Marketing Digital contábil: Posicionamento estratégico

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Muito tem se falado sobre o marketing digital para escritórios contábeis, mas, realmente funciona? A mesma estratégia pode ser aplicada para mais de um escritório? É só um meio de vender para um público que tem uma série de desafios diários e que quase sempre vê muita teoria, mas pouco consegue aplicar.

O mais irônico é que quem acredita na real funcionalidade do marketing digital contábil são os novos empresários contábeis, não leve como regra, mas essa nova safra de empresários contábeis não tem tanto potencial de investimento por estar no início de negócio, devido a estarem num momento de estabilização da vida pessoal, adquirindo bens como casa própria e carro, por exemplo.

Os novos empreendedores estão chegando a um mercado onde o cenário está escasso de potenciais clientes, principalmente após a crise econômica de 2015/16, mas sempre procurando extrair o melhor em tudo, dentro das suas condições, otimizando processos e usando a tecnologia como aliada e não a considerando uma inimiga. Na contramão da nova geração, estão os donos de escritórios de contabilidade e que, na maioria das vezes, já tem algum tempo de mercado estabelecido e que poderiam estar fazendo um trabalho de marketing digital contábil fantástico, ou ainda creem que somente a indicação é funcional e que não precisa ter uma presença digital e modernizar o seu escritório na web.

A questão de a indicação ser funcional é inegável, porém, a frequência que isso ocorre é o grande problema. Em um mês você pode receber dez indicações e trazer oito novos clientes para a carteira do escritório, mas você pode ficar longos oito meses sem receber nenhuma! Esse hiato chega a dar arrepios em muitos empresários contábeis, imagina em donos de empresas contábeis.

Veja a diferença entre o empresário e o dono de empresa.

Fato é que há uma demanda de necessidades de solução onde a cada segundo são realizadas cerca de 2,3 milhões de pesquisas no Google mundo inteiro, nós podemos estar buscando por uma grafia correta de uma determinada palavra, ou seja, solução simples, ou posso estar buscando por “como um supermercado paga menos impostos?”.

Observe que a segunda pesquisa foi feita baseada em uma dor/dificuldade real de quem está pesquisando. Talvez, ele não saiba que ele precise de um planejamento tributário, porém, ele sabe a solução que ele quer, cabe aos especialistas que conseguem resolver o problema dele, se posicionarem na internet (Google) de maneira que ele os encontre como autoridade para sanar as dores/dificuldades que eles têm.

Ter um site poderoso não se trata de mim ou da história da minha empresa, claro que isso

deve constar no desenvolvimento, sim, mas, realmente se trata do que o meu público-alvo tem interesse em ver e saber. No que eles pensam? O que eles falam? Em quais eventos eles estão? Ou seja, você tem que estar onde seus potenciais clientes estão.

Eventos para a classe contábil são bons? São ótimos, conseguimos ter vários insights, muitas chamadas e estratégias para crescimento de nosso negócio.

Então o que deve ser feito? Deve ser feito um filtro de quais eventos de classe realmente valem a pena participar e começar a ter uma participação maior nos eventos onde meus potenciais clientes estão e ajudá-los com muito conteúdo relevante para ele através do marketing digital contábil direcionado, pois no fim de tudo não conseguiremos expandir nosso escritório no meio de outros tantos escritórios nos eventos de classe, não há potenciais clientes ali.

ada estratégia é única e intransferível. A autoridade e confiança são criadas em experiências pessoais, seja através de um e-mail, telefonema ou no seu site propriamente dito. Não é o que você vende, é como você vende. Quando temos um produto/serviço comum, mas apresentado de maneira incomum, tornamos o produto/serviço exclusivo.

Se posicione de maneira que seu potencial cliente te encontre, fazendo um bom trabalho de SEO no seu site e se valendo de todas as ferramentas que o marketing digital contábil pode te oferecer.

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais, entre em contato com o Grupo DPG. Será um prazer te ajudar!

 

Sucesso e até breve.

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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