Entenda como brincar de amarelinha vai aumentar o seu faturamento continuamente!
Os maiores especialistas em ensino infantil do mundo já comprovaram que crianças aprendem melhor brincando. Mas…
Quem disse que o nosso “lado criança” morreu quando nos tornamos adultos?
Ele está guardado no fundo das nossas almas e aparece em momentos específicos, como, por exemplo, quando vemos uma amarelinha pintada na calçada e olhamos para o lado para ver então, se ninguém está olhando enquanto a gente pula rapidinho…
Desse modo, quando nos interessamos por jogos de celular…
Quando nossos filho(a)s estão assistindo um desenho e então, a gente acaba se interessando sem nem perceber…
Ou, até mesmo, quando comemos a comida da nossa mãe, e desse modo, isso nos faz lembrar da época em que ela nos chamava aos berros para almoçar e a gente só queria brincar um pouco mais no carrinho de rolemã…
É, a infância é uma fase muito gostosa da nossa vida, ela vive com a gente durante toda a nossa existência e, na maioria das vezes, a gente nem se dá conta disso.
Mas… se ela está dentro de nós, nas memórias, nos momentos e afins, e então, é “liberada” em ocasiões específicas, porque não aprendemos a fazer isso para assim, gerar engajamento e conseguir mais clientes?
Bom, a boa notícia é que a gente já faz isso – nós, e um mercado enorme por todo o mundo -, não é à toa que as estratégias de gamification, que tem exatamente esse intuito, estão desse modo, ganhando cada vez mais força e…
ENTÃO, VÃO FATURAR MAIS DE 34 BILHÕES DE DÓLARES ATÉ 2025.
Mas…
O que é gamification e como você pode fazer para inserir a sua empresa contábil no mercado que cresce continuamente e, pelo visto, não vai parar nunca porque consumidor é o que não falta?
Antes de entender como uma brincadeira de criança pode transformar o seu negócio em uma atividade rentável e, possivelmente, milionária, você precisa saber o que é gamification, né?
Então, eu vou contextualizar isso bem rapidinho e, depois, vou te dar uma fórmula TOP para atrair mais clientes.
Vamos lá?
O Que É Gamification?
Ou seja, gamification é trazer aspectos divertidos com muita criatividade para tornar uma atividade que não deveria chamar nenhuma atenção em uma coisa prazerosa.
Mas…
Você não precisa ficar preocupado com questões técnicas e muito menos achar que precisa ser um programador, porque muitas dessas estratégias são bem simples e fáceis de colocar em prática.
Contudo, ainda existem outras – que muito provavelmente nem nos damos conta de que são gamification – que precisam, sim, de um especialista não apenas em programação, mas em
criação de jogos.
Então, para que seja possível implementar a gamification no marketing da sua empresa contábil, é preciso entender a aplicação de princípios, lógicas e conceitos de jogos em contextos que, na maioria das vezes, não tem ligação alguma com o mundo dos games.
Quer alguns exemplos de empresas no mundo que usam essa técnica para faturar milhões?
Vem que eu separei algumas pra você…
Waze – Chamado Épico
O Waze eu tenho certeza que você conhece… aquele sistema de GPS que informa não apenas o caminho até o seu destino, mas que mostra obstáculos, informações sobre o trânsito e etc…
O aplicativo do Waze utiliza um conceito conhecido como “chamado épico”, ele faz parte do Octalysis Framework, criado por Yu-kai Chou.
Essa metodologia utiliza os oito gatilhos do comportamento humano para desenvolver maior interação com jogos e aspectos relacionados a gamification.
Sendo assim, como eu disse antes, a ideia do “chamado épico” é fazer com que você componha uma sociedade, onde todos são capazes de interagir e colaborar com os aspectos centrais.
Este aplicativo, por exemplo, faz isso se utilizando da possibilidade de transmissão de informações do trânsito para que você consiga contribuir com a facilitação geral da plataforma.
Ou seja, você não está apenas informando sobre o trânsito, você está salvando outras pessoas que poderiam se atrasar para o trabalho ou para uma consulta se pegassem determinado caminho.
VOCÊ É UM SUPER-HERÓI!
Mas não para por aí… a estrutura do aplicativo lembra jogos que, subconscientemente, remetem à sua infância sem que você perceba e isso te deixa muito “ligado” em tudo o que acontece na tela dele… é como se estivesse jogando um game de aventura pelas ruas da sua cidade, onde você é um valente desbravador conquistando novos caminhos…
Facebook – Imprevisibilidade e Curiosidade
Ninguém nunca sabe o que vai encontrar ao abrir o feed do Facebook, certo?
E é exatamente essa a intenção dos criadores do feed, eles utilizam o gatilho da imprevisibilidade e curiosidade para fazer com que você fique por horas à fio rolando as postagens… isso não é nada além de um jogo de sorte…
Em um momento você vê publicações sensacionais e do nada aparece uma publicidade e, logo em seguida, um meme que chama a sua atenção e te faz gritar de tanto rir em lugares públicos.
Gamification – Octalysis Framework
O gamification é, basicamente, baseado no octalysis framework, que, assim como eu disse lá atrás, é um conceito criado por Yu-kai Chou e tem como preceito básico a utilização do design focado em pessoas, além de trazer consigo oito gatilhos do comportamento humano que regem a gamification – dentre eles, acabei de citar dois acima.
São eles:
- (Meaning) Chamado épico;
- (Accomplishment) Desenvolvimento e realização;
- (Empowerment) Empoderamento;
- (Ownership) Propriedade e posse;
- (Social Influence) Influência social e afinidade;
- (Scarcity) Escassez e impaciência;
- (Unpredictability) Imprevisibilidade e curiosidade;
- (Avoidance) Perda e evasão.
A Importância Da Utilização De Gamification Nas Redes Sociais Da Sua Empresa Contábil
Assim como eu disse antes, não é preciso ter grande conhecimento de criação de jogos e muito menos de programação para conseguir efetivar uma boa estratégia de gamification.
Contudo, há uma coisa indispensável e que deve ser seguida à risca: a criatividade.
Não importa se você pretende criar um caça-palavras ou um trava-línguas para entreter os seu clientes, desde que faça isso com muita noção de que tudo deve indicar diretamente a solução de um problema ou à realização de um desejo.
Então, pense em como a sua gamification conseguirá abordar todo o seu público-alvo, além, é claro, de definir metodologias que gerem conexão e desenvolvam a necessidade pelas suas soluções.
Visto isso, é importante criar gamifications para que seus prospects e clientes entendam, por meio de brincadeiras e distrações, a importância dos seus serviços, além de gerar valor à sua atuação.
Portanto, agora que você já sabe o que é necessário para fazer sua gamification do jeito certo, quando vai começar?
Utilize formulações de inbound e crie conexões por meio de conteúdos claros, assertivos e embasados não apenas nas técnicas apresentadas neste artigo, mas, também, em storytelling, copywriting e outras formas de gerar leads partindo de um bom planejamento estratégico de marketing digital.
E aí, o que acha da ideia, amore?
Não se esqueça de que você pode tentar fazer de tudo e alcançar resultados em um bom espaço de tempo – dois ou três anos, talvez – mas, se quiser resultados rápidos, assertivos e focados nos seus objetivos, é primordial ter o apoio de uma equipe de especialistas.
Então, clique no botão abaixo para me chamar no “Zap”, o Grupo DPG tem uma estratégia sensacional para fazer com que você esteja atuante no mercado utilizando a gamification quando ela se tornar uma técnica bilionária.
Estou te esperando!