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Público-alvo: O Que É E O Que Mudou Durante A Pandemia?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Público-alvo: Entenda Agora Um Dos Maiores Problemas Que Pode Estar Impedindo Que Você Tenha Bons Resultados Durante Esta Pandemia E, Pior Ainda, Que Pode Fazer Com Que Você Perca Muitos Clientes – Se É Que Isso Já Não Começou A Acontecer…

Entender O Seu Público-alvo Agora Pode Garantir Mais Tempo De Sobrevivência Para A Sua Empresa Contábil!

Eu preciso que você leia este texto agora. Nele, eu trouxe informações sobre um problema que você pode não ter notado e que, provavelmente, vai causar muitas dificuldades para a sua empresa ainda durante o período de pandemia.

Eu vou explicar para você exatamente o que é o público-alvo, mas o principal é que você entenda o que está acontecendo agora e porque eu resolvi escrever este artigo tendo tantos outros temas mais “válidos” para conversar com você.

Espero que não ignore nada do que vou dizer aqui, porque eu só quero o seu bem e o bem da sua empresa contábil. 

O que é público-alvo?

Antes de explicar o conceito específico sobre o público-alvo, quero fazer um joguinho com você… 

Vou te apresentar uma história e você vai precisar pensar qual é a informação que falta para garantir o sucesso. Topa? 

Se topar, vamos lá, mas, se não, pula pro próximo tópico…

A história

Anderson é um homem de 33 anos que estava precisando de um dinheiro extra e resolveu abrir uma pequena empresa de entrega de comida. Ele e a esposa cozinhavam juntos das 04 da manhã até às 10 horas e depois arrumavam as marmitas para entregar nas empresas da região.

Anderson não tinha nenhum conhecimento sobre empreendedorismo, mas, ainda assim, a empresa com a esposa estava indo muito bem enquanto ele estava focando em atender o chamado “chão de fábrica” da sua cidade.

Então, vendo que o negócio estava crescendo e tinha um futuro próspero, ele resolveu expandir um pouco mais e oferecer suas quentinhas para o pessoal dos vários escritórios de advocacia que funcionavam na cidade.

Anderson investiu cerca de 3 vezes mais na expansão do que tinha investido no começo do negócio. 

A única coisa que ele não previu era que absolutamente ninguém dos escritórios compraria a sua comida. Ele perdeu muito dinheiro, tendo, pouco tempo depois, que parar suas atividades porque não tinha mais um capital de giro suficiente para tocar a pequena empresa.

E então, o que faltou pro Anderson não perder dinheiro e conseguir crescer de verdade?

Se você respondeu que faltou ele entender melhor sobre o novo público que estava atingindo, parabéns! Você conhece bem a importância de conhecer o público-alvo de uma empresa… 

Mas, se você errou, calma, não precisa ficar preocupado! 

Agora, você vai entender não só o conceito de público-alvo, mas tudo o que envolve a sua definição e análise!

E então, qual é o conceito de público-alvo?

Se você teve a paciência de ler a historinha que eu montei, é provável que já tenha entendido pelo menos a essência do que é um público-alvo, mas ainda falta entender o conceito exato e algumas formas como ele pode te ajudar!

Então, a gente pode definir o público-alvo como sendo o grupo de pessoas que você tenta atingir com a sua estratégia de vendas. Ou seja, é o pessoal que você vai tentar alcançar  quando quiser vender.

Mas, agora, eu imagino que você esteja se perguntando: 

“Por que eu preciso definir um público-alvo se todas as empresas precisam obrigatória e legalmente de um contador?”

Ter resultados é o que todo mundo quer quando abre uma empresa… se não fosse isso, a gente trabalhava, ainda, no sistema de escambo rsrs.

Mas, quando você quer muito ter um bom resultado e conseguir muito dinheiro, você precisa necessariamente fazer duas coisas: 

  • Se especializar na sua área de atuação; e
  • Nichar o seu mercado.

É bem simples entender isso. Se você não nichar o seu mercado e segmentar a sua atuação, vai ser apenas mais um na multidão de contadores genéricos que atuam no país e, consequentemente, vai se igualar aos “contadores despachantes”.

O pior de tudo é que, sem segmentar o seu mercado de atuação, você não gera valor aos seus serviços e acaba sendo esquecido.

Mas… depois de nichar e se especializar na área que quer atender, você, sem dúvidas, vai precisar descobrir qual é o seu público-alvo e como ele se comporta.

Afinal, se não fizer isso, vai acabar como o Anderson da nossa história.

Então, afinal, como é que você pretende fazer isso, hein?

As informações que você vai precisar para definir seu público-alvo

Assim como eu disse antes, o público-alvo é a parcela da população que você vai tentar atingir com os seus esforços e ações. 

Sendo assim, você precisa levar em conta o fato de que, em geral, eles têm a mesma faixa etária, se interessam pelas mesmas coisas, têm objetivos parecidos e vários outros aspectos que os tornam um grupo único.

Dessa forma, você vai precisar de algumas informações primordiais para delimitar esse pessoal:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Profissão;
  • Localização;
  • Quantidade de filhos – se tiver;
  • Estado Civil;
  • Preferências (esportes, tipos de programação, mídias e etc);
  • Hábitos;
  • Hobbies;
  • Desejos;
  • Dores (dificuldades que o seu público-alvo apresenta, como a dificuldade de diminuir a carga tributária, por exemplo);
  • Marcas preferidas;
  • Estilo de vida;
  • Fatores que influenciam no processo de tomada de decisão;
  • Pessoas capazes de influenciar;
  • Objetivos;
  • Faixa de renda mensal;
  • Quantidade de funcionários na empresa;
  • Segmento de atuação; e vários outros.

Bom, se você acha que essas informações são muita coisa, pode ter certeza absoluta que está errado!

Isso são só os dados principais que você vai precisar levantar para conseguir fortalecer os seus objetivos e ser mais assertivo tanto na comunicação quantos nas ações que direciona com o foco de vender ou fortalecer a sua marca no mercado.

Bem simples, não é?

Mas, ainda falta uma coisinha que, talvez você não tenha pensado… 

De onde você vai tirar todas essas informações e as outras que eu nem coloquei aqui?

Existem várias formas diferentes que você pode usar para conseguir tudo o que precisa. Existe, por exemplo, a possibilidade de contratar uma empresa focada em pesquisas de mercado para garantir que tudo estará dentro do esperado.

Ou então, você pode contratar uma agência de marketing que tenha foco em gerar resultados para contadores. 

De qualquer forma, seja qual for a sua escolha, você vai ter que ser, sem dúvidas, muito assertivo para não se confundir e acabar gastando dinheiro à toa, além de perder muitas chances de crescimento.

Mas e durante a pandemia, como a importância de conhecer o público-alvo se modifica?

Você provavelmente deve estar se perguntando porque eu estou falando disso agora, durante uma das maiores crises econômicas e sanitárias pela qual o Brasil já passou, sendo que eu poderia abordar vários outros assuntos que você considera “mais pertinentes”, acertei?

Existe um motivo… e um motivo muito forte!

Todos nós, aqui do Grupo DPG, temos a boa mania de ver a comunicação de outras empresas – de vários setores – com o seu público e… a gente descobriu que elas estão pecando muito quando o assunto é gerar resultados através da comunicação.

Infelizmente, quando olhamos o direcionamento de algumas empresas contábeis, foi possível ver que, apesar da tentativa de ajudar, os gestores estão gerando medo e cumprindo um papel que, na realidade, não deveria ser seu: o de apenas informar. 

Antes de mais nada, é preciso lembrar que o que os seus clientes estão esperando de você não é que cumpra o papel de um jornal, mas que além de informar, você mostre alternativas para que eles consigam superar esse momento que caiu como uma bomba na cabeça de todos.

O fato é que, sem entender o seu público-alvo e sem saber quais são as verdadeiras dores e desejos dele no momento, você não vai conseguir efetivar nem a comunicação, nem a sua necessidade de conseguir resultados para você e para aqueles que confiam no seu trabalho.

Entende agora a importância de compreender a sua audiência durante essa pandemia?

Você está se colocando na linha de frente como informante de um problema que os seus clientes esperam que você resolva para ontem! 

Não acha que chegou a hora de mudar o seu posicionamento?

Não acha que chegou o momento de ser muito mais do que todos esperam de você? 

O Grupo DPG pode e vai falar diretamente com a sua audiência e garantir que você ganhe durante essa crise que só faz as pessoas perderem!

Não existem argumentações neste texto. Eu só precisava mostrar para você, contador, que o que você mais preza pode estar em perigo por um erro que você nem mesmo tinha a ciência de que estava cometendo. 

Mas você pode resolver tudo isso e garantir o posicionamento certo para os seus clientes e, consequentemente, gerar os resultados que quer!

O Grupo DPG pode te ajudar neste momento complicado pelo qual todos nós estamos passando.

Assim como eu falei sobre a necessidade de você e da sua empresa se especializarem, aqui, nós não somos hipócritas! Nós nos especializamos no seu ramo e em entregar resultados claros, específicos e concisos pra você!

Então, se quiser ter especialistas garantindo o futuro da sua empresa contábil e do apoio ao seus clientes, me chama no zap!

Você só precisa clicar no botão aqui embaixo e falar comigo agora mesmo.

Eu estou esperando por você!

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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