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Como implantar um departamento comercial – 7 dicas para que sua contabilidade venda muito mais!

Quer um motivo para aprender como implantar um departamento comercial em seu escritório contábil? Eu te dou 7!

Olá, prazer, meu nome é Marta Giove e hoje eu vou te ensinar como implantar um departamento comercial em seu escritório de contabilidade de acordo com o método DPG.

Afinal, por mais que nós saibamos que o seu escritório de contabilidade deve ser focado em trazer melhores resultados às empresas dos seus clientes, o que consequentemente te rende mais lucro, você precisa, antes de tudo atrair clientes para o seu negócio.

E quando eu falo em atrair clientes, estou falando em atrair clientes bons, qualificados, com budget agradável e estejam interessados não apenas nos seus serviços, mas sim na sua marca!

Ou vai me dizer que é realmente vantajoso ficar lutando incessantemente por alguns bons contratos, sendo que você tem a capacidade de conseguir resultados realmente extraordinários?

Bom, de qualquer forma, a decisão está em suas mãos! Mas, agora, indo realmente ao que interessa, vamos entender como implantar um departamento comercial para o seu escritório contábil de acordo com a consultoria do Grupo DPG!

1 – Construção de produtos novos

Nossa primeira ação ao iniciar o processo de implantação de departamento comercial para contabilidade é entender quais são as dores e as necessidades dos seus clientes.

Dessa forma fica evidente o que é mais necessário ao seu público-alvo e como você se destacará dos demais escritórios contábeis entregando aqui que ninguém mais é capaz de entregar, ou pelo menos ser o primeiro a prestar tal serviço em sua região, o que te proporciona relevância à percepção de valor dos seus possíveis consumidores.

Sendo assim, com base nesse entendimento, avaliamos a possibilidade da construção de produtos para o seu escritório, focando em oferecer as soluções que os empresários realmente precisam, como:

  • BPO Financeiro;
  • Gestão de RH;
  • Consultoria Empresarial;
  • Entre outros.

2 – Alinhamento da persona

Nossa análise do seu público-alvo vai além da construção de produtos novos para escritório de contabilidade, buscamos entender a fundo quem são os seus clientes e o que eles pensam.

Desse modo, tal pesquisa possibilita o entendimento de informações que podem ser determinantes para o seu crescimento contínuo e efetivo dentro do mercado contábil, contudo, ela não deve ficar somente no formato de números e relatórios, isso não conecta ninguém, e o seu departamento comercial deve vender emoção, desejo e soluções, ao invés de ser somente um mal necessário para as empresas!

Portanto, com base em todos esses números, pesquisas de palavras-chave, e análise da sua carteira de clientes, determinamos a sua persona, um documento com as informações mais relevantes sobre o seu público-alvo convertidos em um personagem fictício, que os caracteriza e lhe atribui uma personalidade.

No final, você consegue se comunicar de maneira pessoal com muitas pessoas, através de uma única persona que as interprete.

3 – Construção do discurso de vendas

Indo agora ao nosso terceiro passo de como implantar um departamento comercial, chega a hora de finalmente construir um discurso de vendas poderoso!

Para isso, iremos precisar se comunicar de maneira singular com a sua persona, indo a fundo em seus desejos latentes e sanando-os com quebras de objeção poderosas.

proposta de serviços de contabilidade


Mas, não pense que isso é algo exclusivo nosso! Utilizamos de várias técnicas testadas e comprovadas como embasamento para estruturação de um discurso de vendas eficiente!  

Para saber mais, veja nossa postagem “Proposta de serviços de contabilidade – Como ofertar qualidade de maneira objetiva?”, onde eu falo um pouco mais sobre isso.

4 – Estratégia para vendas para escritório contábil

Tendo em mente o discurso de vendas ideal, a persona definida e os novos produtos que podem ser oferecidos aos seus clientes, nossa próxima ação será processo de elaboração e definição da sua estratégia de vendas!

Então, para que você aprenda como implantar um departamento comercial de sucesso, você precisará de muita inteligência de mercado.

É claro que estamos aqui para te auxiliar, e justamente por isso trazemos em nossa bagagem cases de sucesso em nossa prestação de consultoria para implantação de departamento comercial contábil, sendo um desses cases o Anderson, dono da C.A. Nova Contábil, que vem conseguindo resultados incríveis!

5 – Como implantar um atendimento de pós venda

Definida a sua estratégia de vendas para escritório contábil, não se esqueça de pensar no pós venda dos seus serviços.

Um erro de muito escritórios contábeis nos quais eu prestei meus serviços de consultoria para implantação de departamento comercial contábil é pensar que eles não precisam se preocupar com o seu pós venda, pensando que:

“Bom, agora que eu vendi está tudo certo!”

Mas, convenhamos, não é assim que a banda toca!

Então, com nossos serviços, você saberá como implantar um departamento comercial contábil desde a prospecção até o pós venda, de maneira a entregar um atendimento único e espetacular aos seus clientes!

6 – Implantação de CRM

O penúltimo passo para saber como implantar um departamento comercial contábil é a implantação do seu CRM.

Um CRM – Customer Relationship Management, ou traduzido do inglês Gestão de Relacionamento com o Cliente – é sistema de controle das suas relações com os seus clientes, obviamente como o nome sugere.

Com ele é possível ter o controle das suas vendas, através de uma visão panorâmica sobre o estágio de compra de cada cliente, e detalhada sobre informações de contatos realizados pelas sua equipe de vendas, proporcionando maior embasamento para que contratos sejam fechados e metas sejam batidas com efetividade!

7 – Construção de passo a passo sobre abordagem do lead

Por fim, baseado em todas as ações tomadas para que você saiba como implantar um departamento comercial contábil, chega a hora saber o passo a passo de como nutrir e converter o seu lead em resultados para o seu negócio!

Sendo assim, vamos te dar total apoio para que sua equipe esteja pronta para trilhar o seu lead – informações que algum empresário deixou em seu site ou página de vendas com interesse em saber mais sobre algum produto ou solução sua – até a contratação dos seus serviços.

Para isso, vamos te ensinar melhor como funciona um funil de vendas:

E toda a estratégia de inbound marketing até a venda dos seus serviços!

Gostou? Que saber como estruturar um departamento comercial contábil?

Então, entra em contato comigo hoje mesmo e eu vou te ensinar direitinho como implantar um departamento comercial para escritório de contabilidade!

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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