Marketing Contábil: Uma Saída Para O Distanciamento Social!

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Nesse artigo você vai ver:

Marketing Contábil: Descubra Como Manter A Sua Empresa Firme Com Os Meios Digitais Durante A Crise E O Distanciamento Social!

Aprenda A Usar O Marketing Contábil A Favor Da Sua Empresa! Veja 15 Dicas Imperdíveis Para Superar O Momento Pelo Qual Estamos Passando!

Sempre imaginamos que, um dia, a internet e as máquinas dominariam o Mundo e, apesar das teses de revolta dos robôs e tudo o mais que encontrávamos em cenários distópicos de livros, nunca imaginamos que elas tomariam tudo a sua volta como forma de auxílio. 

A internet – desde seu surgimento – sempre foi importante, mas, em tempos de distanciamento social prestes a evoluir para isolamento, ela se tornou a única saída para que alguns modelos de negócio continuassem em atuação e desenvolvimento, como é o caso da sua empresa contábil, por exemplo.

Pois é, amore, agora é a hora de nos reinventarmos e fazermos dos meios digitais o nosso maior aliado, já que – pelo menos durante algum tempo – eles são os únicos capazes de retirar um pouco das incertezas que, a cada dia mais, se tornam presentes…

Por isso, separei 15 dicas para você e sua empresa utilizarem o marketing contábil como forma de se manter nos trilhos e continuarem gerando lucros durante a pandemia.

Boa leitura! 

1 – Considerações: Conheça A Si Mesmo

Sócrates não estava errado quando disse “Conhece-te a ti mesmo”. 

Conhecer o seu perfil é a primeira fase para usar o marketing contábil com sabedoria, afinal de contas, não ter conhecimento dos seus objetivos é investir sem definir o que quer alcançar ou onde chegar. 

Então, amore, se quer uma estratégia clara, coloque no papel quem você é, porque isso reflete diretamente na sua empresa.

2 – Considerações: Conheça A Sua Empresa

Aqui chegamos num ponto que é um pouquinho complicado… 

Em geral, conheço muitos empresários contábeis que veem suas empresas como uma maneira apenas de gerar riquezas para si mesmo, mas acabam se esquecendo dos clientes e da real motivação de ser um empresário que é SERVIR. 

Sendo assim – talvez este não seja o seu caso -, mesmo tendo em vista que isso vem diminuindo com bastante rapidez, é preciso dizer que os seus clientes são a base da montanha sobre a qual o seu negócio foi construído, portanto, se não valorizá-los, é provável que tudo desmorone sobre você.

Como você bem sabe, os maiores empresários são aqueles que têm plena convicção do seu real objetivo e sabem que servir é necessário para ser servido.  

3 – Conheça Seu Público-alvo

Aqui entramos nas dicas propriamente ditas. 

Eu não poderia criar um artigo para você, contador, falando sobre física quântica, certo? Isso não é o que você quer aprender. Ou seja, da mesma forma, você não vai atingir o seu público se não se comunicar utilizando a base de interesse que ele apresenta. 

Dessa maneira, conhecer o seu público-alvo se torna não apenas uma necessidade, mas um vantagem do marketing contábil, visto que sua comunicação não é feita apenas pela internet.

Além disso, quando você estuda a fundo a audiência que pretende atingir, sua ações são mais assertivas, levando em conta que o seu foco serão as preferências explícitas que este grupo apresenta. 

Mas não confunda público-alvo com persona, este pode ser um dos seus maiores erros no marketing contábil.

4 – Identifique A Persona Que Quer Atender Por Meio Do Marketing Contábil

A persona, diferente do público-alvo, deve ser definida de acordo com as características de uma única pessoa, sendo ela o consumidor que você tem o objetivo de atingir com as sua ações.

Visto isso, é necessário criar um avatar e segmentar todas as estratégias do marketing contábil da sua empresa para ele. 

