Foto retirada do acervo Rede Globo de Televisão
[Seja o melhor contador que seus clientes poderiam ter!]
Ei contador, olha eu aqui novamente!
Hoje vamos falar de um assunto que pode parecer um pouco estranho no começo, mas garanto para você que vai fazer muito sentido!
Sei que você é um empresário totalmente ocupado e que, muitas vezes, mal tem tempo para ficar com sua família… mas, em algum momento, mesmo que tenha sido num café com um cliente, você deve ter ouvido falar sobre a novela das 21h – “A Dona do Pedaço”.
Agora, imagino que você esteja se perguntando:
[Por que a Marta está falando sobre a novela no Blog do Grupo DPG?]
Se ainda não conseguiu entender, eu explico para você!
No enredo da novela, vemos uma grande empresária que iniciou seu empreendimento do zero, assim como eu – e, talvez, assim como você.
Contudo, neste momento, o assunto não será sobre empreendedorismo e a maneira sensacional como ela alcançou o sucesso quase que instantaneamente.
Retirei estes minutos para falarmos sobre um grande companheiro que está com ela em todos os momentos de decisão: o seu contador!
Aaahhh… agora sim está ficando mais claro, não é mesmo?
Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre como o contador da novela pode te ajudar em muito a melhorar os serviços que você oferece para seus clientes e prospects?
Bora lá?
Comportamento
Ao assistir a novela é possível perceber que Márcio (Anderson Di Rizzi) – personagem que representa o contador da empresária Maria da Paz (Juliana Paes) – está sempre ao seu lado como seu fiel escudeiro e, em todos os momentos de tomada de decisão, ele está presente.
O que isso deve dizer a você, contador da vida real?
Estar presente no dia a dia de seu cliente é extremamente necessário, afinal, dessa forma é possível acompanhar cada tomada de decisão e sempre indicar a ele os melhores caminhos a serem tomados.
Contudo, vale frisar ainda que: estar ao lado daquele que confiou em você para uma parceria – sim, seus clientes devem ser vistos como sendo seus parceiros de negócio – é uma obrigação! O cliente deu a você um voto de confiança e “traí-lo” no momento em que ele mais precisa seria o mesmo que atestar sua total indiferença com o patrimônio e as necessidades dele.
O patrimônio não é seu, mas você deve cuidar como se fosse!
No capítulo do dia 22/07/2019 (segunda-feira) vimos a grande importância de um contador que presta serviços consultivos para seus clientes.
Maria da Paz – protagonista da novela – pensa em agradar sua filha e seu marido comprando uma mansão, contudo, não sabe que, juntos, eles estão armando um golpe para roubar sua fortuna.
Neste momento faz-se presente o contador (Márcio), ele explica que não há a possibilidade e viabilidade da compra do imóvel; e que, se o dinheiro aplicado na empresa como capital de giro for retirado, existirá a grande possibilidade de um processo de falência.
Sabe o que isso deve significar para você?
Mesmo que não seja o detentor do patrimônio, é necessário cuidar dele como se fosse, afinal, se estes bens não existissem nas mãos de seus clientes, você, contador, não teria com eles uma parceria de negócio que cria a possibilidade de expansão da sua empresa e, consequentemente, de seus bens.
Sendo assim, faz-se necessário sempre se atentar às necessidades e decisões de seus clientes, para que isso não venha a se tornar um problema no futuro. Todavia, lembre-se: você pode prestar o serviço consultivo e indicar ao seu cliente o melhor caminho, mas, em momento algum, deverá tomar as decisões por ele.
Então, contadores e contadoras…
Vou dar a vocês uma dica muito importante: sejam para seus clientes aquilo o que vocês querem que seus fornecedores e auxiliares nas tomadas de decisões sejam para você num momento de necessidade.
Estou disponível sempre que precisar de ajuda!
Me chama no “Zap Zap”!
Marta Giove
CEO – Grupo DPG