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Como aplicar o marketing digital para contadores

Como Aplicar O Marketing Digital Para Contadores

Saiba como aplicar o marketing digital para contadores e aumente em mais de 100% a sua atual carteira de clientes

Conheça o melhor caminho para utilizar as ferramentas do marketing digital em prol de garantir mais do que o dobro dos clientes atuais em sua contabilidade

Olá, meu caro amigo contador!

Para mim, é uma honra enorme trazer mais um conteúdo que eu tenho certeza que faz a diferença na vida de profissionais com você, que estão sempre em busca de informações valiosas para melhorar a gestão e para buscar resultados cada vez mais satisfatórios.

Semanalmente eu escrevo artigos para este blog, justamente com o intuito de oferecer temas que, de fato, possam agregar valor ao gerenciamento do seu negócio – e hoje, obviamente, não seria diferente.

Se você ainda não me conhece, deixe-me apresentar…

O meu nome é Marta Giove, sou CEO do Grupo DPG, uma agência de marketing digital especializada no ramo da contabilidade, e gosto muito de frisar o nosso slogan, que é o marketing além da conta.

E o que seria o marketing além da conta?

Estou falando de ir além do básico, amigo contador, ou seja, de ultrapassar fronteiras e de criar meios que possam diferenciar a sua contabilidade em um mercado cada vez mais competitivo no Brasil.

Pois bem, depois dessa introdução, digamos, apoteótica, agora é hora de falar sobre o que mais interessa: o tema escolhido para o artigo de hoje.

Iremos conversar sobre como aplicar o marketing digital para contadores no seu escritório contábil.

Mais do que isso, mostrarei o caminho que ninguém soube lhe mostrar, de modo que você tenha aquilo de que necessita para aumentar em mais de 100% a sua atual carteira de clientes.

Vamos juntos?

Desejo a você uma excelente leitura!

O senso comum dos escritórios de contabilidade

Antes de iniciar as tratativas acerca de como aplicar o marketing digital para contadores, precisamos conversar sobre um aspecto importante, que é o comportamento padrão dos gestores na gestão dos seus escritórios de contabilidade.

Quando eu digo isso, não estou me referindo aos serviços prestados, afinal considero que a grande maioria dos profissionais preza pela excelência ao aplicar todo o conhecimento adquirido para ajudar as pessoas.

O ponto não é esse.

Precisamos discutir sobre um ponto que é pouco falado, que são os meios de prospectar e de fidelizar clientes.

Sendo assim, o padrão que eu observo tem aspectos peculiares, como:

  • O gestor ainda está preso aos meios convencionais;
  • Insiste no famoso “boca a boca”;
  • Utiliza ferramentas ultrapassadas para a divulgação dos serviços;
  • Não utiliza os recursos digitais disponíveis no mercado.

O último item dessa pequena, mas relevante, lista é o fator que irá determinar a longevidade e o sucesso do seu escritório daqui para a frente.

E se eu estou falando sobre os meios de como aplicar o marketing digital para contadores, isso significa que não dá mais para negligenciar a importância das ferramentas digitais no contexto atual do mundo.

Basta você observar a quantidade de empresas que fecharam as portas em definitivo por conta da pandemia de covid-19.

Ora, não é tão difícil assim de entender que os gestores que conseguiram moldar os seus negócios para o ambiente digital conseguiram, mais do que sobreviver, dobrar, duplicar ou até mesmo quadruplicar os seus lucros.

E se todos eles conseguiram, por que você não pode conseguir também?

Está mais do que na hora de abandonar de uma vez por todas as crenças limitantes e os medos, justamente para entender que o mundo globalizado é digital e que esse futuro já chegou.

Os riscos de iniciar na internet de forma errada

Muitos contadores acreditam que sabem como aplicar o marketing digital para contadores simplesmente por terem site e perfis ativos em redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Esse é um equívoco muito grande, e eu vou explicar os motivos…

Mais de 90% dos contadores que me contatam para contar com os meus serviços possuem sites amadores e que não geram absolutamente nenhum resultado no que diz respeito a aumentar a carteira de clientes ou até mesmo a vender algum serviço específico.

Esses sites não contam com nenhum tipo de estratégia, seja ela textual ou gráfica, e arrisco dizer que é um dinheiro jogado fora – isso quando não é um amigo que faz de graça.

Da mesma forma, estar nas principais redes sociais não significa nada, pois o mais comum é que não existam estratégias capazes de converter os raros seguidores em clientes efetivos.

Observe alguns pontos interessantes acerca desses dois recursos e a sua utilização comum e amadora por alguns contadores:

Sites

  • Não há uma logomarca atrativa;
  • Textos amadores e até mesmo com erros de português;
  • Imagens nada atrativas;
  • Falta de um conceito gráfico;
  • Inexistência de um blog ou até mesmo blogs sem atualizações frequentes.

Redes sociais

  • Postagens sem o menor critério;
  • Não há recorrência de posts;
  • Não há utilização de recursos como stories e reels;
  • Zero interação com os eventuais seguidores;
  • Demora na resposta a possíveis directs ou a comentários.

E não posso esquecer de um detalhe muito importante, que são os contadores que, simplesmente, compram listas de e-mails.

Contador…

Pelo amor de Deus, jamais cometa esse erro!

Geralmente, as listas que são compradas na mão de terceiros são de clientes que não têm absolutamente nada a ver com a sua proposta de negócio. Ao enviar e-mails para eles, você causará o efeito contrário, que é o de ser visto como chato e inconveniente.

Fica a dica!

O que é e como aplicar o marketing digital para contadores

O marketing não é uma invenção nova e isso precisa ficar bem claro, antes mesmo de eu falar sobre como aplicar o marketing digital para contadores.

Então, em termos conceituais, marketing, em si, é um recurso que possibilita a pessoas e a empresas promoverem os seus produtos, os seus serviços ou a sua própria imagem, de modo a garantir algum retorno com as ações feitas de forma estratégica.

Ou seja, falando de forma ampla, sem considerar apenas o digital, o marketing possibilita, por exemplo, que você divulgue o seu serviço de BPO Financeiro com uma finalidade clara, que é a aquisição de novos clientes.

Ou, simplesmente, você pode montar uma estratégia de marketing para se lançar no mercado sem, ainda, oferecer algum tipo de serviço específico.

Sim, amigo contador, é um conceito muito abrangente, mas como o nosso foco é no digital, entenda o que representa o marketing digital para contadores.

Vamos lá!

O marketing digital para o universo da contabilidade é um recurso direcionado exclusivamente para esse setor profissional, ou seja, todo o planejamento estratégico e a utilização de ferramentas são voltados para atender às demandas de um escritório contábil.

E aí vai um pouquinho do meu marketing pessoal, sobretudo porque a minha agência, a DPG, é referência no assunto a nível nacional!

Mais para a frente eu explico melhor para você…

Então, respondendo à pergunta de 1 milhão de dólares: como aplicar o marketing digital para contadores?

Vamos de mais listinha para você entender melhor:

  • Conhecendo a história do seu escritório;
  • Entendendo o seu momento atual;
  • Buscando saber qual é o seu propósito e quais são os objetivos;
  • Realizando um planejamento estratégico;
  • Utilizando as mais diversas ferramentas do marketing digital.

Essa á a forma mais inteligente de aplicar o marketing digital para contadores e de cumprir a promessa que fiz na chamada deste artigo, que é a de aumentar em mais de 100% a sua atual carteira de clientes.

Mas, Marta, quais são esses recursos e essas ferramentas do marketing digital que podem ser utilizadas em prol do meu escritório contábil?

Calma, meu amigo contador!

Ainda temos muito assunto pela frente, e faço questão de lhe apresentar o que há de mais efetivo em recursos digitais.

Venha comigo!

Entendendo as necessidades do mercado

Saber como aplicar o marketing digital para contadores vai muito além de conhecer as ferramentas digitais e de aplicá-las de qualquer jeito.

Você precisa conhecer bem o seu público, entender quais os seus sonhos, os seus desejos, as suas necessidades e, a partir disso, montar estratégias capazes de atraí-lo para o seu negócio.