Para isso, considere as seguintes informações: 

  • Sexo;
  • Idade;
  • Hábitos do dia a dia;
  • Hábitos de consumo;
  • Informações sobre as quais se interessa;
  • Redes sociais as quais tem acesso;
  • Seus objetivos, dores, sonhos e necessidades;
  • Quem é capaz de influenciar suas decisões?
  • Quais soluções essa persona procura em uma relação de vendas?

5 – Planeje Suas Ações

Assim como desenvolver um plano de negócios é importante para o sucesso de uma empresa, fazer um planejamento de marketing contábil é necessário para ter sucesso nas suas empreitadas no mundo digital. 

Sendo assim, coloque no papel – ou em um documento online – todas as informações nas quais você pretende se basear para atingir os seus prospects e, então, descubra a viabilidade disso. 

Um pequeno manual de planejamento/desenvolvimento

  • Considere o seu budget (orçamento);
  • Anexe as informações sobre público-alvo, persona e clientes;
  • Faça uma análise de concorrência levando em consideração as campanhas que mais deram certo no seu segmento de mercado;
  • Mapeie suas estratégias;
  • Defina OKRs;
  • Planeje o cronograma de procedimentos;
  • Reúna informações sobre o seu nicho de mercado; 
  • Crie um documento e apresente;
  • Encontre falhas no seu planejamento;
  • Defina maneiras de superar essas falhas; 
  • Coloque em prática todas as táticas definidas seguindo à risca o cronograma;
  • Avalie as métricas e considere as OKRs.

6 – Ofereça Benefícios

Ninguém compra serviços. Todos compram benefícios.

Em primeiro lugar, preço baixo não é benefício para ninguém. Aliás, quando você cobra muito barato em um serviço escasso no mercado ou de alto preço, o que acontece é desvalorização da sua empresa. 

Portanto, gere benefícios para os seus clientes, mostre que o seu serviço é muito mais do que apenas execução, posicione-se como um consultor, ajudando-os nos momentos em que mais se veem sem saída.

Mas… para isso, você vai precisar…  

7 – Desenvolver Conteúdos Que Gerem Valor

Em geral, quando falamos em conteúdos, é normal que todos tenham em mente somente àqueles escritos e publicados em blogs, mas isso não é o suficiente. A internet se renova constantemente e todos os tipos de geração de conteúdos são válidos. 

Aliás, é preciso dizer, amore, que o grande foco dos consumidores agora são os vídeos e lives, onde, de maneira simples, é possível compreender sobre um assunto complicado de maneira pessoal, como se o locutor – no caso, você – estivesse falando diretamente com o ouvinte. 

Dessa forma, independente do tipo de conteúdo que você pretende criar, não tenha uma comunicação robotizada… as pessoas compram porque se sentem seguras e a pessoalidade gera segurança. 

8 – Você Não Atende Robôs, Torne Sua Marca Humana… Dê Um Rosto A Ela!

Ainda falando sobre conteúdo, talvez você perceba que alguns dos maiores nomes do marketing contábil tem o costume de assinar seus artigos e se colocar na frente das câmeras para o público. 

Isso acontece por muitos motivos, mas o principal deles é que uma marca com rosto, ou seja, uma marca humana, vende muito mais do que apenas uma empresa – ainda mais neste momento onde todos sentimos a falta de ver e falar com outros seres humanos. 

Os tempos de distanciamento social são realmente complicados, mas isso passa.

9 – Prometa Apenas O Que Você Pode Cumprir

Uma outra maneira de humanizar a sua marca através do marketing contábil é prometendo apenas o que seu negócio será capaz de cumprir. Afinal, ninguém confia em quem só promete mas não cumpre nada. 

Dessa forma, ao invés de prometer, mostre ao seu público os resultados que tem gerado a outros clientes, uma vez que isso se torna prova social que gera relevância à proposta e à sensação – no leitor – de que você e sua equipe são capazes de mudar a realidade em que as empresas estão vivendo.

