O impacto revolucionário do ChatGPT no marketing de conteúdo: riscos e oportunidades da IA do momento
Como o ChatGPT está mudando o jogo no marketing de conteúdo? Vamos analisar os principais pontos positivos e pontos de atenção dessa aplicação?
Na busca por melhoria de desempenho, o contador encontra diversas ferramentas ao longo de sua jornada.
A tecnologia não é mais uma novidade, no entanto, os avanços tecnológicos não param de acontecer e a cada dia surgem novas ferramentas que prometem melhorar as diversas rotinas que englobam o empreendedorismo.
Para quem busca melhorar o marketing contábil, ou investir em novos meios de fazer marketing de conteúdo, já se deparou com o ChatGPT, uma aplicação que utiliza inteligência artificial para “imitar” as conversas humanas.
Lançado em novembro de 2022, se trata de um programa recente, no entanto, já conquistou milhões de usuários ativos. A proposta do site é gerar respostas em linguagem humanizada a partir de perguntas do usuário, o ChatGPT se tornou uma ferramenta muito utilizada na criação de conteúdo, tendo um impacto significativo no marketing.
No entanto, como toda tecnologia disruptiva, o ChatGPT traz, não somente oportunidades, como também, riscos para o marketing de conteúdo.
Portanto, neste artigo, vamos explorar os principais impactos do ChatGPT no marketing de conteúdo, bem como os riscos e oportunidades que essa tecnologia apresenta.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta desenvolvida pela OpenAI que utiliza técnicas de processamento de linguagem natural baseada em I.A – Inteligência Artificial.
Ele tem a capacidade de responder a consultas relacionadas a vários assuntos e oferecer soluções adequadas com base no contexto da conversa do usuário.
A ferramenta é projetada para simular uma conversa em tempo real através de mensagens. A IA é capaz de entender o contexto das conversas, pedir desculpas por equívocos e identificar erros de digitação do usuário.
Para que você tenha uma melhor compreensão sobre como funciona o chat, resolvemos utilizar a própria aplicação para a construção deste tópico. Então, fizemos a seguinte pergunta ao ChatGPT:
“Como o ChatGPT funciona?”
A resposta que obtivemos da aplicação foi a seguinte:
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial que utiliza uma rede neural de grande escala para aprender a linguagem humana.
Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto de qualidade da internet para prever a próxima palavra em uma frase.
Quando um usuário faz uma pergunta para o ChatGPT, ele analisa a pergunta e gera uma resposta em linguagem natural.
O modelo é capaz de gerar respostas personalizadas com base no contexto da pergunta e nas informações disponíveis na sua base de dados.
O ChatGPT é capaz de aprender continuamente com a interação dos usuários e com o feedback das respostas geradas.
Dessa forma, ele pode aprimorar suas respostas ao longo do tempo e se tornar ainda mais preciso e eficiente!
Conheça os impactos do ChatGPT no marketing de conteúdo
Quando se trata de marketing de conteúdo, a ferramenta pode ser utilizada de inúmeras maneiras devido a sua proficiência em conversas e criatividade.
É por isso que os profissionais estão entusiasmados com seu potencial como uma ferramenta prática de produtividade. Ela pode ser usada para criar posts em mídias sociais, formular, ajudar a formular ideias de posts, entre outras inúmeras possibilidades.
Pode-se dizer que a ferramenta fornece auxílio valioso para melhorar a criatividade humana, tornando-a mais um ativo do que um passivo.
No entanto, esta tecnologia tem levantado preocupações sobre a integração e influência da IA na vida diária. Isso reforça a ideia de que o chat apresenta vários riscos ao usuário, além das oportunidades potenciais.
Vamos analisar melhor esses aspectos.
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Principais oportunidades do ChatGPT
Já ficaram claras todas as funcionalidades do chat para o criador de conteúdo, logo, para reforçar as oportunidades da aplicação, podemos citar:
- A geração de conteúdo de maneira ágil;
- Auxílio para gerar ideias baseadas nas necessidades específicas do usuário;
- Capacidade de gerar respostas personalizadas para os usuários;
- Tratamento de várias solicitações simultaneamente;
- O site pode fornecer referências para a criação de conteúdo;
- Possibilita a economia de tempo e custos.
Riscos do ChatGPT no marketing de conteúdo
Com os impactos acima em mente, é importante considerar os riscos que o ChatGPT traz para o marketing de conteúdo.
Vamos dar maior ênfase a esse aspecto para que a utilização da ferramenta seja otimizada e traga resultados positivos para a sua estratégia de marketing.
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- Falta linguagem humana – O ChatGPT pode acabar gerando respostas genéricas. Isso pode prejudicar a eficácia do marketing de conteúdo e levar a uma diminuição no engajamento dos usuários.
- Falta de autenticidade – Com o ChatGPT criando conteúdo em massa, é importante garantir que o conteúdo gerado seja autêntico e relevante para os usuários. Se o conteúdo for considerado spam ou irrelevante, isso pode afetar negativamente a percepção da marca.
- Diminuição da criatividade – Uma IA depende exclusivamente de dados pré-programados, desse modo, ela é impossibilitada de criar conteúdo mais imaginativo e distinto e com nuances de emoção, opiniões e estilos.
O que nós do Grupo DPG temos a dizer – a visão de especialistas em marketing
Para finalizar a análise sobre o ChatGPT no marketing de conteúdo, podemos citar que ao utilizar a tecnologia para a criação de conteúdo, é importante reconhecer suas limitações potenciais.
Embora inovador, há riscos associados a depender de bots como a produção de conteúdo incorreto ou tendencioso, ou tornar-se muito robótico. Quem gosta de conversar com um robô?
Logo, o conteúdo criado pelo ChatGPT precisará de supervisão humana!
Por isso, nós do Grupo DPG estamos sempre trabalhando para integrar os melhores pontos da tecnologia com o trabalho humano para tornar o Marketing Contábil Digital efetivo e satisfatório.
Veja abaixo como podemos te ajudar:
Além disso, se você quiser conversar com um de nossos especialistas sobre o assunto, entre em contato conosco.
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Atualizado em março de 2023