Marketing para Escritórios de Contabilidade o guia completo - Grupo DPG

Marketing para Escritórios de Contabilidade
o guia completo!

Que escritório contábil nunca sofreu para captar mais clientes? Qualquer contador que esteja no mercado há algum tempo já percebeu: viver de indicações é praticamente impossível. Não dá para depender disso e nem esperar que os clientes cairão do céu, descobrindo o nome do seu escritório contábil e adquirindo os seus serviços. Isso não existe! É tão real quanto os contos da carochinha…

Se você quer realmente captar mais clientes para o escritório de contabilidade, precisa investir no marketing contábil, pois só ele realmente transformará o seu negócio em uma máquina de captar clientes e obter resultados expressivos para o seu escritório crescer.

Temos um post sensacional para você sobre o marketing contábil: 10 REGRAS DE MARKETING CONTÁBIL QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR SE QUISER CRESCER!

Existe a crença de que a Contabilidade não pode investir em marketing digital. Muitos contadores que já estão no mercado há 20, 30 ou 40 anos apresentam uma certa resistência a tecnologia e às tendências digitais. É normal, afinal, o marketing digital mostrou sua maior ascensão ao final da última década e está se tornando cada vez mais difundindo no mundo empresarial, transformando-se constantemente e adquirindo novas formas e técnicas para a sua aplicação.

Vamos descobrir como o Marketing para Contadores pode transformar o seu negócio e as técnicas que você pode utilizar para elevar seu escritório contábil a um novo patamar, captando e conquistando clientes de forma verdadeira, o que os manterá fiéis.

Mas, atenção! Você precisa colocar as mãos na massa e garantir que tudo aconteça. Não dá para esperar acontecer e viver de migalhas e pequenas indicações aqui e ali. O Marketing é uma mistura interessante de ciência e arte, portanto, é praticamente impossível prever os resultados com exatidão. É preciso ter técnica, paciência, disciplina e muita força de vontade.

Tenha em mente que as informações que compartilho aqui com você são um misto de técnica e experiência. Tentarei ser o mais clara e objetiva possível!

Vamos aprender?

Internet x Indicações | contador moderno x contador antiquado!

Quando falamos em marketing digital, há quem pense que o trabalho de captação ativa de clientes e de indicações termina. Daí vem uma certa resistência por parte daqueles contadores que se prendem ao passado. Mas, a verdade é que não é bem assim. O trabalho de indicações é importante, pois trata-se de uma transmissão de confiança ao indicado, o que termina por facilitar – e muito – a venda!

Pense assim: você tem um parceiro ou parceira, familiar ou amigo muito próximo, que conhece o seu problema e te indica a um médico muito bom, você, sabendo que é uma questão de saúde, decide ir.

Olha que bacana este post que fizemos especialmente para você: A IMPORTÂCIA DO CONTADOR E COMO O SEU TRABALHO MUDA A REALIDADE DAS EMPRESAS

Imaginou a situação? Com um contador de confiança não é diferente. Quando uma pessoa de confiança indica algo, a pessoa que recebeu essa indicação pensa nisso com muito mais dedicação, carinho e atenção. É uma questão de confiança!

Por isso, você, que já decidiu investir no marketing digital, e até mesmo quem ainda se mantém relutante a se render a essa tendência, precisa ter um atendimento exemplar e uma entrega de produto ou serviço final muito acima da média. Pois, só assim os clientes te indicarão a outras pessoas e você se tornará uma referência no mercado.

Faz sentido para você?

A internet está aí para te ajudar a captar clientes e criar uma relação de confiança que antecede a venda. É uma questão de fazer com que você e os seus visitantes se aproximem cada vez mais, seja através de dicas transmitidas em conteúdos produzidos no seu blog, a criação de materiais ricos como e-books, por exemplo, ou mesmo por te verem como um influenciador, uma referência no meio contábil

Mas, para que você consiga aliar o desempenho da internet com as indicações e garantir um resultado sólido, você precisará entender a importância da internet e a forma como ela deve ser utilizada no Marketing Digital.

Como funciona o Marketing Digital Contábil?

Aqui vai um checklist rápido para você acessar do que vamos abordar neste tópico:

Vamos lá? O caminho é longo, mas garanto que este conteúdo transformará a forma como você enxerga o marketing!

Jornada de Compra do cliente você precisa conhecer quem
te procura!

Então, para começarmos, vamos entender sobre a jornada de compra do cliente. Esse é um processo importantíssimo, pois entendê-lo a fundo significa que você, em tese, poderá abordar qualquer cliente em potencial da forma correta, o que te levará a uma eventual venda.

