Passo a passo para montar uma trilha de e-mail impecável a fim de promover a sua contabilidade
Conheça as principais estratégias utilizadas no e-mail marketing e amplifique o potencial de vendas da sua contabilidade
Não é mais novidade para ninguém que desconsiderar o digital em uma estratégia de vendas ou do próprio marketing praticamente te deixa fora do jogo, afinal os seus concorrentes estão cada vez mais presentes nesse contexto, potencializando a exposição da imagem e, consequentemente, as vendas.
Então, se você – contador – é um profissional muito apegado aos meios convencionais, está mais do que na hora de mudar a mentalidade e de conhecer uma série de recursos e de ferramentas que fazem parte do ambiente digital e que são capazes de promover transformações inimagináveis ao seu escritório contábil.
Bom, agora deixe eu me apresentar e falar um pouco sobre o meu propósito voltado a escritórios de contabilidade como o seu.
Meu nome é Marta Giove, sou CEO do Grupo DPG e especialista em marketing digital para contadores.
Aqui, no blog, eu sempre priorizo trazer temas relevantes e que fazem parte do universo de estratégias do marketing digital, com um detalhe que faz toda a diferença: o direcionamento para escritórios de contabilidade.
E hoje, em específico, falarei sobre um recurso que é altamente relevante dentro de uma estratégia de marketing, que é o e-mail marketing.
Obviamente, além de mostrar a sua importância, mostrarei como montar uma trilha de e-mail marketing, de modo que você mantenha o relacionamento com os atuais clientes e que, também, consiga prospectar novos para o seu escritório.
Amigo contador, estamos diante de uma ferramenta poderosa, portanto recomendo que permaneça aqui até o fim deste artigo, que será bem completo e fará uma baita diferença no seu negócio.
Sendo assim, sem mais delongas, vamos diretamente ao assunto!
O que é e-mail marketing e qual a sua função?
Bom, quem estava presente nos primórdios da internet sabe bem que um dos primeiros recursos disponíveis era o e-mail, utilizado como ferramenta para acessar o provedor e, também, era visto como um potencial substituto das cartas em formato físico, afinal tinha praticamente a mesma utilidade.
Para nós, no Brasil, essa novidade teve início no fim dos anos 90, mas, na verdade, o e-mail foi criado ainda nos anos 70.
De fato, assim como a própria internet, o e-mail foi uma invenção revolucionária, principalmente por conta da rapidez e da praticidade com relação à troca de mensagens, encurtando as fronteiras e possibilitando a otimização da comunicação em qualquer lugar do mundo.
Assim, o tempo passou e hoje estamos diante de um recurso potente e bastante utilizado no contexto atual, que é justamente o e-mail marketing.
Obviamente, assim como a internet mudou muito de lá para cá, o marketing também vem tendo severas transformações: o digital é quem dita as novas regras e as tendências de comunicação, beneficiando pessoas e empresas.
Com isso, posso dizer que o e-mail marketing é o uso do e-mail em campanhas de publicidade e de marketing digital, sendo que um dos seus principais objetivos é gerar e manter relacionamento das empresas com os clientes.
Amigo contador, quando falo em relacionamento, entenda que, dentro desse contexto, existe um objetivo embutido, que é o de gerar vendas.
Ou seja, você utiliza o e-mail marketing como estratégia da sua contabilidade, gera conteúdo para os seus clientes e potenciais clientes e, a partir disso, busca retorno financeiro com a venda dos seus serviços.
Então, recapitulando tudo o que falei até aqui, de forma dinâmica:
- O e-mail marketing é um recurso que faz parte de estratégias de marketing digital;
- Tal ferramenta ajuda a criar e manter relacionamento com os seus clientes (e potenciais);
- É um recurso que possui foco na venda dos seus serviços contábeis.
Agora que você entendeu os conceitos do e-mail marketing e um pouco sobre a finalidade para o seu tipo de negócio, vou seguir adiante e mostrar o que um bom e-mail marketing precisa ter.
Como elaborar um bom e-mail marketing?
