Atraia mais clientes para o seu escritório entendendo a mente deles. Conheça a PNL na contabilidade!
Hoje, muito se fala em atrair e conquistar clientes, vender mais, e fidelização… Na contabilidade não é diferente.
Esse ramo de atuação bastante concorrido no mercado, e onde cada vez mais diversos novos formandos começam a atuar com um escritório de contabilidade, faz com que se exija saber como se diferenciar como contador, para atender bem e com qualidade.
Por isso, hoje, o nosso tema central tem a ver com uma modalidade que tem sido muito usada em todos os negócios. Vamos falar da PNL na contabilidade!
Já ouviu falar? Quer saber mais?
Vamos lá!
O que é PNL?
PNL tem a ver com o estudo da excelência.
Se trata de uma programação, com base na neurolinguística – assim chamada de PNL (Programação Neurolinguística) – e que é capaz de transformar um negócio, uma experiência, uma comunicação, uma venda!
Ela permite a interação do contador com ferramentas específicas, que são eficazes para a interação e comunicação humana!
Como entender melhor a PNL na contabilidade?
Você pode querer muitas coisas em seu trabalho como contador ou ainda em sua contabilidade, exemplos:
- Melhorar seus relacionamentos com os clientes da sua contabilidade.
- Melhorar seus relacionamentos com colegas de trabalho.
- Eliminar “vícios” ou “hábitos imperceptíveis”, que prejudicam a atração e fidelização de clientes.
- Se tornar uma empresa de contabilidade de alta performance.
- Entre outros!
- Assim, a PNL se associa aos comportamentos que você tem, combinando, dessa forma, com as programações linguísticas. Quer ver alguns exemplos?
Gere Rapport com seu cliente
Rapport significa ESPELHAMENTO.
Essa é uma das formas mais eficazes, em um padrão de linguagem para contadores, onde o cliente chega e você presta atenção em como ele fala, como ele se gesticula e gera, através desses dados, uma conexão parecida.
Você não precisa imitar do mesmo jeito, mas assemelhar às ações e falas do cliente com a sua! Seja isso presencialmente ou no marketing online para contadores.
Por exemplo:
Se o cliente cruza muitos os braços, isso indica que ele, de alguma forma, está se bloqueando com algumas informações. Naturalmente, você não deve fazer o mesmo, mas mostrar mais abertura da sua parte.
Assim, abra os braços enquanto fala e toque em seu braço… Isso pode ajudar a quebrar as defesas dele.
Tudo isso é padrão de linguagem, e a PNL ajuda muito nesse sentido.
Da mesma forma, quando o cliente te manda uma mensagem no WhatsApp, você pode ver quais são as palavras que ele mais repete:
- Legal.
- Supimpa.
- Genial.
- Perfeito…
Siga o mesmo padrão e crie esse espelhamento, até mesmo na escrita. Isso traz maior entrosamento e facilidade nas negociações.
Entenda se os seus clientes são visuais, auditivos ou cinestésicos
Clientes visuais na contabilidade
As pessoas mais visuais são fixadas no contexto da imagem: fotos, gráficos, vídeos, e têm facilidade de visualização. Você deve encarar isso como uma estratégia ao seu favor.
Exemplos:
- Faça vídeos pelo YouTube.
- Crie postagens para redes sociais e para WhatsApp, com suas ofertas e diferenciais.
- Use palavras como: olhe, veja, observe, perceba…
Já os clientes auditivos na contabilidade
São assim: eles adoram ouvir.
Preferem telefonar, ouvir audios pelo WhatsApp, etc.
Eles são altamente estimulados pelas palavras ouvidas, mais do que escritas. Nesse caso, o atendimento deve ser voltado a explicações audíveis, em vez de escritas.
Na aplicação da contabilidade com a PNL você pode usar termos assim:
“Olha, Rafael, nossa contabilidade quer muito te ajudar, então você pode listar todas as dificuldades de sua empresa, nesse momento”?
Clientes cinestésicos na contabilidade
Os clientes cinestésicos, por sua vez, adoram contato – pele com pele, sabe?
Abraço, toque no ombro, aperto de mão e, nesse caso, é preciso estar atento a essas necessidades de socialização na distribuição de sua marca contábil, para que, dessa forma, haja uma base na confiança e na intenção de melhor interação com os clientes desse perfil.
Clientes com esse estilo adoram palavras como:
- Sentir
- Perceber.
- Sensação.
- Entre outros!
Portanto, foque em atender de maneira certa e personalizada cada tipo de cliente e, assim, você será altamente assertivo em atrair e conquistar clientes para sua contabilidade!