“7 clichês sobre Marketing Digital Contábil que você, como Empresário , deveria evitar…”

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Aprenda a como deixar de lado os clichês e as maiores objeções sobre Marketing Digital Contábil e triplicar o Orçamento de Marketing da Sua Empresa para ter um ROI surpreendente

 

Cerca de 70% dos Empresários Contábeis ainda mantém uma visão fechada sobre a real função do Departamento de Marketing Digital Contábil de suas empresas. Com isso quero dizer que apenas 30% dos empresários contábeis se preocuparam em criar um departamento interno responsável por Marketing, porém 70% desta classe empresarial querem crescer mas sequer pensam nisso.

Mas hoje estou falando sobre os que já tiveram esta iniciativa, porém, ainda não se conscientizaram sobre a importância vital deste departamento e por este motivo ainda destinam orçamentos extremamente reduzidos para as ações de Marketing Digital Contábil, e infelizmente, orçamentos muito reduzidos não permitem que as ações e/ou estratégias sejam realmente efetivas.

Cabe ao Sócio ou Gestor Responsável pelo departamento de Marketing de uma empresa contábil, abrir os olhos dos demais membros da diretoria, para que a mesma não caia no “esquecimento” em relação ao mercado corporativo, pois, cortar orçamento do departamento responsável por atrair novos clientes  e novos contratos fará com que a empresa regrida exponencialmente e desapareça gradualmente frente ao seu público alvo e seus principais concorrentes.

Foi pensando nisso que escrevi este post, para lhe ensinar a rebater todas as objeções que surgem na hora “daquela reunião orçamentária” para os novos projetos de crescimento de sua empresa (e nós sabemos que não são poucas). Você deve ter uma argumentação irrefutável sobre os benefícios que o Marketing Digital Contábil tem a oferecer para a sua empresa, e mostrar que isto deve estar tatuado em seu DNA EMPRESARIAL! Assim, todos verão que você realmente está falando de um assunto real e incontestável para a atualidade do mundo corporativo.

Os 7 maiores clichês ou objeções contra o Marketing Digital Contábil, o numero 6 é o mais frequente

 

Durante o Evento O Contador da Nova Era Digital que o Grupo DPG realizou, pude conversar com alguns especialistas em Marketing Digital Contábil e eles confirmaram as minhas suspeitas e me mostraram  que existe uma demanda para os serviços de Marketing Digital muito grande nas empresas contábeis, porém, conseguir verba para se criar uma estratégia realmente efetiva e que trará resultados excelentes  é uma tarefa um pouco mais complicada, por isso elenquei 7 dos maiores “clichês” que se tornaram objeções frequentes dos empresários e  que você, como gestor da área de Marketing deve orientar à sua diretoria à evitar. Vamos discuti-los:

 

1 – Internet não dá certo

Uma empresa que não faz negócios on-line está fadada ao declínio.

É um fato notório que 60% do processo de qualquer compra a ser realizada por um consumidor interessado em determinado produto ou serviço já esta definido mesmo antes do contato com o vendedor. Sendo assim, como estar perto de seu cliente, concorrendo de igual para igual com as outras empresas se o seu serviço não é visto como uma opção pelo seu público-alvo?

Mais importante do que concorrer de igual para igual, é se diferenciar dos demais oferecendo um serviço que seja visto pelo seu valor e não pelo seu custo.

Você consegue se imaginar procurando uma solução para qualquer problema que você tenha hoje, sem pensar na opção: – “Vou pesquisar na Internet” ? O seu “potencial cliente” também não!

Aparecer para o seu público nas primeiras páginas do Google como “a solução para os seus problemas” é uma das melhores formas de ser visto como uma autoridade e uma opção quase certa para a contratação de seus serviços.

 

2-  “Eu trabalho por indicação”

Pesquisas apontam que até 2020  ninguém mais fechará um  negócio apenas por indicação. O que realmente servirá de base para escolha de serviços ou produtos será a reputação da empresa que os vende e  se você não tiver uma presença forte na internet então você não terá uma reputação a ser medida.