É sobre isso que quero falar com você neste tópico.

Um aspecto de alta relevância é a definição de personas.

A persona é um elemento muito mais completo do que o famoso “público-alvo” – e eu vou explicar o porquê.

Quando falamos em público-alvo, temos informações muito vagas acerca dos seus potenciais clientes, como:

  • Homens;
  • Idade entre 30 e 60 anos;
  • Gestores de clínicas médicas;
  • Moram no Brasil.

Percebe que estamos diante de uma situação completamente ampla e vaga, de modo que se torna inviável entender, ao certo, com quem estamos lidando e para quem iremos direcionar as nossas ações de marketing?

Agora, observe como funciona a persona:

Marcos, 43 anos, divorciado, tem 3 filhos, gerencia uma clínica médica popular em São Paulo, adora animais, pratica atividade física e tem o grande sonho de conhecer a Disney.

Viu a riqueza de informações e de detalhes acerca dessa persona?

E como eu gosto muito das listinhas, irei mostrar mais uma para abordar os elementos mais relevantes na construção de uma persona:

  • Descubra quem são esses potenciais clientes;
  • Conheça um pouco da rotina deles;
  • Saiba quais são os seus grandes questionamentos e as suas dores;
  • Identifique aquilo de que eles necessitam;
  • Veja quais são as suas grandes objeções com relação às compras;
  • Elabore meios para auxiliá-los na resolução dos seus problemas;
  • Entenda quais são os conteúdos da preferência deles;
  • Saiba quais as redes sociais que eles preferem;
  • Identifique o modelo de linguagem mais coerente com o perfil da persona.

Realizando todo esse trabalho de bastidor, na construção da persona, você terá um arsenal de informações importantes e que servirão para direcionar as ações de marketing digital com muito mais assertividade e com efetividade.

Outro ponto importante é entender o que a sua persona mais procura nos motores de busca e saber identificar tais palavras-chave.

Sim, esse entendimento fará com que a sua comunicação seja melhor direcionada nas suas estratégias de marketing.

Repare que o que eu estou fazendo neste momento é oferecer munição para que você esteja muito bem preparado quando precisar aplicar o marketing digital para contadores, com a utilização dos recursos e de ferramentas disponíveis para o seu negócio.

Essa preparação, inclusive, considero que é a etapa mais importante, afinal de contas, existindo falhas, você não terá o direcionamento adequado no uso dos recursos do marketing digital.

E como eu venho falando muito acerca de ferramentas e dos recursos disponíveis, nada mais justo do que seguir em frente para lhe mostrar quais são eles.

Sendo assim, o nosso próximo tópico será inteiramente ligado a essas questões, então muita atenção ao que tenho a dizer.

Conheça os principais – e mais efetivos – recursos digitais da atualidade

Contador, a partir do momento em que você decide entender como aplicar o marketing digital para contadores em seu negócio, necessariamente precisa conviver com uma palavrinha que venho falando muito ao longo desse conteúdo: estratégia.

Ou seja, não necessariamente você terá que abraçar todas as ferramentas e todas as plataformas disponíveis na internet para promover as suas ações de comunicação.

Antes de iniciar falando dos recursos digitais, vou lhe dar um exemplo sobre o que eu estou dizendo.

O TikTok é a plataforma do momento e tem milhões de usuários.

Não necessariamente você precisa criar um perfil do seu escritório contábil por lá, afinal os seus potenciais clientes podem, simplesmente, não utilizar essa plataforma.

Ou seja, tempo e dinheiro desperdiçados.

Por isso é tão importante conhecer muito bem a sua persona e identificar as suas preferências.

Pois bem…

Agora, sim, vamos ao que interessa.

Conheça as principais ferramentas disponíveis no marketing digital e que são capazes de garantir que você aumente em mais de 100% a sua carteira de clientes:

  • Site;
  • Blog;
  • E-mail Marketing;
  • Redes sociais;
  • Anúncios (Google Ads);
  • Mensuração de resultados por meio de métricas.

Site

Qualquer um pode ter um site – e, quando falamos de empresa, a grande verdade é que todo mundo tem.