Pois bem, provavelmente você deve estar imaginando que, com as informações sobre o que representa o e-mail marketing, agora ficou fácil, pois basta redigir um texto e enviar para os clientes de forma avulsa ou até mesmo para uma lista de e-mails adquirida em algum lugar.
Caro contador, ainda tem um caminho longo pela frente, principalmente se você pretende fazer do jeito certo, com objetivos e com metas bem traçadas, ou seja, se deseja levar em consideração que existem estratégias cruciais em todo esse processo.
Bom, antes de falar sobre o passo a passo, preciso te orientar a fazer um mapeamento de todo o seu business, desde o histórico do escritório, passando por todos os serviços que presta, pelas condições de formalização de contrato e por demais informações relevantes do negócio.
Entender bem quem você é e o momento em que se encontra é crucial para determinar metas e buscar alcançá-las, sendo fundamental para o desenvolvimento de boas trilhas de e-mail marketing, com informações relevantes e apresentando estratégias muito bem elaboradas.
Pois bem, no passo a passo você terá contato com termos que talvez sejam novos para você, mas que são bem comuns no marketing digital, como: leads, persona e CTA, por exemplo.
Mas não se preocupe, pois farei questão de explicar tudo para você!
Agora, finalmente, vamos ao passo a passo:
- Defina muito bem os objetivos e as metas do e-mail marketing;
- Saiba qual é a sua persona;
- Entenda o que são leads e saiba como capturá-los;
- Saiba o que abordar no assunto do e-mail;
- Crie CTAs incríveis;
- Foco em criar conteúdo de qualidade e relevante;
- Preze por imagens atrativas;
- Jamais compre uma lista de e-mail de terceiros.
Definição de objetivos
Qual a principal função do e-mail marketing nesse exato momento para o seu escritório contábil?
Essa é a principal pergunta que você deve fazer para você mesmo, a fim de que o envio da mensagem tenha determinado propósito e não seja aleatória.
Quando falamos em objetivos, posso falar de alguns para você, como:
- Simplesmente dar boas-vindas às pessoas que se cadastraram para receber os seus e-mails;
- Passar uma mensagem institucional, contando a sua história;
- Mostrar algum serviço específico;
- Mostrar o seu mix de serviços contábeis.
Mesmo em uma mensagem institucional, jamais esqueça de que o foco principal do seu e-mail marketing deve ser em vendas!
Ou seja, uma simples mensagem precisa ser estratégica ao ponto de tornar o seu negócio atrativo para o leitor, de modo que ele vá para uma próxima etapa.
Isso é o que chamamos de funil de vendas, então preze por uma boa cronologia para atrair as pessoas ao objetivo central, que é a venda dos serviços contábeis.
Contador, essa etapa é muito importante, pois impacta as demais, então é hora de caprichar no planejamento e na elaboração de estratégias.
Defina a sua persona
Está aí um termo que eu e a minha equipe utilizamos todos os dias aqui na DPG: persona.
Afinal, você sabe do que se trata?
Pelo sim ou pelo não, eu posso lhe dizer que a persona é o detalhamento do seu público-alvo.
Exemplo:
O seu público-alvo é formado por empresários, em sua maioria homens, com idade entre 40 e 60 anos.
Uma eventual persona para esse público pode ser:
João, casado, pai de 3 filhos, gestor de uma empresa no ramo do comércio em Campinas-SP.
Então, contador, esse é um trabalho que te ajuda muito a entender o perfil de clientes da sua contabilidade e, com isso, você terá em mãos informações valiosas para direcionar muito melhor a mensagem para os seus clientes e para os potenciais também.
O que são LEADs?
LEAD faz parte de uma etapa anterior à do e-mail marketing.
Resumindo, são criadas estratégias para que você consiga ter informações pessoais de pessoas interessadas pelos seus serviços; isso é feito com o que chamo de iscas digitais.
Você publica conteúdos de valor em um blog, por exemplo, e disponibiliza um formulário para que as pessoas insiram os seus dados e para que tenham acesso a conteúdos exclusivos do seu escritório.
Obviamente, o e-mail dessas pessoas faz parte do formulário e, ao preencher e ao enviar, você passa a ter um dos dados mais valiosos para as empresas: o e-mail dos potenciais clientes.