Quando alguém procura pelo seu escritório pela Internet, você tem alguma ideia do motivo?

Não me responda que o cliente precisa da contabilidade. Não, poucas pessoas procuram por contabilidade, na verdade, o que acontece é o oposto!

As pessoas buscam pelos seus problemas ou por soluções para os seus problemas. Muitas delas não têm a menor ideia de que o grande resolvedor de problemas é o contador, até porque isso facilitaria muito as coisas e, se fosse assim, contadores estariam com os bolsos cheios de dinheiro e você sequer estaria lendo este guia, não é mesmo?

Então, é importante entender em que momento da jornada de compra o seu cliente em potencial se encontra. Será que ele está pronto para uma abordagem mais comercial? Será que pode ser redirecionado para conteúdos similares, a fim de levá-lo para a boca do funil, onde ele estará mais convencido de que a solução ideal para resolver os seus problemas é você, o contador.

Entendeu?

Seu comercial precisa estar
atento o tempo todo!

Então, um cliente em potencial começa lá no topo do funil, procurando por um conteúdo mais abrangente, algo que o ajudará a clarear a sua mente. Conforme ele vai passando por conteúdos similares e entendendo a real dimensão do seu problema, se aproxima mais e mais do momento da abordagem comercial, que acontece em um conteúdo boca de funil. É lá que ele chegará à conclusão de que as soluções paliativas podem funcionar por algum tempo, mas que logo não serão o bastante para acabar com o problema. É aí que o contador é mostrado como a solução real, com alguns botões e frases com gatilhos mentais que incentivam o leitor a procurar ajuda profissional.

Essa jornada de compra dita o tipo de conteúdo que será recomendado ao leitor, o e-mail marketing que será enviado a ele e o material rico que será disponibilizado.

Vamos ao checklist que resume as etapas disso que eu acabei de te contar, você precisa:

  • Entender o momento da jornada em que o seu cliente em potencial se encontra;
  • Produzir e entregar conteúdos informativos que ajudarão o seu leitor a tomar decisões, baseado na sua jornada de compra;
  • Abordá-lo da forma correta no momento de fechar a venda.

Não pense que a produção de conteúdo fará com que o seu cliente vá até você. Isso quase nunca acontece. O jeito mais fácil de dominar o jogo é ligar para ele após uma conversão de material rico.

Quer saber como isso funciona? Calma. Eu falarei sobre isso mais a frente. Continue a leitura!

E estar atento significa entender a empresa como um todo!

Não significa que os seus vendedores terão que entender a fundo sobre contabilidade. Esse não é o propósito e nem deve ser!

A ideia é que os seus vendedores tenham algum nível de compreensão a respeito do assunto. Afinal, eles estão vendendo o serviço para pessoas que precisam dele. Mais que isso, estão entregando soluções para pessoas que precisam acabar com um problema! E como fazer isso sem entender COMO a sua solução acaba com determinado problema?

Não dá, não é? É como eu, Marta Giove, ter vendedores que não entendem absolutamente NADA de Marketing. É simplesmente incabível!

Portanto, tenha em mente que a sua equipe precisará estar completamente alinhada com os propósitos da empresa, entendendo o que é feito, como é feito e quando é feito, a fim de passar prazos 100% precisos e explicar corretamente o que é o que.

E como fazer isso?

Bom, você precisa começar por algum lugar. Um vendedor já é um bom começo, desde que essa pessoa seja realmente boa e não esteja focada no lucro, mas sim em entregar grandes resultados, aliando seus conhecimentos com a arte de construir relacionamentos sólidos, transparentes e lucrativos com os clientes. Em outras palavras, vender bem para vender sempre!

E isso te ajudará a fidelizar seus clientes também. É preciso fazer o follow-up da venda e garantir que tudo esteja dentro dos conformes. Expectativas alinhadas, serviço entregue com qualidade e assim por diante.

Leads quentes são mais saborosos!
Não os deixe esfriar!

O que existe é o trabalho constante e a forma como você desenvolve esse trabalho. Como você se dirige ao seu público e quanto tempo você leva para contatar os clientes em potencial que vêm com as campanhas que realiza. Isso porque existe o que chamamos de “temperatura do lead”, onde o esse cliente em potencial – o lead – vai esfriando com o tempo. Portanto, ele precisa ser contatado o mais rápido possível, enquanto ainda está encantado com o seu conteúdo.

