Ícone do site Marketing para Contabilidade | Grupo DPG

COMO O MARKETING NA CONTABILIDADE PODE MUDAR A HISTÓRIA DA SUA EMPRESA

marketing na contabilidade

marketing na contabilidade

Hoje embarcamos em mais uma jornada nessa serra pelada do empreendedorismo. Com esse texto, quebraremos um mito que muita gente espalha por aí: Marketing é vender? Vamos analisar conceitos básicos e discutir o marketing na contabilidade.

Muitos acreditam que sim – o marketing se resume a vendas. E devo dizer que sim, de certa forma, são duas coisas diretamente relacionadas. Porém, o Marketing vai muito além do ato de entregar o serviço nas mãos do cliente, caminhando desde uma análise daquele que receberá seu atendimento, partindo para a entrega e se estendendo até a garantia de que o consumidor, colaborador ou prospect se sentirá satisfeito e, provavelmente, surpreendido – estamos falando da entrega de valor. Citarei três tópicos com algumas dicas práticas para aplicar na sua empresa contábil.

Antes de falarmos sobre como fazer, precisamos entender o porquê. Segundo Philip Kotler, o pioneiro do marketing que mudou a forma de vender e se relacionar com os clientes, é preciso entregar valor. O cliente precisa perceber isso e, então, os preços por serviços deixarão de ser a preocupação principal, visto que ele se sentirá beneficiado pelas vantagens oferecidas por um produto ou serviço.

Basicamente, entregar valor é fornecer ao cliente o básico que ele espera pelo seu produto ou serviço. É preciso atender as necessidades da clientela e fazer jus às expectativas criadas por você.

Vivemos numa era onde a transparência é fundamental para a fidelização dos clientes e não entregar o que é prometido pode ser extremamente prejudicial para a imagem da empresa. Porém, não é só isso. É preciso surpreender e oferecer benefícios e vantagens que façam o cliente se sentir importante. E ele é importante, pois sem demanda não há serviço!

Agora, falaremos sobre como conseguir fazer tudo isso. Não é uma tarefa simples, mas está bem longe de ser impossível!

O marketing na contabilidade requer que entendemos algumas coisas:

  1. Organize todos os processos de sua empresa, principalmente no que diz respeito à comunicação com seus clientes. Sem isso, até é possível adquirir novos clientes, mas esses não deverão ficar ao seu lado por muito tempo. Quando iniciamos, queremos crescer e alçar voos maiores. Não há problema nenhum com isso, porém, é comum que esqueçamos ou ignoremos diversos processos de atendimento, seja por conta da preocupação com as contas ou do acúmulo de tarefas a serem realizadas. E é aí que os clientes vão embora – acredite, falo por experiência própria.
  2. Invista em seus colaboradores. São eles que irão se comunicar com seu cliente de forma direta. Invista em treinamentos de capacitação, principalmente para o atendimento ao cliente. Guie-os, ensine-os sobre a importância de valorizar a humanidade de cada um e o exercício da empatia real. Escute-os! Eles podem aprender com você, mas um bom professor também aprende com seus alunos.
  3. É preciso aprender a contratar. Não adianta investir tempo e dinheiro em candidatos que não condizem com o perfil da empresa. É claro que todos podem aprender e se aprimorar, mas um colaborador frustrado é mais prejudicial à saúde da empresa e do ambiente do que a ausência de um cargo. Seja paciente e aprenda a encontrar pessoas alinhadas com seu propósito – mas não se esqueça de entender os propósitos do colaborador e atender as expectativas criadas.
  4. Por fim, invista em você. Capacite-se com cursos que te ensinem a criar algum diferencial para o cliente. Preocupe-se sempre em fazer o seu melhor e não deixe de gerar valor para seus clientes e colaboradores. Não é uma tarefa fácil e erros acontecerão durante o percurso. Mas lidar com os erros da forma correta é fundamental, aprendendo e aprimorando as próximas etapas, faz parte do “fazer diferente”. Um bom líder reconhece que, às vezes, é necessário ficar até mais tarde na empresa e renunciar a alguns dias de descanso. Objetivos e metas demandam esforço e sacrifícios – mas não deixe de tirar um tempo só seu, pois isso influenciará na sua capacidade cognitiva e no seu humor, dois elementos fundamentais para nos conectarmos com outras pessoas e ambientes!

Essas pequenas dicas de marketing contábil deverão te ajudar a aumentar o valor percebido pelos seus clientes e colaboradores. Antes de partir para a aquisição de novos clientes, cuide daqueles que já estão com você. Afinal, antes de recebermos uma visita, precisamos primeiro arrumar a casa e garantir o conforto para esta pessoa, correto? Então é hora de praticar. Com isso, você estará de portas abertas para o crescimento e conseguirá otimizar processos, aumentando seu faturamento e mantendo sua empresa de contabilidade na memória e no coração dos seus clientes. Lembre-se: nada como uma boa indicação por um cliente satisfeito!

Se você gostou destas dicas, espalhe para seus colaboradores e amigos!

Até a próxima.

Sair da versão mobile