Marketing Contábil - Sites para Contabilidade
skip to Main Content

Estrutura digital: como implantar em sua contabilidade?

Estrutura Digital: Como Implantar Em Sua Contabilidade?

Descubra como implantar uma estrutura digital de alta performance para promover resultados incríveis ao seu escritório contábil

Conheça os maiores benefícios de montar uma boa estrutura digital na sua contabilidade

Querido amigo contador, antes de iniciar mais uma jornada de conhecimento aqui no blog, preciso me apresentar para você que ainda não me conhece.

O meu nome é Marta Giove, sou CEO do Grupo DPG – agência de marketing digital para contadores – e estou aqui mais uma vez não apenas a fim de mostrar a importância dos recursos de marketing digital para o seu escritório contábil, mas principalmente a fim de mostrar, na prática, os benefícios diretos para o seu negócio.

Eu e a minha equipe fazemos questão de buscar o que há de melhor e mais atual no cenário para proporcionar para você um conteúdo altamente relevante e capaz de gerar uma mega transformação na sua contabilidade.

Bom, vamos lá, o marketing digital é um recurso amplo, profundo e que dispõe de uma série de ferramentas que devem ser exploradas para as mais diversas finalidades, e quando eu falo em marketing digital para contadores, o que você precisa entender é que se trata de ações direcionadas exclusivamente para o seu tipo de negócio, ou seja, para o seu escritório contábil.

E você há de concordar comigo que esse é um grande diferencial, afinal se trata de contar com um apoio direcionado, dado por uma equipe que já conhece bem a sua área de atuação.

Pensando nisso, hoje iremos conversar sobre estrutura digital para escritórios de contabilidade, de modo que eu possa falar sobre aspectos cruciais na montagem de estratégias para promover o seu negócio na internet, colocando a sua contabilidade na maior vitrine do Brasil.

Portanto, amigo contador, eu gostaria muito de agradecer pela sua visita aqui no blog, pela sua confiança e reafirmo o meu compromisso de proporcionar um conteúdo de alta qualidade para que você possa alçar voos cada vez mais altos em busca do sucesso da sua contabilidade.

Aproveito para desejar uma excelente leitura!

Do que se trata uma estrutura digital?

Bom, quando eu falo em estrutura digital, você precisa entender que se trata de um conjunto de aspectos relacionados à implantação de recursos capazes de inserir de forma ampla uma marca no ambiente digital – no seu caso, o seu escritório de contabilidade.

Dentro dessa estrutura, podemos destacar uma série de mídias e de ferramentas, como:

  • Website;
  • Redes sociais;
  • Recursos audiovisuais;
  • Anúncios no Google;
  • E-mail;
  • Blog.

Ou seja, contador, é necessário “marcar presença” nos mais diversos cenários, obviamente se fizer sentido para o seu negócio.

Vou, inclusive, dar um exemplo aqui sobre um tipo de mídia que não é muito explorada pelo seu nicho de negócio, que é a rede social Tik Tok, por ter um tom mais divertido, diferente da grande maioria dos negócios contábeis, já que os gestores possuem um ar mais sério.

Mas, mesmo assim, pode ser muito bem explorada por contadores mais despojados, que gostam – efetivamente – de aparecer e que se dispõem a soltarem um pouco mais o lado criativo e divertido.

No final das contas, contador, a montagem da sua estrutura digital não é algo engessado e padronizado, afinal é necessário conhecer bem o seu perfil, entender os seus objetivos de vida e de negócios, a fim de que, a partir disso, possa ser feito um planejamento assertivo da inserção da sua contabilidade em todos esses meios citados acima.

E como eu citei uma lista de recursos importantes no contexto de uma estrutura digital, é hora de falar sobre cada um deles de forma isolada.

Vamos lá!

Website

Contador, o seu escritório contábil, no ambiente físico, possui uma boa fachada na entrada?

Aquela fachada que todo mundo para para olhar, por ser tão bonita e atrativa?

Eu bem sei que, quando se trata de um local físico, os gestores costumam caprichar e investem muito para conseguirem algo que possa destacar os seus negócios perante os concorrentes.

Agora vai uma provocação…

Por que você não optou por fazer isso no website do seu escritório contábil?

Nossa, é muito comum eu me deparar com sites amadores, feitos de qualquer jeito, sem nenhum tipo de embasamento com relação aos aspectos gráficos e, inclusive, com informações desatualizadas.

Em resumo, é normal – infelizmente – que o site seja montado em determinado momento e fique lá, esquecido.

No contexto da estrutura digital atual, você precisa mudar radicalmente o seu modo de pensar sobre o website do seu negócio, pois essa é a sua “fachada virtual”, meu amigo contador.

Você precisa caprichar – e MUITO!

Listei, inclusive, o que considero relevante na montagem do seu website:

  • Definição de uma identidade visual;
  • Domínio conhecido (.com.br);
  • Atualização constante de informações;
  • Espaço para blog (que precisa de atualizações frequentes também);
  • Definição de estratégias de captação de clientes (iscas digitais).

Redes sociais

Ainda hoje, há quem acredite que rede social é apenas para distração e para diversão, afinal é o que as pessoas mais estão habituadas a ver acontecendo e acabam reproduzindo essa ideia também.

Contador, você não faz ideia da quantidade de negócios acontecendo, nesse exato momento inclusive, nos mais diversos ramos empresariais e nas mais diferentes áreas de atuação.

A democratização da internet permite que isso aconteça – e não importa se você é contador, médico, advogado ou psicólogo.

Há espaço para todos e um oceano azul para navegar, porém tudo precisa ser feito de forma profissional: você deve se manter longe do amadorismo.

Ou seja, as redes sociais dentro da sua estrutura digital precisam ser ferramentas que agreguem valor ao seu negócio.

Um aspecto muito comum é o fato de os contadores criarem perfis dos seus escritórios contábeis em mídias como o Facebook e Instagram e, simplesmente, abandonarem os perfis, realizando atualizações em grande espaço de tempo, sem a adoção de nenhum tipo de critério.

Não há espaço para o amadorismo, meu amigo!

Ninguém vai buscar os seus serviços se você permanecer agindo dessa forma: essa é uma verdade que precisa ser dita.

Então, de que forma é possível mudar esse cenário para que a sua estrutura digital possa se solidificar?

Vamos às dicas:

  • Mantenha o padrão de identidade visual do seu website;
  • Entenda o perfil do público que você quer alcançar;
  • Priorize a publicação de temas relevantes para esse público;
  • Disponha os seus dados de contato na BIO;
  • Perca a vergonha de aparecer e invista em vídeos educativos;
  • Atualize as suas páginas com frequência;
  • Não demore de responder comentários e direct;
  • Esteja pronto para seguir esses passos acima todos os dias.

Se a sua contabilidade vai estar inserida no Facebook, no Instagram, no Youtube, no Tik Tok e nas outras redes sociais de forma completa, isolada ou apenas em alguns desses recursos, isso só uma boa análise é capaz de responder.

O importante é entender que isso se trata de mídias com alto poder de interação, de modo que você pode se comunicar com pessoas do mundo inteiro e, consequentemente, dobrar, triplicar ou quadruplicar a sua carteira de clientes, obviamente de acordo com a sua capacidade de atendimento.

Recursos audiovisuais

O Youtube cumpre bem o que queremos mostrar neste tópico, assim como o Instagram também vem sendo bastante utilizado com esse propósito, seja com os stories, com as lives ou com o novo recurso: o Reels, que é concorrente do Tik Tok.

A verdade é que você, contador, precisa “destravar” e passar a considerar a ideia de estar inserido nesse contexto, promovendo vídeos nessas ferramentas.

Digo isto pois o audiovisual vem crescendo muito nas redes e as pessoas estão cada vez mais dispostas a ouvir o que você tem a dizer, obviamente, assistindo a um vídeo seu.

Isso promove um maior dinamismo para o seu conteúdo e é uma forma de você expor as suas ideias de uma forma mais ampla e, assim, mostrar todo o potencial do seu negócio, afinal, ninguém melhor do que você para falar sobre os serviços que promove e, também, para contar a sua própria história.

Amigo contador, o audiovisual está em evidência e precisa ser muito bem explorado por profissionais como você, de uma forma didática e que possa ajudar as pessoas – que, no caso, são o seu público-alvo.

Sendo assim, é bom ficar atento e não negligenciar essas ferramentas dentro da sua estrutura digital.

Anúncios no Google

Os anúncios no Google fazem parte de uma boa estratégia dentro da sua estrutura digital e precisam estar de acordo com a sua capacidade de investimento.

Em outras palavras, você não pode – e nem deve – se endividar para investir nesses anúncios.

No entanto, precisamos destacar a sua importância, afinal de contas esse recurso acelera a visibilidade do seu negócio no digital e, se feito de forma adequada, insere o seu negócio na primeira prateleira do Google, ou seja, nos motores de busca.

Em meio a essas estratégias de anúncios, posso destacar aspectos importantes, como:

  • Utilização de palavras-chave;
  • Escolha da região que você pretende alcançar;
  • Filtro de média de idade do seu público.

Enfim, os anúncios podem ser direcionados através desses filtros e, com isso, a sua comunicação se torna muito mais objetiva e “certeira”.

Isso é o que chamamos de anúncios patrocinados e, inclusive, podem ser feitos não apenas diretamente no Google, mas também inseridos nas plataformas de mídias digitais, como no Instagram, no Facebook, no Youtube e nas demais redes.

Obviamente, é necessário avaliar todo o contexto, fazer um bom planejamento – inclusive financeiro – e realizar as ações de forma profissional, a fim de que você consiga alcançar os objetivos pretendidos.

É muito importante dizer que não é só pagar e os resultados chegam…

Infelizmente, muita gente acredita que a internet funciona como mágica e que os resultados chegam de forma rápida, mas não lhe contaram sobre um ponto muito importante: a constância, até mesmo no que diz respeito aos anúncios.

Lembre-se sempre da máxima: quem não é visto não é lembrado.

E-mail

É bem capaz de você já ter ouvido por aí que o e-mail iria “morrer” em pouco tempo…

Bom, essa frase foi amplamente divulgada por longos anos e, arrisco a dizer, por décadas, afinal de contas, desde o início da internet o e-mail é um recurso que já estava presente e era necessário para que os provedores o disponibilizassem aos usuários, como forma de dispor de usuário e de senha.

Quem já acessa a internet há muito tempo certamente já teve e-mails como: @bol, @uol, @yahoo – e assim por diante.

Agora vai uma informação que pouca gente sabe: o e-mail é a ferramenta mais valiosa dentro da estrutura digital e é com essa informação que muita gente realiza vendas.

Sim, é tão valioso quanto um contato de WhatsApp, por exemplo; quando bem trabalhado, você pode enviar informações relevantes para o seu público, explicando aspectos do seu negócio, dos seus serviços e, obviamente, realizando ofertas para os seus potenciais clientes.

Por isso é muito importante ter em sua “isca” (que falaremos mais adiante) um formulário dentro do seu site, a fim de que os interessados em seus serviços insiram os seus dados cadastrais com informações preciosas, como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Telefone para contato;
  • E-mail.

Aí, meu amigo, você já tem meio caminho andado para explorar de forma positiva essas informações e para conseguir fechar bons negócios.

Entretanto, não posso deixar de dizer que os exageros não são bem-vindos, como, por exemplo, enviar e-mail todos os dias para a sua lista, afinal a pessoa vai acabar tendo uma imagem de que você é chato e, com isso, solicitar a exclusão do e-mail da sua lista.

Mais uma vez, estou falando aqui sobre estratégia e planejamento, com o intuito de que você não realize ações aleatórias e que não façam o menor sentido.

CONFIRA NOSSOS SERVICOS GIF DPG - Estrutura digital: como implantar em sua contabilidade?

Blog

Os blogs também são ferramentas que existem desde os primórdios da internet e, inclusive, eram uma forma de as pessoas catalogarem suas ideias e as disporem em um ambiente digital para que outras pessoas pudessem ler e comentar.

Inicialmente, não tinha muito viés político e muito menos estava dentro de uma estratégia de vendas em torno de uma estrutura digital; tinha um intuito muito mais de interação e de exposição de ideias.

Inclusive, o blog era a ferramenta perfeita para pessoas tímidas, que tinham dificuldades de comunicação de forma presencial (acredito que até hoje é uma ferramenta útil nesses casos).

