Como gravar vídeos? Consigo perder o medo das câmeras?

Grupo Dpg Blog - Marketing Contábil Digital | Grupo DPG

Precisando de fazer o marketing de sua contabilidade? Encontre contato com nossos consultores!!

Nesse artigo você vai ver:

Contador, saiba como gravar vídeos e perca de vez o medo das câmeras!

Entenda como gravar vídeos e otimizar os resultados do seu escritório de contabilidade na internet

É muito importante saber como gravar vídeos e poder gerar conteúdos diferenciados, seja para uso pessoal ou da empresa. Nos tempos atuais, a gravação de vídeos está entre as habilidades mais buscadas para a veiculação de conteúdo diferenciado para posicionar mensagens, marcas e produtos.

Os vídeos na internet se tornaram mais acessados com a expansão dos smartphones, da internet móvel e da evolução da internet nos dispositivos móveis. Isso sem falar da popularização da internet à cabo e com acesso à fibra.

Dessa forma, nos recentes anos passamos a contar com um ambiente propício para acelerar a publicação e acesso de vídeos de diferentes tipos e formatos.

No setor do e-commerce, por exemplo, as principais marcas identificaram grandes oportunidades para posicionar conteúdos direcionados aos clientes como forma de gerar valor e proximidade.

Neste artigo falaremos mais sobre a oportunidade de criar e editar vídeos de modo mais eficaz e direcionado para criar oportunidades.

Como gravar vídeos?

A seguir apresentamos importantes dicas de como criar, gravar e direcionar a produção de vídeos da melhor forma possível.

Sugestão de leitura:

1 – Procure dominar o assunto

Antes de realizar a gravação pense em pesquisar sobre o assunto que pretende abordar (independente se irá mostrar o rosto ou não), busque dominar o assunto e criar uma linguagem que aproxime o público com mais facilidade.

Geralmente, quando a marca ou o apresentador não domina o assunto é passado um ambiente de insegurança ou de oscilação na forma de falar as palavras ou expressões relacionadas ao tema.

É fundamental pensar em um roteiro e até mesmo treinar antes mesmo de fazer qualquer tipo de captação de imagem.

2 – Crie tópicos

Ao eleger um assunto para a apresentação, busque subdividir o assunto em tópicos ou dicas numeradas como forma de segurar a audiência e a atenção das pessoas que irão assistir.

Nesse caso, o roteiro poderá ser dividido em assuntos menores divididos para manter o foco no assunto.

Além de numerar as dicas ou passos a serem apresentados, é indicada a criação de estrutura de conteúdo de modo lógico para melhorar a compreensão do assunto, inserindo no roteiro a introdução ou chamada inicial, conteúdo (com os tópicos principais) e a conclusão.

Considerando essa estrutura, o assunto do conteúdo pode ser dividido em tópicos, evitando escrever roteiros curtos demais ou longos demais.

3 – Treinamento

A pessoa que irá narrar o vídeo ou se apresentar plenamente precisa treinar a leitura do texto a ser abordado no vídeo.

A pessoa pode treinar no espelho ou perante a própria câmera para verificar se possui firmeza para proferir as palavras de forma certa e bem direcionada.

Depois, realizar simulações de gravações mais longas ajuda a criar mais segurança para as gravações finais.

4 – Evite ser perfeccionista

Somente com o tempo os vídeos ficarão melhores e praticamente perfeitos. Claro que treinar e planejar incansavelmente a performance perante a câmera e escolher estilos de edição sempre ajudarão a criar desde o início vídeos de alta qualidade de conteúdo e produção.

Porém, não seja perfeccionista, principalmente, no início. Muitas vezes, no YouTube ou TikTok vídeos feitos de forma informal alcançam mais audiência do que os vídeos feitos dentro de um formatinho muito perfeitinho.

O importante é equilibrar o bem feito como o espontâneo, sempre com roteirização e muito treino.

Aos iniciantes, aconselhamos não se exigir demais e não se comparar de imediato com outros canais ou perfis que já possuem vídeos de alta qualidade com audiência consolidada.

