Contabilidade Online

Contabilidade Online: Uma Transformação essencial

Transformar a maneira como você trabalha o atendimento aos seus clientes é fundamental para que sua empresa contábil se estabeleça de uma vez por todas nesta nova era digital da contabilidade. E a prática da contabilidade online lhe garante ferramentas com altos índices de performance tecnológica, para que seus processos do dia-a-dia sejam automatizados com muita qualidade e eficiência, impulsionando de forma definitiva esta transformação em seu modelo de atendimento.

Veja que não estamos falando apenas sobre simples mudanças no conceito de atendimento ao cliente. Definitivamente não! Simples mudanças podem não gerar os resultados esperados, trazendo sérias dúvidas sobre sua real eficiência e confiabilidade dos novos procedimentos. Nós estamos falando sobre TRANSFORMAÇÃO real e definitiva de conceito e modus operandi.

Em um contexto de processos operacionais e estratégicos de empresas contábeis, quando falamos sobre a prática da contabilidade online, estamos falando sobre um processo de profunda e radical mudança de paradigmas, que irá orientar a organização a ir em uma nova direção e levá-la à um nível totalmente diferente de eficácia em seu modelo de negócio.

Ao contrário de uma simples mudança de rota (que implicaria apenas num incremento de progresso na maneira de se trabalhar, porém a manteria no mesmo plano estrutural atual) a TRANSFORMAÇÃO implica em uma mudança fundamental de caráter corporativo e pouca ou nenhuma semelhança com a forma de atendimento do passado, seja de forma estrutural ou conceitual.

Talvez você, como empresário contábil, esteja se perguntando: O que você realmente quer dizer com “Transformação” real e definitiva de conceito e modus operandi na maneira com que atendemos aos nossos clientes?

Numa era totalmente digital, a palavra de ordem no mundo corporativo contemporâneo é: TRANSFORMAÇÃO.

O grande desafio para implementar transformações definitivas, é planejar quais táticas serão adotadas e que ajudarão a impulsionar a esta transformação para que a mesma seja muito bem sucedida. Essas táticas devem incluir:

  • O estabelecimento de metas claras e desejáveis;
  • A criação de uma estrutura clara;
  • Manutenção de energia e envolvimento de toda a organização;
  • E o exercício de uma liderança forte.

Porém antes de falarmos em transformação e táticas para isso, é necessário entender quais os objetivos da classe contábil. O que se entende hoje como contabilidade online? Realmente é o modelo que algumas empresas têm adotado colocando máquinas para atendimento a clientes e cobrado dois dígitos monetários apenas como honorários? Alguém tem acompanhado a opinião dos clientes atendidos por estas empresas? Será mesmo que esta é uma nova tendência e modelo tradicional da prática da contabilidade esta fadado ao fracasso? Será que dá para trabalhar das duas formas de modo independente, afinal a mercado para todos?

Diante de todas estas questões, resolvi conversar com muitos empresários contábeis sobre contabilidade online para entender melhor o que esta prática significa para eles. De uma forma geral, a visão e conclusão sobre o que este termo significa entre os empresários de contabilidade são basicamente as mesmas, logo, é preciso uma fusão total da contabilidade online com a contabilidade tradicional. Uma não sobrevive mais sem a outra!

Traduzindo a visão da maioria…

Contabilidade Online: Tecnologia como aliada indispensável para operacionalização dos processos contábeis.

Contabilidade Tradicional: Análise dos dados gerados pela contabilidade online, planejamento Tributário e Financeiro, Gestão Contábil e apoio total aos gestores e empresários nas decisões mais importantes para o crescimento empresarial.

Esta é a visão quase que unânime dos empresários contábeis com quem tenho conversado.

Porém, o marketing estabelecido por algumas empresas traz uma abordagem totalmente diferente da abordagem desejada pelos profissionais contábeis. Algumas empresas tem apresentado a contabilidade online como um “novo conceito de atendimento”, aonde o contador não vai mais precisar falar com o cliente e todo o processo será realizado pelas máquinas e sistemas. Determina-se apenas o escopo do atendimento, coloca-se este no “piloto automático” e pronto, cobram-se apenas dois dígitos pelos serviços como honorários, fere-se o código de ética da classe divulgando preços de serviços contábeis em suas propagandas e uau… A vida está resolvida, afinal o que todo mundo quer é pagar barato pela sua expertise.

Mas será que este realmente é o modelo de negócios ideal para uma empresa contábil? Será que um empresário contábil, estudou, se especializou, lutou tanto pela profissionalização total da classe, investiu e muito numa estrutura física, na contratação de uma equipe capacitada, investe em tecnologia, educação continuada e treinamentos constantes simplesmente para não precisar falar com seu cliente e colocar tudo no “piloto automático”?

Talvez alguém esteja indagando: “Mas o modelo de contabilidade online é para atender apenas os pequenos empresários, com suas pequenas empresas, negócios menos complexos. Então para que complicar? Põe tudo no piloto automático e pronto!”

O pequeno empresário de hoje, é o grande empresário de amanha! A pequena empresa de hoje, é a grande corporação de amanhã! Será mesmo que estes empreendedores não necessitam de um atendimento mais próximo, para terem o apoio total de um contador gestor atuando lado a lado com ele, e que assim o seu negócio efetivamente tenha um crescimento sustentável economicamente? Será que o empresário contábil tem se especializado tanto e vem lutando durante anos com afinco para ter o reconhecimento merecido, para simplesmente apurar impostos e gerar darf’s?

Há alguns dias atrás, vi na TV que a profissão, Contador, esta ameaçada de acabar. Logo em seguida o jornalista corrigiu a informação dizendo que o que esta para acabar não é a profissão de Contador, mas sim o “profissional que gera o imposto de renda”.  Será que esta chamada “falha” ou “lapso” do jornalista não ascendeu uma luz na mente do Contador Profissional e do Empresário Contábil para que o mesmo perceba que os dias dos chamados “DARFISTAS” que estão no mercado, é que estão contados? Que ser empresário contábil ou contador profissional implica muito mais que apenas apurar e gerar impostos ou declarações acessórias?

Traduzindo o tema desta postagem: Contabilidade Online: Uma Transformação essencial, quer dizer que, para uma empresa contábil se estabelecer definitivamente, ela precisa transformar a forma de atendimento da contabilidade tradicional incluindo em seu escopo a contabilidade online.

Em outras palavras, os processos operacionais precisam ser totalmente automatizados através do uso da tecnologia, onde a empresa contábil e cliente gozarão de todos os benefícios proporcionados pela prática da contabilidade online que nos referimos nos textos anteriores. Fazendo isso, os profissionais contábeis que se especializam cada dia mais, estarão cada dia mais próximos de seus clientes, atuando como aliados à gestão de suas empresas e sendo realmente vistos pelo empreendedor como um “bem indispensável” para o futuro de suas empresas.

No próximo post falarei mais sobre o que implica implementar transformações definitivas e como isso pode mudar de vez e de forma positiva o rumo de sua empresa contábil numa era digital.

Por gentileza, concordando ou não com a nossa opinião ou com a pesquisa que realizamos, deixe seus comentários abaixo. Exponha sua opinião e vamos interagir sobre este assunto tão importante para a classe contábil, afinal, a tecnologia veio para ficar, então, o que é contabilidade online para você?

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *