Conteúdo baseado em dados: como utilizar?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Como realizar o marketing de conteúdo baseado em dados

Saiba de que maneira o marketing de conteúdo baseado em dados pode ser um diferencial na estratégia de seu negócio para com seu público-alvo

O marketing de conteúdo baseado em dados é uma ferramenta muito efetiva que potencializa os efeitos das estratégias de marketing.

Esses dados são utilizados para realizar campanhas de marketing de conteúdo eficiente.

Isso auxilia na fidelização de clientes que irão interagir cada vez mais com seu escritório, afinal, por meio dele são gerados muitos insights e são aplicados a estratégias de marketing.

Para ajudar a entender e aplicar mais sobre o marketing de conteúdo baseado em dados, preparamos um artigo especialmente para você.

Portanto, siga conosco e tenha uma excelente leitura!

Marketing de conteúdo baseado em dados: o que é?

Primeiramente, para entender o que é marketing de conteúdo baseado em dados, vamos saber o que é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta do marketing desenvolvida para criar um conteúdo relevante e consistente.

Esse conteúdo deve ser criado para atingir a persona da empresa, onde seu objetivo é atrair e envolver o público de forma que atenda e atinja as necessidades e as dores dos clientes.

Ela impulsiona conversões e aumenta o tráfego para a página ou perfil da marca. 

Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo é a utilização do conteúdo correto. Posts, vídeos, guias, e-mails, artigos e muitos outros são exemplos de conteúdos.

Entretanto, seu escritório deve escolher aquele que melhor se adequa a seus clientes.

O marketing de conteúdo baseado em dados é utilizado para melhorar essas estratégias.

Esses dados são coletados de sua persona que corresponde ao seu cliente ideal e, por meio desses dados, torna-se possível construir campanhas efetivas.

Um marketing de conteúdo baseado em dados utiliza os dados reais que foram coletados por meio de interações e feedbacks com os clientes.

Esse retorno de informações permite que a empresa tenha uma visão sobre as necessidades, motivações e preferências de seus clientes.

O marketing de conteúdo baseado em dados ajuda seu escritório a melhorar seu desempenho e assim captar um número maior de clientes. Aliado a outras ferramentas e estratégias de marketing é possível acompanhar a performance por meio de métricas em tempo real.

Isso melhora a experiência do cliente com a empresa e aumenta a prestação de serviços e seu faturamento.

Marketing de conteúdo: qual a sua importância quando baseado em dados?

Os consumos possuem vontades e preferências que guiam o seu comportamento e o perfil de compra. Assim como o caminho até o fechamento desta compra.

Se o seu escritório utiliza informações que estão ocultas nessa jornada, é possível que a chance de transformar esses consumidores em clientes seja maior.

O marketing de conteúdo baseado em dados permite que a sua empresa veja os hábitos e o comportamento de compra de sua persona.

Com esses dados em mãos é possível adaptar ferramentas e estratégias de marketing e de vendas, de forma que atinjam diretamente o seu público-alvo.

Uma outra vantagem é que ela ajuda a sua empresa identificar qual o canal de comunicação e o canal de marketing ideal para o seu cliente.

Como utilizar os dados na criação de um marketing de conteúdo?

Para filtrar e captar esses dados é possível contratar os serviços de uma empresa que faça a pesquisa ou obter essas informações por sua própria conta.

Existem muitos métodos para captação desses dados. Confira-os:

  • Análises competitivas que salientam tanto os problemas e dores dos clientes quanto às soluções que são oferecidas pelos seus cinco;
  • Pesquisas por meio de palavras-chave utilizando o Google Analytics e também o SEMRush. Eles oferecem a compreensão daquilo que o cliente busca em.seu nicho de negócio;
  • Pesquisas das estatísticas e tendências do mercado por meio de sites do setor;
  • Coletar informações de sua própria página, inclusive o ranqueamento no Google, quantidade de visitantes, taxas de cliques e compartilhamentos;
  • Aprender mais sobre seu público alvo;
  • Obter outras métricas a respeito da relação escritório e cliente.

Esses dados permitem o planejamento de uma estratégia de conteúdo baseado em dados capaz de gerar mais interesses (leads) de seu público-alvo.

Como colocar essa estratégia em prática?

Para colocar a estratégia de conteúdo baseado em dados em prática é preciso estar atento a algumas questões, como:

  • Planejamento – nessa etapa utiliza-se os dados coletados para que o conteúdo criado seja compatível com aquilo que seu público deseja;
  • Utilize dados claros e precisos – os dados utilizados devem estar de acordo com o objetivo que deseja atingir. Seja melhorar o relacionamento com o cliente, atrair novos clientes ou aumentar sua receita. Tudo deve estar alinhado;
  • Defina a abordagem – as abordagens e os tópicos criados no conteúdo devem estar de acordo com aquilo que o cliente deseja;
  • Pesquisas – é possível procurar por tópicos que abordam as oportunidades ou problemas. Escolher a palavra chave correta pode fazer a diferença em seu conteúdo;
  • Mapeie todos os canais – identifique quais são os canais ideais para se comunicar com seu público-alvo, assim como a linguagem e a forma de abordagem;
  • Antes de tudo é preciso entender quem é o seu público-alvo e assim criar a sua persona;
  • Faça uso de indicadores de desempenho: taxa de conversão, engajamento, tráfego e outros.

Embora a pesquisa de dados possa demorar, é importante que ela seja bem feita e esteja de acordo com metas e objetivos. Isso direciona o trabalho de maneira correta e atinge os consumidores corretos.

Um conteúdo relevante e os canais certos possibilitam a conversão de visitantes em clientes. 

Para obter esses dados de forma mais rápida e precisa, o ideal é que seu escritório conte com a ajuda de profissionais da área que irão realizar a captação de forma mais eficiente.

Conte com o auxílio de quem tem conhecimento e experiência no assunto

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Permitindo assim que o seu escritório tenha resultados melhores por meio do desenvolvimento web e do marketing digital.

Se você se interessou pelo marketing de conteúdo baseado em dados ou em qualquer outra estratégia de marketing, não deixe de falar conosco.

Todos os profissionais de nossa equipe estão preparados para atender as demandas de seu escritório e melhorar sua relação com o cliente. Fale conosco e tire todas as suas dúvidas.

Utilizar o marketing de conteúdo baseado em dados para melhorar a relação entre empresa e cliente!

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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