Mas, você não sabe como contatar os seus leads? Você precisa entender o que os levou a tornarem-se seus leads. Onde aconteceu a conversão? Qual o assunto de interesse desse lead?

Sabendo responder essas perguntas, você poderá contatar os seus clientes em potencial muito mais facilmente. O seu departamento comercial precisa estar 100% alinhado com as suas estratégias de marketing digital contábil! Caso contrário, será como remar contra a maré.

Vista a camisa da sua empresa! O Personal Branding é fundamental!

O mercado contábil é bem acirrado, não é mesmo? Por isso, é preciso que o seu escritório se destaque. Não adianta trabalhar em estratégias digitais se você, contador, não se vê como o seu cliente deveria vê-lo.

É uma questão simples: você não é um simples contador! É um solucionador de problemas, e precisa se destacar como tal! Precisa transmitir isso aos seus clientes!!!

Quando você entende a necessidade de se destacar, começa a trabalhar com as estratégias de marketing digital contábil e marketing contábil como um todo. Entretanto, é preciso mudar A SUA visão sobre o escritório. Será que você se vê como um contador… Ou como um solucionador de problemas, orientador e braço direito de uma gestão mais precisa e estratégica para empresas? Se for o segundo caso, então você já está vestindo a camisa do seu escritório, e poderá ser facilmente identificado em campo, independentemente do potencial dos seus concorrentes e do quão bem eles jogam a “bola” da contabilidade!

O nome disso é Personal Branding, quando você investe na sua própria imagem como uma empresa. A contabilidade pode ser algo bem chato, quando não é explorada a fundo, mas você, contador, pode transformar o seu escritório em uma marca poderosa quando assume que é um alicerce para a gestão empresarial e que o seu escritório tem o poder de mudar vidas, carreiras e empresas para sempre – e para melhor!

Não meta os pés pelas mãos.
É preciso construir cada etapa da estratégia antes de ter um site!

Ter um site é algo bem comum para qualquer empresa. Mas ter uma estratégia digital que potencializa o seu website é algo que poucos exploram.

O planejamento por trás de um site vai muito além do que você vê na internet. É preciso pensar em cada etapa que eu mencionei acima, considerando:

  • Seu público-alvo;
  • Sua identidade visual;
  • Navegabilidade do seu site;
  • Conteúdo do seu blog;
  • SEO;
  • A Jornada de Compra.

E isso só para começar! O seu departamento comercial precisa estar ciente do que você posta no seu blog. Seus vendedores devem utilizar esse conteúdo para transmitir aos clientes e dar exemplos de como ele pode ter sucesso!

A sua identidade visual precisa ter a ver com a sua marca e transmitir o valor da mesma! Caso contrário, não haverá identificação por parte do seu público-alvo (considerando que você pensou nele quando criou sua marca).

E, para finalizar, é preciso manter contato com o cliente. Afinal…

Relacionamentos são a
chave para o sucesso!

E isso é um fato imutável. Se o seu cliente em potencial entra no seu blog e acaba por realizar uma conversão, preenchendo um formulário e te enviando os dados de contato dele, talvez não seja a hora de realizar uma abordagem comercial, mas isso não significa deixá-lo a ver navios.

Não! É hora de colocar as trilhas de e-mail marketing em prática!

Por exemplo: um visitante acessa o seu site e lê uma matéria sobre redução de custos para supermercados. Ele preenche um formulário com seus dados e se inscreve para receber conteúdos similares. O que você faz?

Não responda abordagem comercial! NÃO!

É hora de colocar as trilhas de e-mail marketing para funcionar! Você terá que preparar trilhas de conteúdos como:

  • XX dicas para reduzir custos do supermercado!
  • Como pagar menos impostos com um supermercado?
  • Gestão de fornecedores para supermercados – como reduzir custos?

E assim por diante…

Ao final da trilha, surge um conteúdo mais voltado para vendas, onde o seu lead estará apto a receber um contato mais direto pelos seus vendedores!

É tudo uma questão de momento.

Mas quanto tempo isso leva? – Você me pergunta.

Bom, é preciso investir mensalmente em marketing por pelo menos um ano! Você só tem resultados eficientes e sólidos quando existe um cuidado constante. Caso contrário, serão umas migalhas aqui, outras ali, indicações surgindo por aí… E isso não é o ideal.

Gostou do que leu? “Quer ter uma estratégia de Marketing contábil matadora?” Entre em contato conosco, do Grupo DPG, e vamos conversar sobre o que você pode fazer para captar mais clientes! Sem compromisso, sem uma proposta comercial na ponta da língua.

Queremos te ajudar a crescer!



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