Tudo isso que falei representa o LEAD.
Dentro do contexto de LEAD, existem os mais e os menos qualificados, ou seja, existem pessoas que realmente se interessaram em aprofundar sobre o que você tem a dizer e existem também as que tiveram algum interesse pontual em determinado conteúdo que você falou que iria publicar ou algo do tipo.
Inclusive, separei um vídeo sobre o tema, que gravei em 2020, mas que continua sendo muito atual nas estratégias de prospecção de LEADs.
Recomendo que, ao concluir a leitura deste artigo, você retorne até aqui e assista (é um vídeo curtinho e bem objetivo, eu prometo!).
O que abordar no assunto do e-mail?
Esse é o momento de usar a criatividade, mas continuar focando no lado estratégico, afinal é uma etapa importante para gerar a curiosidade de quem irá receber o e-mail marketing.
Com isso, você precisa ser objetivo e atrativo, justamente para que a pessoa do outro lado se interesse em abrir o e-mail.
Lembre-se de propor algum benefício para quem irá receber a mensagem, como:
- Com estas informações, o seu negócio irá duplicar as receitas…
- Revelamos o segredo da retomada econômica no pós-pandemia…
Percebe que, nesses dois exemplos, eu despertei a curiosidade do leitor e ainda mostrei os benefícios que ele pode ter ao abrir o e-mail?
Observação importante: você precisa, efetivamente, cumprir a promessa!
Por mais que o leitor não consiga obter tais benefícios, você precisa mostrar para ele os meios necessários para chegar lá.
Tenha responsabilidade sempre e, assim, será possível gerar conteúdo de valor para a sua lista de e-mails.
Criando CTAs
CTA é uma sigla que inglês significa Call to Action e, em tradução para a nossa língua, quer dizer “chamada para uma ação”.
É uma estratégia utilizada nos mais diversos contextos do marketing digital, e a sua relevância está em direcionar o leitor para uma ação que você pretende que ele faça.
No caso do e-mail marketing, você pode criar um flyer e descrever todas as informações sobre os serviços que deseja promover e, ao final, destacar um botão de CTA.
As mensagens podem ser as mais diversas, mas a mais comum é:
Clique aqui e fale agora com um especialista!
Percebe que em nenhum momento eu pedi por favor para o leitor?
Consegue perceber também que utilizei a palavra “agora”?
Essas duas informações fazem parte do que chamamos de gatilhos mentais, que também fazem parte de toda a gama de estratégias das quais o marketing digital dispõe.
Quer saber um pouco mais sobre os gatilhos mentais para otimizar as estratégias da sua contabilidade?
Então receba mais um presente meu (não se esqueça de assistir quando finalizar a sua leitura, ok?).
A importância do conteúdo relevante
Contador, entender todas as estratégias que envolvem a elaboração de um e-mail marketing é primordial, mas não esqueça do principal: o conteúdo que estará no corpo do e-mail.
Você precisa saber do que está falando, precisa ter uma comunicação clara, objetiva, atrativa e altamente relevante para que o leitor tenha a sensação de que está diante de um verdadeiro especialista – que é o que você, de fato, é!
Sendo assim, fuja de conteúdos rasos e superficiais.
É necessário caprichar no português para que não existam erros ortográficos e gramaticais que, certamente, prejudicam a credibilidade de todo o conteúdo, por melhor que ele seja.
Mas o que seria um conteúdo relevante?
Vou dar um exemplo:
O seu e-mail marketing é direcionado para gestores de clínicas médicas…
Logo, o conteúdo enviado precisa fazer sentido para esse gestor e tem de ser relevante para o negócio dele, como:
Com os nossos serviços contábeis, você terá 100% de conformidade com as leis vigentes!
Após essa promessa forte, o restante do conteúdo precisa acompanhar e cumprir o que foi dito.
Imagens atrativas
Dizem por aí que uma imagem vale mais que mil palavras…
Bom, no marketing digital e no e-mail marketing, especificamente, não é bem assim que funciona, afinal você precisa ter um ótimo conteúdo para informar o que precisa.
Mas, obviamente, ter boas imagens e uma arte bacana para enviar para o e-mail dos seus clientes são ações fundamentais para que o aspecto visual seja verdadeiramente atrativo.
Entenda que isso não deve ser feito de qualquer jeito, buscando uma imagem qualquer no Google para inserir o texto em cima.
É preciso ter – e mostrar – profissionalismo para que as pessoas enxerguem o cuidado e a dedicação que você teve ao enviar um e-mail para elas.
Talvez você, contador, não saiba, mas existem bancos de imagens que oferecem pacotes para imagens exclusivas, mas também existem as gratuitas, que ainda assim compensam bastante pela alta qualidade.
Nunca compre listas de e-mail
Olha, contador…
Quando eu inicio as conversas com profissionais contábeis que são gestores de escritórios de contabilidade, na grande maioria das vezes me deparo com a situação de eles terem comprado listas de e-mail na internet.
Esse é um erro que você precisa fugir o quanto antes – e eu vou te mostrar o porquê.
Bom, essas listas, por mais que tenham uma absurda quantidade de e-mails, não representam fielmente o público que você almeja atingir, fora que você sequer sabe a procedência dos e-mails que lá constam.
Considero uma total perda de tempo, sem falar que você estará sendo totalmente antiético e invasivo, caso opte por essa alternativa.
Imagine aí que o seu escritório seja especializado em contabilidade para advocacia…
Aí imagine que a lista que você comprou é de psicólogos.
Assim, você prepara um e-mail marketing totalmente direcionado para advogados, com uma série de elementos que fazem parte do universo da advocacia e envia para uma lista que só tem profissionais de psicologia.
No final das contas, você perdeu tempo e dinheiro, fora que será mal visto por inúmeras pessoas que receberam o seu e-mail marketing.
Por isso, fique bem distante da compra de listas de e-mail!
E-mail marketing: informações técnicas
Neste tópico, falarei sobre informações técnicas que promovem um e-mail marketing efetivo dentro da gestão de marketing da sua contabilidade.
Você precisa considerar os seguintes aspectos:
- Uma quantidade mínima padrão de destinatários (60);
- Uma ótima taxa de entrega (90%);
- Ao menos 15% de taxa de abertura;
- Ao menos 2% de clique;
- Porcentagem máxima de 1% de descadastramento;
- Taxa de spam de no máximo 0,1%.
Todavia, para que cada uma dessas opções – de fato – alcance os números sugeridos acima, é necessário prezar por uma série de fatores que irei lhe mostrar logo abaixo.
Número de destinatários
A sugestão mínima de 60 destinatários no envio de um e-mail marketing é, justamente, para que você tenha uma margem escalável com relação ao seu retorno.
Ou seja, não acredite que você irá precisar enviar apenas 5 e-mails e todos eles serão, efetivamente, assertivos, proporcionando o resultado que você deseja.
O recurso do e-mail marketing, como falei, tem a escala com principal estratégia dentro das metas estipuladas.
Taxa de entrega
A taxa de entrega dos e-mails que você envia é outro fator relevante, afinal, para ter êxito no seu propósito, os e-mails precisam ser, efetivamente, entregues aos seus clientes e aos seus potenciais clientes.
Alguns fatores podem determinar a não entrega, como:
- E-mail do destinatário errado;
- As pessoas podem ter deixado de utilizar tais e-mails;
- Falha no envio.
Diante disso, é sempre bom se certificar quanto a esses fatores para potencializar a sua taxa de entrega, que precisa ser de – pelo menos – 90% para que a grande maioria das pessoas cadastradas consiga receber o seu e-mail.
Taxa de abertura
Com uma ótima taxa de entrega, você potencializa as chances de contar com uma etapa muito importante em todo o processo do e-mail marketing: a taxa de abertura.
Em outras palavras, amigo contador, a taxa de abertura representa o fato de que o destinatário abriu o e-mail que você enviou, ou seja, de alguma forma ele teve o interesse em saber o que você tem a dizer para ele.
