Descubra como impulsionar o engajamento do seu escritório contábil – apenas sendo você [mas de uma maneira esquematizada!]

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

As redes sociais apenas querem que você seja você – mas da maneira delas – e entender isso pode ser determinante para impulsionar o engajamento do seu escritório contábil [e aumentar em muito as suas vendas!]

“Marta, como eu faço para ter engajamento nas redes sociais do meu escritório contábil?”

Bom, essa é uma pergunta que direta e indiretamente eu recebo todos os dias dos meus clientes e de contadores que acompanham meu canal no YouTube, meus posts e Stories no Instagram e Facebook e os meus artigos no blog do Grupo DPG

E a melhor resposta que eu posso dar para você é:

Apenas seja você!

Isso mesmo, as redes sociais não querem que você seja um robô que copia os que os demais já fazem e poste conteúdo sem parar…

Se nem quem te segue quer isso, imagine o algoritmo que determina o que é relevante ou não!

Sendo assim, o “truque” para se tornar relevante, ter engajamento e, com isso, multiplicar as suas vendas nas redes sociais está justamente em ser o que chamamos de “orgânico”!

E não pense que com “orgânico” estamos dizendo para se alimentar apenas de frutas e vegetais, não é nada disso – embora seja uma prática saudável! 

O termo “orgânico”, no marketing digital, significa atrair pessoas por interesse, através de indicações e do próprio algoritmo da rede que você utiliza.

Traduzindo…

Se você posta fotos da sua rotina, no seu escritório, de uma maneira mais interativa, fazendo perguntas e sugestões e seus seguidores comentam, compartilham e curtem essas publicações, saiba que eles estão sendo atraídos de uma maneira orgânica – ou seja, sem a necessidade de patrocinar as suas publicações.

“Mas o que isso tem a ver com o engajamento nas redes sociais do meu escritório contábil e como ele fará eu vender meus serviços?”

Para entender e responder esse questionamento, primeiro, eu preciso te deixar bem claro o que é engajamento…

O que é engajamento?

De maneira mais literal, podemos definir engajamento como a dedicação com afinco a uma causa, movimento ou propósito.

Já, quando falamos do marketing digital contábil, a palavra engajamento adota outro significado, estando relacionado à interação e relacionamento com uma marca, produto ou serviço.

Contudo, ainda assim, podemos fazer um elo entre essas duas definições, determinando o engajamento como a dedicação com afinco à sua causa – o propósito e os valores do seu escritório contábil – e isso, por consequência, traz um maior relacionamento com a marca.

Daí a importância de ser quem você é e fazer com que isso transpareça nas mídias digitais.

Para falar a verdade, o meu parceiro de negócios, Alex de Paula, tem uma mensagem bem interessante e valiosa, nesse sentido, para te passar:

Como aumentar o engajamento nas redes sociais, através do marketing digital contábil

Portanto, agora que eu já te mostrei a importância de ser orgânico, o conceito de engajamento e qual a sua importância para o seu desempenho nas redes sociais, chegou a hora de você começar a colocar em prática as melhores estratégias para impulsionar os seus resultados!

Porém, me desculpa, mas antes de te revelar o ouro, eu preciso ser franca com você…

O que muitos contadores, influencers e até agências entendem por “resultados”, na verdade, não passa de métrica de vaidade!

Lembre-se: no final do mês, no levantamento das contas, o que vai valer a pena mesmo é o seu ROI – quanto você investiu em marketing e o quanto ele te trouxe de retorno – e se esse ROI não foi positivo, não serão as curtidas, os seguidores ou os compartilhamentos que irão pagar!

Tudo isso ajuda na sua relevância? SIM!

Mas o que conta são os contratos fechados e essa sim deve ser a sua KPI (Indicativo-Chave de Desempenho) a ser acompanhada!

Estratégias para otimizar o seu desempenho nas redes sociais

Então, para otimizar o seu engajamento, aqui vão algumas estratégias…

Entenda o seu público-alvo

Eu não paro de falar sobre persona, aqui, no blog, porque é algo muito importante e essencial para o seu escritório, afinal, é a persona quem guiará as suas estratégias de marketing. Sendo assim, entenda muito bem quem ela é!

Para te ajudar com isso, caso esteja “boiando” nesse assunto de persona, separei um vídeo para você:

Tenha um planejamento de conteúdo

Sim, não é ideal postar como um robô, sem parar, contudo, ficar dias sem aparecer é pior ainda!

Desse modo, tenha um planejamento de conteúdo consigo e que seja capaz de fazer com que as pessoas enxerguem valor no seu escritório e vejam que ele realmente entende do que diz – sem parecer um monte de informação sem pé nem cabeça.

Nosso time de mídias sociais pode te ajudar com a elaboração de calendários de mídias, caso queira!

Deu vontade? Poste (com consciência)!

Outra boa dica é mesclar o seu planejamento de conteúdo com o que você quer fazer nas suas redes sociais.

Como eu disse – e repito – o Instagram, o Facebook e até o Google querem interações humanas em suas plataformas – até porque eles já sabem que existem inúmeros robozinhos que programam publicações automáticas, copiadas de outros lugares.

Desse modo, é muito importante que você seja original, autêntico e que faça as coisas acontecerem quando quiser que aconteçam…

Eu, por exemplo, vivo nos meus amados status, falando sobre o que percebo no dia a dia e dando dicas para os contadores, embora nem todos os status sejam visualizados (métrica de vaidade), pela consistência e, principalmente, por eu ser eu mesma, recebo, em parte deles, muitas respostas e interações de diversos contadores…

Alguns que já conheço e considero bastante e outros que eu nunca vi e que me revelam MUITA coisa, tanto para melhorar quanto para investir!

Resumindo, eu ser eu mesma não é a maior fonte de seguidores e curtidas, existem outras estratégias para aumentar essas métricas – não tão relevantes -, mas, por outro lado, é a melhor forma de aumentar o meu engajamento e gerar muita informação e vendas para a minha agência e para os meus clientes.

E você, como tem otimizado o seu engajamento?

Agora minha pergunta é para você…

Você tem sido você mesmo?

Tem feito publicações do seu dia a dia?

Tem mostrado os seus resultados, mostrando comentários positivos de clientes, comemorando pequenas conquistas nas redes sociais?

Se ainda não faz isso, saiba que pode estar perdendo uma excelente oportunidade de otimizar o seu engajamento, dia após dia!

Mas não se preocupe porque nunca é tarde demais para começar…

E se está com o escritório contábil preparado para começar hoje, então é comigo que você deve falar!

Para isso, apenas clique na imagem abaixo e entenda como eu e toda a equipe do Grupo DPG iremos otimizar o seu engajamento nas mídias digitais!

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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