Porém, com o passar do tempo, com o crescimento do digital, com as transformações sociais e com tudo o que você já vem presenciando, os blogs passaram a ser altamente relevantes no contexto de pessoas públicas e empresas, pois é uma forma de atrair o público e, consequentemente, de realizar vendas.

Um ponto que preciso destacar é sobre o termo “blogueiro”, que muitas vezes é utilizado fora de contexto para definir influenciadores digitais, até mesmo porque nem todos os “influencers” possuem um blog, mas sim perfis em redes sociais onde publicam conteúdos para gerar engajamento, publicidade e vendas.

Os benefícios do blog são:

  • Promover conteúdos de qualidade para o seu público;
  • Gerar autoridade ao seu escritório contábil;
  • Funciona como isca digital.

Da mesma forma que eu falei que é necessário atualizar sempre o seu site e as suas redes sociais, o seu blog precisa ser atualizado frequentemente.

No contexto da sua estrutura digital, você precisa criar uma “aba” no “menu” do seu site e destiná-la para servir como o espaço do seu blog contábil, em que você irá dispor de informações relevantes do seu negócio para atrair pessoas interessadas no seu conteúdo.

São diversos os temas que você pode utilizar, como:

  • Tributação;
  • Abertura e legalização de empresas;
  • Imposto de Renda;
  • Fluxo de caixa etc.

A constância das suas publicações, mesmo de forma orgânica, fará com que – pouco a pouco – a sua contabilidade alcance lugar de destaque nos motores de busca, como o Google.

Mas, para isso, é importante dominar as técnicas de marketing digital, como as que já citei anteriormente, como: utilização de palavras-chave e escrita direcionada para determinado público que você deseja atingir.

Por que inserir a sua contabilidade dentro de uma estrutura digital?

Bom, creio que consegui abordar uma série de aspectos relevantes dentro de uma estrutura digital de uma contabilidade, mas ainda assim você pode estar se perguntando a respeito da real necessidade de utilizar todos esses recursos da forma adequada.

Amigo contador, infelizmente, quem está “fora desse jogo” está deixando de ganhar muito dinheiro e, consequentemente, perdendo relevância dentro de um mercado cada vez mais competitivo, em que todos os seus concorrentes estão inseridos, tanto no contexto físico quanto no digital.

Abandonar o digital é um erro que será determinante para o futuro do seu negócio, e eu acredito muito que a pandemia tornou isso bastante evidente.

Responda com sinceridade: você conseguiu aumentar os resultados do seu negócio contábil durante a pandemia sem utilizar os recursos do marketing digital?

Pois bem, o que eu, infelizmente, presenciei foram contadores desesperados por não saberem nem por onde começar, principalmente por cometerem erros que eu citei no início deste artigo, como: não terem um site profissional e atualizado, não utilizarem estratégias de engajamento e sequer saberem para quem estão comunicando na internet.

É preciso dizer que o mundo mudou muito, o comportamento do consumidor já é outro e você, enquanto gestor de um escritório de contabilidade, precisa acompanhar as mudanças e entender quais são as tendências dentro do seu ramo de negócios.

Vou dar dois exemplos de recursos que são relativamente novos no seu mercado, mas que são fantásticos:

  • Contabilidade digital;
  • BPO Financeiro.

Ninguém mais tem a real necessidade de estar alocado no escritório de empresas para realizar um bom trabalho contábil, mas isso é assunto para uma outra oportunidade.

O que quero dizer é que você precisa estar presente no digital, tornar-se relevante no seu nicho de atuação e permanecer dessa forma enquanto a sua empresa estiver aberta, e isso é um caminho sem volta.

E cao você ainda não esteja preparado para isso, é bom já começar a pensar na ideia e ter coragem para dar o primeiro passo, que é o que falarei a seguir.

Abandonando antigas crenças

Bom, existem paradigmas muito fortes no universo dos profissionais contábeis, principalmente sobre a questão da mentalidade de negócios.

Você, certamente, sabe que a sua profissão, por muitos anos, foi vista com um mal necessário na vida das pessoas e na gestão das empresas, pois o contador era um profissional previsível e que atuava sempre com serviços como contas a pagar e a receber e a declaração do Imposto de Renda.

