Marketing Contábil: Estratégias para se destacar no mercado

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Marketing Contábil: Como se destacar no mercado?

Alavancar os resultados do seu escritório e obter novos clientes não é tão difícil quanto parece. Confira algumas estratégias eficazes de marketing para contabilidade!

Você sabia que o marketing para contabilidade é uma estratégia extremamente importante para se destacar no mercado, que tem se tornado cada vez mais competitivo, e atrair novos clientes?

No entanto, é preciso que os planos definidos para execução sejam feitos, de maneira eficaz e, principalmente, seguindo às questões éticas da profissão.

Mas, afinal, sabe como fazer isso, sem maiores problemas, respeitando as normas contábeis?

Neste artigo, abordaremos uma série de fatores relacionados ao assunto, que podem ser fundamentais para que você, contador, tenha maior conhecimento sobre o conceito, importância, bem como passos, para iniciar uma estratégia segura.

Além disso, falaremos sobre como a utilização de ferramentas específicas podem ser determinantes nesse momento.

Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo o que envolve o marketing digital para área contábil!

O que é o marketing contábil?

O marketing para contabilidade é um conjunto de estratégias e ações voltadas para o segmento contábil, com o intuito de atrair e converter potenciais clientes em clientes reais.

Além disso, visa construir uma imagem positiva e diferenciada de um escritório ou profissional contábil no mercado, aumentando sua autoridade e credibilidade.

Nesse processo, é possível envolver pesquisas de mercado, aprimoramento de serviços, publicidade, pós-venda, entre outras ações.

Por que os escritórios de contabilidade devem olhar para o marketing?

O marketing é uma ferramenta essencial, para que os escritórios de contabilidade consigam divulgar serviços, fortalecer imagem, atrair e reter clientes, bem como se diferenciar da concorrência.

Além disso, pode ajudar mostrando o valor dos serviços contábeis oferecidos, gerando maiores oportunidades de negócio.

Algumas ideias de marketing contábil podem ser:

  • Presença em eventos importantes do setor e prospecção de novos clientes;
  • Redes sociais e site bem gerenciados, com produção de conteúdos relevantes;
  • Parcerias com outras empresas que oferecem serviços complementares;
  • Divulgação de cases de sucesso do seu escritório.

Vale destacar que, para começar a investir em marketing contábil, é necessário definir alguns pontos, como sua missão, visão, valores, objetivos, entre outros aspectos.

Assim, é possível traçar estratégias mais assertivas e mensurar os resultados.

Outro ponto importante a ser destacado, diz respeito à contabilidade tradicional estar ameaçada.

Isso porque muitos escritórios têm se utilizado de recursos tecnológicos, para desenvolver os serviços oferecidos, garantindo otimização dos processos, custos e maior precisão.

Afinal, a era digital proporciona maior facilidade de acesso a informações, evitando riscos de erros humanos e a dificuldade para encontrar a documentação, ou informações específicas, quando necessário.

Além disso, o uso da tecnologia pode permitir que você, contador, tenha maior adaptabilidade, eficiência e consiga melhorar o atendimento ao cliente.

Como iniciar uma estratégia de marketing contábil?

Sabemos que muitos contadores iniciantes enfrentam dificuldades durante o início de sua jornada.

Afinal, a definição das estratégias mais adequadas podem ser determinantes neste momento.

Quer saber como funciona o marketing para iniciantes? Confira nosso vídeo especial sobre o assunto!

Mas, falando nisso, você sabe como escolher técnicas eficientes de marketing contábil?

A seguir, mostramos alguns dos principais pontos a serem considerados. Veja!

Defina um segmento de mercado

Entender o grupo de clientes que possuem necessidades, preferências ou características em comum, é essencial para definir o seu segmento.

Para isso, é possível seguir alguns passos para tornar esse procedimento mais fácil. São eles:

  • Encontre o seu público-alvo;
  • Analise as características desses clientes;
  • Agrupe os clientes que têm características semelhantes em categorias;
  • Escolha um ou mais segmentos, que sejam compatíveis com seus objetivos.