Eu sei e você também sabe que as pessoas estão cada vez mais sem tempo e indispostas a parar o que estão fazendo para, por exemplo, abrir um e-mail que não seja algo relacionado ao dia a dia delas.
Então considero que 15% é uma excelente taxa de abertura, por mais que você veja essa porcentagem e acredite que seja algo pequeno.
Lembre que todo esse processo de envio de e-mails sobre os seus serviços precisa ser algo recorrente, obviamente não todo dia, portanto você irá avaliar em cada estratégia de marketing qual está sendo a mais assertiva.
Taxa de clique
Em todo o processo evolutivo de um e-mail marketing, sem sombra de dúvidas, a taxa de clique é a mais importante e relevante dentro do contexto.
Afinal, recapitulando, você priorizou determinada lista de e-mails, enviou as informações – que falarei mais adiante -, as pessoas receberam, abriram o e-mail e tiveram o interesse em clicar em algum botão ou em um link específico de direcionamento para o seu funil de vendas ou diretamente para o WhatsApp da sua equipe de vendas.
Ou seja, o material que você enviou foi atrativo e cumpriu com o principal e maior objetivo, que é o de gerar interesse nas pessoas, a ponto de elas clicarem, seja para tirar dúvidas, para conhecer mais sobre os seus serviços ou para, de fato, comprar algo específico.
Acredite: uma taxa de 2% é considerada boa e significa que você teve êxito na sua estratégia de e-mail marketing.
Mas atenção: a sua equipe de vendas precisa estar muito bem treinada e alinhada com as informações que foram passadas para que as vendas sejam concretizadas, senão de nada adiantou todo o processo.
Descadastramento
Posso dizer que, quando uma pessoa solicita o descadastramento de uma lista de e-mails, tem algo de muito errado acontecendo.
Algumas situações podem estar acontecendo, como:
- A pessoa não faz parte do público-alvo do seu escritório contábil;
- O conteúdo que você produz não seduz;
- Você pode estar enviando uma enxurrada de e-mails a todo instante.
Contador, você – certamente – também está cadastrado em determinadas listas de e-mail, então seja bem sincero…
Você gosta de receber e-mails de determinadas empresas de forma recorrente, a toda hora?
Tem empresa que, realmente, abusa no envio de e-mails, de SMS e até mesmo faz ligações para promover serviços e para vender a todo custo.
Agindo dessa forma, com relação ao e-mail marketing, você estará afastando as pessoas que irão achar a sua empresa chata e inconveniente, resultando, assim, no descadastramento.
Ah, uma dica importante: em todos os e-mails que você enviar, deixe sempre a opção para que a pessoa possa se descadastrar, afinal isso representa que você está bem alinhado com as boas práticas do marketing digital.
Fora que, se alguém não deseja mais receber as suas informações, você estará apenas perdendo tempo enviando-as.
Taxa de SPAM
SPAM nada mais é do que lixo eletrônico, ou seja, significa que determinada pessoa não autorizou o envio de mensagens para a caixa de entrada dela.
Por exemplo…
A pessoa descadastrou o e-mail dela da sua lista e você, mesmo assim, permaneceu enviando e não a removeu da sua lista.
Isso é considerado SPAM e é uma péssima prática dentro do contexto do marketing digital.
Obviamente, por algum descuido, pode acontecer que um ou outro permaneça na sua lista, sem que seja uma ação intencional sua, mas lembre-se de que essa taxa não pode ser superior a 0,2%.
É uma porcentagem padrão, mas a que você deve sempre estar atento para que isso não interfira na imagem do seu escritório de contabilidade.
Tudo bem que quem não é visto não é lembrado, mas isso não pode ser a todo e qualquer custo, ok?
A importância de contar com um marketing digital especializado
Bom, contador…
Para mim, é uma enorme satisfação passar todo esse conteúdo para você e te deixar por dentro das principais estratégias do marketing digital atual, como o e-mail marketing – que é o assunto central do artigo de hoje.
Entretanto, mesmo adquirindo todo esse conhecimento que foi passado aqui, eu bem sei que é muito difícil para você – sozinho – aplicar esse e os demais recursos do marketing, que são inúmeros.