Ninguém acredita em promessas infundadas.

10 – Se Sua Empresa Contábil Não Está Na Internet, Ela Não Está Em Lugar Nenhum – Principalmente Agora!

Eu realmente espero que você esteja gostando das dicas. 😃

Presença digital é um nome que você vai escutar com cada vez mais frequência ao longo da vida e, acredite, você e sua empresa contábil precisam dela a qualquer custo. Afinal de contas, imagine se sua empresa não tem um site responsivo onde as pessoas possam encontrar informações sobre os seus serviços, especialidades e tudo o mais que é necessário para criar confiança e efetuar uma compra…

Seria, no mínimo, complicado, né?!

Sendo assim, ter um site que demonstre a identidade do seu negócio e possa receber bem os seus visitantes em qualquer dispositivo trará a possibilidade de aumentar a visibilidade do mercado sobre seu empreendimento e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

11 – Niche O Seu Mercado

Nós já falamos sobre isso antes, mas… 

QUEM QUER SER ESPECIALISTA EM TUDO, ACABA NÃO SENDO BOM EM NADA!

Feliz ou infelizmente essa é a realidade! 

Então, procure segmentar o seu mercado e atender nichos específicos para que, assim, seus esforços em aprendizado não sejam tão árduos e seus clientes possam te ver como um especialista nos serviços que presta. 

12 – Foque Na Conversão, Não Apenas Em Tráfego

Pode até parecer estranho eu te dizer que o marketing contábil não deve ser focado apenas em tráfego, mas a conversão é o que realmente importa. Sua empresa precisa vender – e sem conversão isso seria impossível.

Visto isso, utilizar técnicas de copywriting para se aproximar dos clientes e mostrar a eles a importância dos seus serviços pode ser uma forma simples, mas muito efetiva, de melhorar a situação e reverter o jogo da crise que sempre está contra nós, empresários.

13 – Faça Anúncios Pagos

Quando já se tem um bom posicionamento no orgânico, utilizar os anúncios pagos pode ser uma boa forma de gerar resultados a curto prazo, ainda mais quando a gente leva em conta que, devido ao seu investimento de tempo para melhorar o ranqueamento orgânico, seu Custo Por Click (CPC) será inúmeras vezes mais baixo e os gastos não serão pesados. 

Mas…

Tenha muito cuidado, porque, para ter bons resultados, é essencial que você entenda muito bem o conceito de campanha patrocinada e saiba como gerenciar o seu orçamento para não desperdiçar dinheiro com curiosos que só querem saber sobre o que você está falando.

14 – Metrifique Seus Resultados

Sendo um contador ou contadora, você entende bem a importância de acompanhar resultados, eu sei disso. 

 

Porém, no marketing contábil, a análise e acompanhamento são o que realmente geram resultados. Ou seja, você deverá identificar os pontos forte e fracos da sua estratégia e, dessa forma, mapear as próximas ações de acordo com o que seu público e seus resultados anteriores têm mostrado. 

A análise é constante, e deixar isso de lado vai garantir que as suas ações de marketing contábil não tenham relevância e somente tragam gastos ao invés de ganhos.

15 – Tenha Especialistas Ao Seu Lado

Ter o apoio de especialistas é sempre bom, ainda mais quando falamos em marketing contábil, uma ciência que não é exata e demanda tempo, além de muita dedicação focada. 

Então, amore, se você precisa de resultados assertivos neste momento tão complicado pelo qual estamos passando agora, tenha a certeza de que a minTodos os postsha equipe estará sempre à sua disposição e pronta para reconstruir todas as oportunidades que, talvez, um dia você tenha deixado passar. 

Me chama no “Zap”, eu quero entender exatamente onde você quer chegar para que seja possível traçar a rota mais rápida e segura para o seu sucesso nessa jornada.

Marta Giove

CEO – Grupo DPG

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