Em tempos difíceis, amore, todos sabemos a necessidade de encontrar novos caminhos.
Afinal de contas, sabemos que tudo se modifica constantemente, o que impele a adaptação de todos, mas, principalmente, dos empresários, uma vez que somos nós que movemos a economia do País.
O que seria dela se não fossemos nós? Aliás, o que seria dela se não fosse você?
Você é o pilar da economia.
A contabilidade – mesmo que poucos levem isso em consideração – é o que move o País e o faz se adaptar durante períodos de necessidade e, quando o pior chega, são vocês que arrumam tudo e colocam toda a economia nos eixos novamente.
Então, sem dúvidas, eu posso dizer que me orgulho da escolha que fiz 15 anos atrás. Me orgulho de estar ao lado de vocês e ter a oportunidade de potencializar seus resultados, fazendo com que todo o mercado conheça e reconheça a importância que a sua atuação e a existência da sua profissão têm para a sobrevivência da econômica.
Sendo assim, eu não apenas devo, mas preciso mostrar a você, nessa fase tão complicada, novas formas de se destacar, encontrar maneiras para a sua empresa contábil ter maior destaque – mesmo com a recessão -, e, consequentemente, você poderá fazer o mesmo pelos seus clientes.
É a hora de estarmos juntos, mesmo que separados.
Dessa forma, pensando nisso, tenho, nos últimos dias, procurado incessantemente maneiras de fazer com que você fique em evidência, e foi então que conheci a Matriz Ansoff, um estudo de portfólio e desenvolvimento que pode mudar a sua realidade em pouquíssimo tempo.
Vamos entender melhor?
Boa leitura, amore! 😘
O que é Matriz Ansoff?
Bom, a Matriz Ansoff é uma metodologia criada por um professor de Engenharia e matemática Russo, chamado Igor Ansoff. Entre as muitas coisas que fez, ele ficou conhecido como o pai da gestão estratégica, nomeando uma de suas metodologias de Matriz Ansoff.
Em aspectos gerais, Igor acreditava que as organizações precisavam ter um olhar mais clínico para o contexto de mercado e melhorar suas práticas, o que, consequentemente, possibilitaria o crescimento. Foi então que ele elaborou uma matriz que é utilizada até hoje… ela tem como base dois eixos: mercado X produto.
Sendo assim, levando em conta esses dois eixos, Igor resolveu cruzar os elementos para criar novas oportunidades para as empresas que aderiram à sua metodologia.
Então, pensando nisso, eu resolvi, hoje, trazer para você novas formas de inovar e criar oportunidades para a sua empresa contábil no mercado como ele é atualmente, ou seja, num período onde tudo precisa ser renovado e recriado para garantir que a sua empresa contábil seja capaz de chegar ao pós-crise sem nenhum tipo de dificuldade.
Então vamos lá?
A Importância Da Matriz Ansoff Em Tempos De Crise
Pode até parecer estranho falar de uma coisa tão antiga, como a Matriz Ansoff, em tempos onde todo mundo está preocupado com a própria salvação… mas, é exatamente isso o que ela: cria novas possibilidades no mesmo mercado que você atua, ou, se for um pouco mais ousado, chances de crescimento em um novo mercado.
Durante crises – como a que estamos estamos passando agora -, é de extrema importância levar em consideração os serviços e mercados existentes, assim como os novos, e avaliar os quatros principais conceitos da Matriz Ansoff, uma vez que são eles que vão criar e possibilitar a identificação de novas oportunidades não apenas para você, contador, mas, também, para os seus clientes.
Aliás, é interessante dizer que essa é uma ideia de utilização para você e para que se mostre próximo daqueles que confiaram suas empresas às suas mãos, aqueles que possibilitam que o seu mercado continue forte e atuante: os seus clientes.
Como Fazer Uma Matriz Ansoff Para A Sua Empresa Contábil?
Em primeiro lugar, é necessário deixar claro que a Matriz Ansoff e Análise SWOT não são a mesma coisa. Apesar de as duas identificarem aspectos da sua empresa contábil e novas oportunidades no mercado, elas são feitas de maneiras diferentes e têm objetivos que levam a resultados diferentes.
Dessa forma, vamos entender, agora, o que é necessário para fazer uma Matriz Ansoff para sua empresa contábil.
Penetração De Mercado
A penetração de mercado é uma mescla entre um serviço existente e um mercado também existente. Sendo assim, o objetivo disso é conquistar uma nova parte do mercado, bem como os clientes já inseridos nele para, então, poder fidelizá-los.
Para deixar um pouco mais claro, vou usar um exemplo do seu dia a dia:
Sabe quando você marca uma reunião com uma empresa que já tem uma contabilidade? Seu maior objetivo é convencer o gestor dessa corporação de que o seu serviço é melhor e pode trazer mais vantagens para empresa dele, certo?
Isso é analisar a penetração de mercado.
Desenvolvimento De Mercado
Pode-se dizer que o desenvolvimento de mercado é quando você já entende que o seu serviço funciona muito bem no ramo no qual ele está inserido e quer levá-lo a outros mercados onde ele possa, também, ser útil. Apesar de todas as áreas de atuação necessitarem, obrigatoriamente, da contabilidade, ainda assim é possível encontrar novas possibilidades, não tenha dúvidas disso!
Um grande exemplo do que eu disse é a contabilidade consultiva. Afinal de contas, apesar de ela existir há muito tempo sem esse nome, você já procurava entender a necessidade dos seus clientes, certo?
Dessa maneira, você já estava cumprindo com o principal objetivo do desenvolvimento de mercado.
Desenvolvimento De Produtos/Serviços
O desenvolvimento de produtos e serviços é, em geral, o resultado da exploração de um mercado já existente com o novo produto ou serviço.
Ou seja, podemos dizer que é um momento onde uma contabilidade tradicional resolve oferecer alguns serviços por meios digitais para facilitar a vida dos clientes e, assim, gerar melhores resultados financeiros.
Diversificação
Por último – mas não menos importante -, a diversificação acontece quando existe um teste de novo produto ou serviço em um mercado não explorado antes. Ou seja, em aspectos gerais, existe um certo risco em tentar a diversificação, uma vez que é uma área desconhecida e você não sabe se vai haver uma boa aceitação do seu novo serviço, e dessa forma, gerar os resultados necessários para alcançar os seus objetivos.
Contudo, existem formas de minimizar os riscos da diversificação utilizando o marketing digital como forma de comunicação principal e de abertura para o novo mercado que você quer explorar.
E então, o que achou das informações que eu trouxe para você hoje, amore?
Lembre-se que mesmo com as dificuldades e o distanciamento, você sempre poderá contar com o Grupo DPG para tudo o que precisar.
Eu tenho uma equipe sensacional que sempre estará disposta a te ajudar e garantir que a sua empresa contábil vai chegar ao pós-crise intacta e melhor do que estava antes.
Então, se quer garantir que tudo estará bem ao fim deste período, me chama no “Zap”!
Estamos te esperando.
Marta Giove
CEO – Grupo DPG