Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

5 erros de marketing que você não pode cometer em seu negócio!

Conheça os principais erros de marketing que muitos principiantes cometem, mas que, com o que vou te contar hoje, você não irá cometer

A experiência faz com que sempre aprendamos coisas novas, não é mesmo? 

Em 15 anos de muito trabalho voltado para o marketing digital, vendo de perto as mudanças e impactos dos avanços tecnológicos e o mercado se tornando cada vez mais exigente, acompanhei de muito perto e cometi muitos acertos e erros. 

Aliás, eu mesma cometi diversos erros no início, mas que me trouxeram experiência e bagagem para chegar até aqui e contar para vocês quais são os principais erros de marketing, como evitá-los e garantir bons resultados desde o começo… 

Por isso, preparei este artigo para te dar um ânimo, mostrando que erros de principiante não precisam fazer parte do início da sua jornada no marketing digital, pois, hoje, você vai descobrir como evitá-los. 

Os principais erros de marketing que você precisa evitar!

É muito comum errar em diversos aspectos, quando não se tem a experiência prática referente à aplicação do marketing digital… 

Porém, hoje, com conteúdos como esse que estou produzindo, e com tantas informações na internet, você tem condições de dizer adeus aos erros de principiante e já começar da maneira correta.

Por isso, vou sintetizar aqui o que os anos de experiência me mostraram, para que você já possa começar em um nível além, preparado ou preparada para já colher bons frutos, resultantes das ações de marketing para o seu escritório.

#1 Tentar vender para todo mundo 

Você pode ter mais de um nicho? Sim. Agora já não ter nicho nenhum… 

Quando você tenta vender para todo mundo, acaba sem conseguir atingir efetivamente nenhum público, além de ter que lidar com uma concorrência muito maior. 

Nichar é um passo muito importante para a eficácia do seu marketing digital, pois, isso irá permitir que você direcione as suas ações, campanhas e conteúdos para um foco específico, além de mostrar mais expertise da sua parte. 

Por isso, ainda que mais de um, tenha seus nichos de atuação muito bem definidos para trabalhar o marketing adequadamente em cada um deles.

#2 Não realizar um planejamento dos seus conteúdos 

Um dos erros de marketing mais comuns está na ausência do planejamento de conteúdos. 

É preciso mostrar valor para os seus atuais e possíveis futuros clientes, e os conteúdos que você publica em seu blog, redes sociais e afins são os responsáveis por isso. 

Ou seja, é preciso ter um planejamento minucioso, voltado para o seu nicho e pensado para mostrar toda a expertise que você tem na área de atuação do seu cliente. 

Para isso, um calendário com conteúdos bem planejados, relevantes e que tragam valor, é fundamental. 

Ah, outro detalhe importante é garantir que seu planejamento de conteúdo esteja sempre atualizado com as novidades do mercado, de forma que os conteúdos que você produz sejam para o seu público uma fonte segura e atualizada de importantes informações.

#3 Não contar com especialistas 

Eu, como CEO de uma empresa de marketing digital contábil, ainda que tenha constante contato com esse mundo, não tenho condições de cuidar da contabilidade da minha empresa por conta própria, pois, o conhecimento que você, contador, possui é imprescindível. 

E um dos erros de marketing é achar que isso não se expande para o marketing digital da sua empresa. 

Se você optar por um marketing interno, é preciso ter um profissional especialista em cada componente de um trabalho de marketing completo, ou seja: 

  • Redatores; 
  • Designers; 
  • Mídias sociais; 
  • Especialistas em tráfego; 
  • Especialistas em SEO; entre outros. 

Isso porque cada um desses aspectos demanda um conhecimento específico para que tudo seja feito da forma correta, e não contar com os especialistas adequados irá afetar diretamente a eficiência do seu marketing. 

Por isso, contar com uma agência de marketing digital é uma opção pela qual muitos optam, justamente por já oferecer um time completo.

#4 Não utilizar indicadores de desempenho 

Como você vai ter controle sobre a efetividade das ações que estão sendo realizadas, sem a utilização de indicadores de desempenho? 

Esse é um dos erros do marketing que fazem com que muitos investimentos não tenham o retorno esperado, o que, vamos combinar, é extremamente frustrante. 

Tudo no marketing pode – e deve – ser mensurado, para garantir a eficiência do que está sendo realizado, identificar gargalos e fazer mudanças que venham a ser necessárias. 

Sendo assim, não deixe que esse seja um dos erros de marketing presentes no seu negócio. 

Todos os indicadores de desempenho são importantes e precisam ser aplicados e analisados para que você obtenha os resultados que almeja, com as ações que realiza. 

Com um marketing interno, é preciso sempre acompanhar e comunicar ao seu time sobre a  necessidade dos relatórios de indicadores de desempenho e, com o apoio de uma agência de marketing digital, com certeza é algo que você sempre receberá.

#5 Não ter automação de marketing 

Em uma era onde tudo é rápido, cada segundo vale dinheiro e é preciso se comunicar com um grande número de pessoas de forma ágil, não ter uma automação de marketing é ficar no passado. 

Isso porque é a automação que vai permitir que diversos processos que demandam um grande trabalho manual, sejam realizados de forma mais rápida, simples e eficaz. 

Afinal, imagine ter uma base de 1000 clientes e precisar enviar e-mails para cada um deles manualmente… Melhor nem pensar, né? 

A automação de marketing é uma grande aliada para situações como essa, e é uma ferramenta indispensável, por isso, é um dos erros de marketing que você não pode cometer. 

Erros de marketing – Mais um alerta!

Prometi a você 5 erros de marketing e os apresentei, contudo, vou deixar aqui um alerta e também um vídeo que sintetiza tudo o que eu trouxe aqui para você, então não deixa de ir lá conferir, tudo bem? 

O importante alerta que tenho para dar é que o marketing digital é baseado em estratégias, muito empenho e um trabalho conjunto entre você e sua equipe de marketing. 

Eu já recebi muitos clientes que, inicialmente, acreditavam que era só ter o site e redes sociais criadas que começaria a chover clientes. 

E eu preciso te alertar que não é assim, de forma alguma. 

O marketing digital proporciona resultados extraordinários, mas apenas para quem está disposto a se empenhar nisso, não cometer esses erros de marketing de principiantes e entender o trabalho contínuo que é necessário. 

Sendo assim, se você quer bons resultados com o marketing digital, conte com quem é referência e pode te ajudar e se prepare para realmente fazer acontecer. 

Alerta dado, confira também o vídeo que preparei sobre este assunto para você:

Estamos sempre aqui para você! 

Por fim, quero ressaltar que eu e todo o Grupo DPG estamos sempre aqui para você, para garantir que esses erros não sejam sua realidade e para promover um marketing contábil que vai muito além da conta. 

Portanto, caso você queira saber mais e contar com uma equipe preparada para te atender, é só clicar no botão do WhatsApp e entrar em contato com minha equipe de Atendimento!


Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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