Entenda como implementar o growth marketing em sua empresa

Escrito por:

Marta Giove

Nesse artigo você vai ver:

Tudo o que você precisa saber sobre o growth marketing

Entender e utilizar as estratégias de marketing é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Por isso, trouxemos hoje o growth marketing, uma estratégia que será uma grande aliada do seu empreendimento. Confira!

O termo growth marketing não é um desconhecido para aqueles que trabalham na área de marketing ou de vendas.

Por mais que o profissional possa não compreender exatamente o que ele significa, ao menos já ouviu falar sobre ele.

O growth marketing une diversas áreas, como vendas, marketing, atendimento ao cliente e operacional.

Essa técnica pode ser aquilo de que a sua empresa necessita. Por isso, não deixe de ler este artigo e de descobrir tudo sobre ela.

Growth marketing: o que é?

A tradução do vocábulo inglês “growth” é crescimento.  Podemos dizer que growth marketing é uma estratégia de experimentos.

Isso porque ela busca realizar testes para procurar maneiras de fazer com que um negócio se desenvolva e cresça.

Esse crescimento não é focado apenas no volume de consumidores que são atraídos pela empresa, mas também no fortalecimento da relação entre os atuais clientes e a marca.

Crescer é o objetivo de todas as organizações que visam ao lucro, só que as áreas de vendas e de marketing acabam focando metas muito pontuais ou menores.

O growth marketing tem o objetivo de fazer com que a empresa cresça de forma constante e exponencial.

Isso deve ser mais que uma meta, mas, sim, uma cultura e uma prática dentro da organização.

A implementação dessa estratégia significa bem mais que focar o número de vendas.

Ela significa pensar em todo o processo que envolve a jornada do cliente e a fidelização de cada um à sua marca.

Dessa forma, é possível criar relacionamentos mais duradouros, inclusive fazendo desses clientes propagadores da sua marca.

Diferença entre growth marketing e growth hacking

O growth marketing é uma estratégia que busca a expansão e o crescimento em longo prazo. 

Já o growth hacking tem o objetivo de solucionar brechas e aumentar a eficiência dos canais de comunicação da empresa.

Essas brechas podem existir em qualquer setor da empresa

Podemos dizer que o growth marketing é uma estratégia derivada do growth hacking.

A principal distinção entre eles é que, no growth marketing, o foco é o crescimento por meio da captação e da fidelização dos clientes, enquanto no growth hacking é identificar os problemas e encontrar soluções para que a empresa cresça com menores custos.

Por que adotar a estratégia de growth marketing?

Os setores de marketing e de vendas nas empresas costumam se adaptar a várias tendências e utilizam ferramentas que aprimoram o desenvolvimento.

O growth marketing pode ser um ótimo complemento a essas estratégias e a tendências de vendas, principalmente para aquelas empresas que conseguem até gerar um crescimento no funil de vendas, mas não conseguem reter esses clientes após a conclusão da compra.

Um dos objetivos é fidelizar esses clientes, ou seja, fazer com que esses clientes comprem e voltem para fazer novas compras.

Às vezes, a área de marketing deixa algumas brechas no processo de venda e de atendimento; isso leva os clientes a não voltarem para realizar compras novas.

Além disso, há outros problemas em outras etapas do funil de vendas. O objetivo do growth marketing é encontrar essas brechas e corrigir esses problemas.

Como implantar o growth marketing em sua empresa?

O foco principal do growth marketing é melhorar os resultados das áreas de vendas e de marketing. 

Mas, como já dissemos, não somente vender, o foco é reter o cliente, fidelizando-o e estreitando o relacionamento. 

Desse modo, os profissionais devem criar conteúdos que atraiam os clientes, mas também devem garantir que haja outras formas de comunicação da marca com o cliente.

Essa comunicação deve ser eficiente durante e após o fechamento da compra.

Todas as etapas devem ser experiências com alto valor para o cliente, gerando qualidade e criando vínculos com a marca.

Dessa maneira, o cliente se sente à vontade para fazer outras compras, escolhendo a sua marca ao invés do concorrente.

Esse relacionamento pode ser alimentado por meio de muitas ferramentas.

Entre elas, temos e-mail marketing, pesquisas de satisfação, cartão de fidelidade e cupons de desconto para segunda compra ou para indicações amigas. 

O conteúdo desde o começo até o final do funil deve ser planejado levando em conta a experiência do consumidor com a marca.

Dessa forma, muitas empresas utilizam metodologias que aceleram o processo de criação de ferramentas e de estratégias do marketing.     

Podemos dizer, resumidamente, que as etapas fundamentais do processo de growth marketing são as seguintes:

  • Traçar o objetivo;
  • Elaborar as hipóteses;
  • Realizar os experimentos;
  • E utilizar as ferramentas de análise.   

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Por meio das estratégias e das técnicas corretas, o aumento do lucro e a ampliação das vendas acontecem de forma mais simples e eficiente.

A fim de que isso aconteça, é importante contar com profissionais altamente qualificados, preparados e experientes na área de marketing digital, pois esses profissionais possuem o conhecimento técnico suficiente para desenvolver tudo de forma correta e para, assim, proporcionar os resultados e o crescimento esperados.

O Grupo DPG possui essa equipe de profissionais, que está pronta para ajudar a sua empresa nesse processo de crescimento.

Nosso objetivo é estreitar e melhorar o relacionamento entre cliente e empresa por meio de uma comunicação consultiva e integrada.

O Grupo DPG é especialista no growth marketing e em outras estratégias de marketing digital.

Nosso time é formado por redatores, por programadores, por desenvolvedores, por designers, por atendimento, por suporte e por vendedores.

Nosso intuito é oferecer aos nossos clientes as melhores soluções relacionadas a vendas e a marketing.

Temos o domínio de todas as ferramentas que podem proporcionar ao seu negócio um alto engajamento, gerando a captação de novos leads e ampliando a carteira de clientes.

Como consequência, a empresa aumenta o faturamento, fideliza o cliente e mantém resultados positivos e constantes.

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Marta Giove

CEO do Grupo DPG, é uma líder visionária dedicada a transformar escritórios de contabilidade em potências digitais com estratégias criativas e eficazes de marketing digital.

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