Redes Sociais para Contadores e Advogados – Como se posicionar?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Redes Sociais para Contadores e Advogados – Como se posicionar?

“Dê atenção aos clientes nas redes sociais” – Desde 2014 eu venho te cantando essa jogada!

Mais de 5 anos se passaram desde a primeira vez que eu publiquei este mesmo artigo e eu não tive que atualizar muita coisa para te mostrar que o foco das suas redes sociais são os seus clientes!

Olá profissional da área Contábil, olá profissional da área do Direito, hoje não é novidade que a sua empresa precisa de um perfil comercial (oficial) nas redes sociais…

Contudo, não estamos apenas falando de associar seu CNPJ à conta e fim de papo!

O segredo para ser querido – e lucrativo – nas redes sociais está justamente em seu nome…

SOCIALIZAR!

Portanto, em uma era onde a carência da presença é suprida com corações, “joinhas” e frases de apoio, o mais importante a fazer é não ficar de fora dessa tendência.

Sendo assim, confira as dicas que deixamos para você na postagem de hoje e entenda como atrair mais clientes para o seu escritório, gastando pouco e fazendo uso de estratégia de marketing digital…

1 – O sucesso nas redes sociais corporativas está na sua plenitude!

Muitas vezes, por conta de mal-entendidos, alguns clientes podem chegar com as “quatro pedras nas mãos”, prontos para lançar diversas reclamações ao seu escritório.

Na verdade, essa é uma situação pela qual toda empresa pode passar.

E, por mais que eles esbravejem, é importante que quem esteja fazendo o atendimento nas suas redes sociais mantenha a calma…

Algumas pessoas entram no perfil da empresa para chamar atenção, por isso é importante saber qual a intenção do internauta e nunca baixar o seu nível.

Este é um erro que pode acontecer com quem cuida das mídias sociais de uma empresa ao se exceder nas respostas ao cliente. Você pode manchar a imagem da corporação!

Basta um “print” e a história de que a sua empresa maltratou o cliente é disseminado em segundos.

Tente ser criativo, neutro e nunca deixe de responder.

2 – SAC

Muitos clientes passaram a confundir as redes sociais com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). 

Isso aconteceu depois que eles perceberam que quando reclamavam no Facebook ou no Twitter a solução de seus problemas chegava mais rápido e de forma eficaz.

Cabe ao escritório diferenciar o SAC e o atendimento nas redes sociais e contratar os profissionais certos para cada serviço. 

Nas redes sociais é preciso ser ágil e criativo. 

Caso o seu escritório não disponibilize recursos, a dica é fazer uma resposta de forma quase automatizada, informando em qual canal de comunicação da empresa o cliente poderá resolver seus problemas.

3 – Saiba utilizar os recursos corporativas das redes sociais a seu favor!

Se o Google é o pai do marketing digital, sempre exigindo mais detalhes e qualidade das empresas que desejam aparecer nos primeiros resultados de busca, o Facebook certamente é o filho que sabe fazer aquilo que o pai não faz!

Portanto, utilizar essa “família” a favor do sucesso do seu escritório contábil ou jurídico pode fazer com que seus resultados sejam maiores com investimentos menores – isto é, respeitando o código de ética de cada profissão.

Portanto, vamos falar um pouco sobre os recursos corporativos de cada plataforma…

Google para Contadores e Advogados

Começando pelo Google, você pode iniciar sua jornada de atração de clientes pela construção de um site – e com isso nós podemos te ajudar!

Assim, você cria um blog e faz uso de técnicas de SEO e/ou SEM para ranquear as suas publicações na primeira página – assim como nós fazemos…

Para isso, você utilizar ferramentas, como:

Facebook

Agora, quando falamos do Facebook, saiba que, por mais a plataforma tenha perdido força de uns tempos para cá, ainda assim a marca é dona da maioria das outras redes de relacionamento que a sucedem, como:

Assim, você pode utilizar a sua conta do Facebook para criar uma página oficial e uma conta comercial no Instagram.

Possibilitando criar anúncios com maior identificação.

Fora isso, você também ter uma conta no WhatsApp Business deixa até mesmo a conversa do Whats mais formal e profissional.

Como o Facebook tem MUITOS recursos para o marketing do seu escritório contábil ou jurídico, nós separamos um live com MUITO conteúdo para você entenda como utilizá-lo melhor:

Dicas importantes

É importante que o perfil corporativo não fale apenas dos produtos que a empresa oferece.

 Mantenha certa frequência nas postagens e tente falar de outros assuntos, podendo ser sobre atualidades ou algo relacionado ao segmento da empresa.

Tente personalizar a sua linguagem web. 

Fique longe de frases feitas, como as usadas em telemarketings, e não seja nem muito formal ou informal. Tente encontrar um meio termo onde você possa se aproximar do público sem deixar de ser corporativo.

E mais uma dica importante: nunca implore participação nas redes sociais! 

Existe uma diferença entre fazer uma campanha para que as pessoas interajam e implorar para que os internautas “curtam” ou deem RT’s. 

O efeito viral acontece de forma natural, forçar pode trazer um resultado reverso.

Contudo, saiba que com o Grupo DPG, nós entendemos o perfil do seu público e elaboramos um calendário de mídias conciso e que segue uma linha eficiente na criação da identidade da sua marca.

Assim, tanto para aqueles que estão prontos para investir, quanto para aqueles que querem resultados orgânicos, saiba que, conosco, nós podemos determinar o melhor planejamento para o seu sucesso!

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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