Marketing Digital Contábil

Marketing Digital contábil: Posicionamento estratégico.

Muito tem se falado sobre o marketing digital para escritórios contábeis, mas realmente funciona? A mesma estratégia pode ser aplicada pra mais de um escritório? É só um meio de vender pra um público que tem uma série de desafios diários e que quase sempre vê muita teoria, mas pouco consegue aplicar? Será que  até mesmo quem os mostra essa “teoria” não vive em um mar de rosas tão grande assim?

O mais irônico é que, em geral, quem acredita na real funcionalidade do marketing digital contábil são os novos empresários contábeis. Não leve como regra, mas essa nova safra de empresários contábeis não tem tanto potencial de investimento por estar em início de negócio, devido a estarem num momento de estabilização da vida pessoal, adquirindo bens como casa própria e carro, por exemplo.

Os novos empreendedores estão chegando a um mercado onde o cenário está escasso de potenciais clientes após a crise econômica de 2015 e 2016. Mas, sempre procurando extrair o melhor em tudo, dentro das suas condições, otimizando processos e usando a tecnologia como aliada, ao invés de considerá-la uma inimiga. Na contramão da nova geração, os donos de escritórios de contabilidade que, na maioria das vezes, já têm algum tempo de mercado estabelecido, não acreditam no potencial do marketing digital contábil.

Isso tudo é muito prejudicial para os seus negócios, visto que eles poderiam desempenhar um trabalho de marketing digital fantástico, expandindo sua relevância, marca e alcance, modernizando seu negócio e alcançando novos patamares.

A questão de a indicação ser funcional é inegável, porém, a frequência que isso ocorre é o grande problema, em um mês você pode receber dez indicações e trazer oito novos clientes para a carteira do escritório, mas você pode ficar longos oito meses sem receber nenhuma, esse hiato chega a dar arrepio em muitos empresários contábeis, imagina a sensação que isso causa em donos de empresas contábeis!

Qual a diferença entre o empresário e o dono de empresa? Veja aqui: https://grupodpg.com.br/dono-de-uma-empresa-contabil-ou-empresario-de-contabilidade-quem-e-voce/.

Fato é que há uma demanda de necessidades  e soluções imediatas, onde a cada segundo são realizadas cerca de 2,3 milhões de pesquisas no Google. Isso NO MUNDO INTEIRO! (https://www.impacta.com.br/blog/2016/03/28/9-fatos-que-mostram-o-tamanho-das-buscas-no-google/), nós podemos estar buscando por uma grafia correta de uma determinada palavra, ou seja, solução simples, ou posso estar buscando por “como um supermercado paga menos impostos?”. Observe que a segunda pesquisa foi feita baseada em uma dor/dificuldade real de quem está pesquisando, talvez ele não saiba que ele precisa de um planejamento tributário, porém, ele sabe que há uma solução em algum lugar. Cabe aos especialistas que conseguem resolver o problema dele, se posicionarem na internet (Google) de maneira que ele os encontre como autoridade para sanar as dores/dificuldades que eles têm.

Ter um site poderoso não se trata de mim ou da história da minha empresa. Claro que isso deve constar no desenvolvimento, sim, mas realmente se trata do que o meu público-alvo tem interesse em ver e saber, no que eles pensam? O que eles falam? Em quais eventos eles estão? Ou seja, você tem que estar onde seus potenciais clientes estão.

Eventos para a classe contábil são bons? São ótimos, conseguimos ter vários insights, muitas chamadas e estratégias para crescimento de nosso negócio.

Então o que deve ser feito? Deve ser feito um filtro de quais eventos de classe realmente vale a pena participar e começar a ter uma participação maior nos eventos onde meus potenciais clientes estão e ajudá-los com muito conteúdo relevante, através do marketing digital contábil direcionado, pois, ao final, não conseguiremos expandir nosso escritório no meio de outros tantos escritórios nos eventos de classe, não há potenciais clientes ali.

No início, falamos sobre a mesma estratégia ser válida para mais de um escritório, e definitivamente não é. Cada estratégia é única e intransferível, o que o seus clientes compram de você? A autoridade e confiança são criadas em experiências pessoais, seja através de um e-mail, telefonema ou no seu site propriamente dito. Não é o que você vende, é como você vende.

Quando temos um produto/serviço comum, apresentado de maneira incomum, tornamos o produto/serviço exclusivo.

Se posicione de maneira que seu potencial cliente te encontre, fazendo um bom trabalho de SEO no seu site e se valendo de todas as ferramentas que o marketing digital contábil pode te oferecer. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais, entre em contato com o Grupo DPG e teremos a maior satisfação em poder conversar com você e tirar todas as suas dúvidas.

Sucesso e até breve!

Marta Giove

Se tornou uma pessoa multitarefas através dos diversos times que supervisionou ao longo dos seus 11 anos de experiência em liderança. Visando sempre o crescimento da sua equipe, Marta Giove é adepta do empoderamento dos seus colaboradores para o crescimento pessoal e profissional de cada um. Sua missão pessoal é ser mais do que uma líder, se tornar a maior mentora e influenciadora de decisões que transformarão pequenas pessoas em grandes vencedores. Agindo sempre com muita competência e com muita garra para alcançar seus objetivos, soube juntar seus sonhos com a sua determinação para vencer as dificuldades que lhe foram impostas pela vida. O trabalho duro e a perseverança tem sido dois grandes aliados na sua carreira até aqui. A sua vasta experiência de mercado deu-lhe a capacidade de antever resultados e prever soluções antes não vistas pelos que estão ao seu redor. O futuro contencioso é um mar que não consegue balançar o barco em que suas mãos estão no timão. Ser extremamente focada em seus objetivos é uma das principais características de seu trabalho, onde priorizar as soluções que impactassem melhores resultados foi o que destacou a sua liderança em companhias que trabalhou. Seu principal propósito é o desenvolvimento de todos os Stakeholders, motivando o grupo e promovendo o resultado esperado.

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