As duas deduções a se tomar sobre o serviço de quem não está na internet é: “Esta empresa não existe ou não é confiável, pois tem medo de sem mostrar”

Empresas que não se reciclam e não se mostram para o mundo estão fadadas a deixar de existir. Por este motivo você deve conquistar os seus clientes, e tatuar a sua marca na mente de cada um deles.

O Buzz Marketing é uma excelente forma de divulgação, porém a internet se transformou na maior rede de Buzz Marketing do mundo e se a sua presença nela não for de qualidade, você estará gerando para sua empresa um boca-a-boca realmente negativo.

Lembre-se da máxima: ” Quem não é visto, não é lembrado”

 

3 – Não precisamos de um blog

Empresas que priorizam manter um blog atualizado tem 13x mais chances de obter um ROI positivo

O primeiro estágio do funil de Inbound Marketing é Atrair. Se você deseja manter o seu público-alvo dentro da universo de sua empresa, é necessário que você ofereça algo que lhe interesse de verdade, isto é, conteúdo relevente, educativo e de qualidade. E como você pode oferecer Conteúdo de Qualidade? Através de um blog!!!

Gerar Conteúdo de qualidade para o seu público no blog de sua empresa, traz relevância para o seu site junto aos motores de busca e aumenta a credibilidade do seu escritório contábil perante a sua persona, ou seja, além de melhorar o seu rankeamento no Google e  aumentar  a qualidade do seu tráfego, você ainda passa a ser reconhecido no mercado como uma autoridade nos assuntos e confiável para a contratação.

Empresas que produzem conteúdo personalizado passam mais credibilidade para quem visita o seu site, e um blog é a melhor forma que a sua empresa tem de compartilhar informação.

“Uma página no Facebook ou qualquer outra mídia social não substitui o blog da sua empresa.”

A plataforma de terceiros não pode ser considerada a única opção, pois você nunca saberá quanto tempo ela ainda terá de vida – lembra-se do Orkut? Eu também não! – você também não pode controlar as mudanças nos algoritmos que levam o seu conteúdo para o usuário. Se você acompanha as atualizações do Facebook, por exemplo, deve ter observado que cada dia está mais difícil aumentar o alcance orgânico das publicações.

Com certeza,  não faltam argumentos para que a sua empresa comece a pensar em ter um blog próprio e a começar a publicar ainda hoje!

 

4 – Inbound Marketing é “mais uma modinha”

O Marketing Digital já vem sendo aplicado há alguns anos e o impacto que ele tem sobre o setor comercial das empresas é enorme, gerando novas oportunidades de negócio e aumentando o valor do seu serviço.

“No mundo, 86% das empresas estão fazendo Inbound Marketing.”

Se você deseja reduzir custos durante a crise, você precisa saber que o marketing digital tem um custo 62% menor que o outbound marketing e mesmo tendo uma diferença tão grande de investimento, o numero de vendas geradas por empresas que fazem nutrição de leads através de conteúdo relevante é 50% maior.

 

5 – E-mail marketing para quê?

Depois que o seu conteúdo encontrar com o seu público-alvo e converter pessoas em leads, apenas 3% dessas conversões estarão prontas para contratar seus serviços. É preciso nutrir!

O seu site não trabalha sozinho e mesmo que você tenha muito conteúdo, as pessoas não irão aprender o valor do seu serviço se você não fizer a nutrição devida, sobre o que cada um de seus lead precisa receber.

Alguns leads precisam entender um pouco mais do assunto, enquanto outros já estão quase no momento de compra, por isso,  cabe ao relacionamento da empresa com o lead agregar valor ao seu serviço e aquecê-lo para  poder fechar a venda.

