Marketing para Contabilidade | Grupo DPG

Sua empresa de contabilidade ainda não está na internet e não fala “WEBNÊS”? Ohhhh Nãoooooo!

A Internet e o marketing contábil são dois elementos fundamentais e muito conectados dentro de uma empresa contábil. Mas, será que você sabe mesmo utilizar isso a seu favor?

“Você não pode e não conseguirá, num futuro bem próximo, ter um negócio contábil de sucesso sem o uso adequado da Internet, estratégias e plataformas de marketing digital e publicidade, ferramentas multicanais de comunicação, atendimento e suporte ao cliente. Isso é o que penso sobre a importância da Internet no universo da contabilidade”. – Alex de Paula

À medida que o tempo avança, torna-se cada vez mais difícil imaginar como qualquer tipo de negócio, incluindo negócios realizados por empresas de contabilidade, que podem ser conduzidos sem o uso adequado da Internet. Isso porque a web transformou, de forma definitiva, a comunicação entre as pessoas e as empresas quando o assunto é NEGÓCIO, além de transformar e revolucionar todos os aspectos das relações e transações comerciais nesta era de transformação digital.

Para se ter ideia, o mundo digital reduziu drasticamente o tempo necessário para transmitir informações em longas e curtas distâncias, tornando a Internet numa tecnologia indispensável para os negócios. Você consegue imaginar sua empresa contábil sem internet nos dias de hoje? Consegue imaginar, com a quantidade de obrigações que uma empresa precisa apresentar ao fisco, por exemplo, sua empresa de contabilidade trabalhando no modo “analógico-manual” para realizar tais tarefas?

Acredito que não, não é mesmo?

A Internet é uma benção para todos, inclusive para sua empresa contábil!

A internet, como salientei acima, é uma grande benção para todos nós, acredite você nisso ou não! E, por acreditar nisso, tenho algumas perguntas a lhe fazer, e quero que você seja muito sincero ao responder. Temos um acordo? Vamos lá…

“Eita…” Fiquei preocupado agora!

Você já conhece o idioma mais falado no planeta virtual?

Talvez você tenha achado que o idioma mais falado do planeta hoje seja o Inglês. Do planeta terra físico, com certeza. Mas, me refiro ao vasto planeta globalizado chamado Internet. Qual o idioma mais falado neste vasto, quase infinito universo virtual?

Já ouviu falar no “WEBNÊS”? NÂO?!

Você nem sabe o que significa “WEBNÊS”?

Então, como se comunica nesta era de transformação digital? Como seu público alvo sabe que você existe? Como você é visto e lembrado na hora que milhares de empresários querem abrir uma empresa ou migrar de contabilidade?

Você ainda sobrevive apenas de indicações? Quero lhe propor um exercício simples. É apenas um cálculo matemático, ok? Você domina cálculos muito bem, não é?! Então, será moleza pra você.

Avalie quantas indicações você recebeu nos últimos 3 meses? Talvez 3 meses seja muito pouco, né? Mas, e nos últimos 6 meses ou um ano? Conseguiu bater suas metas comerciais apenas com indicações?

Se a resposta for sim… UAU… Você é um exemplo de profissional ou empresa que está em extinção, porque, normalmente, a regra não é essa… Não mesmo! Mas…

Não acredito que você e sua empresa de contabilidade ainda não são fluentes em “WEBNÊS”?!

Por que você, como empresário contábil, deveria ser fluente em ‘WEBNÊS”?

Ser alguém fluente e bom naquilo que faz no mundo digital não é diferente de ser alguém fluente e/ou um expert no mundo físico. Existem estratégias e práticas que giram em torno de uma “etiqueta” adequada e de uma compreensão da cultura que permeia um território vasto, para muitos, anônimo e semelhante ao “Velho Oeste”… O Território Global chamado Internet.

Espera aí… A internet é semelhante ao “Velho Oeste”?

Simmmm!

Principalmente quando se trata do mundo corporativo, onde a concorrência é acirrada e vale a “lei dos mais fortes”, ou no caso da WEB, dos mais preparados.

“A Internet não é uma mudança gradual na maneira como trabalhamos. Em vez disso, é uma transformação analógico-digital que alterará as regras de comunicação.” P. Gilster, Digital Literacy (Nova York, 1997), p.38

Mas, afinal – WEBNÊS… Que idioma é esse?