Além disso, é importante desenvolver estratégias de marketing e vendas para atender às necessidades e expectativas dos clientes desse segmento escolhido.

Conheça seu público e crie personas

Conhecer seu público-alvo e criar personas é um passo essencial para o sucesso do seu escritório contábil.

Afinal, ao compreender seu cliente e necessidades, é possível criar estratégias de marketing mais eficazes, que possibilitem alcançar melhores resultados.

Para isso, considere as seguintes etapas:

  1. Identifique seu público;
  2. Descubra o pensamento e sentimento da pessoa;
  3. Identifique as dores e problemas;
  4. Entenda quais são suas necessidades;
  5. Conheça os sonhos da persona.

Vale destacar que a comunicação com seus clientes, realização de pesquisas e compreensão das reais necessidades, é essencial para destacar as técnicas adotadas.

Defina orçamentos e metas

A definição dos seus orçamentos e metas é vital para obter êxito na definição de estratégias de marketing para contadores.

Para isso, pense sobre seu público-alvo, proposta de valor e diferenciais competitivos, determine métricas a serem utilizadas e escolha um método orçamentário, que se adeque à realidade financeira e seu plano definido.

Também, é necessário quantificar cada ação a ser realizada, estimando os custos e benefícios, bem como distribuir esse orçamento, de forma inteligente, entre as diferentes categorias e canais adequados, conforme o potencial de retorno.

Planeje a criação de conteúdo

O marketing para contabilidade, como antecipamos, tem como objetivo atrair, educar e engajar seu público-alvo, através de informações de valor e relevantes.

Para planejar a sua criação de conteúdo, basta seguir algumas ações:

  • Defina sua persona;
  • Mapeie a jornada de compra da sua persona;
  • Crie um calendário editorial;
  • Produza conteúdos de qualidade.

Além disso, é preciso divulgar seus conteúdos em redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp, entre outras plataformas.

Monitore seus resultados

Além de todas as etapas destacadas anteriormente, para que as estratégias de marketing para contabilidade tenham efeitos positivos, é importante mensurar e avaliar os resultados obtidos.

Dessa forma, basta acompanhar os indicadores de desempenho e KPIs, como leads, conversões, vendas, satisfação e outros.

Assim, é possível verificar se os objetivos foram alcançados, bem como os pontos a serem melhorados.

Como deixar meu site contábil na primeira página do Google?

Cada vez mais, o mercado contábil tem sentido a importância de utilizar o mundo digital como ferramenta, para potencializar seus serviços e resultados.

Afinal, podemos mencionar as mídias digitais, sites, campanhas e outros fatores, que auxiliam nesse processo de destaque.

Search Engine Optimization (SEO)

O SEO, por exemplo, é uma estratégia capaz de mudar a forma que o Google enxerga o seu negócio — ele permite maior relevância para seu escritório contábil no digital, através dos conteúdos produzidos.

A sigla se refere à Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca

Vale destacar, que essa técnica serve para consolidar corretamente, fazendo com que sua empresa seja reconhecida e encontrada pelo seu público.

Search Engine Marketing (SEM)

Esse método de marketing digital utiliza a visibilidade dos buscadores, como o Google, Bing, Yahoo!, para divulgar um site, negócio ou outro.

O Search Engine Marketing, também conhecido como Marketing de Busca, é dividido em duas partes: SEO e links patrocinados.

  1. SEO: visa gerar mais tráfego orgânico para um determinado domínio, utilizando técnicas de otimização em sites, blogs e páginas.
  2. Links patrocinados: trata-se de anúncios que são exibidos no Google e em outras plataformas, envolvendo a pesquisa de palavras-chave, segmentação do público e compra de mídia.

Vale evidenciar que o SEM é essencial no marketing para a contabilidade, pois permite se destacar entre os diversos resultados, que seu público-alvo pode encontrar, nos mecanismos de busca.

Assim, poderá aumentar suas chances de atrair visitantes, leads e clientes para seu escritório.

