Marketing de Conteúdo: A melhor Estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Em meu último post eu afirmei categoricamente que o Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade.” Digo isso porque, a cada reunião que tenho com empresários do segmento fica mais claro que um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de contabilidade envolve atrair e desenvolver novos negócios.

Muitas estratégias de marketing contábil são discutidas por empresários e especialistas do setor, e embora as iniciativas sejam as mais variadas para que haja uma conscientização da importância do contador na vida das empresas,  uma estratégia realmente é consistente para se atingir este objetivo em todos os sentidos – o Marketing de Conteúdo .

MInha intenção é que você entenda um pouco sobre o porquê da minha chatice (para alguns) e insistência em dizer que o Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia de Marketing para Empresas de Contabilidade. Vamos falar sobre o porquê você, como empresário contábil, deve investir na produção de conteúdo relevante para o seu público para impulsionar o crescimento de seus negócios a curto, médio e longo prazo.

Mas, por que Marketing de Conteúdo?

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo para empresas de contabilidade envolve pequenas ações, isto é, um pequeno item de marketing ligado a outro, e outro, e outro, até que você tenha uma biblioteca inteira de conteúdo útil e relevante à disposição de seu público. Este conteúdo precisa estar interconectado de uma forma que permita aos seus atuais e potenciais clientes navegarem  de um item  para outro, em seu próprio ritmo, em sua própria linha do tempo – e, em seguida, quando eles estiverem prontos, te procurarem para fechar contrato.

Por exemplo, digamos que você queira direcionar sua comunicação de modo a alcançar empresas de determinados nichos, tipo: Sociedade de Advogados, Clínicas Médicas ou Restaurantes.

Para iniciar esta estratégia de comunicação, você não precisa queimar todas as suas fichas executando todas as suas estratégias de marketing de uma única vez.  Você deve criar etapas a serem executadas, dando um passo de cada vez.

1º passo – Crie uma página de destino em seu site

Antes de qualquer coisa, defina um objetivo para sua estratégia de marketing de conteúdo, exemplo:

“Quero aumentar minha carteira de clientes em 40% com Sociedades de Advogados. “

Após definir o objetivo, crie uma linha de comunicação eficiente, de modo a mostrar para este público que sua empresa contábil é formada por uma equipe de especialistas neste segmento, e que os mesmos podem tratar exatamente as dores deste tipo de público.  Feito isso, estruture uma página de destino em seu site contábil para divulgação deste conteúdo.  

Porque esta página deve ser incorporada ao seu site?

Porque seu site contábil é a sua mídia pessoal de marketing. Você pode criar uma campanha direcionada a este público no Facebook ou no Google +, porém, estas mídias são de terceiros e não suas, podendo ser retiradas do ar à qualquer momento e você perder todo o seu trabalho. Criando páginas de destino em seu site, você tem a garantia que seu conteúdo será ranqueado junto aos motores de busca através das palavras chave, e estará seguro  de que este conteúdo ficará no ar pelo tempo que você quiser. 

Inclua nesta página algumas informações e dados relevantes, imagens atraentes, algumas questões-chave para o público e um chamado à ação (digamos, para entrar em contato).

2º passo –  Compartilhamento Social

Para que estratégia de Marketing de Conteúdo de sua empresa contábil seja mais eficiente, cada novo item, página ou material de marketing que você criar em seu site, necessariamente  precisa ser compartilhado em todas as suas mídias sociais. O ideal é que você tenha o seu site integrado à todas essas mídias (Twitter, LinkedIn, Facebook, Google Plus, etc) e compartilhe em todas de uma única vez.

Uma grande sacada é você analisar quais as suas mídias mais visitadas por cada tipo de público de seu interesse e compartilhar esse itens nessas mídias várias vezes. Por exemplo, se a maioria dos advogados clientes e futuros clientes usam mais o Twitter, poste mais vezes no Twitter os conteúdos direcionados à eles,  e assim sucessivamente.

  • Compartilhe cada nova página de destino criada no site em suas mídias sociais. Lembre-se, não há necessidade de querer oferecer serviços na mídia social, basta criar uma mensagem atraente e direcionar o público certo para esta nova atração em seu site.

3º passo: Conteúdo Relevante e Materiais Educativos

O próximo passo é escolher os temas e tópicos e fornecer ao seu público conteúdos que realmente sejam relevantes para eles, e não para você.

Sim, é isso mesmo!

Sempre que for produzir um conteúdo, lembre-se de pensar sobre o que é importante para o seu público em primeiro lugar. Não é só porque você gosta da ideia de criar um ebook sobre “Como deve ser uma Sociedade de Advogados”  que essa seja a melhor opção para os Advogados, afinal, eBooks sobre abertura de empresas para advogados e que tratam deste assunto, são oferecidos por quase todos os seus concorrentes para este público. #ficaadica

Inclua este material para ser baixado ou visualizado na página destinada à Sociedade de Advogados em seu site. Crie uma chamada para ação, do tipo:

“Você sabia que uma Sociedade de Advogados pode ser composta por membros… Baixe o eBook e saiba mais…”

Quando seu potencial cliente for baixar o material, ele terá que preencher um formulário, deixando seus dados consensualmente, como, telefone, e-mail, tipo de empresa, nome ou razão social, etc.