Mas será que a construção é feita da forma adequada?

Bom, quando eu falo de site, estou falando do seu cartão de visitas, então não estou me referindo a site amador.

O site profissional cumpre bem esse papel de ser a porta de entrada para que as pessoas saibam quem você é, para que conheçam a sua história e para que entendam quais os serviços que você tem a oferecer.

Inclusive, amigo contador, saiba que qualquer pessoa que passa a conhecer o seu negócio de alguma forma vai para o Google pesquisar se você tem um site.

Então, obrigatoriamente, você precisa caprichar na elaboração da sua página, concorda?

E quando eu falo em caprichar, quero dizer que é para dar um “ar profissional” em cada detalhe.

  • Design;
  • Conteúdo;
  • Logomarca.

É necessário conhecer a paleta de cores ideal, assim como a fonte utilizada nos textos e a disposição do conteúdo no site, tudo com o quê? 

Com estratégia!

Olhe o que você pode considerar no seu menu, por exemplo:

  • História da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Área de atuação;
  • Tipos de serviços;
  • Blog;
  • Contato.

Com riqueza de detalhes e com uma comunicação forte e persuasiva, tenho certeza de que as pessoas que visitarem o seu site irão se surpreender com o seu profissionalismo.

Blog

O termo “blogueiro” se popularizou do jeito errado, na minha humilde opinião…

Afinal, nem todo blogueiro tem, efetivamente, um blog, não é mesmo?

Pois bem…

O blog, que geralmente fica ali escondidinho no seu site, é uma ferramenta poderosa e capaz de gerar muita visita para o seu site, principalmente quando você preza por conteúdo de qualidade, define palavras-chave com alto volume de busca e direciona a comunicação para que o leitor acesse os seus meios de contato a fim de saber mais sobre os seus serviços.

Ou seja, é um espaço que precisa de rotatividade de conteúdo, até mesmo para que os motores de busca e os seus algoritmos identifiquem que o seu conteúdo é relevante e que desperta o interesse das pessoas, solucionando eventuais problemas.

Esse é o jogo do marketing digital, meu amigo, e você precisa se preparar para jogar bem e para fazer um gol de placa por dia!

Com isso, não basta ter um blog no seu site e fazer uma publicação a cada dois meses…

É necessário ter constância; isso você pode fazer com um planejamento de postagens, de modo a mapear temas relevantes e a programar as datas de postagens.

Repare no que eu vou lhe falar agora…

Adotar essas medidas que eu acabei de citar ajuda muito no grande objetivo da sua contabilidade, que é o de aumentar em mais de 100% o seu número de clientes ativos.

Ah, e para ter ainda mais efetividade no seu blog, obviamente você precisa gerar uma dinâmica em cada publicação, utilizando:

  • Imagens;
  • Texto;
  • Links de vídeos;
  • Links de conteúdos complementares.

Quer um exemplo prático?

Então confira esta live do Grupo DPG que mostra os 5 segredos do marketing digital contábil:

5 Segredos do Marketing Digital Contábil: Estratégias e táticas que realmente funcionam!

E-mail marketing

O e-mail é um recurso disponível desde os primórdios da internet. Quem já estava online na época da internet discada pode comprovar que, para ter acesso a um provedor, o seu login era feito por meio de um e-mail.

Parece que foi ontem, não é mesmo?

Mas já tem muito tempo…

Com as transformações digitais e com o avanço da tecnologia, muita gente afirmou que o e-mail iria deixar de existir, mas a grande verdade é que ele é a informação de maior valor nos tempos atuais.

Sim, meu amigo, ter uma prospecção de e-mails assertiva garante ótimas vendas para a sua contabilidade!

Afinal de contas, se a pessoa acessou seu site, consumiu o seu conteúdo e fez o cadastro utilizando o e-mail, é sinal de que ela está, efetivamente, interessada em usufruir dos seus serviços.

E aí a gente vai para uma próxima etapa, que é o e-mail marketing.

Essa ferramenta permite que você faça o envio de conteúdos direcionados para as pessoas que entraram em contato com você, mas que, eventualmente, ainda não fecharam a parceria.