Mais uma vez, o tempo passou, e a atual geração de profissionais contábeis vem mostrando que não é bem assim, afinal – hoje – são disponibilizados aos clientes uma série de serviços importantes, relevantes e que fazem total diferença dentro dos seus negócios.

Pois bem, se você precisou se adequar a essa nova realidade, na qual o ritmo atual é bem diferente do ritmo de anos ou de décadas atrás, por qual motivo se apega tanto ao presencial na divulgação do seu negócio?

Repare que estou falando de crenças, e é fundamental que você – antes de mais nada – reconheça o valor de todas as estratégias de uma estrutura digital, que eu falei ao longo deste artigo, para que a partir daí entenda a necessidade de dar o segundo passo, que é o de admitir que já está na hora de mudar.

Portanto, abandonar antigas crenças é:

  • Estar aberto para o novo;
  • Buscar novas fontes de conhecimento;
  • Entender os recursos atuais e seus benefícios;
  • Buscar o apoio de profissionais que podem te auxiliar.

E é aí que entra o verdadeiro “pulo do gato”, que é o de implantar um apoio profissional no que tange ao marketing digital, a fim de dar início a todo o processo de transformação do seu negócio, montando uma estrutura digital capaz de promover a sua contabilidade de uma forma incrível, tornando você uma verdadeira referência no mercado, seja apenas na sua região de atuação ou de uma forma global.

Portanto, muita atenção ao próximo tópico, pois irei me aprofundar na importância de um marketing digital especializado na sua área de atuação, o que é bastante diferente de um marketing generalista, que abraça diversos nichos diferentes.

Por que contar com um marketing digital especializado?

Aqui eu tenho bastante propriedade – e autoridade – para lhe mostrar a importância de contar com serviços especializados, ou seja, com o marketing digital para contadores.

Afinal, sem falsa modéstia, eu e a minha equipe do Grupo DPG somos referência nacional no assunto e conseguimos promover uma verdadeira transformação em escritórios contábeis espalhados pelo país.

E isso é algo que um marketing digital generalista não consegue fazer, por motivos como:

  • Não conhecem a realidade do universo contábil;
  • Não falam a mesma língua que você;
  • Não possuem resultados comprovados em negócios similares aos seus;
  • Jamais atuaram na construção de uma estrutura digital para o seu tipo de negócio.

Percebe o diferencial e o alto potencial de excelentes resultados que o marketing digital para contadores pode promover ao seu negócio?

Sem contar que o tempo – que vale ouro – será muito mais otimizado, pois você passará a contar com uma equipe que já é ambientada a promover soluções assertivas para contabilidade.

Não esqueça do que eu já falei anteriormente: é necessário entender o histórico do seu escritório, saber qual é a sua história, saber quais são os seus planos, para que a partir dessa conversa o desenho da sua estrutura digital comece a ser montado de uma forma única e exclusiva, de acordo com o seu perfil profissional e com tudo o que almeja para o futuro do seu negócio.

E então, está pronto para o desafio de abandonar crenças limitantes e mergulhar em um processo de transformação do seu negócio para, enfim, tornar-se uma referência no digital e captar cada vez mais clientes?

Só depende de você, e eu, Marta Giove, estou pronta para segurar a sua mão e te levar para o caminho do sucesso, mas não sem antes lhe mostrar quais os riscos de permanecer sem um suporte de marketing digital especializado.

Os riscos de permanecer fora do contexto digital

É muito bom chegar aqui e falar de todos os benefícios do marketing digital para contadores, e para mim seria muito fácil parar por aqui e ter a sensação de dever cumprido, mas aí não seria eu…

Contador, toda a minha bagagem como gestora de uma agência de marketing digital especializada em contabilidade me faz ter a mais plena responsabilidade de mostrar o outro lado da moeda, que – inclusive – é bem capaz de ser a situação atual em que o seu negócio se encontra.

Pois bem, permanecer sem considerar todas as estratégias de montagem e a solidificação da sua estrutura digital, com a mais absoluta certeza, fará com que a sua contabilidade caia no ostracismo.

Afinal, você pretende continuar divulgando o seu escritório em panfletos distribuídos na rua ou de porta em porta?