Ah… eu adoro histórias, e você? Acompanhe…

Lima Barreto, no conto “O homem que sabia Javanês”, de 1911, conta a história do Sr. Castelo. Já ouviu a história do Sr. Castelo?

O Sr. Castelo era um malandro, cheio de “ginga” para se dar bem, que fingia falar Javanês e, tudo isso, para conseguir arrumar um emprego.

É lógico que na época ninguém sabia falar Javanês e, por isso, Castelo ficou famosíssimo e se tornou o homem mais requisitado da localidade, pois ele provou que falar Javanês era importante para os negócios.

Se Javanês era o idioma desconhecido mais importante de 1911, o “WEBNÊS” é o Javanês da atualidade.

Talvez, se você chegou até aqui, você esteja inquieto e se indagando: Mas… que diabos é esse tal de  “WEBNÊS”?

Calma amigo, eu respondo:

_ “WEBNÊS” é o mesmo que falar “INTERNETÊS”. Sacou? Ainda não?!

Bora lá então… Com paciência você vai entender…

_ “WEBNÊS” é o idioma global mais conhecido e o mais falado por consumidores no mundo virtual. Entendeu agora?

Que bom que entendeu…

Mas, se você ainda não conhece o idioma mais falado da Atualidade… E TODO MUNDO FALA INTERNETÊS ou WEBNÊS hoje, você deve estar muito pra trás em seus negócios. Isto é muito preocupante!

Calma… nem tudo está perdido. Tenho uma dica pra você!

Fique atento amigo contador, pois numa era de Transformação Digital na Contabilidade e em todas as Esferas da Sociedade, o “WEBNÊS” é um idioma imprescindível para que sua empresa contábil possa interagir com o empresário 3.0.

É muito importante que as empresas aprimorem a maneira como acompanham os problemas dos clientes e forneçam soluções que criem a confiança e um relacionamento honesto com cada um deles.

O uso das Mídias Sociais, postagens de artigos em blogs e fóruns de discussões, por exemplo, são ferramentas que as empresas de contabilidade podem usar para se comunicar de forma eficaz com potenciais e atuais clientes. Este tipo de tática para relacionamento de negócios na Internet beneficia e muito a construção de uma rede forte de potenciais clientes com sua empresa contábil. Essas estratégias podem se tornar uma fonte inesgotável de novos negócios. Porém, é impossível fazer isso sem o uso da internet. E, é impossível usar bem a internet sem ser fluente em “WEBNÊS”.

Sem falar “WEBNÊS”, você deve falar uma língua ultrapassada no mundo dos negócios, e talvez por isso, a crise esteja batendo em sua porta… Crise adora quem não evolui e não acompanha as tendências… Essa tal crise é terrível, adora se alojar e conviver com pessoas pouco resilientes. Não se ofenda com isso, pois não foi uma crítica, foi apenas uma provocação para que você se atente ao fato de que todos nós precisamos evoluir, e isso é um fato natural. Não fazemos mais negócios nos dias de hoje, como fazíamos há 30, 10 ou mesmo 5 anos atrás.

Mas, se você ficou irritado com a minha provocação e não concorda comigo… Tudo bem! Afinal, trata-se da sua vida e da sua empresa e, você sabe a real situação dela hoje, e provavelmente já deve ter feito um prognóstico realista sobre os próximos anos de sua atuação em um mercado tão competitivo, não é mesmo?

Qual o problema de você e sua empresa de contabilidade não serem fluentes em “WEBNÊS”?

Se você não sabe falar “WEBNÊS”, então provavelmente seu site contábil está ultrapassado (se é que você já tem um), você não faz Marketing de Conteúdo como deveria e, sequer sabe como utilizar as redes sociais de modo adequado. Sendo assim, tenho uma outra péssima notícia a te dar: “Isso, nos dias de hoje é quase um suicídio corporativo”.

Você acha que estou exagerando, não é?

Então, vamos lá, vou te provar que não!

Você já deve ter ouvido falar de um cara chamado Bill Gates, ele é dono de uma “empresinha” aí… uma tal de Microsoft. Esse cara é uma das mentes empreendedoras mais brilhantes de todos os tempos. Não acredita? Olhe para o tamanho do império corporativo que ele criou e tire suas próprias conclusões. “hehe”. Mas, voltando ao assunto, Bill Gates há alguns anos disse:

“Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios.” – Bill Gates

E aí, o que você acha da frase do velho Bill. [Aliás, velho Bill tem tudo a ver com o “velho oeste”  que me referi alguns parágrafos atrás.] Você acha ele um tolo ou um sábio?

