Prévia do PIB tem expansão de 1,5% em julho

Precisando de fazer o marketing de sua contabilidade? Encontre contato com nossos consultores!!

Nesse artigo você vai ver:

Maior alta mensal em 6 anos

Informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Banco Central.
Em 12 meses até julho, houve uma alta de 1,14% no IBC-Br.

Após retração na primeira metade do ano, o nível de atividade da economia brasileira se recuperou em julho e iniciou o terceiro trimestre de 2014 com crescimento, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta sexta-feira (12).

O Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br – um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) – registrou alta de 1,5% em julho – a maior expansão mensal desde junho de 2008 (+3,32%). Neste caso, a comparação não considera as variações conforme a época do ano (ou seja, não tem ajuste sazonal).

Na parcial dos sete primeiros meses de 2014, segundo o BC, foi registrada uma alta de 0,07%, ou seja, houve estabilidade no nível de atividade. Neste caso, a comparação foi feita sem ajuste sazonal. Já no acumulado de 12 meses até julho, a prévia do PIB registrou alta 1,14%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia. O cálculo oficial desse dado é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou, no segundo trimestre, uma contração de 0,6% na economia, após um recuo de 0,2% nos três primeiros meses do ano – o que configura, segundo economistas, um quadro de “recessão técnica”.

Para o mercado financeiro, o crescimento do PIB será de apenas 0,48% neste ano. O governo federal estima um, até o momento, uma expansão de 1,8% para o PIB de 2014, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já avisou que este número será revisado para baixo no fim de setembro. O Banco Central, por sua vez, projeta uma expansão de 1,6% para 2014, mas poderá também rever a estimativa no fim deste mês.

Resultados do IBC-Br x PIB
O IBC-Br foi criado para tentar ser um “antecedente” do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os últimos resultados do IBC-Br, porém, não têm mostrado proximidade com os dados oficiais do PIB, divulgados pelo IBGE.

Em 2012, por exemplo, o IBC-Br mostrou um crescimento de 1,6%. Posteriormente, o resultado oficial do PIB mostrou uma alta menor, de 1%. O mesmo aconteceu nas últimas divulgações trimestrais do PIB, quando o indicador não correspondeu aos resultados oficiais do PIB – divulgados pelo IBGE.

O Banco Central já avaliou, em 2013, que o IBC-Br não seria uma medida do PIB, mesmo que tenha sido criado para tentar antecipar o resultado, mas apenas “um indicador útil” para o BC e para o setor privado. “Se o IBC-Br acertasse na mosca é que seria surpreendente”, afirmou o diretor de Política Econômica da entidade, Carlos Hamilton, no fim de 2012.

Definição dos juros
O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros (Selic) do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária. Atualmente, entretanto, os juros básicos estão em 11% ao ano e a expectativa do mercado é de que assim permaneçam até o fim deste ano.

Pelo sistema de metas de inflação que vigora no Brasil, o BC precisa calibrar os juros para atingir as metas preestabelecidas. Quanto maiores as taxas, menos pessoas e empresas dispostas a consumir, o que tende a fazer com que os preços baixem ou fiquem estáveis. Para 2014 e 2015, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Desse modo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país e medida pelo IBGE, pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida. Em 12 meses até agosto deste ano, o IPCA somou 6,51%, segundo números oficiais do IBGE.

Se você gostou deste post, poderá gostar também:

Compartilhe nas redes:

Aprimore sua Estratégia de Marketing: Consultoria Gratuita com o Grupo DPG!

Está procurando maneiras eficazes de impulsionar sua estratégia de marketing? Não procure mais! O Grupo DPG está oferecendo consultoria gratuita para ajudar você a atingir seus objetivos de marketing.

Preencha o formulário e aguarde nosso retorno!
Ou fale conosco pelo WhatsApp!

Leia também

Estratégias infalíveis para atrair clientes e impulsionar seu escritório de contabilidade...

Como o e-mail marketing para contadores pode transformar seu escritório e...

Descubra Como Impulsionar Sua Contabilidade com Marketing de Mídia Social Aprenda...

Precisa de uma agência de marketing que entende do seu negócio?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

dpg-img-criacao-site-dobra-3-2024-02

Com o Grupo DPG, você estará em boas mãos!

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar mais sobre como podemos te ajudar a crescer!

Como podemos te ajudar?

Dados Pessoais

Dados da Empresa

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade
Recomendado só para você!
   
Cresta Posts Box by CP