Com isso, volto a bater no ponto da estratégia.

É necessário conhecer a sua persona para realizar o envio de e-mails com assuntos do interesse delas, mostrando o quanto você é uma autoridade na sua área profissional.

Mas tenha cuidado: evite fazer o envio massivo de e-mails e adote critérios no sentido de mandar de forma esporádica, respeitando o tempo das pessoas.

Afinal, o limiar é muito pequeno para que você seja visto como chato e inconveniente.

Outro ponto: sinalize um espaço para que a pessoa possa se descadastrar da sua lista quando ela quiser.

É importante adotar as boas práticas do marketing digital.

Bom, posso ir até amanhã falando acerca do e-mail marketing, mas irei finalizar esse assunto falando das famosas etapas do funil de vendas, sendo elas:

  • Topo de funil: você proporciona mais conhecimento ao prospectando;
  • Meio de funil: você aumenta o relacionamento e mostra o seu valor;
  • Fundo de funil: o prospectando está mais próximo de fechar negócio.

Obviamente, para cada etapa do funil, você irá desenvolver conteúdos diferentes.

Redes sociais

Muitas pessoas ainda enxergam as redes sociais como plataformas de entretenimento, ou seja, como uma válvula de escape para fugir um pouco da realidade dura do dia a dia e de, ali, ter momentos de lazer e de diversão.

Não é à toa que a todo instante surgem memes engraçados e que, de fato, proporcionam boas risadas.

Entretanto, existe um outro lado que é o “business”, e é aí o aspecto ao que você precisa estar atento, pois as mais diversas redes sociais são capazes de gerar excelentes resultados financeiros para a sua contabilidade.

Com isso, vou abordar as mais utilizadas para o setor contábil, que são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube.

Não tenho como negar que o Facebook vem sendo, aos poucos, deixado de lado pela grande parte do público brasileiro, que passou a utilizar o Instagram com mais frequência.

Mas isso não significa que você, necessariamente, deve abandonar as estratégias nessa plataforma, afinal ainda existem as chamadas “comunidades”, de modo que você pode contribuir com conteúdos de valor para gerar engajamento nessa rede.

Outro detalhe é que os anúncios patrocinados na plataforma costumam contribuir com relação ao bom desempenho de eventuais campanhas digitais.

Já o Instagram é uma verdadeira febre no país, sendo que você precisa ter um perfil nessa rede, obviamente, de forma 100% profissional.

É uma plataforma que permite que você use e abuse da criatividade e de meios de interação, seja utilizando os stories, os mais variados filtros, o reels e, também, as lives, que se popularizaram bastante na pandemia.

Não se esqueça do mais importante: conteúdo de qualidade somado à constância.

Você precisa ser atuante para engajar, para alavancar a sua rede e para gerar bons resultados.

Também é possível investir em anúncios patrocinados, o que acelera, e muito, a visibilidade do seu negócio.

Não posso deixar de falar do Youtube, que é uma rede em que é possível você humanizar o seu escritório contábil, exibindo o seu rosto e, certamente, o que você tem a dizer.

É uma ótima ferramenta para você “educar” o seu público, levando conteúdos mais profundos, sobretudo porque você tem, inclusive, melhores condições de fazer explicações e de pontuar fatos importantes.

As lives também podem ser feitas por lá e é sempre importante chamar convidados que tenham uma boa relevância para engrandecer ainda mais a conversa.

Os riscos de permanecer do jeito que está

Você está tendo acesso a uma verdadeira aula gratuita sobre como aplicar o marketing digital para contadores em seu negócio, e eu me sinto muito honrada de ser a porta-voz da sua transformação.

Logo, me sinto no dever de lhe mostrar quais são os riscos que o seu escritório contábil corre ao permanecer distante do uso dessas ferramentas no dia a dia.

  • A sua contabilidade irá estagnar;
  • Será cada vez mais difícil prospectar novos clientes;
  • Os seus concorrentes estarão cada vez mais à frente;
  • Você corre o risco de decretar falência em poucos anos.