Pode dizer, afinal, trata-se da sua vida e dos seus negócios. Quem não é visto, não é lembrado. Então, nem que seja para ser visto através de suas opiniões a favor ou contrárias, deixe seu comentário a respeito.

Na sua opinião: O velho Bill está certo ou errado?

Antes de você responder, só quero que você entenda uma coisa: “não ter uma alma digital, não atuar proativamente na web ou não ter alguém fluente em WEBNÊS trabalhando para e por você – e tudo isso numa era chamada “HOJE” – é como se você abrisse um livro e enxergasse apenas diversos símbolos e, de forma simples, não soubesse como interpretar o que está escrito em todas as suas páginas.

Comprovadamente 95% das pessoas, antes de contratar um serviço ou comprar um produto, pesquisam sobre os mesmos na web. Você mesmo, se está lendo esse artigo, com certeza está dentro desses 95% de consumidores. Por isso, quem domina fluentemente o “WEBNÊS” e estrutura toda uma linha de comunicação de seus negócios baseados nas regras verbais deste idioma global, está anos luz a frente da concorrência e nadando de braçada neste oceano azul de oportunidades chamado INTERNET.

Porque você precisa aprender a falar “WEBNÊS” imediatamente?

Usar a web e testar a importância da Internet nos negócios é a coisa mais importante que empresários, inclusive os de contabilidade, podem aprender e experimentar hoje em dia. Qualquer pequena ideia pode ser um grande negócio para o futuro. Google, Facebook, YouTube, LinkedIn, Amazon, Alibaba etc. não passavam apenas de uma ideia, mas estes empresários inovadores adicionaram o poder da tecnologia da Internet aos negócios. Agora você pode ver nos dias de hoje suas receitas e crescimento. É assim que a Internet está impulsionando os negócios.

E aí, “bora” colocar sua empresa contábil falando “WEBNÊS” fluentemente com o seu público-alvo e o mercado corporativo em geral, para que você também aumente suas receitas e acelere o crescimento do seu escritório contábil?

Quer saber como ser fluente em “WEBNÊS”?

Nós podemos te ajudar! Somos muito fluentes em “WEBNÊS” e, por isso, todos os nossos clientes – que acreditam na nossa expertise e confiam no nosso trabalho – estão se destacando na web, se tornando autoridades para seu público alvo, recebendo milhares de visitas em seus sites de contabilidade mensalmente e, acreditem, fechando novos negócios oriundos da Internet. Eles estão se tornando fluentes em “WEBNÊS”.

Quer se juntar a eles?

Comece se cadastrando em nosso Blog. Você terá acesso a um acervo incrível de artigos, vídeos e materiais educativos riquíssimos para iniciar sua jornada neste território incrivelmente vasto e cheio de possibilidades chamado INTERNET.

Acompanhe também o nosso Canal no YouTube. Você já conhece a nossa CEO Marta Giove? Pense numa baixinha “porreta”, hiperativa, ligada no 220, extremamente competente e muito preocupada com o crescimento e com a prosperidade da sua empresa contábil. Pensou? Pois, essa é a Martinha! Pra você ter ideia, todos os dias ela grava um vídeo com dicas maravilhosas para que você seja muito bem sucedido nos negócios. Incrível não é? “Bora” conferir?!

Aproveitando o ensejo, assista esse video fantástico que ela gravou com o Bruno Lanna, da ACCE Contabilidade, um dos nossos clientes mais fluentes em WEBNÊS e com resultados extraordinários através da Internet.

Você pode também nos ligar, agendar uma reunião e entender melhor o como se destacar na internet pode fazer toda a diferença para o crescimento de sua empresa contábil. Quer bater um papo conosco?!

Estamos esperando seu contato!

Bora falar ‘WEBNÊS” de uma vez por todas?

Lembre-se: Sem o uso da internet nos negócios na atualidade, é impossível reduzir seus custos, aumentar a lucratividade e expandir definitivamente sua empresa contábil!

Se liga contador e comece a atuar na internet hoje mesmo!

Um forte abraço!

Alex de Paula

Diretor de Marketing – Grupo DPG

Sair da versão mobile