Indexar página no Google: como fazer?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Informações importantes as quais vão ajudar você a indexar seu site no Google

Você sabe o que é indexar uma página no Google? Entende como isso deve ser feito? Então leia o artigo que preparamos e descubra!

Você sabe o que é a indexação feita pelo Google? 

Entende por que ela é importante para sua estratégia de Marketing Digital e para sua presença na internet?

Contador, o artigo que preparamos hoje foi feito justamente para ajudar você nessas e em muitas outras questões relacionadas a indexar sua página no Google.

Sendo assim, continue com a gente até o final do nosso artigo e saiba como fazer esse procedimento da forma adequada!

O que é a indexação feita pelo Google?

Quando fazemos uma busca no Google, ele nos retorna uma série de resultados, todos relacionados ao tema que buscamos, correto?

Porém, a fim de que ele apresente essas páginas, é necessário que elas estejam em um local específico, em que ele possa buscar essas informações.

Nesse sentido, indexar no Google consiste, de forma geral, em colocar o seu blog, o seu site ou a sua página no índice de pesquisa do buscador.

Contudo, um aspecto que deve ser considerado é que não basta apenas trazer informação sobre um determinado assunto, é importante seguir a critérios específicos, já que a pesquisa do Google está cada vez mais refinada, levando em consideração características específicas, como, por exemplo, como ela está estruturada, distribuição da palavra-chave e até mesmo vocabulário usado.

Isso é feito, pois o Google se preocupa em apresentar aos usuários resultados úteis, os quais estejam alinhados com o que, de fato, está sendo buscado.

Diante disso, é fundamental se preocupar com questões relacionadas ao SEO ao produzir seus conteúdos.

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization e consiste em um conjunto de técnicas que visam adaptar uma determinada produção a atender os critérios usados pelo Google para apresentar os resultados de suas buscas.

Abaixo, trouxemos algumas práticas relacionadas ao SEO:

  • Ter cuidado com a densidade da palavra-chave na página, ou seja, o número de vezes em que ela aparece;
  • Utilizar subtítulos (também conhecidos com tags H1, H2 e H3);
  • Fazer publicações com conteúdo multimídia;
  • Utilizar vocabulário simples, de fácil entendimento;
  • Produzir conteúdo útil, que faça a diferença na vida de quem for ler;
  • Utilizar backlinks, ou seja, links que direcionam para outras páginas, as quais tenham autoridade no assunto, e também páginas internas;
  • Ter uma página responsiva, ou seja, otimizada para se adaptar a telas de notebooks, de smartphones, de tablets etc.

Toda essa preocupação tem apresentado bons frutos, visto que, atualmente, o Google é um dos buscadores mais utilizados.

Logo, indexar seu site nele é uma decisão que permitirá dar mais visibilidade à sua presença digital. 

Abaixo, relacionamos alguns artigos que vão ajudar você a entender melhor sobre o assunto:

Por que ela é importante?

Como percebemos, o objetivo da maioria das empresas que estão na internet é ter um contato mais próximo com seu público alvo.

Então, a melhor maneira de fazer isso é fazer com que suas páginas sejam apresentadas quando realizam buscas.

Dessa maneira, indexar sua página no Google fará com que ela possa ser apresentada ao seus possíveis clientes quando estiverem procurando na internet conteúdo relacionado aos serviços contábeis que você presta.

Caso o seu escritório possua blog, as possibilidades costumam aumentar ainda mais.

Isso porque um blog costuma lidar sobre conteúdos diferentes de uma única área, isso aumenta as chances de sua empresa aparecer nos resultados e você poder abordar internautas, apresentando seus serviços.

Como gerenciar recursos para fazer a indexação?

Um aspecto importante relacionado à decisão de indexar o seu conteúdo no Google está ligado às abordagens que você utiliza para tanto.

Por exemplo, existem situações em que você prioriza uma abordagem passiva, não faz uso do sitemap, o buscador irá encontrar seu site por meio de outras páginas as quais possam ter algum vínculo com o seu conteúdo.

Contudo, há circunstâncias em que é utilizado um sitemap (que pode ser entendido, de forma genérica, como uma lista contendo os URLs do seu site), o que facilita o trabalho do buscador ao encontrar o seu material.

Essa estratégia agiliza bastante o trabalho do Google, já que ele não precisará buscar suas publicações em páginas que ele já tenha indexado anteriormente.

Ainda, quando se trata do envio de novas URLs para o Google, você pode optar por fazer a hospedagem do novo endereço no sitemap da sua página ou notificar o Google sobre o URL criado ou modificado.

Nesse contexto, contador, clique no link abaixo e acesse a um material que preparamos para ajudar você a entender, com mais clareza, por que seu escritório precisa de uma transformação digital:

Transformação Digital em Escritório Contábil

Quanto tempo demora para um site ser indexado pelo Google?

O período para o Google indexar uma página de internet pode variar bastante.

Quando você não faz a notificação sobre atualização ou sobre criação de um site ou de uma URL, esse período costuma ser mais curto do que quando o buscador precisa encontrar, por conta própria, o material publicado. 

Logo, a indexação costuma demorar entre uma ou duas semanas.

Como indexar página ou site Google?

O processo que deve ser seguido para informar ao Google sobre a existência da sua página é muito simples.

Ao clicar aqui, você será direcionado para um formulário, basta preencher os dois campos que aparecem, um deles pede o link do URL, e esperar que o processo seja realizado pelo buscador.

Já que estamos falando em ranqueamento, assista ao vídeo abaixo e saiba como ter um site contábil na primeira página do Google:

Grupo DPG: soluções completas para uma presença digital de peso para suas contabilidade

Como vimos em nossa conversa, indexar seu site ou sua página no Google é uma estratégia eficiente, a qual ajudará você a estar mais próximo a seus potenciais clientes ao investir em uma presença digital.

Entretanto, não basta apenas ter as suas publicações atreladas ao seu buscador, é necessário que elas estejam de acordo com os critérios usados para determinar a ordem em que os resultados serão apresentados. Isso ajudará você a aumentar as chances de aparecer na primeira página.

Nesse viés, indexar seu site no Google é uma estratégia eficiente para ter mais visibilidade na internet.

Dito isso, cabe lembrar que nós, do Grupo DPG, podemos ajudar você a fazer isso de forma prática e eficiente.

Quer saber como? Clique no botão abaixo, envie-nos seus dados de contato que vamos explicar!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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