Precificação: o que é? Como fazer corretamente?

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Atualizado em junho de 2023.

O que é precificação? Saiba tudo para definir preços justos e conquistar mais clientes

Conheça as melhores práticas de precificação e evite erros comuns que podem prejudicar a sua empresa.

A precificação é um dos aspectos fundamentais para manter as atividades da empresa. Mais que isso, precificar estrategicamente é um dos segredos para o sucesso.

Mas e aí, você está fazendo isso corretamente em seu negócio?

Estabelecer o preço correto para seus produtos ou serviços é essencial para alcançar os objetivos financeiros e estratégicos de uma empresa, por isso, aqui discutiremos o que é precificação e como realizá-la corretamente.

Acompanhe o artigo completo e veja como!

O que é precificação?

A precificação é o processo de estabelecer o valor monetário de um produto ou serviço oferecido por uma empresa. 

Envolve a análise de custos e outros aspectos-chave, a fim de determinar um preço que seja atraente para os consumidores e que possa cobrir os custos e gerar lucro durante o planejamento estratégico.

Por que a precificação é importante?

O preço influencia diretamente a percepção de valor, do produto ou serviço, pelo cliente. Apesar de não ser o fator determinante, um preço inadequado pode “espantar” o seu cliente.

Além disso, a precificação afeta a lucratividade da empresa, pois deve cobrir os custos de produção e fornecer uma margem de lucro adequada.

Uma precificação inapropriada pode levar a prejuízos financeiros ou perda de oportunidades de vendas. 

E aí, entendeu por que a precificação estratégica é um fator importante na sua empresa? Vamos ver como ter sucesso nessa tarefa!

Como fazer a precificação corretamente?

  • Conheça seus custos

Antes de definir o preço de um produto, é fundamental ter uma compreensão clara de todos os custos envolvidos em sua produção ou oferta. 

Como já citado aqui, um preço inadequado pode fazer com que seu negócio tenha sérios prejuízos financeiros.

Então, ao precificar inclua nos cálculos os custos diretos, como matéria-prima e mão de obra, e custos indiretos, como aluguel, marketing e despesas administrativas. 

Calcule o custo total por unidade para determinar a base mínima para a precificação, e assim, evite prejuízos.

  • Compreenda a demanda do mercado

Realize pesquisas de mercado para entender como os consumidores percebem seu produto. 

Você sabe quanto os clientes estão dispostos a pagar pelo que você vende? Seu produto tem alta ou baixa demanda? Esses questionamentos são importantes para a precificação.

Considere também fatores como a sensibilidade dos consumidores às variações de preço. Dependendo do produto, mercado e demanda, pequenas variações de preço podem afetar significativamente as vendas.

  • Analise a concorrência 

Precificar tendo como base a concorrência é um erro comum. No entanto, é sim importante pesquisar e entender como seus concorrentes estão precificando produtos similares. 

Faça a análise dos preços praticados por empresas do mesmo setor e leve em consideração os diferenciais de valor que você oferece. 

Seu produto possui características únicas ou uma qualidade superior? Isso pode justificar um preço mais alto. Por isso, considera o valor percebido pelo cliente.

  • Defina sua estratégia de precificação

Existem diferentes estratégias de precificação que podem ser adotadas, dependendo do mercado e do posicionamento do seu negócio. 

Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, e é importante escolher aquela que melhor se alinha aos objetivos e à proposta de valor da sua empresa.

Você atua com mercadorias, serviços, e-commerce? Tudo isso deve ser considerado para escolher a melhor estratégia de preço!

Tenha apoio especializado e faça uma precificação correta!

Com o apoio de profissionais você pode precificar de forma estratégica e correta, evitando perdas financeiras e maximizando seus resultados financeiros por meio da otimização de vendas, e o melhor, de forma ágil, fácil e efetiva.

Então, entre em contato agora!

Fonte: Abrir Empresa Simples

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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