Como Escolher Razão Social E Nome Fantasia

Como escolher razão social e nome fantasia

Quando se pensa em abrir uma empresa, uma das primeiras coisas que pensamos é “qual será o nome da minha empresa?”, porém existem dois nomes que devem ser dados a sua empresa, que é a Razão Social e também o Nome Fantasia.

Confira abaixo qual o significado de cada nome e qual a importância para a sua empresa:

O que é Razão Social?

A Razão Social é o nome de registro da sua empresa e é também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial, que é o nome dado à pessoa jurídica que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Deve-se fazer esse registro na Junta Comercial ou no Cartório correspondente à sua sede. Também serve para demonstrar a constituição legal da empresa para ser usado em termos formais.
Lembre-se antes de registrar esse nome, faça uma breve pesquisa para saber se não existe alguma outra empresa que possua o mesmo nome que a sua, pois assim evitará desconfortos futuros.

O que é Nome Fantasia?

O Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa. O Nome Fantasia pode ou não ser semelhante a Razão Social de uma empresa, mas é bom que seja criativo nessa área para chamar a atenção de seu público-alvo. Esse nome é o que será divulgado a público, enquanto a Razão Social será usada apenas para a parte burocrática e mais formal. O registro de marca ou do Nome Fantasia de sua empresa deve ser feito junto ao órgão de marcas e patentes, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, ou simplesmente INPI.
Não é obrigatório que sua empresa obtenha um Nome Fantasia, porém depois de registrado virará uma marca sua e terá um grande valor agregado a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *