Captação irregular de clientes na advocacia – Entenda o que é e como se livrar disso!

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Entenda melhor do que se trata a captação irregular de clientes na advocacia e como o seu escritório pode superá-la e atrair muitos clientes por meio de relevância a autoridade!

Para que fique claro, a captação irregular de clientes na advocacia é toda e qualquer ação que vá contra o Código de Ética da OAB, que por sua parte define a propaganda na advocacia como informativa, preservando a sobriedade da profissão do direito.

Sendo assim, o advogado deve ter muito cuidado com a maneira como transmite aos seus clientes, ou possíveis clientes, as soluções que o seu escritório é capaz de oferecer para os seus problemas legais.

No entanto, para que você possa compreender melhor essas limitações impostas pela OAB, confira a lista de restrições para a captação de clientes na advocacia:

Captação irregular de clientes na advocacia, o que o seu escritório NÃO pode fazer!

Então, como previsto no Capítulo IV do Código de Ética e Disciplina da OAB, – arquivo que pode ser baixado Clicando Aqui, – não é permitido que o profissional do direito faça as seguintes ações, referentes a propaganda do seu escritório jurídico:

  • Anúncio sem o nome completo do advogado e número de inscrição na OAB;
  • Anúncio em rádio;
  • Anúncio em televisão;
  • As placas localizadas na sede do escritório – fachada – apelativas ou mercantilistas;
  • Os anúncios contendo precificação;
  • Prestar consulta gratuita por meio de comunicação social aberto;
  • Divulgar lista de clientes;
  • Entre algumas outras.

“Então como o meu escritório de advocacia pode atrair mais clientes, sem infringir as normas da OAB?

O próprio Código de Ética e Disciplina da OAB, em seu Capítulo IV, Art. 28, nos dá a resposta:

Art. 28 – O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

Como visto, o advogado não é proibido de divulgar os seus serviços, mas apenas deve focar na informação, em vez da comercialização dos seus serviços de natureza intelectual.

Portanto, assim como destacamos em nossa postagem “Marketing jurídico digital: como criar conteúdo que converte”, onde apresentamos para você o poder de um bom conteúdo como forma de atrair clientes para o seu escritório de advocacia, é preciso que você gere autoridade e relevância às pessoas nos momentos em que elas mais precisam dos seus serviços.

marketing jurídico digital

Hoje em dia é muito fácil achar qualquer serviços por meio de uma simples busca em nossos aparelhos celulares, o que dinamiza muito o processo de descoberta de soluções e negociação de serviços das mais diversas naturezas do mercado.

Sendo assim, o seu escritório de advocacia não pode ficar à margem desse desenvolvimento, encarando problemas financeiros pela falta de clientes.

Sim, é preciso respeitar a OAB e a forma como ela determina que deve ser feita a sua propaganda, e é exatamente por isso que a criação de conteúdo deve ser vista como a sua maior e melhor alternativa à esse cenário de muitas limitações.

Façamos um exemplo:

Supondo que você queira muito descobrir como fazer investimentos para que o seu dinheiro renda muito mais. A primeiro momento muito dificilmente você aplicará grandes quantias em ações, sem o menor conhecimento sobre o histórico da empresa e a situação pela qual ela passa, a melhor decisão é estudar com quem já faz aplicações a algum tempo e conhece bem quais são os cuidados que você deve ter, te indicando os primeiros investimentos que devem ser feitos.

Para isso, não é preciso contratar um personal investor! Muitos canais no YouTube são um excelente norte para as suas ações iniciais, e então você poderá entrar em contato com quem realmente te ensinou algo útil e confiável!

O mesmo pode ser feito com o seu escritório jurídico – e o melhor sem propaganda!

Quando você consome conteúdo de um profissional que realmente te ensina algo relevante, é gerada confiança e autoridade por meio da marca daquele profissional.

Mas é importante estar atento às soluções que você irá fornecer por meio do seu site, rede social ou canal do YouTube, pois assim como vimos nas suas restrições, consultoria gratuita não é permitida.

Porém, com isso, você pode contar com os profissionais do Grupo DPG, aqui, nós cuidamos de todo conteúdo para que o seu papel seja fechar mais contratos, sendo conhecido como uma verdadeira autoridade em seu ramo de atuação como advogado.

Então, caso queira saber mais, o que acha de marcarmos uma conversa?

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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