CTR: o que é essa métrica? Por que é tão importante para o seu ranqueamento?

Escrito por:

Marta Giove

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Atualizado em abril de 2023

Entenda o que é CTR e por que ela pode ser decisiva para o seu ranqueamento

Descubra o que é a CTR e por que ela é fundamental para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de pesquisa.

No marketing digital, o que seriam ações sem resultados, não é mesmo? E para quem deseja saber se os resultados estão sendo alcançados, as métricas são fundamentais. Por isso, quando se trata de SEO, a CTR é uma métrica que não deve ser deixada de lado.

Se você está investindo em conteúdo para melhorar o desempenho e as classificações do seu site, é fundamental ter um sólido entendimento da CTR e de sua função na orientação da sua estratégia. 

Por isso, o assunto de hoje é essa métrica!

A CTR ajuda os profissionais de marketing a determinar se seus esforços estão produzindo os resultados desejados ou se é necessário fazer ajustes para atingir suas metas. 

Para te ajudar, preparamos este artigo com a explicação completa sobre CTR e a importância dessa métrica. Boa leitura!

O que é CTR?

A CTR, abreviação para Click-Through Rate ou taxa de cliques, é uma métrica que relaciona o número de cliques que uma página recebe com o número de impressões dessa mesma página. 

Essa métrica é útil em SEO, pois permite avaliar se o seu site é atraente o suficiente para os usuários clicarem.

A taxa permite avaliar a efetividade de um anúncio, sua rentabilidade e a relevância do seu destino, ajudando a avaliar o conteúdo, as palavras-chave e as imagens utilizadas em uma campanha. 

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Qual a importância da taxa CTR?

Entender a CTR é fundamental para quem busca melhorar o ranqueamento de seu site nos mecanismos de busca, pois essa métrica pode fornecer insights valiosos sobre a efetividade das suas estratégias de marketing digital e ajudá-lo a otimizar seu conteúdo para aumentar a visibilidade do seu site. 

Ao trabalhar em conjunto com outras métricas importantes, como taxa de conversão e tempo médio de permanência, a CTR pode fornecer uma visão mais completa do desempenho do seu site e permitir que você tome decisões mais informadas sobre suas estratégias de marketing contábil. 

Destacamos como os principais benefícios da CTR para o seu ranqueamento:

  • Entender o IQ – Índice de qualidade;
  • Reduz custos nas campanhas;
  • Melhora o rendimento orgânico;
  • Ajuda a identificar o engajamento nas redes sociais;
  • Ajuda no engajamento dos sites e campanhas;
  • Ajuda a identificar pontos de melhoria;
  • Aumenta a taxa de conversão.

Como acompanhar a CTR?

O rastreamento de CTR varia conforme a plataforma usada. Por exemplo, o Google Ads ou o Google Analytics exibem métricas de CTR para anúncios veiculados no Google. 

Nas estratégias orgânicas para seu site ou blog, você pode analisar a taxa de cliques usando ferramentas, como o Google Search Console.

Uma taxa de cliques de 3% ou mais é considerada boa o suficiente, entretanto, é essencial observar que esse número deve ser usado apenas como referência, o ideal é continuar procurando formas de aprimorar a sua CTR.

Tem como melhorar a CTR?

Qual é o objetivo desejado com o “clique” de seu público? É fundamental garantir que o tráfego direcionado ao seu site resulte em uma ação desejada, como assinaturas de e-mail ou em suas vendas. 

É importante observar que as taxas de cliques também têm um impacto significativo sobre as conversões. Quanto mais visitantes você conseguir atrair para o seu site, maior será a probabilidade de conversões. 

Tanto a CTR quanto às taxas de conversão oferecem insights valiosos em vários estágios da jornada do cliente. 

Então, para aumentar a sua taxa de conversão, também é importante investir na melhoria da sua CTR. Vamos ver como?

Fazer pequenas modificações em suas campanhas pode aumentar significativamente sua taxa de cliques e, por fim, levar a mais conversões, veja algumas dicas:

  • Segmentação do público-alvo;
  • Entenda as necessidades de seu público;
  • Utilize palavras-chave;
  • Invista na qualidade de seus conteúdos;
  • Melhore a URL e as metas descrições;
  • Melhore o seu CTA.

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CTR é uma métrica fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing.

Se você está se perguntando como utilizar essa métrica de forma eficaz em seu site e suas campanhas, o Grupo DPG, com sua expertise em marketing digital para contadores, pode ajudar a transformar a maneira como você aborda suas estratégias de marketing e impulsionar seus negócios. 

Com a nossa abordagem, profissionais contábeis podem se beneficiar do conhecimento especializado em marketing digital para obter resultados reais e duradouros em seus negócios.

Então use essa métrica a seu favor, fale conosco e saiba como podemos auxiliar!

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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