Você já se perguntou como um calendário editorial pode ajudar no crescimento do seu negócio?
O número de posts encontrados hoje na web são praticamente incontáveis e a cada dia mais surgem novos blogs e novos posts sobre diferentes assuntos. Para sua empresa se destacar e ser encontrada pelo seu público-alvo é realmente preciso se diferenciar com um conteúdo de qualidade, que seja destinado para as pessoas certas.
Para que o Marketing de Conteúdo realmente funcione dentro do seu escritório contábil é preciso ter uma gestão que seja eficiente.
E para facilitar sua gestão, ter um calendário editorial como ferramenta de controle é uma ótima escolha.
Veremos neste post:
- Para que serve um calendário editorial
- Calendário editorial: Como utilizar?
- Como identificar um conteúdo de qualidade?
- Como definir metas
Para que serve um calendário editorial
Para fazer o calendário de conteúdo funcionar, o gestor do conteúdo e todos os envolvidos na produção devem ter os objetivos de marketing da empresa bem definidos. As datas e os títulos servem para facilitar a organização das ações e assim acabar com as falhas na estratégia de conteúdo, e também evitar que artigos que não tenham relação com o objetivo final da estratégia entrem nesta produção.
Calendário editorial: Como utilizar?
Existem 3 passos simples para utilizar o calendário editorial da maneira correta:
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Defina sua persona
Toda a produção de conteúdo girará entorno da dor da sua persona e de como sua empresa poderá atender essas necessidades. Cabe à equipe de marketing de seu escritório identificar as objeções do seu cliente na jornada, além de identificar os temas que irão atrair seu público até sua empresa e quais materiais irá convencê-lo a contratar os seus serviços.
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Defina seus objetivos
Já dissemos aqui no blog que, para quem não tem objetivos definidos, qualquer lugar já está bom. Definir qual o objetivo da produção de conteúdo dentro da sua empresa é parte importante na hora de alinhar quais os conteúdos serão produzidos pelo seu blog.
Ex.: Aumentar o número de visitas do blog em 45% até outubro.
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Defina seus temas
O tema e palavras-chaves escolhidas para o seu blog devem ter relação com seu público, tudo é baseado em cima da sua persona.
O formato certo de conteúdo para o público certo.
O conteúdo pode vir em vários formatos e isso vale tanto para empresas com formato B2B quanto para empresas B2C, o formato varia desde posts e e-books à webinars, podcasts e muito mais. Saber identificar qual deles trará mais retorno para o seu negócio é o primeiro passo antes de começar a produção.
Como identificar um conteúdo de qualidade?
Como definir metas
Um objetivo só vale a pena se for um objetivo SMART. Segundo o portal gestão, os objetivos SMART são específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e definidos no tempo. Definir objetivos de acordo com essa metodologia ajuda a definir objetivos que inspiram as pessoas a lutar pelo seu atingimento, orientando a ação para o que realmente importa fazer, não desperdiçando tempo e energia.
S – Específicos (Specific): os objetivos devem ser formulados de forma específica e precisa;
M – Mensuráveis (Measurable): os objetivos devem ser definidos de forma a poderem ser medidos e analisados em termos de valores ou volumes;
A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente; estes devem ser alcançáveis;
R – Realistas (Realistic): os objetivos não pretendem alcançar fins superiores aos que os meios permitem;
T – Temporizáveis (Time-bound): os objetivos devem ser definidos em termos de duração.
Ex.: aumentar uma quota de mercado em 10%, na prestação de serviços contábeis para academias de SP durante o 3º trimestre do ano.