Quais outras estratégias de marketing contábil podem ser adotadas?

A definição de estratégias de marketing, para seu escritório de contabilidade, é determinante para garantir a atração e prospecção efetiva.

Mas, contador, você sabia que existem outras técnicas que podem ser adotadas, além de Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM)?

Abaixo, apresentamos quatro das principais:

Investir em tráfego pago e anúncios para negócios locais

Realizar investimento em tráfego pago é uma maneira de atrair mais clientes para o seu negócio local, por meio de anúncios nas plataformas online, como Google, Facebook e Instagram.

A fim de investir nessa estratégia, também é possível considerar alguns passos, como a definição dos objetivos, por meio desse método, compreensão sobre o público, bem como a escolha das plataformas adequadas e a criação de anúncios relevantes.

Além disso, monitorar, para saber se os anúncios estão funcionando e como podem ser melhorados, é importante para garantir sucesso nas estratégias de marketing contábil.

Quer saber mais sobre como essas estratégias são vitais para seu sucesso? Não deixe de conferir esse conteúdo excepcional!

Alimentar sites e blogs com conteúdos da área contábil

Essa técnica consiste na criação para distribuição de materiais, que sejam relevantes e valiosos para o seu público-alvo, visando atrair, educar e fidelizar seus clientes.

Algumas das vantagens de investir em marketing contábil, para seu escritório, envolvem a possibilidade de aumentar o tráfego do seu site, aumentar o engajamento, demonstrar autoridade, entre outros fatores.

Dessa forma, o marketing de conteúdo se torna vital para que tenha sucesso em sua jornada, garantindo satisfação de clientes e resultados satisfatórios.

Produzir conteúdo para redes sociais

A produção de conteúdo para divulgação em redes sociais é um ponto importante. Afinal, é um dos meios mais utilizados para atrair potenciais clientes.

Para isso, é necessário utilizar diferentes ideias de posts para contabilidade.

Abaixo, mostraremos algumas das possibilidades. Veja!

Conteúdos para garantir likes

Busque criar conteúdos engraçados para compartilhar em suas redes sociais.

O fornecimento de infográficos também pode ser importante para um marketing eficiente em seu escritório.

Conteúdos para aumentar seus comentários

Para uma estratégia adequada, visando obter comentários em suas publicações, é válido procurar por tópicos em alta, criar desafios e gamificação.

Assim, seu público poderá marcar outras pessoas, para que conheçam seus serviços.

Conteúdos para serem salvos

Publicações que geram salvamentos, é uma das maiores métricas do Instagram.

Dessa forma, poderá ter maior impacto em sua audiência, já que a plataforma entende como um conteúdo relevante.

Para isso, crie tutoriais, listas de ferramentas e valide métodos que possam fazer a diferença na rotina dos seus clientes.

Conteúdos que geram vendas

Se o foco, em seu escritório de contabilidade, é realizar a venda de serviços, pode utilizar o marketing para criar conteúdos que entreguem esses resultados.

Diante desse cenário, pense em ideias de posts como depoimentos, que mostrem os bastidores do seu dia a dia, bem como conteúdos que façam vendas diretas, os chamados pitch de vendas.

Participar de eventos na área e fortalecer seu networking

Sobretudo, a participação em eventos, que sejam da sua área, é essencial para garantir que tenha uma boa troca com outros especialistas, além de tornar sua empresa conhecida no meio profissional.

Apesar da era digital possibilitar uma série de vantagens, os eventos presenciais ainda possuem grande espaço, quando o assunto é networking.

Por isso, comparecer presencialmente é uma estratégia de marketing contábil que deve ser considerada.

Eventos como o Contador no Topo, por exemplo, permitem uma imersão a conteúdos de suma importância para sua alavancagem no meio da contabilidade.

Afinal, é o momento em que você, contador, sai da zona de conforto, tendo que criar conexões com outros profissionais do ramo.

Isso permite maior conhecimento e evolução dos escritórios de contabilidade, de diversas partes do país.

