Os impactos do ChatGPT no marketing de conteúdo: principais riscos e oportunidades

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

O impacto revolucionário do ChatGPT no marketing de conteúdo: riscos e oportunidades da IA do momento

Como o ChatGPT está mudando o jogo no marketing de conteúdo? Vamos analisar os principais pontos positivos e pontos de atenção dessa aplicação?

Na busca por melhoria de desempenho, o contador encontra diversas ferramentas ao longo de sua jornada.

A tecnologia não é mais uma novidade, no entanto, os avanços tecnológicos não param de acontecer e a cada dia surgem novas ferramentas que prometem melhorar as diversas rotinas que englobam o empreendedorismo.

Para quem busca melhorar o marketing contábil, ou investir em novos meios de fazer marketing de conteúdo, já se deparou com o ChatGPT, uma aplicação que utiliza inteligência artificial para “imitar” as conversas humanas.

Lançado em novembro de 2022, se trata de um programa recente, no entanto, já conquistou milhões de usuários ativos. A proposta do site é gerar respostas em linguagem humanizada a partir de perguntas do usuário, o ChatGPT se tornou uma ferramenta muito utilizada na criação de conteúdo, tendo um impacto significativo no marketing.

No entanto, como toda tecnologia disruptiva, o ChatGPT traz, não somente oportunidades, como também, riscos para o marketing de conteúdo. 

Portanto, neste artigo, vamos explorar os principais impactos do ChatGPT no marketing de conteúdo, bem como os riscos e oportunidades que essa tecnologia apresenta.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta desenvolvida pela OpenAI que utiliza técnicas de processamento de linguagem natural baseada em I.A – Inteligência Artificial.

Ele tem a capacidade de responder a consultas relacionadas a vários assuntos e oferecer soluções adequadas com base no contexto da conversa do usuário. 

A ferramenta é projetada para simular uma conversa em tempo real através de mensagens.  A IA é capaz de entender o contexto das conversas, pedir desculpas por equívocos e identificar erros de digitação do usuário.

Para que você tenha uma melhor compreensão sobre como funciona o chat, resolvemos utilizar a própria aplicação para a construção deste tópico. Então, fizemos a seguinte pergunta ao ChatGPT: 

“Como o ChatGPT funciona?”

A resposta que obtivemos da aplicação foi a seguinte: 

O ChatGPT é um modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial que utiliza uma rede neural de grande escala para aprender a linguagem humana. 

Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto de qualidade da internet para prever a próxima palavra em uma frase.

Quando um usuário faz uma pergunta para o ChatGPT, ele analisa a pergunta e gera uma resposta em linguagem natural. 

O modelo é capaz de gerar respostas personalizadas com base no contexto da pergunta e nas informações disponíveis na sua base de dados.

O ChatGPT é capaz de aprender continuamente com a interação dos usuários e com o feedback das respostas geradas. 

Dessa forma, ele pode aprimorar suas respostas ao longo do tempo e se tornar ainda mais preciso e eficiente!

Conheça os impactos do ChatGPT no marketing de conteúdo

Quando se trata de marketing de conteúdo, a ferramenta pode ser utilizada de inúmeras maneiras devido a sua proficiência em conversas e criatividade. 

É por isso que os profissionais estão entusiasmados com seu potencial como uma ferramenta prática de produtividade. Ela pode ser usada para criar posts em mídias sociais, formular, ajudar a formular ideias de posts, entre outras inúmeras possibilidades.

Pode-se dizer que a ferramenta fornece auxílio valioso para melhorar a criatividade humana, tornando-a mais um ativo do que um passivo.

No entanto, esta tecnologia tem levantado preocupações sobre a integração e influência da IA na vida diária. Isso reforça a ideia de que o chat apresenta vários riscos ao usuário, além das oportunidades potenciais. 

Vamos analisar melhor esses aspectos.

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Principais oportunidades do ChatGPT

Já ficaram claras todas as funcionalidades do chat para o criador de conteúdo, logo, para reforçar as oportunidades da aplicação, podemos citar:

  • A geração de conteúdo de maneira ágil;
  • Auxílio para gerar ideias baseadas nas necessidades específicas do usuário;
  • Capacidade de gerar respostas personalizadas para os usuários; 
  • Tratamento de várias solicitações simultaneamente; 
  • O site pode fornecer referências para a criação de conteúdo;
  • Possibilita a economia de tempo e custos.

Riscos do ChatGPT no marketing de conteúdo

Com os impactos acima em mente, é importante considerar os riscos que o ChatGPT traz para o marketing de conteúdo. 

Vamos dar maior ênfase a esse aspecto para que a utilização da ferramenta seja otimizada e traga resultados positivos para a sua estratégia de marketing.

    • Falta linguagem humana – O ChatGPT pode acabar gerando respostas genéricas. Isso pode prejudicar a eficácia do marketing de conteúdo e levar a uma diminuição no engajamento dos usuários.
  • Falta de autenticidade – Com o ChatGPT criando conteúdo em massa, é importante garantir que o conteúdo gerado seja autêntico e relevante para os usuários. Se o conteúdo for considerado spam ou irrelevante, isso pode afetar negativamente a percepção da marca.
  • Diminuição da criatividade – Uma IA depende exclusivamente de dados pré-programados, desse modo, ela é impossibilitada de criar conteúdo mais imaginativo e distinto e com nuances de emoção, opiniões e estilos.

O que nós do Grupo DPG temos a dizer – a visão de especialistas em marketing 

Para finalizar a análise sobre o ChatGPT no marketing de conteúdo, podemos citar que ao utilizar a tecnologia para a criação de conteúdo, é importante reconhecer suas limitações potenciais. 

Embora inovador, há riscos associados a depender de bots como a produção de conteúdo incorreto ou tendencioso, ou tornar-se muito robótico. Quem gosta de conversar com um robô? 

Logo, o conteúdo criado pelo ChatGPT precisará de supervisão humana! 

Por isso, nós do Grupo DPG estamos sempre trabalhando para integrar os melhores pontos da tecnologia com o trabalho humano para tornar o Marketing Contábil Digital efetivo e satisfatório.

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Atualizado em março de 2023

Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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