Fim do Google Analytics: tudo o que você precisa saber

Google Encerrara O Universal Analytics Em Julho De 2023 Blog - Marketing Contábil Digital | Grupo DPG

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Nesse artigo você vai ver:

Entenda o que fazer para lidar com o fim do Google Analytics e como isso impacta no seu dia a dia

Saiba mais sobre o fim do Google Analytics, como isso pode impactar a sua estratégia de atuação na internet e o que fazer para lidar com esse cenário

O fim do Google Analytics tem preocupado muitos gestores e empresas que atuam na internet, incluindo escritórios de contabilidade que buscam ter uma presença digital diferenciada.

De certa forma, isso pode trazer impactos na estratégia de sua presença digital, principalmente tendo em vista todas as funcionalidades dessa ferramenta.

Sabendo disso, preparamos um artigo o qual vai ajudar você a entender mais sobre o assunto.

Agora nós vamos conhecer melhor sobre ele, os principais problemas que você poderá enfrentar ao usá-los, o que fazer para enfrentar com mais tranquilidade o fim do Google Analytics e soluções que vão ajudar você a tratar esse assunto com mais facilidade.

Dito isso, contador, fique com a gente até o final da nossa conversa e saiba mais sobre o tema.

O que é o Google Analytics?

Contador e contadora, o Google Analytics é uma ferramenta que permite analisar como está a eficiência da sua presença na internet.

Ele é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para monitorar sites e aplicativos.

Possui uma plataforma bastante fácil de usar e ainda pode ser integrado com outras ferramentas do Google, como, por exemplo, o Search Console e o Google Ads.

Dentre as informações que ele permite acompanhar temos o perfil das pessoas que acessam seus sites, cidades de onde os internautas acessam suas páginas, total de conversões, dentre outros.

Ou seja, por meio de seus relatórios fica muito mais fácil entender a eficácia de suas estratégias e o que fazer para melhorá-la.

Com a ajuda dele é possível entender qual o melhor horário para realizar ações ao ter uma presença na internet, os motivos que têm contribuído para que abandonem seus sites, bem como saber quais os tipos de dispositivos estão sendo usados para acesso.

Nesse sentido, um ponto importante que a gente precisa considerar é que a ferramenta possui algumas versões, sendo que o fim do Google Analytics se dará para a versão “Universal”, a qual passará a ser substituída pela versão “Google Analytics 4”.

Dito isso, separamos alguns artigos que vão ajudar você a ter uma presença digital mais eficiente, leia-os antes da gente partir para o próximo tópico:

Quais as principais dificuldades que podem ocorrer com o fim do Google Analytics?

Nesse sentido, tratando-se do fim do Google Analytics,  um dos principais problemas que você poderá ter que lidar com as diferenças entre a versão “Universal” e o “4”.

O Google Analytics 4 também é conhecido por GA4.

Existem algumas mudanças importantes que podem, inclusive, impactar na leitura das informações apresentada pelos relatórios.

Contudo, a boa notícia é que o fim do Google Analytics ocorrerá, de fato, apenas no dia 1º de julho de 2023.

Então, você terá bastante tempo para se familiarizar com a nova plataforma.

O vídeo abaixo ajudará você a saber mais sobre essas diferenças:

O que fazer para lidar com esse cenário da forma adequada?

Nesse sentido, o ideal é que você busque conhecer ao máximo os funcionamentos dessa nova plataforma, e identifique como poderá impactar no seu dia a dia.

Uma alternativa que pode ajudar bastante é não esperar para fazer a migração já após o prazo final.

Se antecipar  ao uso do GA4 evita que você tenha dificuldade de lidar com problemas quando a outra versão já não estiver mais sendo utilizada.

Isso se torna ainda mais relevante quando percebemos que ele conta com recursos mais avançados, como, por exemplo, o fato de ter sido elaborado com o uso de machine learning, com o objetivo de garantir mais privacidade aos usuários de internet, bem como respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018)

Lembrando que o uso adequado da ferramenta deve contemplar tanto sua configuração, geração do fluxo de dados, criação de propriedade, forma como a coleta de dados será realizada, dentre outras.

Não esperar o fim do fim do Google Analytics para conhecer a ferramenta que o substituirá é uma maneira inteligente de evitar comprometer a sua estratégia de presença digital por conta de não entender da forma correta como essa nova ferramenta funciona.

Tal ideia é importante principalmente quando temos em mente a necessidade de se atuar na internet de forma pensada, considerando aspectos diretamente ligados às características e preferência do nosso público alvo.

Dito isso, contador e contadora, aproveite para ler um material que preparamos o qual vai ajudar você a ter uma participação nesse ambiente mais eficiente:

Grupo DPG: com a gente, fica muito mais fácil ter uma presença na internet eficiente 

Como a gente pode observar em nosso artigo, o Google Analytics é uma ferramenta importante que nos ajuda a entender como está a performance de um site ou aplicativo na internet.

Nesse sentido, existem várias versões da ferramenta na internet, sendo que o fim do Google Analytics Universal está previsto para 1º de julho de 2023, após essa data será utilizado o GA4.

Sendo assim, é importante buscar entender o funcionamento da ferramenta o quanto antes, isso evita que você tenha percalços ao ter essa nova ferramenta como única alternativa.

Nós, do Grupo DPG, somos uma agência de Marketing Digital especializada no público contábil, estamos antenados com essas e várias outras mudanças em nossa área, pois nos preocupamos em levar resultados de excelência para cada um de nossos clientes.

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