Quais as principais ferramentas utilizadas no marketing contábil?

Existem diferentes ferramentas, que podem ser utilizadas para promover os serviços do seu escritório de contabilidade, por meio do ambiente digital.

Algumas das principais são:

Automação de marketing

Essa ferramenta se refere a um software que permite automatizar e otimizar as ações de marketing digital que são voltadas ao seu público.

Por meio da automação, é possível segmentar, nutrir e qualificar os leads. Assim, terá ideia sobre quais os potenciais clientes que demonstram interesse na solução contábil.

Algumas das vantagens que essa técnica oferece é o aumento da autoridade, redução do custo de aquisição de clientes (CAC), bem como integrar ferramentas e canais, como redes sociais, e-mail, blog, site, entre outros.

São diferentes as opções de ferramentas de automação de marketing no mercado, com funcionalidades, benefícios e preços diferentes, como HubSpot, RD Station e Mailchimp.

Benchmarking

Por meio do benchmarking, é possível realizar comparações entre as empresas que possuem melhores resultados.

Assim, facilita a análise e identificação sobre as práticas que podem ser aplicadas, a fim de influenciar em seus resultados.

Vale destacar que muitas pessoas pensam que a estratégia de benchmarking é uma maneira de plagiar ideias e estratégias, mas, na real, ela possibilita novas ideias a serem adaptadas.

Funil de vendas

A prática do funil de vendas representa toda a jornada do cliente, desde o momento em que eles se interessam por um serviço ou produto, até o momento em que decidem comprar.

Ele é dividido em três etapas: topo, meio e fundo.

No entanto, cada etapa corresponde a um nível de interesse do cliente. Confira!

  • Topo de funil: etapa de descoberta e aprendizado, onde o cliente não tem conhecimento do problema ou necessidade e busca apenas informações sobre o tema. Nesse momento, o contador gera conteúdos que despertam o interesse do cliente e ensine sobre a importância da contabilidade.
  • Meio de funil: se refere ao reconhecimento e consideração por parte do cliente sobre o problema ou necessidade, que ele possui. Por isso, o contador apresenta serviços como opções de solucionar o que há de necessário, além de mostrar benefícios e diferenciais.
  • Fundo de funil: a decisão e ação final, onde o cliente está pronto ou convencido para escolher o suporte oferecido pelo contador. Aqui, o contador oferece provas sociais, fornece depoimentos, cases de sucesso, garantias e condições especiais para fechamento do negócio.

Vale destacar que, no marketing para contabilidade, essa estratégia é vital para atrair, educar e converter potenciais clientes, permitindo acompanhar e monitorar o desempenho obtido pelas técnicas de marketing e vendas.

Saiba como evitar erros ao iniciar o seu funil de vendas e maximize o sucesso do seu escritório:

E-mail marketing

Trata-se de um plano para enviar e-mails direcionados e personalizados para um público específico, visando promover produtos e serviços, ou melhorar os relacionamentos com seus clientes.

Uma campanha de e-mail marketing costuma ser feita por ferramentas de automação, que realizam disparos automáticos.

Alguns dos principais tipos de e-mails que podem ser incluídos são: newsletters, e-mail transacionais, e-mails educativos, promocionais, de boas-vindas, entre outros.

No entanto, é preciso considerar a finalidade de cada um, bem como a adaptação ao perfil e estágio do funil de vendas do seu cliente.

Pesquisas de marketing

São importantes para que os escritórios de contabilidade entendam melhor sobre os principais fatores que compõem as estratégias de marketing contábil.

Mas, afinal, você sabe como podem ajudar em sua rotina realmente?

As pesquisas de marketing oferecem análises de mercado, concorrência e oportunidades de negócio, bem como avaliação da percepção da sua marca, satisfação dos clientes e o desempenho dos seus serviços.

Assim, é possível desenvolver estratégias que envolvam os 4Ps do marketing, mensurar e melhorar os resultados das suas ações.

Essas buscas podem ser realizadas de diversas formas, como pesquisas sobre persona, oportunidades perdidas, com seus funcionários, bem como análises relacionadas ao comportamento do consumidor e comparação de performance, entre outros meios.

Como gerar leads e fidelizar os clientes da minha contabilidade?

Além de todas as ferramentas utilizadas no marketing para contabilidade, existem diversos aspectos que podem ser determinantes para gerar leads e fidelizar os clientes em seu escritório.

Dentre os principais, podemos destacar:

Ofereça serviços personalizados e de qualidade

Esse processo significa que você, contador, entendeu as necessidades, preferências e expectativas dos seus clientes, sendo capaz de adaptar às soluções do seu escritório.

Dessa forma, é possível estar envolvido, desde a personalização do produto ou serviço, até a forma de comunicação, entrega e pós-venda.

Alguns dos principais benefícios em oferecer serviços personalizados e de qualidade são o aumento da satisfação e fidelização dos clientes, se diferenciando da concorrência, bem como gerando valor e confiança para a sua marca.

Isso facilita na melhora dos resultados do seu negócio.

Mantenha um relacionamento cordial com seus clientes

Manter um relacionamento cordial com seus clientes se refere a um tratamento com base em atenção, educação, empatia e respeito.

Isso envolve desde o primeiro contato até o acompanhamento de pós-compra, passando pelas integrações que você precisará ter com seu cliente, independente da forma de comunicação, como telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais.

Como pontos positivos do relacionamento agradável com seus clientes, temos a conexão emocional, elevação da satisfação e lealdade, bem como gerar recomendações e avaliações positivas.

Além disso, é possível reduzir reclamações e conflitos, bem como fortalecer a imagem da sua empresa.

Invista em marketing digital

O marketing digital permite a utilização de estratégias e ferramentas disponíveis na venda para promoção do seu negócio, assim como atração, engajamento e prospecção de leads.

Assim, é possível aumentar suas vendas e mensurar seus resultados.

Isso pode envolver desde a criação de um site, blog ou loja virtual, até a produção de conteúdo, uso de redes sociais, envio de e-mail marketing, bem como investimento sobre anúncios online e aplicação de técnicas de SEO ou outros.

Essa técnica também ajuda a ampliar seu alcance, visibilidade, segmentar o seu público de forma precisa, otimizar seu custo-benefício, bem como aumentar seu retorno sobre o investimento (ROI).

Além disso, o monitoramento e análise dos dados ajudam a melhorar os serviços oferecidos em seu escritório de contabilidade e os seus resultados.

Utilize sistemas de Customer Relationship Management (CRM)

Utilizar softwares ou plataformas que te ajudam na gestão e otimização do relacionamento com seus clientes.

Um sistema de Customer Relationship Management visa armazenar e organizar as informações dos seus clientes atuais e potenciais.

Além disso, um CRM possibilita automatizar e integrar diferentes tarefas e processos relacionados ao marketing, vendas e atendimento ao cliente, como envio de mensagens, criação de campanhas e relatórios, entre outros.

Por meio dessa ferramenta você, contador, pode melhorar a produtividade e eficiência da sua equipe, aumentar a satisfação e fidelidade dos seus clientes, bem como identificar oportunidades e tendências de negócio.

Outro ponto positivo se refere à redução de custos e erros, facilitando sua tomada de decisão.

Além disso, é importante ser um profissional consultivo, visando agregar valor aos seus clientes.

Por isso, ofereça orientações, insights e soluções efetivas para os desafios ou objetivos enfrentados em sua rotina.

4 erros para evitar no marketing digital para contabilidade

Se você está buscando por melhores resultados no seu escritório contábil, é necessário compreender alguns segredos que permitem impulsionar sua presença online, atrair mais clientes e aumentar sua lucratividade.

Do contrário, poderá enfrentar dificuldades, ao definir as estratégias adequadas, e evitar maiores erros.

Mas, afinal, sabe quais são os problemas mais comuns? A seguir, apresentamos quatro deles:

Desconhecimento do seu público

Desconhecer o seu público-alvo é um dos erros principais que os contadores cometem em meio a sua jornada.

