Marketing Para Contadores: Tudo Mastigado, Da Atração À Retenção!

Escrito por:

Marta Giove

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Marketing Para Contadores: Tudo Mastigado, Da Atração À Retenção!

O Marketing para contadores é simples, mas se você for capaz de entender todas as etapas, eu garanto que seus resultados vão mudar muito!

Se você já conhece pelo menos um pouquinho sobre o marketing para contadores, sabe muito bem que ele, apesar de ser totalmente baseado no inbound marketing, não segue só o que é imposto por essa modalidade.

É ainda mais simples entender isso quando você leva em conta o fato de que o marketing para contadores não pode ser apenas uma relação de venda. De todas as maneiras que eu poderia usar para explicar isso para você, vou fazer pela mais fácil.

Talvez você seja casado, já tenha se separado ou até mesmo está procurando por alguém, mas, com certeza, já conhece muito bem todo o “roteiro” que é preciso seguir até conseguir fixar raízes em um relacionamento.

Seria muito simples, é claro, se a gente pudesse pular logo para a parte boa e curtir a pessoa para sempre, mas, nem sempre isso é possível… tem sempre um caminho que precisa ser seguido até que tudo dê certo.

As fases são as mesmas do marketing para contadores:

  • Paquera – ou Atração (no marketing);
  • Namoro – ou Conversão;
  • Noivado – ou Relacionamento;
  • Casamento – venda; e, uma das fases mais importantes…
  • Evitar o divórcio – Retenção de clientes.

Ou seja, da mesma forma que você não pode conhecer uma pessoa e já ir logo beijando, não dá para atrair o cliente e forçar uma venda.

Por isso, hoje, eu quero te mostrar como fazer todo esse processo da forma certa.

Paquera 💃🏃: Atração

A fase de atração é a mais simples de entender. Aqui é onde você fala com o cliente sem, necessariamente, precisar estar cara a cara com ele.

No marketing para contadores, a atração não é prospectar diretamente o cliente. Afinal de contas, estamos falando de estratégias baseadas no inbound marketing, que tem como objetivo principal atrair através da geração de valor dos serviços.

Agora, eu acho que você deve estar se perguntando:

“Como é que eu vou gerar valor para um prospect através dos meus serviços se ele ainda não comprou nada?”

Acertei?

Essa pergunta é bem tranquila de ser respondida…

Estamos na era digital, onde tudo é feito por através da internet, não é mesmo?

Então, você precisa entender que gerar valor agora não é só depois da venda do serviço.

Você pode, por exemplo, ter um blog que dê respostas para as dores do seu futuro cliente — ou, também, é claro, para o desejos dele. Ou seja, você pode ajudar quem precisa de você se mostrando como um especialista e, consequentemente, gerando cada vez mais valor para a sua marca e seus serviços.

Fácil de entender, né?!

Namoro💏: Conversão

Aqui, bem diferente do tópico anterior, o seu futuro cliente já vai ter visto o enorme potencial que o seu serviço tem e, consequentemente, vai querer ter o seu apoio enquanto especialista.

Mas…

Você precisa ter muita atenção aqui… não é porque uma pessoa se converteu em oportunidade que ela, necessariamente, vai querer que você entre em contato com ela para oferecer um serviço.

Bom, é um pouco complexo de enteder, mas vamos lá, eu te explico!

Antes de mais nada, você tem que ter em mente o fato de que lead e oportunidade são duas coisas totalmente diferentes:

  • Lead: pessoa que converte em uma página, e-mail, material rico…
  • Oportunidade: um lead se torna oportunidade a partir do momento em que ele levanta a mão para você e diz: “eu preciso de ajuda aqui, ó!”.

E, é claro, você tem que saber como isso acontece. A fase de conversão artavés do marketing para contadores é feita através de formulários instalados no seu site ou página. Sendo assim, esses formulários têm o objetivo de captar informações sobre o seu prospect e fazer perguntas de qualificação que vão te mostrar se ele é um cliente potencial ou não.

Noivado 💍: Relacionamento

O relacionamento, sim, é o momento em que você entra em contato com o seu potencial cliente, até porque, dentro de todas as etapas do marketing para contadores, ele já sabe o que você faz, como pode ajudar ele, a importância e potencial do seu serviço e, além de tudo isso, ele já sinalizou que precisa da sua ajuda.

Ou seja, sinal verde, é hora de se mexer!

Mas, aqui, assim como eu disse antes, você vai precisar ter atenção, já que a pessoa espera que, antes de sair empurrando uma venda, você ao menos tente entender o que ela espera tanto da sua atividade quanto de você enquanto profissional.

Por isso, se quiser se sair bem nas vendas, estude o máximo que puder sobre o seu público-alvo e persona!

Casamento 🤵❤️👰: Venda

O final é sempre o melhor, né? Hora de viverem felizes para sempre!

Todas as estapas já foram concluídas e você não vê a hora de olhar o saldo da conta e perceber que ele engordou um pouquinho, né — engordar é normal no casamento, vai…

A venda acontece através de vários processos, e você sabe muito bem disso, aliás, eu sempre falo: VENDA É PROCESSO!

Afinal de contas, tentar abordar o seu cliente de uma maneira errada pode acabar com todas as etapas pelas quais a pessoa já passou antes — e eu tenho certeza de que você não quer isso!

Então, crie estratégias de vendas e coloque todos os seus colaboradores que atuam direto com o cliente para entender o passo a passo que deve ser seguido até a conquista total.

Gostou?

Bom, eu espero que as informações tenham te ajudado, aliás, espero que tenham feito você entender a importância que o marketing para contadores tem para o seu negócio.

Então, se você quiser ter especialistas ao seu lado, garantindo que a sua imagem e atração de clientes estejam perfeitas, me chama no zap!

Eu tenho uma equipe de profissionais especialistas e espetaculares que, sem dúvida nehnhuma, vai te entregar os melhores resultados que você já viu na vida!

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Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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