Lembre-se: Um “NÃO” nem sempre é uma resposta final e deve ser entendido como um “NÃO AGORA”. Se o lead não quer fechar com a sua empresa é porquê não viu “ainda” o valor real em seus serviços, por isso uma campanha de e-mail marketing trará esse lead de volta para a sua empresa, com uma visão diferente sobre o que você tem a lhe oferecer.

 

6 – Não temos dinheiro

Com toda a certeza o clichê ou a objeção mais comum na hora de investir em Marketing Digital Contábil é esta – ” Não Temos Dinheiro”! 

Quero que você entenda o por quê desta justificativa não ser plausível quando o assunto é Marketing Digital Contábil, pois existem diversas ações que a sua empresa pode executar a um custo quase que  irrelevante, exemplo:

– uma página no Facebook, um perfil no Twitter e um canal no Youtube são 3 itens quase que “gratuitos” para sua estratégia de marketing e que podem lhe trazer resultados surpreendentes.

– Um domínio personalizado e um site com um blog integrado em sua “url” também são investimentos baixíssimos em relação ao ROI que podem lhe trazer. Você só precisa ter em mente que o que torna essas ferramentas realmente eficientes é o tempo (engajamento) destinado à elas e a expertise de quem as cria e maneja.

O que realmente vai mostrar para a Diretoria de sua empresa que investir em Marketing Digital Contábil vale apena é o ROI (Retorno sobre Investimento).  Se você obtém o dobro de retorno para cada R$ 1,00 investido, você não tem motivos para não investir. Um bom planejamento de Marketing Digital Contábil invalida qualquer objeção neste sentido, simplesmente pelo fato das ações poderem ser mensuradas, garantindo assim que os investimentos sejam medidos, as estratégias potencializadas e o retorno extremamente positivo.

 

7 – Não temos tempo para fazer tudo isso

Se você acredita que este trabalho não pode ser feito internamente, procure uma agência especializada, como nós do GRUPO DPG,  que consiga entender e atender as suas necessidades, somos especialistas no seu ramo de atuação.

Agora se você é do tipo “hands-on” e acredita que a melhor forma de executar as ações de Marketing Digital Contábil é aprender fazendo, o meu conselho é distribuir as atividades numa equipe interna de marketing. Essa é uma oportunidade para exercitar a sua liderança e executar as melhores ações frente ao seu público.

No fim das contas, não existem razões plausíveis para  você não criar uma estratégia de Marketing Digital Contábil e começar a fazer Inbound Marketing, por exemplo,  ainda hoje!

O que existe são meros “clichês” que geram apenas desculpas para não se investir em Marketing Digital Contábil. E sabe quem são os maiores prejudicados? Sua empresa que não atinge os objetivos financeiros e de crescimento, pois não consegue atrair novos leads e está estagnada em meio a crise, e o seu público alvo,  que precisa da sua solução empresarial, porém ainda não sabe que você existe e nem o potencial que você tem a lhe oferecer, afinal você não se comunica adequadamente.

Sua Marca é a melhor Empresa Contábil do Mercado?  Tem os melhores e mais preparados profissionais da atualidade? Investe pesado em formação e tecnologia da informação para ter os melhores profissionais do mercado e atender com excelência a demanda de seu público? É um Empresário Contábil Gestor indispensável para o crescimento empresarial de seus clientes? Você é uma das maiores autoridades em assuntos como: Gestão de Tributos e Planejamento Tributário, Gestão Empresarial e Financeira? Sério??? Como quase ninguém sabe disso? Que tal começar a contar isso urgente para o mundo de uma forma adequada e surpreendente, sem jargões pré-concebidos, mas com autoridade e eficiência?  O Marketing Digital Contábil pode com certeza fazer tudo isso por você… Pense nisso!

Se você gostou desta matéria COMPARTILHE ou comente-a, terei um imenso prazer em discutir estes e muitos outros assuntos com você!

 

Um forte abraço,

 

Inácio Junior – Análista de Marketing Digital

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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