Sim, considero importante que você conheça todo o processo, mas não esqueça de que você tem uma série de compromissos na sua rotina, como:
- Lidar com os seus clientes atuais;
- Gerenciar as demandas deles;
- Cumprir com as demandas do seu próprio escritório;
- Estar em dia com os deveres e com as obrigações;
- Manter-se atualizado a respeito das leis e dos novos recursos contábeis.
Você há de convir que 1 dia com apenas 24h é muito pouco para lidar com tudo isso e ainda ter que montar toda a sua estratégia de marketing, não é mesmo?
Por isso mesmo, ter um suporte especializado fará todo sentido e total diferença, afinal você garante benefícios inestimáveis, como:
- Apoio de profissionais que entendem tudo de marketing digital;
- Suporte de quem conhece a sua área de atividade: contabilidade;
- Acesso a soluções testadas e validadas;
- Montagem de estratégias exclusivas, todas de acordo com a sua necessidade;
- Acesso a métricas de desempenho das ações.
Preciso destacar, mais uma vez, a importância da palavra “especializado”.
Uma agência que atua com marketing digital generalista – ou seja, que lida com os mais variados tipos de clientes – acaba não tendo o mesmo know how e a expertise de um um marketing digital que atua somente com contabilidade.
O diferencial é justamente esse, de os profissionais falarem a mesma língua que você, entenderem os tipos de serviços com os quais você atua, saberem o perfil de clientes; com isso, é possível proporcionar decisões com muito mais agilidade e assertividade.
Não esqueça de tudo o que eu falei ao longo deste conteúdo, pois o marketing digital é amplo e complexo; nesse sentido, é necessário ter profissionais dedicados em setores diferentes, como:
- Atendimento;
- Criação;
- Redação;
- Desenvolvimento;
- Produção.
Com uma equipe dedicada a propor sempre as melhores ações, você tem tudo para conseguir um lugar de destaque diante de uma concorrência cada vez mais acirrada e que, também, tem buscado cada vez mais atuar nos meios digitais.
E como você também quer o seu lugar ao sol e aumentar consideravelmente a sua carteira de clientes, bem como a sua lucratividade, obviamente já entendeu que o apoio profissional é fundamental, tanto para essa missão, quanto para garantir que você foque apenas nas suas reais atividades do dia a dia, que são os serviços contábeis.
Então, contador, depois de um conteúdo vasto e completo sobre e-mail marketing e sobre marketing digital especializado, nada melhor do que mostrar as soluções que eu e o Grupo DPG temos para você!
Conte com o Marketing Digital para Contadores do Grupo DPG
Contador, o Grupo DPG é referência no Brasil em marketing digital para contadores. Nosso lema é justamente o marketing além da conta.
Além da conta, pois eu não ofereço apenas o básico para o seu escritório contábil, mas sim um mix completo de serviços que garantem o seu negócio no topo da internet, com a visibilidade que ele merece e com os resultados que você almeja.
Sendo assim, conheça um pouco do que tenho disponível para o seu escritório:
- Criação de sites;
- Publicação de artigos;
- Elaboração de campanhas;
- E-mail marketing;
- Criação de roteiros;
- Suporte em lives;
- Conteúdo para mídias sociais.
Ou seja, com o trabalho da minha equipe, a sua contabilidade terá muito mais visibilidade, relevância – e o retorno é garantido!
Portanto, caro amigo contador, a fim de colocarmos tudo o que falei até o momento em prática, eu disponibilizei um canal exclusivo de comunicação para que você possa tirar todas as suas dúvidas – seja sobre e-mail marketing ou sobre tudo o que fizer parte do universo do marketing digital – e, mais do que isso, para que conheça todos os serviços da DPG e as soluções para o seu negócio.
Para isso, basta clicar no símbolo do WhatsApp que está no canto inferior direito da sua tela e mandar a sua mensagem.
O quanto antes, um dos meus consultores irá responder.
Desde já, agradeço pela sua presença aqui no blog da DPG e, além disso, espero de coração que o conteúdo faça a diferença na sua vida e que logo possamos conversar.
Skype: atendimento@dpg