Funil De Vendas Para Contabilidade: Por Que Você Precisa Dele?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Funil De Vendas Para Contabilidade: Você Pode Aumentar O Potencial De Arrecadação De Receita Da Sua Empresa Em 100% Se Usar Essa Metodologia Da Maneira Certa!

Pense na sua empresa como um todo… imagine cada uma das atividades que você presta aos consumidores. Existe algum padrão? Quero dizer, apesar de serem atividades totalmente diferentes, o que tem de igual em todas elas?

Pense, por exemplo, na declaração do IR… de uma forma resumida, primeiro, você precisa captar todos os dados do cliente, assim como todos os ganhos e pagamentos tributáveis no ano anterior à declaração e, logo em seguida, começa o preenchimento, certo?

E então, conseguiu descobrir o que há de igual na atividade de declaração de IR e o planejamento tributário de um dos seus clientes, por exemplo?

Ainda não? Então, eu respondo:

P.R.O.C.E.S.S.O.

Não importa qual seja o seu modelo de empresa contábil, não importa quantos funcionários você tenha e muito menos a quantidade de clientes que atende. Absolutamente tudo é baseado em processos e, se isso for deixado de lado, imagina só a bagunça que vai virar… 

Agora, se tudo na sua empresa tem um processo definido — e só por isso dá certo —, porque, quando se trata de vender, você só se baseia na quantidade e não na qualidade?

Vender sempre foi e sempre vai ser fruto de um processo! A quantidade de clientes e o faturamento final não passam de consequências — apesar de eles serem sempre o nosso foco.

Então, sendo um pouco mais clara, é preciso que no seu departamento de vendas hajam etapas muito bem definidas para cada processo e, assim, você possa aumentar os seus resultados… 

E é aqui que entra o funil de vendas para contabilidade!

Mas… 

O que é um funil de vendas para contabilidade?

O conceito de funil de vendas para contabilidade é muito simples. Sendo assim, podemos dizer que ele é um caminho para transformar o seu processo de vendas e fazer dele uma metodologia que realmente traz resultados. 

Dessa forma, para que você consiga fazer isso, é necessário entender a jornada do seu consumidor, partindo da primeira vez que ele ouve falar ou vê um peça que traga o seu branding até a finalização da compra.

Visto isso, vale lembrar sobre a importância do funil de vendas para contabilidade, afinal de contas, conhecendo a jornada do seu consumidor, você vai entender o que ele procura e começar a oferecer soluções que façam mais sentido para ele e, consequentemente, aumentem o seu potencial de venda.

Quais são as etapas do funil de vendas para contabilidade?

O conceito tradicional de funil de vendas para contabilidade traz consigo as fases abaixo, mas é interessante esclarecer que, quando Elias St. Elmo Lewis desenvolveu a estratégia, em 1898, ela era apenas uma derivação da Fórmula AIDA e, hoje, o que conhecemos dessa metodologia é fruto de muitos aperfeiçoamentos que aconteceram ao longo do tempo para entregar mais resultados e possibilitar o crescimento forte. Ou seja, a metodologia atual é uma espécie de hack.

Prospecção

A prospecção — que você já conhece — é a primeira fase do funil de vendas para contabilidade, já que ela é capaz de garantir a entrada de um número grande de prospects para que eles possam ser “tratados” e separados pela próxima fase — assim seus vendedores não perdem tempo com curiosos.

Qualificação ou SDR

A fase de qualificação, que também é conhecida como SDR (Sales Development Representative), é a parte do processo que identifica os que, de fato, têm interesse em contratar os seus serviços e aqueles que não estão interessados de verdade. 

Apresentação

Ninguém contrata serviços sem conhecer sobre eles, certo? Então, a fase de apresentação é onde você mostra tudo o que existe no seu serviço, evidenciando as vantagens e possibilidades para gerar valor e provar a capacidade de sanar uma “dor latente” ou realizar um desejo.

