SEO x SEM: qual a melhor estratégia para a sua empresa e como utilizá-las?
Se você deseja impulsionar seu negócio através do marketing digital, precisa entender as diferenças entre SEO e SEM — e como utilizar cada estratégia.
Você pode ter ouvido que SEO e SEM são duas maneiras diferentes de impulsionar seu negócio, ou talvez tenha ouvido o oposto. Ambas são estratégias de marketing, então por que a confusão?
Ambas envolvem táticas para colocar seu negócio na frente da concorrência para captar mais clientes online, mas têm propósitos e público-alvo muito diferentes.
SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É uma estratégia que envolve a criação de conteúdo com palavras-chave específicas (conhecidas como “keyword optimization”), depois promovendo-o através de diferentes websites e diretórios, de modo que pareça mais alto nos resultados de busca quando alguém procura por esses termos.
SEM significa Search Engine Marketing (marketing para os mecanismos de busca). É uma estratégia que envolve a compra de publicidade em sites como Google, Bing, Yahoo! e outros mecanismos populares para garantir que seu negócio apareça primeiro sempre que alguém procurar por palavras-chave relevantes relacionadas à sua empresa ou aos produtos.
Continue lendo para saber mais sobre como cada estratégia funciona e como utilizá-las em seu negócio.
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SEO x SEM: quais as diferenças entre essas estratégias?
Conforme já apresentamos na introdução, por mais que muitas pessoas se refiram a SEO e SEM como a mesma coisa, estamos tratando de conceitos diferentes, que se complementam (isso não há dúvidas), mas que são diferentes.
A maior diferença entre SEO e SEM é que, quando nos referimos a SEO, temos a utilização de métodos orgânicos para impulsionar seu site, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas dos resultados de pesquisas.
Já quando tratamos de SEM, temos a utilização de métodos pagos para impulsionar seu site, fazendo com que ele apareça nas primeiras páginas dos resultados de pesquisas.
Outras diferenças importantes entre essas duas estratégias são:
- Resultados gerados por SEM e por SEO apresentam visuais diferentes: enquanto uma SERP impulsionada por SEM apresenta o ícone “anúncio” marcado, as SERPs de SEO não apresentam esse ícone.
- Em casos de SEM (métodos pagos), você paga por cada clique no anúncio ou a cada mil impressões. Já os cliques conseguidos por SEO (método orgânico) são gratuitos;
- Os resultados gerados por SEM podem gerar resultados instantâneos, já os resultados fornecidos por SEO demoram um pouco mais;
- Com SEO, você terá resultados cumulativos, os resultados tendem a melhorar ao longo do tempo. Já com SEM, assim que os anúncios forem encerrados, a sua visibilidade vai cair;
- Campanhas de SEM são mais fáceis para realizar testes e ajustes.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre a utilização de métodos orgânicos (SEO) e pagos (SEM) para impulsionar seu site, é hora de entender um pouco mais sobre as vantagens dessas importantes estratégias do marketing digital.
SEO x SEM: quais as vantagens de utilizar essas estratégias?
Agora você já sabe que SEO e SEM são conceitos diferentes, mas outro ponto que você precisa entender é que ambos são muito importantes e vantajosos para as empresas que desejam impulsionar sua marca.
Afinal, ambos apresentam benefícios, como:
- Melhorar a visibilidade e o ranqueamento do seu site nos mecanismos de pesquisa;
- Direcionar uma quantidade de tráfego maior, mais relevante e de qualidade;
- Fornecem um maior compreensão do seu público-alvo;
- Ajudam na geração de leads qualificados etc.
SEO x SEM: qual a melhor estratégia para a sua empresa?
Depende! Como assim? Como foi possível observar, as duas estratégias são muito vantajosas para o seu negócio. Logo, essa decisão irá depender de alguns fatores, como o seu objetivo, o desempenho atual da empresa etc.
Isso porque, caso você deseje direcionar tráfego rápido para uma venda, testar uma nova oferta ou impulsionar um mês parado, o SEM será a melhor opção.
Mas lembre-se de que essa estratégia pode exigir um investimento mais elevado. Portanto, o seu orçamento precisa ser proporcional ao tempo que deseja manter a campanha ativa.
No entanto, se você deseja impulsionar o crescimento de médio e longo prazo, o SEO deve ser a sua escolha.
Vale ressaltar que, se o conteúdo publicado for relevante, incentivar outros sites a incluírem links direcionando o público para o seu material, se a formatação da página for adequada, as chances de que você obtenha resultados consistentes são muito altas, mesmo que demore um pouco mais.
O fato é que, para boa parte das empresas, uma estratégia de pesquisa de sucesso é aquela que é construída com a combinação entre SEO e SEM.
Isso porque essas poderosas estratégias do marketing digital permitem a criação de um cenário muito favorável de oportunidades para impulsionar e otimizar o crescimento de clientes potenciais que procuram por serviços e produtos oferecidos por sua empresa.
Sendo assim, se você deseja aplicar essas importantes estratégias combinadas a outras ferramentas do marketing digital, saiba que nós, do Grupo DPG, podemos ajudar você. Saiba mais a seguir!
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