Afinal, não olhar para sua carteira de clientes e entender o perfil ideal é extremamente prejudicial para os seus resultados — conhecer bem seu segmento é um dos pilares.

Para resolver esse problema é preciso pesquisar, conversar com seu cliente e entender mais sobre o que, de fato, pode solucionar as suas necessidades.

Não ter proposta de valor

A proposta de valor é aquilo que é prometido para seu cliente.

Mas, contador, você sabe qual é o diferencial dos seus serviços? Qual a proposta de valor que seu escritório pode entregar?

O atendimento personalizado, por exemplo, é um ponto que pode ser considerado.

Então, é fundamental conseguir demonstrar o benefício que será entregue ao cliente que contar com seu escritório de contabilidade.

Não saber utilizar plataformas digitais

Como abordamos no início de nosso conteúdo, existem algumas estratégias de marketing contábil, que podem proporcionar um melhor direcionamento.

As plataformas digitais, como redes sociais, são pontos-chave para o sucesso do seu escritório.

Busque disponibilizar conteúdos relevantes em seu site, blog, redes sociais, junto a técnicas adequadas, conforme aos seus objetivos.

Falta de análise e otimização contínuas

É necessário definir um período para analisar e otimizar seus resultados obtidos.

Por isso, considere a semana, quinzena ou até mesmo o mês, para verificar se as estratégias adotadas estão dando resultados em seu escritório de contabilidade.

Caso necessário, se atente ao que realmente busca alcançar e adeque a sua realidade.

O que levar em conta na hora de escolher uma agência de marketing contábil?

É visível, que obter estratégias adequadas às necessidades e objetivos do seu escritório contábil, pode ser determinante para obter sucesso, em meio ao segmento.

Por isso, a escolha de uma agência de marketing especializada pode fazer a diferença no seu dia a dia.

Dessa forma, considere alguns aspectos essenciais, como a experiência e cases de sucesso, que mostram os resultados gerados aos seus clientes.

Nesse momento, também é válido analisar a estratégia e ferramentas utilizadas para atração e conversão de clientes em potencial.

Alguns dos principais são SEO, Google Ads, redes sociais, otimização de sites e conteúdos mais relevantes, sobre os temas abordados, ou particularidades a serem trabalhadas.

Realizar uma avaliação do custo-benefício e do retorno sobre o investimento oferecido, entretanto, permite comparar preços e planos com outras opções, além de verificar garantias, relatórios e métricas de desempenho para demais considerações.

Uma agência que oferece estratégias efetivas de marketing para contabilidade, pode garantir o aumento da sua visibilidade e autoridade no meio digital.

Por fim, conhecer a equipe e a forma de atendimento, que será oferecido, pode proporcionar compreensão sobre a qualificação dos profissionais, bem como criatividade e comprometimento entregue.

Preze por uma comunicação clara, frequente e transparente, pois você conseguirá com que entendam as suas reais necessidades e expectativas.

Potencialize os resultados do seu escritório contábil com os especialistas do Grupo DPG

Somos especializados em criação de conteúdos, sites e estratégias digitais para escritórios de contabilidade.

Buscamos conhecer o nicho de mercado dos contadores e seus clientes, visando oferecer soluções personalizadas e efetivas para atrair e converter leads qualificados.

Podemos proporcionar diferentes vantagens aos nossos clientes, como um site responsivo, otimizado para os mecanismos de busca e que proporcione boa experiência de navegação aos usuários, conteúdos relevantes, com técnicas de SEO e gatilhos mentais.

Além disso, podemos aumentar a autoridade, visibilidade e reputação do seu escritório na internet, através de estratégias de marketing para contabilidade, que gerem maior oportunidades de negócio e crescimento em sua área de atuação.

Nós, do Grupo DPG, contamos com uma equipe de especialistas que acompanham as tendências e mudanças do mercado, assim como dos algoritmos, para encontrar a melhor forma para oferecer valor aos nossos serviços contábeis.

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Escrito por:

Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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