Geração da proposta

Depois de mostrar ao seu quase cliente que você realmente pode ajudar a resolver as questões que ele vem encontrando pelo caminho, é o momento de gerar uma proposta que, em preço, seja capaz de representar os valores que você — ou seu consultor — apresentou na fase anterior.

Follow up e negociação

Todos queremos, mas nem sempre vai ser possível fechar o contrato de primeira, por isso, você precisa dar um tempo para o cliente pensar e, em uma reunião de follow up, negociar até que a resposta final seja dada.

Finalização da venda

Chegou a hora que a gente gosta, aquela em que o dinheiro está prestes a entrar na conta… a finalização da venda deve ser o momento de maior prazer para o seu cliente, afinal, ele está contratando alguém que VAI resolver o problema dele.

Aliás, você não pode esquecer nunca das etapas de pós-venda que seguem o funil de vendas para contabilidade, uma vez que a satisfação do cliente é o que vai manter ele na sua carteira por mais tempo, aumentando, assim, o LTV.

Qual é a diferença entre um funil de vendas e um funil de marketing?

Apesar de a gente reconhecer os conceitos de funil de vendas, funil de marketing e jornada do consumidor como uma coisa só, isso não está certo.

Sim, tudo isso trata sobre o caminho que o seu prospect ou lead percorre até fazer parte da sua carteira de clientes, mas é preciso entender que, apesar de tratarem sobre o mesmo assunto, eles são muito diferentes, uma vez que o funil de vendas, por exemplo, é muito mais sobre o processo interno da empresa do que sobre a forma de atração do prospect, enquanto o funil de marketing tem como objetivo levar o possível cliente até você com base em informações como o nível de consciência, por exemplo.

Ou seja, enquanto o funil de vendas para contabilidade trata do objetivo de vender, o funil de marketing aborda as questões de tratamento… é quase um SDR “automático”.

Então, o funil de vendas começa no mesmo momento em que termina o funil de marketing.

Por que é tão importante ter um funil de vendas para contabilidade bem definido?

Essa pergunta é bem simples de responder, não acha? Pensa só no que poderia acontecer com a sua empresa contábil se você deixasse de lados os processos que desenvolveu até agora para conseguir finalizar uma tarefa com excelência… seria uma bagunça enorme!

E quem garante que, neste momento, você não está vendendo muito menos do que poderia por não ter um funil de vendas para contabilidade bem definido?

Para ser sincera, essa é a realidade de um número enorme de empresas por aí que se lamentam o tempo todo por não conseguir aumentar o seu potencial de vendas, não aumentar a receita e, muito menos, a carteira de clientes.

Por isso, é bom entender que… 

A junção de um bom funil de vendas para contabilidade e um funil de marketing pode aumentar os seus resultados em 100%!

Pense na possibilidade de pular a primeira fase do funil de vendas e, talvez, até a segunda… 

É exatamente isso que um funil de marketing perfeito pode levar até você. 

Se lembra que há pouco tempo você leu que: “enquanto o funil de vendas para contabilidade trata do objetivo de vender, o funil de marketing aborda as questões de tratamento… é quase um SDR “automático”.”?

Pois é, um bom funil de marketing vai possibilitar tirar do seu departamento de vendas a responsabilidade de fazer a prospecção e tratamento dos prospects, afinal, todos os que chegarem para você já estarão no momento de ideal para abordar com uma apresentação e, quem sabe, até mesmo uma venda direta… 

Você otimiza tempo, processo e ganhos… afinal de contas, qual seria o melhor lugar para pegar os seus futuros clientes e levar até você do que a internet? 

É aqui que eles estão!

Por isso, se você quiser garantir essa possibilidade e aumentar o seu potencial de vendas em até 100%, me chama no zap e nós vamos resolver o seu problema! O potencial de vendas da sua empresa contábil precisa pode ser explorado e você pode aumentar o número de vendas de maneira considerável, mas…

… para isso vai precisar de uma equipe que entenda esse processo e saiba fazer isso por você sem tomar o seu tempo!

Eu vou esperar a sua mensagem, basta clicar no botão aqui embaixo!

 

 

 

 

Marta Giove 

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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