Além de divulgar o material nesta página de destino, compartilhe o mesmo nas mídias sociais. Faça isso várias vezes! 

4º passo – Faça nutrição desses leads*

*Leads = potenciais clientes que se cadastraram em seu site para baixar material.

Ter o endereço de e-mail de um potencial cliente após o mesmo ter baixado um material em seu site é bom. Mas em que isso é importante para uma estratégia de Marketing de Conteúdo para Empresas de Contabilidade? O que fazer com isso? Sair ligando para ele e tentar vender?

“NÃO!!! Nâo faça isso, pelo amor de Deus! Você não pediria uma pessoa em casamento assim que a conhecesse,não é mesmo? Até porque você assustaria tal pessoa!”

O que fazer então?

Crie um relacionamento com esses clientes. Como? Faça a nutrição desses leads, enviando informações regulares e úteis para os mesmos. As pessoas, quando recebem algo que lhes seja útil, querem consumir e ler e não excluir o que recebeu. Portanto, pense em conteúdos interessantes para que você possa enviar regularmente, de modo a demonstrar para esta pessoa que você está por ali e que deseja ajudá-la. De repente, crie uma série de e-mails com posts publicados em seu site sobre – “como o advogado pode utilizar a tecnologia à favor de suas causas”

Obs.: É extremamente importante que esses e-mails possuam conteúdos de cunho exclusivamente educativos e úteis, e que jamais passe uma ideia comercial, isto é, que você deseja vender seus serviços.

Inclua um “leadbox”  ou um pop-up em seu site incentivando os visitantes a se cadastrarem para receber estes conteúdos relevantes regularmente.

Ao enviar um e-mail, nunca dê todo o conteúdo diretamente no corpo desse e-mail. Faça da seguinte forma:

  • Crie uma chamada atraente para este conteúdo, faça a menção do mesmo e insira o link para acesso ao conteúdo integral na página de destino do seu site contábil ou seu blog.
  • Crie chamadas para ações e compartilhe-as em suas mídias sociais, incentivando seu potencial cliente a assinar sua newsletter, para assim receberem conteúdos relevantes ao seu (dele) mercado de atuação.  
  • Não se esqueça de agendar regularmente as postagens de novos conteúdos em seu blog ou páginas de destino de seu site. Quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar para seus clientes, mais frequência você terá em seu site e será mais facilmente encontrado pelos motores de busca durante as pesquisas deste público.  

O mais importante para realizar a nutrição de leads é a criação de um calendário editorial, produção de artigos exclusivos e postagens regulares em seu blog. Quanto mais artigos publicados, mais leitores (público) e maiores possibilidades de novos negócios.

5 passo – Crie eventos direcionados o seu público alvo

Seja online ou off-line, um evento pode ser uma excelente maneira de agregar valor à estratégia de marketing de sua empresa contábil.

Vamos pensar juntos em alguns eventos totalmente realizáveis por você e sua equipe.

  • Considere realizar um pequeno coquetel para seus clientes, incentivando-os a levar um amigo empresário do mesmo segmento (e que não seja seu cliente) para debater sobre um assunto relevante ao mercado de ambos.
  • Você pode fazer um webinar para tratar de assuntos relevantes para o seu nicho de interesse. Convide um parceiro estratégico ou um palestrante para debater o assunto.  

Crie uma página de destino no seu site para este evento (ou se você tiver vários eventos, uma página de eventos completa resumindo tudo o que está acontecendo).

  • Vincule seu evento à página destinada originalmente à este publico especificamente;
  • Crie uma série de e-mails para direcionar as pessoas para o seu próximo evento (s).
  • Agende uma série de postagens para compartilhar seu evento em suas mídias sociais;
  • Entre em contato com parceiros estratégicos ou palestrantes convidados para pedir que compartilhem a página do evento por e-mail e em suas mídias sociais para seus contatos.

Conclusão

Os passos que eu compartilhei acima são alguns dos elementos mais populares e relevantes em uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas de contabilidade. Porém, surgem dezenas de novas estratégias e ideias todos os dias, e você pode aproveitar cada uma delas ao máximo. 

Ah… e mesmo que você tente algo que não funcione da forma e velocidade que você imagina, mesmo assim, este é apenas um dos muitos passos para você dar em relação ao sucesso de sua estratégia de marketing contábil.

Após concluir os primeiros passos, você verá que se torna muito mais fácil dar outro passo, e mais outro até atingir sua meta. Porém, lembre-se: Marketing de Conteúdo não é apenas uma campanha e sim UMA MISSÃO para uma empresa de contabilidade.

E agora, você não tem um emaranhado de ideias, sem saber por onde começar ou ficar em dúvida se Marketing para empresas de contabilidade funciona ou não. Agora você tem uma base sólida de por onde começar a executar uma estratégia de marketing de conteúdo sólida e eficiente para sua empresa contábil.

Suas ideias a partir de agora estão organizadas e planejadas. Agora vamos colocá-las em prática para que estas estratégias se transformem em novos e excelentes negócios!

Está esperando o que para iniciar hoje mesmo uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa de contabilidade?

Mãos à obra!

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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