Amigo contador, nada do que falei é exagero!

Eu já falei anteriormente o que aconteceu com vários gestores que desconsideraram os novos recursos do digital na pandemia, e é capaz de você mesmo conhecer empresários que fecharam as suas portas em definitivo.

E vou ainda mais além…

Tenho certeza de que a situação não foi fácil para você, que, muito provavelmente, recebeu ligações de clientes pedindo para finalizar o contrato.

Ou seja, contador, não dá mais para confiar no famoso “boca a boca” quando o assunto é promover os seus serviços contábeis.

A internet é um mar de oportunidades que proporciona condições para você “nadar de braçada” e de aumentar muito mais do que 100% da sua atual carteira de clientes.

E se você se dispôs a ler um conteúdo tão longo e completo sobre o assunto, acredito que esse seja um grande passo para você iniciar uma verdadeira revolução nas suas vendas.

Você não se considera preparado para isso?

Então veja como eu irei te ajudar!

O marketing digital para contadores é a solução

Depois de falar sobre os riscos, nada melhor do que conversar sobre solução, não é mesmo?

Já estou nos momentos finais deste conteúdo enriquecedor, mas ainda tenho um pouco mais a dizer, então siga comigo!

Ter ao seu lado profissionais altamente preparados, atualizados com o que há de mais novo no marketing digital para contadores e que falam a mesma língua que você é o fator decisivo para o sucesso nas suas vendas a partir de agora.

Com um suporte profissional, você sai de vez do amadorismo e garante uma gestão de marketing que garante:

  • Alinhamento perfeito com o seu propósito;
  • Planejamento estratégico impecável;
  • Utilização dos melhores recursos disponíveis no mercado;
  • Nova roupagem da sua marca;
  • Profissionalização das suas redes e da sua comunicação como um todo;
  • Resultados.

Com esse apoio, inclusive, você tem condições de implementar a sua comunicação com dois aspectos que deixei de aprofundar propositalmente a 2 tópicos atrás: as campanhas no Google Ads e a análise de métricas para avaliar o desempenho das ações no digital.

Esse é o marketing além da conta sobre o qual eu tanto falo, amigo contador!

Você, obviamente, já sabe quem será capaz de “pegar na sua mão” e de inserir o seu negócio em todo esse contexto do marketing digital…

Mas não custa nada lhe falar mesmo assim.

Conte com o Grupo DPG!

É, meu amigo, o conteúdo foi longo, mas como eu amo o que eu faço, tenho muita satisfação em compartilhar o meu conhecimento com contadores como você, que buscam sempre o melhor para o seu escritório.

Agora eu vou deixar um pouco de lado o “eu” e falar de “nós”, do Grupo DPG.

Somos uma agência especializada em marketing digital para escritórios de contabilidade e atuamos com as mais completas soluções para você, contador, que ainda não tem a visibilidade que merece no digital.

O nosso trabalho envolve uma equipe de colaboradores multidisciplinares, que atuam nos mais diversos setores, como o de criação, que desenvolve os conceitos gráficos, a equipe de redação, que escreve todo o conteúdo e a equipe de mídia.

Obviamente, temos muito mais setores envolvidos, sobre os quais terei a total satisfação em falar quando formos conversar.

O que interessa é que nós, do Grupo DPG, ficaremos felizes em conhecer a sua história e em te ajudar a construir o futuro da sua contabilidade como uma nova etapa da sua jornada, tendo agora o digital como uma via sólida e que irá garantir excelentes resultados para o seu negócio.

Portanto, gostaria muito de agradecer pela sua visita aqui no blog e espero que o conteúdo realmente faça total sentido nesta “virada de chave” profissional da sua contabilidade.

No próximo tópico, você terá acesso ao nosso meio de contato, seja para tirar as suas dúvidas ou para conhecer um pouco mais do trabalho do Grupo DPG.

Entrar em contato com a DPG é fácil, rápido e prático!

E então, gostou do conteúdo e entendeu como aplicar o marketing digital para contadores?

Que bom!

Agora você pode saber muito mais falando com um de nossos consultores especialistas.

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Até lá!

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