Você já ouviu falar da advocacia online?
A adição mais recente aos serviços jurídicos realizados pela internet é uma excelente alternativa para recém-formados em Direito, advogados que não possuem escritórios próprios ou profissionais que desejam complementar sua renda.
Podendo trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, o advogado online pode providenciar uma série de conteúdos relevantes para seus clientes e optar por algumas modalidades de trabalho como:
-
Gratuita
Aqui, o advogado online oferece serviços diferentes dos que já são oferecidos no
escritório convencional, resolvendo perguntas simples com respostas rápidas, conteúdo em texto ou vídeos com informações para resolver desafios e etc.
Lembrando que a oferta de consultas gratuitas é vetada pela OAB.Paga
- O cliente também poderá pagar para receber consultoria do advogado. Nesse caso, o serviço funciona como o exercício jurídico em um escritório convencional, onde o profissional pode cobrar preços para serviços específicos ou por hora.
Mista
- Há a possibilidade de oferecer alguns serviços gratuitos e consultas pagas fora do horário de funcionamento do escritório. Com isso, o advogado pode transformar o escritório de advocacia online em um período de atendimento estendido, como uma verdadeira extensão virtual do escritório convencional.
Hoje, boa parte dos serviços pode ser realizada através de computadores, celulares e tablets. Com isso, o consumidor prefere o conforto e a convivência sobre o custo do atendimento.
Alguns tipos de serviços que podem ser oferecidos pelo seu escritório de advocacia online:
- Direito previdenciário;
- Direito internacional;
- Direito do trabalho;
- Direito imobiliário;
- Pequenas empresas;
- Direito do consumidor;
- Direito da família.
Permita que o seu cliente encontre o seu escritório na internet. A busca é o primeiro passo antes do visitante chegar no seu escritório!
POSTANDO CONTEÚDO RELEVANTE
Ao construir a presença do seu escritório de advocacia online e recomendar que seus clientes acessem o seu site, aumentam as chances do seu conteúdo ser compartilhado.
Mas para isso acontecer, é preciso ter conteúdo de qualidade, certo? E produzir conteúdo não é uma tarefa fácil.
É preciso definir uma especialidade a ser tratada pelo seu blog. De repente, reserve uma semana inteira para tratar sobre um assunto específico, dividindo-o em partes que serão postadas ao longo do tempo.
Com isso, os visitantes saberão que o seu escritório de advocacia online possui autoridade no assunto e, no caso de precisar de algum serviço relacionado ou tiver dúvidas sobre outros assuntos, poderá procurá-lo. É aí que o advogado deve agendar uma visita no endereço físico e concretizar a contratação!
A PROPAGANDA É A ALMA DO SEU ESCRITÓRIO VIRTUAL
Investir em propaganda é algo polêmico no meio do Direito. Há quem pense que a prática é proibida, o que não é verdade.
A OAB limita as práticas permitidas, mas um escritório de advocacia, seja ele online ou físico, pode e deve trabalhar no marketing jurídico.
Anúncios em revistas especializadas e na internet são permitidos e seu uso é encorajado. Só fique atento para não fazer uso de técnicas do comércio varejista, sensacionalismo ou quaisquer outras que possam prejudicar a credibilidade do seu escritório online.
É preciso compreender que nem toda prática de marketing se adequa ao seu negócio e que toda ação deve respeitar as normas da OAB.
Através das dicas descritas aqui, você poderá aumentar as chances de receber clientes no seu escritório físico, ao realizar um contato prévio pela internet, após o visitante acessar o seu site e blog.
Assim, o visitante já estará imerso no conteúdo que você produz e nos serviços que você oferece, confiando nas suas habilidades.
Ao pesquisar, observar o comportamento dos visitantes e realizar o contato no momento certo, o advogado reduz boa
parte do trabalho de captação de novos clientes e consegue alavancar seu escritório físico.
O SEU MARKETING NAS MÃOS DE QUEM ENTENDE
A melhor saída para divulgar os seus serviços é contratar uma empresa especializada em marketing digital para escritórios de advocacia online. Assim, é possível terceirizar a produção de conteúdo e outras ações que colocarão você em evidência.
O Grupo DPG é especialista em marketing digital e de conteúdo. Um dos segmentos atendidos é justamente o de advocacia online. Por isso, se tiver dúvidas ou quiser impulsionar o seu negócio, fale conosco. Será um prazer atendê-lo!
Até logo