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Imposto de Renda 2024: como os contadores podem evitar problemas?

Veja 5 dicas para evitar problemas ao declarar o Imposto de Renda 2024

Você sabia que a declaração dos seus rendimentos é uma obrigação? Leia nosso artigo e saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2024!

A declaração de Imposto de Renda 2024 trouxe uma série de mudanças importantes para os contribuintes.

Afinal, afeta diretamente os contribuintes e profissionais da contabilidade.

No entanto, entre as novidades estão a nova faixa de isenção, aumento do desconto considerado padrão na declaração simplificada e a própria declaração pré-preenchida.

Essas alterações podem representar oportunidades para os contadores, que podem oferecer um serviço de qualidade e diferenciado para seus clientes.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para você aproveitar da melhor maneira essa época do ano e, consequentemente, ganhar destaque em seu mercado.

Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é o Imposto de Renda 2024 e qual sua importância?

Incidente sobre as rendas e proventos de pessoas físicas e jurídicas, o Imposto de Renda 2024 é cobrado pelo governo federal e tem como finalidade o financiamento das despesas públicas, como educação, infraestrutura, saúde, segurança, entre outros.

A entrega da declaração é uma obrigação de todos os contribuintes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Receita Federal.

Afinal, ela serve para informar ao governo e os rendimentos obtidos no ano anterior, bem como os bens, dívidas, despesas e deduções que podem reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar o valor da restituição a receber.

Quais as principais regras para entregar a sua declaração?

Declarar o Imposto de Renda 2024 é essencial para evitar problemas junto ao Fisco.

Mas a entrega da declaração deve ser feita entre os dias 1° de março e 31 de maio desse ano, por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD) ou aplicativo Meu Imposto de Renda.

Os contribuintes obrigados a entregar o IR 2024 são aqueles que:

Aqueles que optaram pela isenção do imposto sobre a renda incidente ao ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias.

Confira 5 dicas para evitar problemas com o Imposto de Renda

Visando evitar maiores problemas ao entregar o IRPF em 2024, é preciso que o contribuinte realize algumas ações.

Abaixo, confira cinco das principais:

Para evitar problemas na hora de preencher, antecipe-se e organize todos os documentos e informações que você precisa.

Não se esqueça de pedir aos seus clientes os comprovantes de rendimentos, despesas dedutíveis, bens e direitos, dívidas e ônus, e investimentos, além dos dados cadastrais atualizados, como CPF, endereço, e-mail e telefone.

Dessa forma, você previne erros, atrasos e multas.

Uma das principais decisões que você deve tomar como contador é qual o modelo de declaração mais vantajoso para o seu cliente: o simplificado ou o completo.

O simplificado é indicado para quem tem poucas despesas dedutíveis, pois concede um desconto de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado a R$ 16.754,34.

Já o completo é recomendado para quem tem muitas despesas dedutíveis, como saúde, educação, previdência, dependentes, pensão alimentícia, entre outras.

Para fazer a escolha certa, você deve comparar os dois modelos e verificar qual deles resulta em um menor valor de imposto a pagar ou em um maior valor de restituição a receber.

Você pode diminuir o imposto dos seus clientes se usar bem as deduções e créditos que a lei permite.

As deduções são as despesas que você pode tirar da base de cálculo do imposto, como as que já foram citadas.

Os créditos são os valores que você pode abater do imposto que deve pagar, como o imposto que já foi retido na fonte, o imposto que pagou fora do país, o imposto sobre lucro de capital e o imposto sobre renda variável.

Para isso, você precisa ter todos os comprovantes e documentos que mostrem essas deduções e créditos, e colocá-los na declaração do jeito certo.

O IRPF 2024 tem uma novidade: a declaração pré-preenchida, que já traz algumas informações que a Receita Federal recebeu de outras fontes, como empregadores, instituições financeiras, planos de saúde, entre outras.

Essa ferramenta pode ajudar e acelerar o seu trabalho, pois você não tem que digitar essas informações.

Mas é preciso ficar atento e verificar se os dados estão corretos e completos, pois o contribuinte e o contador são responsáveis pela verdade das informações.

Para usar a declaração pré-preenchida, você tem que entrar no Portal e-CAC da Receita Federal, com certificado digital ou código de acesso.

Quando o contribuinte paga ou tem retido na fonte mais imposto do que deve, ele tem direito a receber a restituição do imposto de renda.

A restituição é paga em lotes, seguindo a ordem de entrega da declaração.

Então, se você entregar a declaração do seu cliente logo, ele vai receber a restituição mais rápido.

Também é possível aconselhar sobre o que fazer com esse dinheiro, como pagar dívidas, investir ou guardar.

Evite problemas com a Receita Federal e entregue seu IR 2024 no prazo!

Vimos que a declaração é essencial para garantir a conformidade com relação aos rendimentos obtidos no ano anterior.

Por isso, para que não haja problema junto ao Fisco, é preciso ter total atenção e cuidado na hora de enviar o Imposto de Renda 2024.

Um suporte extremamente importante nesse momento é o de contadores, pois eles possuem vasto conhecimento e experiência para orientar devidamente quanto aos procedimentos necessários para entregar o seu documento.

Portanto, não deixe para depois e procure o apoio de um contador para te ajudar com a sua declaração.

Declare seu Imposto de Renda 2024 corretamente!

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