O Benchmarking é a saída que todos os contadores procuram para otimizar processos e fazer com que seus sonhos se tornem realidade!
Todos sabemos muito bem que a contabilidade tem evoluído constantemente – e, é claro que eu falo isso em todos as postagens do nosso blog. Afinal, é a mais pura verdade. Essa ciência tem se tornado cada vez mais consultiva, portanto, cada vez mais humana.
Essa evolução é cada vez mais notória, uma vez que, antigamente, esta era uma profissão e um ramo do empreendedorismo visto por todos apenas como “aquela que cuida dos números de uma empresa”. Contudo, hoje, é possível enxergar que o fato de a contabilidade estar se tornando cada vez mais consultiva, promove um entendimento maior sobre cada uma das necessidades dos clientes, o que permite a você, contador, entregar resultados mais claros e objetivos, já que toda a sua atuação é focada no problema que o empresariado apresenta.
Mas, agora, eu imagino que você esteja se perguntando:
“Marta, por que raios de motivo você está falando tanto sobre a evolução da contabilidade se o assunto do artigo é benchmarking?”
Bom, a evolução da contabilidade é, sem dúvida alguma, um dos pontos principais para entender o que é o benchmarking, já que as práticas contábeis estão se reinventando e, segundo o pensamento que Charles Darwin difundiu por todo o mundo:
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Ou seja, quem não se adapta, não sobrevive.
Eis que surge a primeira grande questão: você pretende fazer sua empresa contábil sobreviver?
Se sua resposta foi positiva, então é hora de entender o conceito de benchmarking e saber como fazer da maneira certa para o seu escritório de contabilidade. Vamos lá, amore?
Boa leitura!
É um pássaro? Um avião? Não, é o benchmarking permitindo o alcance à informação!
A grande maioria das pessoas confunde o conceito de benchmarking com a prática de Espionagem Industrial, mas, é preciso deixar claro que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.
O benchmarking é uma prática que permite E.N.T.E.N.D.E.R a atuação de outras empresas no cenário mundial para adaptar as estratégias utilizadas à sua organização. Ou seja, enquanto a espionagem industrial tem como foco obter informações sigilosas em prol de benefício próprio, o benchmarking tem o intuito de buscar referências e compreender as estratégias que trazem resultados mais expressivos para, então, adaptá-las para que tenham uma performance ainda melhor no seu negócio.
Faz sentido para você?
A estratégia de benchmarking permite a você, empreendedor, fazer um estudo de concorrência e identificar quais estão no mesmo patamar que o seu empreendimento contábil. Dessa forma, se torna muito mais simples alcançar patamares mais altos na sua atuação, uma vez que conseguirá identificar os seus potenciais pontos a serem melhorados.
Portanto, podemos separar o benchmarking contábil em 5 principais modalidades:
- Benchmarking interno: consiste na análise interna dos setores que mais se destacam para, assim, adaptar as estratégias aos demais setores e igualar os resultados produzidos.
- Benchmarking Competitivo: análise direta dos concorrentes, com foco em entender suas estratégias e superá-las.
- Benchmarking Funcional: análise de empresas do mesmo segmento de atuação, porém, que atendam nichos de mercado diferentes dos seus.
- Benchmarking de Cooperação: parceria entre duas empresas do mesmo segmento que resolvem compartilhar informações a fim de melhor a atuação.
- Benchmarking genérico: parceria entre empresas contábeis que atendem o mesmo nicho de mercado, porém, querem entender como funcionam os mesmos processos.
E aí, conseguiu entender o que é o benchmarking, suas estratégias e o conceito? Então está na hora de descobrir como implementar essa metodologia no seu escritório de contabilidade!
Como fazer o benchmarking para empresas de contabilidade?
Amore, para que você consiga implementar a estratégia de benchmarking da forma certa na sua empresa de contabilidade, é só seguir os passos abaixo:
Planejamento
A etapa de planejamento é uma das fases mais importantes para a implementação de qualquer estratégia – e eu não estou dizendo isso só em relação ao ambiente empresarial, mas na vida como um todo.
Neste momento é que são definidos os objetivos a serem alcançados e os caminhos necessários para conseguir o êxito que você, empreendedor contábil, tanto quer.
Sendo assim, procure entender os erros e acertos do seu escritório contábil. Afinal, compreendendo estes pontos, torna-se muito mais simples saber em qual ponto sua empresa precisa chegar.
Captação e Análise de dados
Este é o momento de colocar em prática tudo o que foi definido durante a fase de planejamento.
Para isso, é necessário conseguir os dados que precisam ser analisados. Você pode executar essa tarefa a partir de parcerias – como já citei acima – ou estudar seus concorrentes com base na estratégia digital que utilizam. Dessa maneira será possível entender o que tem gerado mais resultados.
Após o levantamento de dados, é hora de fazer a análise, adaptação e implementação das estratégias definidas a fim de melhorar o desenvolvimento do seu negócio.
Ação – implementação do benchmarking
Feito o planejamento, a captação e a análise de dados, você deverá estudar o que cabe implementar no seu empreendimento contábil e o que é descartável à sua forma de atuação.
Contudo, é preciso lembrar que, após finalizadas todas essas etapas, é preciso voltar a fase de planejamento e analisar a maturação das estratégias implementadas e, sendo assim, criar novos planejamentos para conquistar cada vez mais melhorias.
E então, o que achou das informações?
Lembre-se que o benchmarking é uma estratégia que depende de muita atenção e tempo disponível para a implementação. O ideal, é contar com uma agência de marketing digital contábil que consiga entregar a você cada uma das informações necessárias. Então, caso queira alcançar o sucesso de maneira surpreendente, me chama no “Zap”, tenho uma equipe sensacional pronta para te auxiliar em todos os momentos!
Ah, já ia me esquecendo… se gostou do artigo, compartilhe com os amigos e, se não gostou, manda pros inimigos, tenho certeza que eles vão adorar as informações!