Se você quer aumentar as vendas do seu escritório, precisa fazer isso conquistando clientes contábeis, certo? Por isso, trouxe dicas valiosas que farão você lucrar muito mais!
Se você já está há um bom tempo tentando aumentar as suas vendas, conquistando clientes contábeis e buscando estratégias milagrosas que nunca funcionam, é hora de testar algo que VOCÊ JÁ TEM!
Isso mesmo. Hoje eu vim falar sobre a inteligência, algo que todo contador – e empresário em geral – tem ou deveria ter. Muitas vezes, nos deixamos levar pela rotina e acabamos cometendo deslizes que nos custam caro. E não é pouco! Às vezes os golpes no bolso são tão duros, que pensamos em desistir. Algumas “bobagens”, que para nós significam tão pouco, se tornam verdadeiros pesadelos nas nossas vidas, empresas e relacionamentos com clientes. Eu sei, pois já passei por isso! Quem nunca errou que atire a primeira pedra.
Não estou aqui apenas para falar de erros ou jogar na sua cara aquilo que você já sabe. Estou aqui para te ensinar a conquistar clientes e pessoas que trabalham com você também, afinal, por que não? Seus colaboradores são seus clientes, já que eles compram suas ideias, sonhos e objetivos, em troca do tempo, dos seus talentos e da inteligência.
Então, sem mais delongas, quero que você se aventure no texto que produzi hoje. Teve muita pesquisa e confesso que viajei um pouco para demonstrar alguns pontos, mas me diverti fazendo isso e tenho certeza de que você gostará do resultado final. Até porque, quando paramos para analisar as falhas bobas que cometemos no passado e vemos que não fomos os únicos a errar e, claro, superamos os desafios, chega a ser engraçado revisitar o que já aconteceu e como hoje isso já não tem mais tanta importância.
Mas, cuidado! O passado também pode ser doloroso, quando não aprendemos lições com ele e não trabalhamos duro o suficiente para garantir que o presente e o futuro sejam diferentes.
Que essa leitura seja o seu ponto de virada para uma realidade transformadora e lucrativa!
Conquistando clientes contábeis – a primeira impressão é a que fica?
Sabe, muita gente diz que a primeira impressão é a que fica. Que quando você falha com uma pessoa, independentemente da forma ou do motivo, na primeira vez que a conhece, sempre será lembrado por isso.
Em partes, isso é bem verdade. Mas, ações podem reparar os erros do passado e fazer com que meio que esqueçamos o que aconteceu. Chama-se perdoar e passar por cima.
No mundo da contabilidade, perder um prazo ou cometer alguns deslizes em documentos podem custar caro a você e aos seus clientes, não só financeiramente, mas também no que envolve tempo e aborrecimento! O problema é insistir em errar…
O que nos leva à primeira bobagem!
1 – Continuar fazendo a mesma coisa, de novo e de novo e de novo!
Você sabe o que é a definição da loucura? Fazer a mesma coisa, de novo, de novo e de novo, esperando resultados diferentes!
Então, se o trabalho que você desempenha para o serviço X está causando atrasos e retrabalhos repetidamente, por que não tentar mudar alguma coisa?
Talvez, você esteja com trabalho demais… Talvez, seja uma questão de automatizar algumas tarefas… Talvez, seja preciso contratar mais funcionários. O que não dá é insistir no erro, mesmo que você só esteja tentando acertar, mas sem fazer nada diferente.
Que os seus erros sejam por tentar inovar, e não por se manter no mesmo lugar sempre, sem saber o que fazer.
2 – Dar passos maiores que as suas pernas
Você precisa se conhecer melhor do que ninguém. Se você está conquistando clientes contábeis, existe uma razão para isso! Se não está, também há um motivo… Se os seus clientes fogem de você ou estão ao seu lado por falta de opção, há algo terrivelmente errado!
Se você não tem estrutura para atender uma empresa que está em outro estado, por exemplo, não adianta tentar. Você pode se frustrar e, pior ainda, deixar o seu cliente frustrado. O resultado disso é uma razão para ele falar mal do seu negócio e você nunca mais fechar com ninguém da região.
Trágico? Sim. Dramático? Muito. Mas evitável. Cuide da sua estrutura antes!
3 – Achar que vai dar tudo certo sempre
Já ouviu falar no efeito borboleta? Não estou falando do filme com o Ashton Kutcher, mas se você já assistiu e se lembra dele, pode ser que essa memória sirva para ilustrar ainda mais o que eu vou dizer aqui.
O efeito borboleta, segundo a cultura que se popularizou por aí, diz o seguinte: o bater de asas de uma borboleta aqui no Brasil poderia causar um tufão do outro lado do planeta.
O QUE?! Isso é loucura! Não faz sentido nenhum.
Ah, amigo contador. Isso é ciência! E é aplicável em uma série de áreas, incluindo ciências exatas.
O Efeito Borboleta faz parte da Teoria do Caos, que em palavras simples se resume a uma pequena ação, que você acha que não terá efeito negativo algum, mas que no final de uma série de eventos, se torna uma verdadeira catástrofe.
Veja:
Você, contador, comete um pequeno erro em um relatório de um cliente seu. Não tem problema, foi só um número, não tem como fazer tanto mal! Você, com boa fé, avisa seu cliente e pede para que ele o corrija… Não há problema algum!
Ótimo! Exceto que… Ele esquece de corrigir o erro, o relatório acaba gerando dados ainda mais incorretos e, ao final do ano, a situação financeira da empresa do seu cliente está caótica e nem você e nem o cliente entendem o que está acontecendo.
Tudo porque você deixou passar um erro.
Viu só? O erro foi como o bater de asas de uma borboleta, o resultado final, o caos, é como o tufão que acontece do outro lado do planeta.
Alguém esperava que o cliente fosse esquecer de realizar a correção? Não! E mesmo assim, você ainda saiu como o grande culpado.
Terrível! Conquistando clientes contábeis, estamos suscetíveis ao erro, lembre-se!
Esse tipo de analogia não funciona apenas quando você está conquistando clientes contábeis ou tentando fidelizá-los. Isso se aplica também a relacionamentos, sua saúde, sua vida pessoal e qualquer outra coisa, porque a Teoria do Caos é uma das leis mais importantes do universo. Não importa o quão repetitivo seja o seu trabalho, não importa o quão previsível você ache que algo possa ser. Um pequeno detalhe pode mudar TUDO para sempre.
Por isso, tome MUITO CUIDADO com tudo que você faz. E sempre faça o seu trabalho pensando no melhor para os seus clientes.
Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e faça-o ser popular. Mais pessoas merecem mudar de vida!