Mesmo tendo referências de líderes de audiência para se inspirar e criar sua própria marca, evite fazer muitas comparações.

5 – Ignore as críticas iniciais

Ao pesquisar como gravar vídeos é muito bom contar com conselhos de especialistas e de pessoas que conhecem as ferramentas, mas evite as críticas ácidas, não dê ouvidos para elas.

As críticas construtivas são provenientes de especialistas, pessoas que conhecem plataformas como o YouTube e pessoas que torcem pelo seu sucesso. Ninguém é obrigado a lidar com as críticas, mas saber diferenciar a crítica construtiva das críticas ácidas.

Sem falar que as críticas podem vir através de comentários de espectadores nas redes sociais, por exemplo. Nesse caso não dê atenção para xingamentos, mas observe a opinião de cada pessoa que registra comentários para verificar se existem sugestões ou observações que poderão ajudar na criação de novos vídeos.

De modo geral, ouça sempre as pessoas que apresentam interesse em realmente ajudar no seu projeto de criar e gravar vídeos.

6 – Faça vários takes

O take ou a tomada é quando ligamos a câmera para captar a ação que foi planejada, geralmente para iniciar a filmagem de uma ação ou plano. Sem aprofundar demais na linguagem do audiovisual e do cinema, é indicado que o produtor de vídeo faça várias “gravações”, pelo menos mais de uma para depois escolher a melhor.

Dessa forma, além de melhorar a própria performance, o produtor do vídeo poderá melhorar a iluminação, criar um estilo mais informal na hora de falar ou reposicionar a câmera.

Gravar ou filmar mais de uma vez ajuda a reduzir a pressão e melhorar o resultado da cena.

7 – Treine atrás da câmera

Da mesma forma que é importante treinar perante a câmera, é indicado treinar também atrás dela, ou seja, é fundamental controlar e dominar o equipamento, não importa se é um celular, uma câmera chinesa e barata ou uma câmera profissional ou semiprofissional que requer mais domínio.

8 – Melhore a linguagem corporal

O apresentador de um vídeo não pode permanecer engessado o tempo inteiro, o que pode prejudicar a transmissão de uma ideia ou conceito de vídeo.

Por outro lado, não pode exceder demais nas gesticulações, como movimentar braços e mãos demasiadamente.

É importante manter um equilíbrio, independente se a pessoa está andando, em pé ou sentada para apresentar o conteúdo do vídeo.

Grupo DPG: vamos ajudar a simplificar a forma como você capta cliente na internet

Portanto, criar conteúdo audiovisual é fundamental e saber como gravar vídeos mais ainda. Neste artigo apresentamos importantes dicas de como produzir, criar e orientar as melhores ideias de vídeos.

Aqui aproveitamos para lembrar que nós, do Grupo DPG, somos especialistas em marketing digital para contadores e vamos ajudar você a ter uma presença digital de peso!

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de contar com o nosso apoio!

Preciso de auxílio para fazer marketing contábil de maneira estratégica

Compartilhe nas redes:

Aprimore sua Estratégia de Marketing: Consultoria Gratuita com o Grupo DPG!

Está procurando maneiras eficazes de impulsionar sua estratégia de marketing? Não procure mais! O Grupo DPG está oferecendo consultoria gratuita para ajudar você a atingir seus objetivos de marketing.

Preencha o formulário e aguarde nosso retorno!
Ou fale conosco pelo WhatsApp!

Leia também

Otimizando o Processo de Vendas para Contadores: Estratégias Eficientes e Atualizadas...

Inbound Marketing para Escritórios Contábeis: A Estratégia Ideal para Atrair Mais...

Precisa de uma agência de marketing que entende do seu negócio?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

dpg-img-criacao-site-dobra-3-2024-02

Com o Grupo DPG, você estará em boas mãos!

Preencha o formulário abaixo e vamos conversar mais sobre como podemos te ajudar a crescer!

Como podemos te ajudar?

Dados Pessoais

Dados da Empresa

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade
Recomendado só para você!
Mais uma vitória para o Grupo DPG: premiação no RD…
Cresta Posts Box by CP