de marketing quanto sobre as soluções.

Sinto-me verdadeiramente feliz e honrada em poder, de alguma forma, contribuir para o seu enriquecimento intelectual, mas preciso ir ainda mais além – lembra da ideia do “marketing além da conta?”

Neste momento, eu me coloco à sua disposição para assumir o compromisso de fazer toda a gestão de marketing digital da sua contabilidade.

Sim!

Tenho, na DPG, uma equipe de profissionais fantásticos e que irão realizar a construção de uma marca sólida e lucrativa na internet.

É a sua chance de fazer diferente e estar entre os melhores do mercado, com muito mais relevância e respeito.

O nosso trabalho é em conjunto e tenho equipes nos mais variados setores, de forma organizada e estruturada para oferecer soluções em cada estratégia de marketing necessária.

E então?

Topa fazer uma verdadeira transformação na sua contabilidade e proporcionar uma revolução no seu negócio, tendo o digital como principal motor?

Eu disponibilizei um canal exclusivo de comunicação para que você possa conversar e esclarecer todas as suas dúvidas com um dos meus consultores.

Basta clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo e enviar a sua mensagem.

Para mim, será uma enorme satisfação te auxiliar em cada etapa.

Sendo assim, mais uma vez agradeço pela sua visita aqui no blog da DPG e espero que, em breve, possamos firmar uma parceria que, com certeza, será de muito sucesso.

Ah, e não esqueça de assinar a Newsletter para se manter sempre atualizado com os meus conteúdos.

Garantir um marketing digital de excelência para o seu escritório contábil

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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