Estratégia de Marketing Contábil: 4 motivos para você construir um blog!

Escrito por:

Marta Giove

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Porque você deve investir imediatamente em um blog para sua empresa de contabilidade?

Marketing Contábil é tudo o que uma empresa de contabilidade faz para adquirir clientes e manter um relacionamento duradouro com eles. Mesmo pequenas ações, tais como, escrever um e-mail de agradecimento, marcar um almoço com um cliente em potencial, retornar chamadas telefônicas prontamente ou marcar uma reunião com um cliente apenas para um “cafezinho”, pode ser considerado uma estratégia de marketing contábil.

O objetivo final de uma estratégia de marketing contábil é combinar os produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa de contabilidade com as pessoas e empresas que precisam e querem usufruir destes serviços, garantindo assim a lucratividade de quem os comercializa.

Existem diversas estratégias de Marketing Contábil que você, como empresário do segmento, deve colocar em prática para conquistar novos clientes. Porém, hoje queremos falar sobre uma das mais importantes:

A criação de um blog para sua empresa contábil.

Talvez, algumas pessoas questionem esta estratégia, haja vista que, com a quantidade de mídias sociais disponíveis, será que ainda é relevante a construção de um blog para uma estratégia de marketing contábil eficiente?

Independentemente se você é uma empresa contábil de porte pequeno ou está perto de ser considerado ou equiparado com uma das “Big Four” em contabilidade, um blog bem estruturado em seu site contábil é parte integrante fundamental da sua estratégia de marketing contábil , e você não pode e não deve abrir mão dela se quiser se tornar uma autoridade para o seu público alvo e conquistar mais clientes para a sua carteira.

Por isso, elencamos 4 motivos sobre o “porquê” que você deve e precisa investir hoje mesmo na construção de um blog para sua empresa contábil.

 1º Um blog bem estruturado aumentará consideravelmente o tráfego do seu site contábil

 Um blog bem estruturado lhe dá a oportunidade de criar conteúdo relevante para seus potenciais clientes. Esta é uma tática fundamental de Marketing Contábil para direcionar o tráfego para o site de sua contabilidade.

Faça do seu blog contábil uma base sólida para gerar conteúdo para todas as suas mídias sociais. O BLOG em seu site é a SUA PLATAFORMA DE MÍDIA e ninguém pode tirá-la do ar, à não ser você. Se você publicar seu conteúdo apenas no Facebook, por exemplo, e o mesmo sair do ar (lembra-se do “finado” Orkut?) você perderá todo o conteúdo relevante que produziu.

Sua empresa contábil pode estar no Facebook , Twitter , LinkedIn ou em qualquer outra mídia social. Porém, você deve integrar seu blog contábil com estas mídias . Publique links – com imagens atraentes – dos artigos publicados em seu blog e compartilhe-os em suas redes sociais. Dê a seus seguidores sociais muitas razões para clicar e visitar o seu site.

Além disso, publique links de entrada diretamente em seus artigos do blog, para assim, direcionar o tráfego para páginas internas de destinos específicos de seu site. Afinal, você quer ou não que seu público saiba o que você pode fazer por ele?

Você vai gostar de ler: 7 clichês sobre Marketing Digital Contábil que você, como Empresário , deveria evitar…”

 2º Aumente a relevância do seu site contábil junto aos motores de busca, como o GOOGLE!

 Um blog bem estruturado com conteúdo relevante pode melhorar consideravelmente o SEO de seu site contábil e aumentar a sua relevância junto aos motores de busca como o Google, por exemplo. Conteúdo próprio e “exclusivo” ainda é uma das principais chaves para bater os seus concorrentes na luta pelas primeiras posições das páginas de resultados do Google.

Utilize palavras-chave em seus artigos. Liste as palavras-chave, tópicos e categorias nas quais você deseja que sua empresa contábil seja encontrada. Use estas palavras e expressões associadas ao escrever seus artigos.