Vai mesmo permanecer apegado aos meios convencionais que, a cada dia, vêm se tornando obsoletos?

Faça uma reflexão e observe tudo ao seu redor, para entender as mudanças que estão ocorrendo de forma acelerada…

Smartphones cumprindo as mesmas funções de um computador, pessoas cada vez mais comprando pela internet, o delivery por aplicativo crescendo a cada dia…

Com isso, quem não se molda à nova realidade infelizmente está ficando para trás.

É como eu falei, a pandemia acelerou muito esse processo, e os gestores que deram um “start” a essas transformações estão em um ritmo de crescimento em seus negócios – inclusive muita gente dobrou de faturamento, mesmo com isolamento social.

Então, na minha visão e experiência nessa área de atividade, se você permanecer na mesma situação, sem contar com os recursos digitais, em pouco tempo estará fora do mercado.

Como eu sei que não é isso que você quer, inclusive por ter chegado até aqui acompanhando o conteúdo com bastante atenção, no próximo – e derradeiro – tópico, trarei a solução para os seus problemas, de modo que você consiga fazer uma transformação efetiva na sua contabilidade e, mais do que isso, que alcance resultados extraordinários com uma estrutura digital impecável.

1578345514 gif dpg sites - Estrutura digital: como implantar em sua contabilidade?

Conte com o marketing digital para contadores do Grupo DPG!

Por mais que pareça que tudo o que eu falei já seja o suficiente, preciso informar que os bastidores da construção de uma estrutura digital de sucesso são, de certa forma, complexos, de modo que é necessário contar com uma equipe de diversos setores diferentes para cuidar de cada etapa da implantação do marketing digital para o seu negócio contábil.

E eu posso mostrar alguns deles, que são:

  • Equipe de criação;
  • Equipe de redação;
  • Equipe de atendimento;
  • Equipe que cuida das métricas;
  • Equipe de otimização para motores de busca, dentre outras.

Cada setor cuida de etapas importantes da construção e de ações cotidianas em prol da comunicação da sua contabilidade na internet.

Em meio a tudo isso, existem recursos que são utilizados no dia a dia dessas equipes, que fazem uso de técnicas para que todo o processo seja assertivo e efetivo.

É muito importante frisar, também, a importância das métricas de desempenho, a fim de que você saiba quais foram as ações que obtiveram melhor resultado e, com isso, para que, ao longo do tempo, toda a comunicação seja moldada e ajustada de acordo com o que mais dá certo para o seu negócio.

Por isso que eu reafirmo a relevância de você contar com um marketing digital especializado em escritórios de contabilidade, a fim de que você consiga, realmente, alcançar resultados surpreendentes.

Então, eu e a minha equipe do Grupo DPG estamos à sua disposição para sermos os verdadeiros agentes transformadores do seu negócio na internet.

Topa o desafio?

Faço questão de disponibilizar um de meus consultores para que você possa tirar todas as suas dúvidas, de modo que você também possa falar sobre as suas necessidades, contar um pouco da sua história e, a partir daí, a minha equipe poderá alinhar contigo a melhor estratégia para montar uma estrutura digital sólida e de sucesso para a sua contabilidade.

Para mim, será um prazer ter você conosco e, desde já, agradeço pela sua atenção e dedicação em se aprofundar em um assunto que mudará a sua vida para sempre, caso você opte por colocá-lo em prática.

Portanto, disponibilizei um canal de atendimento exclusivo, com o intuito de que você possa conversar diretamente com um consultor do Grupo DPG; basta clicar agora mesmo no ícone do WhatsApp que está logo abaixo para falar diretamente com ele.

quero agendar uma reunião - Estrutura digital: como implantar em sua contabilidade? QUERO UM SITE PODEROSO PARA ALAVANCAR MINHA CONTABILIDADE

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco

Somos uma Agência de Marketing Digital para Contadores e Advogados em SP. Com certeza, podemos ajudá-lo a transformar o seu negócio!

Vamos elevar sua empresa ao próximo nível?

Estamos esperando por você… até logo.

Acesse nosso Facebook: @GrupoDPG.Digital

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

    This Post Has 0 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Back To Top
    ×Close search
    Search
    Recomendado só para você!
    Fala contadores e contadoras! Estamos de volta com o “MARKETING…