A gestão de talentos é fundamental para garantir que os melhores profissionais do seu escritório de contabilidade se mantenham fiéis ao seu negócio e seus ideais! Quer saber como fazer isso? Eu te conto!
Olha, contador, é importante ter muito cuidado com a gestão de talentos, porque encontrar profissionais capacitados por aí já não é fácil! E se eu te dissesse que essa nem mesmo é a maior dificuldade em reter talentos?
Pessoas com caráter, dispostas a seguir os ideais da empresa e vestir a camisa, estar ao seu lado nas piores horas e curtir os melhores momentos – isso sim é difícil de encontrar por aí. Sabe o que é ainda mais difícil? No meio de uma crise, normalmente não percebemos essas pessoas no primeiro momento e, às vezes, não fazemos nada por elas. É aí que a coisa fica complicada!
Entenda: não estou falando de remuneração, porque isso, ainda que seja muito importante, não irá segurar seu colaborador mais insatisfeito ou decepcionado com você e com o seu negócio. Não!
A Gestão de Talentos para escritórios contábeis vai muito além do dinheiro!
Se eu tivesse a resposta definitiva para reter todos os talentos da minha empresa, eu não estaria preocupada em fazer o melhor que eu posso todos os dias. A verdade é que não existe uma receita de bolo, uma fórmula mágica, que permite que você mantenha seus colaboradores leais a você e sua empresa 100% do tempo. Pelo contrário, cada pessoa tem motivações diferentes, ideais, gostos e também desgostos. Conhecer as pessoas com as quais você trabalha é o primeiro passo para entender o que as satisfaz e o que as entristece, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.
Isso pode ser especialmente difícil se o seu escritório contábil contar com dezenas de funcionários e você nunca tenha tido um ou outro momento para confraternizar e conhecer melhor quem trabalha com você. Mas, calma, não é o fim do mundo! Você ainda pode organizar dias específicos e horários para que todos se conheçam melhor.
Lembre-se: nem tudo depende apenas de você. Ser um líder significa, na maior parte do tempo, observar e saber quando agir. Um colaborador e o seu comportamento podem muito bem se tornar a razão para a saída de outro, por isso, é importante controlar o ambiente e garantir que não haja nenhum fator desmotivacional presente. Para isso, determine regras que façam sentido para com o ambiente de trabalho, mas pense também em formas de flexibilizar o ambiente e torná-lo confortável para o trabalho – como um day off ou uma sexta casual, por exemplo.
Aprimore a sua Gestão de Pessoas!
Gestão de Talentos e Gestão de Pessoas devem andar de mãos dadas. Posso dizer que eu consegui melhorar e muito o meu relacionamento com meu sócio, com os meus colaboradores e até clientes depois de começar a estudar temas como inteligência emocional, gestão de pessoas e formas de enxergar problemas como oportunidades. Desde então, estamos fazendo maravilhas com o trabalho. Existem desafios? Sim! Tropeços? Muitos! Mas, nada disso é capaz de nos derrubar.
Parte disso veio por parte da Growing UP, uma empresa focada no desenvolvimento humano, que nasceu em 2017. Desde então, estivemos juntos e a parceria tem rendido ótimos frutos! Com ou sem tempo para investir em conhecimentos de gestão de pessoas e desenvolvimento humano, recomendo que busque uma empresa especializada nisso para aplicar os conhecimentos e técnicas na sua empresa. Você verá a diferença!