Naturalmente, se você pesquisar com muito critério sobre os nichos de seus potenciais clientes, seus principais desafios, suas dores específicas e como você pode ajudá-los, e então, publicar regularmente, com muita disciplina, artigos bem escritos e relevantes em seu blog contábil, você aumentará naturalmente sua quantidade de palavras-chaves e estará sempre muito bem posicionado nos motores de busca. Estar sempre atento sobre suas palavras-chave e suas associações só vai melhorar os resultados de sua estratégia de Marketing Contábil.

Importante: Palavras-chave e tópicos relevantes em seu blog são algumas das estratégias de marketing contábil mais significativas para que o Google (e outros motores de busca) encontrem o seu site contábil, quando estas palavras ou frases forem pesquisadas.

 Leitura imperdível: Marketing Digital Contábil: 6 passos para uma estratégia campeã

 3º Posicione-se como uma Autoridade para o seu Público Alvo

Artigos bem escritos demonstram que você, como empresário contábil, é uma autoridade sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mundo corporativo/contábil, e que sua empresa de contabilidade é uma empresa conceituada e líder em seu mercado de atuação. Ao publicar artigos que ressoam com os nichos de seus clientes e mostrar todo o seu conhecimento sobre as atividades e burocracias legais inerentes a cada negócio especificamente, você estará comercializando suas habilidades para o seu público, mostrando a importância de os mesmos o contratarem, pois você é um especialista e não um contador generalista.

Se você é um contador especializado no mercado varejista, por exemplo, escreva posts sobre o segmento varejista. Seus clientes irão conhecê-lo como uma fonte de conhecimento para resolverem suas dores do dia a dia.

Se você é especializado em contabilidade para indústria, escreva post’s bem articulados, demonstrando profundo conhecimento sobre as dores e os desafios da indústria. Torne-se uma das principais fontes de pesquisa para o setor industrial.

Lembre-se: Você está construindo um elo de confiança com seus potenciais clientes. Quanto mais você conseguir mostrar que é profundo conhecedor de seus nichos de atuação, mais presumível será que seus “prováveis consumidores” confiem em você para fornecer o que eles precisam.

Seus clientes precisam se beneficiar da aprendizagem que você lhes fornece. Portanto, eduque-os produzindo conteúdo educativo.

 4º Crie relacionamentos duradouros com seu público

Um blog contábil, com artigos relevantes, é uma das mais importantes pontes para aprofundar sua conexão com seu potencial cliente. Ao se conectar diretamente em seu site contábil, seus clientes serão capazes de conhecer o seu negócio/ serviços a partir do conforto de suas casas ou empresas, e terão a opção de pesquisarem todos os seus concorrentes também.

Logo, use isso ao seu favor.

Novamente enfatizamos: “construa um elo de confiança com seus potenciais clientes por ser uma fonte de informações relevantes para os mesmos”.

Empreendedores gostam de se manter informados sobre o seu próprio negócio e o mundo corporativo, por isso, apreciam muito a quem os ensina. Sendo assim, que este alguém seja você!

Além disso, assim como você faz em suas redes sociais, responda aos comentários em seus artigos e interaja com seus seguidores. Se surgirem perguntas sobre um serviço ou um assunto sobre o qual você costuma escrever, responda diretamente a cada um e de forma personalizada em seu blog. Os comentários inseridos em seu blog contábil serão sempre pesquisáveis e estarão permanentemente à disposição do seu público, ao contrário de uma resposta dada no Twitter ou em um post do Facebook (pois o seu feed de notícias é muito dinâmico e as respostas somem rapidamente). É muito importante que outros potenciais clientes vejam suas interações também.

Conclusão

Existem outros motivos pelos quais uma empresa contábil deve querer “blogar”, porém, entendemos que são motivos menores e estão distantes dos principais benefícios da construção de um blog para sua empresa contábil.

E então, conseguimos fazer você entender um pouco sobre a importância de um blog para a eficiência de sua estratégia de Marketing Contábil?

Deixe-nos a sua opinião a respeito. Nós queremos muito interagir com você!

Até a próxima!

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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