Inbound Marketing para Contadores – do conteúdo à venda

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Hoje eu quero falar com você sobre o Inbound Marketing para Contadores e como você pode conseguir mais clientes através do conteúdo!

Você já deve ter me escutado ou lido algum post meu que fale sobre Inbound Marketing para Contadores e Marketing de Conteúdo, não é?

Bom, hoje todo mundo fala do Marketing digital, falam muito, mas ralam pouco! Está cheio de empresas por aí que pensam que as tão famosas e endeusadas “mídias sociais” resumem o Marketing Digital e que podem fazer posts no Facebook e está tudo bem.

Um exemplo disso? Os bancos. Dezenas de posts aleatórios e uma chuva de comentários de clientes insatisfeitos, na maior parte do tempo, sem relação alguma com post em questão. Felizmente, para alguns, vejo certos bancos tentando mudar essa política e embarcar de vez no marketing digital, ainda que a passos bem curtos.

Ok, você não é um banco, mas essa história também vale para você!

“Por que, Marta?”

Quer saber o porquê de ainda ser tão barato investir em anúncios pagos quando se é contador? É simples, ainda que muitos contadores invistam no marketing digital e em links patrocinados nos dias de hoje, o Inbound Marketing para contadores não é muito popular, não! Agora quando for, quem não tiver embarcado no trem do marketing antes pagará bem mais caro para se aventurar na Internet.

Conteúdo possui um custo, mesmo que você o produza por conta própria!

O conteúdo custa, e como custa! Posicionar palavras-chave nas primeiras posições do Google não é uma tarefa tão fácil quanto passear no parque, não!

Cada palavra-chave escolhida para um link patrocinado possui um nível de concorrência e um custo, e quem não tem relevância dificilmente conseguirá chegar longe com palavras-chave altamente concorridas, isso sem contar no orçamento para ficar nessa, não é?!

É complicado… Mas com trabalho duro, isso vai ficando mais barato, quando se sabe o que está fazendo, claro! Além disso, o ROI, retorno sobre investimento, pode compensar todos os seus custos e te deixar tranquilo por meses, se o trabalho for bem feito!

Para isso, não basta investir cegamente em palavras-chave. É preciso entender muito bem o seu público-alvo. Você deverá conhecer seu cliente ideal, sua persona, e produzir conteúdo diretamente para ela!

Não adianta ficar enchendo linguiça com palavras-chave apenas para o posicionamento. O Inbound Marketing mudou drasticamente com o passar dos anos e hoje o Google posiciona conteúdos que apresentam uma leitura realmente relevante e que traga benefícios para você, de verdade!

Um exemplo de um texto feito puramente para posicionamento seria eu escrever a palavra-chave Inbound Marketing para Contadores em todos os parágrafos deste texto! Tem necessidade disso? Não!

Esse tipo de prática deixa o texto cada vez mais robótico, e tanto o Google quanto o consumidor já perceberam isso. As práticas de Marketing Digital do mundo todo estão sendo modificadas por questões éticas e novas legislações, além do aumento da percepção dos consumidores.

E pode até parecer que não, mas isso impacta diretamente nas vendas das empresas que trabalham com o marketing digital em sua totalidade!

Esqueça seu Facebook e o seu conteúdo, a menos que você realmente esteja disposto a cuidar deles!

Marketing de Conteúdo é a chave para o sucesso, mas nem só disso vivem as estratégias digitais. É preciso ter muito cuidado para que a comunicação seja integrada com toda a sua empresa.

Veja bem, alguém que visita o seu site precisa se deparar com a mesma linguagem utilizada pelo atendimento, pelas vendas e pelo dono do negócio. É uma questão de identificação!

Mais importante do que ter textos 100% certos dentro das normas ortográficas brasileira, é preciso que o conteúdo gere identificação com quem está lendo! Por isso nem todos os contadores são capazes de escrever seus próprios conteúdos, porque o resultado seria um monte de termos rebuscados e técnicos, pouco abordando o problema real e uma solução palpável!

Se você pretende criar uma página no Facebook e não postar nela periodicamente, desista. Se deseja começar a escrever para o seu blog, mas não quer falar a língua de quem deve ler os seus posts, esqueça! O mercado já está cheio dessas práticas e ninguém mais tem saco para isso.

O Inbound Marketing para Contadores pode gerar vendas reais, mas o nível de consciência do contador precisa amadurecer a ponto de compreender que não adianta falar “apenas sobre contabilidade”, mas sim sobre temas que realmente ajudem o empresário!

Seja um especialista em ajudar pessoas

Oras, você não precisa ser um decorador profissional para ter um texto sobre a decoração de um escritório médico no seu blog. Não tem que ser um advogado para falar sobre legislação, contar uma experiência e dar um conselho na Internet!

Sabe o que realmente vende? O conteúdo que converte? Aquele que serve como água para quem está andando pelo deserto. Em outras palavras, algo que norteie alguém que está sem direção já faz algum tempo. E, às vezes, essa pessoa até sabe o que precisa fazer para resolver os problemas, mas não tem ideia de como fazer isso!

É aí que você e o seu escritório entram, posicionando-se como autoridades em determinado assunto. É claro que isso demanda que você seja um especialista naquilo que se posicionará como uma autoridade!

E digo mais, nem sempre isso terá relação direta com o conteúdo que está no post, mas você já ficará na lembrança de quem leu, pois o médico que procura sobre decoração de um consultório tem grandes chances de abrir o seu negócio em breve.

Entendeu? Seus posts precisam ser uma ponte entre o ponto A, situação atual do leitor, e o ponto B, o destino desejado. Essa é a alma do Inbound Marketing para Contadores, e não só para esse segmento, mas do Marketing como um todo – oferecer soluções para problemas e construir relações lucrativas com os clientes.

Se você fizer isso com o seu blog e seu escritório realmente entregar o que promete, pode ter certeza, as vendas vão aumentar bastante! Só não adianta querer meter os pés pelas mãos e começar a produzir conteúdo, atrair leads sem ter uma estrutura comercial para atender toda essa gente. Esse é um erro comum e que costuma ser catastrófico!

Da mesma forma, não adianta nada pensar em captar dezenas de clientes novos e esquecer de deixar os que você já tem satisfeitos. Insatisfação pega mais que gripe e você não vai querer uma epidemia entre seus clientes, sejam eles novos ou antigos.

Eu, Marta Giove, aqui no Grupo DPG, já ajudei vários contadores a estruturarem equipes de vendas e a organizarem os processos da casa antes de investirem em estratégias de marketing digital e de conteúdo. Se você quer fazer Inbound Marketing para Contadores, ótimo! Posso fazer isso por você! Mas, vamos conversar antes? Deixa eu entender a sua situação real e te ajudar de verdade. Vender Marketing Digital é fácil, o difícil é entregar resultados, e isso eu garanto que vou fazer para você, desde que estejamos alinhados desde o começo!

Um forte abraço e até a próxima. Deixe seu comentário, viu! Independente de para onde esse post vá, eu quero saber se te ajudei, se tirei suas dúvidas e se esclareci a verdade sobre o marketing digital, aquela que ninguém tem coragem de falar de forma clara e objetiva.

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Te desejo muito sucesso!

#grupodpg #marketingcontábil #marketingsãopaulo

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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